sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Uma crítica ao modo de vida americano.

     Trata-se de um documentário produzido pela Tides Foundation, que faz uma analise dos padrões de nosso sistema de consumo com relação ao uso dos recursos finitos que a Terra possui. A História das Coisas (The History off stuff) mostra o real custo de nosso hábito consumista e as relações entre as questões ambientais, políticas, econômicas e sociais, demonstrando claramente como estamos destruindo o mundo em que vivemos. O documentário propõe a idéia de um mundo mais sustentável e justo para todos e para o o nosso planeta.


     O vídeo é voltado aos hábitos da população norte-americana, já que eles consomem 1/3 de todos os recursos produzidos em nosso planeta. È uma crítica contundente ao “modo de vida americano” (The american way off life!) e às grandes corporações que financiam o consumismo no mundo.


     Vale a pena parar um pouquinho e assistir este documentário. É uma maneira excelente de fecharmos todos os assuntos que temos discutido em sala. Aproveite!

 

Professor Marcelus
.

2 comentários:

  1. Nossa muita bem feito mesmo ...
    Mas acho quase impossivel que mudem isso agora...depois de tanto tempo...
    As pessoas estão "preocupadas" com nosso mundo que esta sendo cada vez mais destruido,mas elas se preocupam muito mais com odinheiro entrando nos seus bolsos...eu acho!

    ResponderExcluir
  2. Não há dúvidas de que é uma pena saber que todos esses danos ambientais e mesmo humanos vem sendo causados por 'pessoas' ,que como nós,mais cedo ou mais tarde,sofrerão as consequências da 'ressaca' do nosso planeta; como a escassez de recursos minerais, água potável, desertificações,epidemias e todos aqueles outros problemas que são frequentemente alertados na TV, Rádio e qualquer outro meio de comunicação em massa.

    Mas por outro lado, me alegra saber que muitas dessas pessoas, vem abandonando o hábito de 'pensar com o bolso' e passando a trabalhar em função do bem estar de outras pessoas. Isso mostra como a nossa sociedade vem evoluindo, e se em 10 anos, 1/10 da população mundial passar a ter essa consciência ecológica e humana , ÓTIMO. Quer dizer que 1/10 da população deixou poluir, desperdiçar água, consumir de uma maneira mais equilibrada...e até mesmo mais saudável!


    Bom, esse é o meu ponto de vista , professor!

    Excelente vídeo, ótima iniciativa ! BLOG 200%! :)

    Não sei se o senhor já viu, mas existe uma corrente no youtube, a ' Davos Question ' , na qual muitas pessoas dão sua opnião sobre a sociedade, o sistema e o mundo em que vivemos ... Se o senhor se interessar, é só digitar lá ' Davos Question ' e haverá vários vídeos , cada um com uma pessoa se expressando.

    Abaixo segue um exemplo de resposta, do BONO VOX:

    http://br.youtube.com/watch?v=MTTqP4r6bgI

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!