domingo, 2 de novembro de 2008

Tarefa - 2° ano - semana de 03 a 07/novembro/2008.

01. O Sahel (do árabe ساحل sahil, que significa “costa” ou “fronteira”) é a região da África situada entre o deserto do Sahara e as terras mais férteis a sul.
Normalmente, incluem-se no Sahel o Senegal, a Mauritânia, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, a parte norte da Nigéria, o Chade, o Sudão, a Etiópia, a Eritreia, o Djibouti e a Somália. Por vezes, usa-se este termo para designar os países da África ocidental, para os quais existe um complexo sistema de estudo da precipitação.
     Sobre essa região responda:
          a) Qual fenômeno vem acontecendo nesta região?
          b) Explique as causas que estão gerando tal fenômeno.
.
02. Observe o mapa de hidrografia africano, escolha um dos rios e descreva suas caracterísitcas e importância para a região que se localiza.
IMPORTANTE! Você não pode repetir o rio que os dois alunos anteriores a você usou para a resposta!

Professor Marcelus
.

25 comentários:

  1. 1.
    (A). O Fenômeno é correspondente ao maior do mundo quanto à desertificação, seca gigantesca, “Cinturão da miséria”.
    (B). As causas de esbarram no avanço do deserto do Saara representado pelo aumento das dunas, à ação antrópica, agricultura itinerante.


    2. O principal rio da África é o Nilo, segundo maior do mundo. Este nasce no Lago da Vitória, sul da linha do Equador, e tem seu formato em delta. É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco, o Nilo Azul, e o rio Atbara. Com umidade da nascente, atravessa o deserto e não seca, desaguando no mar mediterrâneo. Atualmente, o rio assume uma grande importância, principalmente no Egito. É usado como via de transporte, sistema de irrigação da agricultura e também para gerar energia elétrica, através da usina hidrelétrica de Assua, apesar de não haver valorização pela falta de recursos financeiros.

    ResponderExcluir
  2. 01) a. Na regiao de clima semi-arido vem ocorrendo a desertificaçao.

    b.o fator que vem causando essa desertificaçao na regiao é o avanço meridional do deserto do saara , isso devido a açao antropica e agricultura itinerante,predatoria.

    02) *Rio Níger*

    O Rio Níger que é parcialmente navegável, tem uma extensão de 4.160 quilômetros e abrange vários países: Guiné, Mali, Níger e Nigéria. O rio Níger marca ainda a fronteira norte do atual Benin.

    Sua nascente é no Planalto da Guiné, no oeste da África, e a sua foz é no Golfo da Guiné. O rio possui o maior delta do Continente Africano, com cerca de 36,3 quilômetros quadrados e uma área costeira de aproximadamente 190 quilômetros.

    ResponderExcluir
  3. 1)a- Sahel tem acontecido um período de seca, ocorrendo assim a desertificação.
    b- As causas são a destruição da fauna e aquecimento global.

    2)Rio Zambeze: rio de grande importância, especialmente no sul do continente, sua nascente está localizada no Zâmbia e percorre as terras de Moçambique até atingir o Oceano Índico.

    ResponderExcluir
  4. 1-a) O fenômeno é a desertificação.
    b) Causada pelo uso intenso e incorreto do solo que induz ao empobrecimento do solo e pelo avanço das dunas do deserto do Saara ao Norte, a desertificação reduz a área para uso para a agropecuária.

    2- O rio Nilo, importante desde os egípcios, é um rio perene devido a sua fonte estar próxima da região de clima equatorial onde chove muito e sua extensão, que lhe dá a 2ª colocação em rio de grande extensão e situa-se tanto no hemisfério Norte quanto no hemisfério sul. Por isso, mesmo na época da seca, o rio mantém seu fluxo. Periodicamente, inunda suas margens, deixando material orgânico em seus leitos.

    ResponderExcluir
  5. 01- a) O que vem acontecendo nessa região é o processo de desertificação, ou seja, um avanço meridional do deserto do Saara, representado pelo aumento de dunas.

    b) Segundo pesquisadores, o avanço do deserto está relacionado a varios fatores, principalmente à ação do homem, com o avanço da agricultura em lugares errados, fazendo desmatamentos e utilizando tecnicas agropecuárias impróprias. Mas também, sem esquecer das mudanças climaticas que vem ocorrendo na região.

    02) RIO ZAMBEZE
    O rio Zambeze é um rio da África Austral. Tem 2.750 km de comprimento: nasce na Zâmbia, passa pela província angolana do Moxico, estabelece a fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe e atravessa Moçambique de oeste para leste, para desaguar no Oceano Índico num enorme delta. A parte mais espectacular do seu curso são as Cataratas Vitória.
    Existem duas grandes barragens no rio Zambeze: Kariba e Cahora Bassa. Estas barragens são uma das maiores fontes de energia eléctrica para a sub-região da África Austral e as suas albufeiras são igualmente palco de importantes pescarias.
    Nas margens do Zambeze e afluentes há abundância de biodiversidade. Os hipopótamos são comuns nos troços calmos do rio, e existem também crocodilos e outros répteis.

    ResponderExcluir
  6. 1- A) OCORRE DESERTIFICAÇAO
    B) PORQUE O DESERTO DO SAARA ESTA AUMENTANDO.

    2- RIO CONGO : Rio da África equatorial, com uma extensão de 4700 quilómetros. É o segundo maior rio africano em comprimento (o mais longo é o Nilo) e o primeiro em volume de águas.

    ResponderExcluir
  7. 1. a) O que vem acontecendo é a desertificação.
    b) O avanço meridional do deserto do Saara.

    2. Rio Congo
    Tendo suas regiões norte e sul prticamente tomadas por desertos, a África possui relativamente poucos rios. Alguns deles são muito extensos e volumosos, por estarem localizados em regiões tropicais e equatoriais; outros atravessam áreas desérticas, tornando a vida possivel ao longo de suas margens.

    ResponderExcluir
  8. 1-
    a)O da desertificação.
    b)Por causa do avanço do deserto, por uma das causas o uso indevido do solo.

    2-O Rio Congo:
    É o segundo maior rio da áfrica e o nono do mundo.
    A nascente do Congo se encontra nas montanhas do Rift. A principal extensão do rio, atravessa a República Democrática do Congo e, perto da sua foz, estabelece a fronteira com Angola.
    Forma as famosas Cataratas de Levingstone com cerca de 32 cachoeiras.
    Margens com grande biodiversdade, pois quase toda a sua bacia é coberta por impenetráveis florestas equatoriais.

    ResponderExcluir
  9. 1-a) Sahel é uma área de desertificaçao,que corresponde ao avanço do deserto do Saara
    b)Esta ocorrendo um avanço do deserto do Saara,com aumento de dunas devido à ação do homem que produz desmatamento e utiliza técnicas agrícolas imprópias

    2-RIO NILO
    Nasce na região central da África,atravessaa região nordeste do continente.Éo segundo rio mais extensa do mundo
    É usado como via de transporte,sistema de irrigação e tambem para gerar energia elétrica(Usina de Assuã)
    Teve extrema importância no desenvolvimento da civilização egipcia

    ResponderExcluir
  10. 1a- O fenômeno de Desertificação com a "gigantesca seca".
    2b- O avanço meridonal do deserto do Saara devido á seca desgaste intensivo do solo, pelo avanço das dunas etc...

    2- Rio Nillo
    è usado como meio de transporte, agricultura,irrigação e tampbem para gerar energia elétrica..

    ResponderExcluir
  11. 1- a) Esse fenômeno é a desertificação.

    b) A ação antrópica com o uso indevido do solo para a agricultura e agropecuária, causando o esgotamento do solo.

    2- O rio Limpopo é o segundo maior rio da África austral, com cerca de 1600 km de extensão e serve de fronteira entre a África do Sul, o Botswana e o Zimbabwe, antes de entrar em Moçambique no norte da província de Gaza para desaguar no Oceano Índico, perto da cidade de Xai-Xai.
    O Limpopo tem um comprimento de cerca de 1.600 km (certas fontes referem 1.770 km) e a sua bacia hidrográfica cobre cerca de 415.000 km².
    Vasco da Gama foi o primeiro europeu a avistar este rio, quando ancorou na sua desembocadura em 1498 a caminho da Índia.

    ResponderExcluir
  12. 1- a)A grande seca do Sahel.A trágica e alarmante falta de chuvas de Verão ao sul do Sara que se verifica desde os anos 1970 continua a subsistir nos dias de hoje com pequenas remissões locais.

    b)Mas a verdade é que grande seca do Sahel resulta da alteração da circulação geral da atmosfera que tem vindo a provocar aglutinações anticiclónicas não só sobre o Atlântico (Açores, Madeira, Canárias, Cabo Verde) mas também sobre o continente Africano (Mauritânia, Senegal, Mali, Níger, Chade, Sudão).


    2-Zambèze, longo cerca de3 540 km, nasce na Zâmbia, no sudeste da África, e vaza para o Sul, é-o e o sudeste antes de lançar-se no Oceano Índico. Zambèze apresenta numerosas quedas, das quais mais notáveis são as quedas Vitoria. O rio Cor de laranja (2 100 km) e o seu afluente o Vaal banha o Sul da África. A Laranja nasce no maciço do Drakensberg e derrama-se, ao oeste, no Atlântico após ter escavado gargantas espetaculares.

    ResponderExcluir
  13. 1.
    a) A desertificação, pelo fato de ser uma região de clima semi-arido(deserto).

    b)O avanço do deserto do Saara, devido a seca, pelo mal uso do solo, tempestades de areia.


    2.
    Rio Níger
    O terceiro grande rio africano, o Níger, na África ocidental, é longos cerca de de 4 200 Km; o seu curso superior é navegável apenas durante a estação das chuvas. O Níger, que toma a sua fonte sobre a bandeja do Fouta-Djalon, vaza para o norte e está-o formando um vasto delta interno onde as águas da cheia estendem-se antes de dirigir-se para o Sul, seguidamente lançar-se no golfo da Guiné por um delta aos braços múltiplos.

    ResponderExcluir
  14. 1- a) Está em um período de muita seca, chamado de DESERTIFICAÇÃO.
    b) Agricultura itinerante, aparecimento de dunas, avanço meridional do Saara.


    2- Lago Victoria: é o maior de todos os lagos africanos, também é o segundo órgão mais amplo de água doce no mundo. Sua extensa superfície pertence aos três países, a metade norte de Uganda, a Tanzânia, a metade sul, nordeste e parte do Quênia.

    ResponderExcluir
  15. 1)a- è a desertificação
    b- é cauda pelas altas temperatura, com as técnicas de agricultura impróprias feitas pelo homens, e o desmatamento desembreado.

    2)O Rio Nillo certamente é o mais importante pois pega uma boa parte da áfrica. É usado para a agricultura para o abastecimento de água para alguns lugares e algumas pessoas.Também é usado como meio de transporte e serve para gerar energia mais não é em toda a áfrica que chega a energia do Nillo nem o abastecimento de água.

    ResponderExcluir
  16. 1.
    (a) O processo é o da desertificação
    (b) Causado pelo uso indevido do solo pela agricultura e agropecuária, resultando no esgotamento do solo.

    2. Rio do Congo: É o segundo maior rio da África em comprimento e o primeiro em volume de água. Sua nascente está nas montanhas do Riff, a principal extensão do rio atravessa a Republica Democratica do Congo e perto da sua foz, estabelece a fronteira a Angola.

    ResponderExcluir
  17. 01. a) O fenômeno destacado é a Desertificação.
    b) A desertificação no sul do Sahara ocorre devido ao uso intenso do solo, que gera o seu esgotamento. A intensificação desse processo é feita principalmente pelo povo nômade do local: Os Beduínos, através da Agricultura.


    02. Rio Congo
    - É o segundo maior rio da África
    - É o nono mairo rio do mundo
    - A nascente do Congo situa-se nas montanhas do Rift
    - Forma as famosas Cataratas de Levingstone (cerca de 32 cachoiras)
    - O seu regime depende das chuvas equatoriais e quase toda a sua bacia é coberta por impenetráveis florestas equatoriais.

    ResponderExcluir
  18. 01-

    a) Vem ocorrendo o processo de desertificação nesta região.

    b)As causas são: o avanço das dunas, uso incorreto da terra, que causa empobrecimento do solo, técnicas de agricultura impróprias.

    02- RIO SENEGAL

    O rio Senegal é um dos maiores rios da África Ocidental. Tem 1.790 km de comprimento. Nasce com o nome de Bafing na Guiné e corre para noroeste penetrando no Mali. Depois de unir-se com o rio Baoulé recebe o nome de Senegal. Desemboca no Atlântico, junto a Saint Louis, formando um delta irregular com numerosos pântanos e ilhas. Só é navegável em seu curso baixo já que apresenta fortes corredeiras em seu curso alto.

    ResponderExcluir
  19. 1- a) O fenômeno que vem ocorrendo é o avanço do deserto do Saara, ou seja, a desertificação.
    b) As príncipais causas são as ações humanas, que provoca o avanço das dunas, gerando a desertificação.

    2 - O Rio Limpopo, tem cerca de 1600km de extensão, Nasce na África do Sul e desagua no oceano Índico. A sua bacia hidrográfica cobre cerca de 415.000 km². O Rio Limpopo passa por 4 países, Botsuana, Moçambique, Zimbabue e África do Sul. É o segundo maior rio da África Austral.

    ResponderExcluir
  20. 1- a) Desertificação
    b) Uso indevido do solo, desmatamento, etc.

    2- Nilo, um grande rio do nordeste do continente africano que nasce a sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo.

    A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egipto. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6.627,15 km.

    ResponderExcluir
  21. 1- a)O fenomeno é a desertificação

    b) As causas são: Destruição da fauna e o aquecimento global


    2- O rio Nilo, importante desde os egipcios, sua extenção é a segunda maior, que esta tanto no esmiferio norte. Por isso, mesmo na seca o rio mantém seu fluxo

    ResponderExcluir
  22. 1 a)o fenomeno que ocorre nessa região é de desertificação, pelo uso inadequado do solo.
    b) a causa desse fenomeno, é o uso inadequado do solo, e as altas temperaturas. as pessoas, retiram tudo do solo, deixando-o sem nutrientes nescessários pra sobreviver.

    2-o Rio Niger, é o terceiro maior rio africano.o seu curso superior é navegável apenas nos periodos de chuvas, é longo, a cerca de 4 200Km.

    ResponderExcluir
  23. 1)
    a- O fenômeno que vem acontecendo nessa região é a desertificação, e foi dado um apelido a essa região:"Cinturão da Miséria", devido as imagens tristes de pessoas subnutridas.
    b- A causa diz respeito ao avanço meridional do deserto do Saara, representado pelo aumneto de dunas e o avanço do deserto está relacionado principalmente à ação antrópica, notadamente a agricultura itinerante.

    2)Rio Congo:
    É o segundo maior rio da África,banha duas capitais: : Brazzaville, na República do Congo e Kinshasa, na República Democrática do Congo e e
    estabelece fronteira com a Angola.A região onde ele se encontra é de clima equatorial(verão quente e chuvoso, inverno frio e seco). Ele é um rio que é navegável por barcos de grandes toneladas.

    ResponderExcluir
  24. 1. a) Em Sahel acontecido um periodo de seca,ocorrendo desertificação.Essa regiãofoi dado um apelido de Cinturão da Miséria,devido as lamentãveis imagens de pessoas subnutridas,explicadas pelas guerras tribais e civis.

    b)Fenômeno explicado,solo inadequado,altas temperaturas.

    2.Rio Nilo-Principal rio da África,Nasce no lago Vitória,na região equatorial,com direção norte do Saara,Sul da linha do Equador.É o segundo rio mais extenso do mundo,é usado para a agricultura,abastecimento da água,usado para meio de transporte e também para fornecer energia.

    ResponderExcluir
  25. Oii Prefessor, pode me ajudar? tenho um trabalho a ser feito...

    e a questão esta assim... " Em 1994, a ONU, através da Convenção das Nações Unida da Luta Contra a Desertificação, estimou que o Deserto do Saara esteja aumentando cerca de 100 mil hectares por ano. Explique o motivo desse aumento do deserto."
    Se puder me ajudar agradeço, é só mandar pelo endereço ... lutata_bastos@msn.com
    ou então entrar no meu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!