domingo, 8 de fevereiro de 2009

Tarefa - 1° ano - semana de 9 a 13/fevereiro/2009.

     01. Discutimos os objetivos de estudo da Geografia nestas primeiras aulas. Observe as figuras que seguem e analise-as dentro das filosofias das escolas Possibilista e Determinista. Explique sua resposta.
.
figura A
 
figura B

Professor Marcelus
.

117 comentários:

  1. Escola Possibilista: partindo do ponto de vista desta escola podemos dizer que nas duas figuras a cima os homens estão modificando algo da natureza pra proporcionar seu próprio bem e não proteção.

    Escola Determinista: já partindo desse ponto de vista onde dizem que "o homem é produto do meio em que vive",podemos dizer que os homens da figura estão modificando algo do seu ambiente para garantirem sua proteção das fúrias da natureza.

    Agora partindo de minha opinião a primeira foto está mais para as idéias da escola determinista,pois o homem alí visto está abrindo um buraco para pescar ou algo do tipo,para garantir sua sobrevivencia.
    Já a segunda gravura parte do ponto de vista da escola possibilista,pois os homens alí vistos parecem estar implantando máquinas no local para tirarem proveito das condiçõesnaturais do local para garantirem lucros

    ResponderExcluir
  2. cade a resposta pra mim copia ??

    ResponderExcluir
  3. A figura A representa uma filosofia Determinista, pois nela o esquimó faz as coisas segundo o meio em que vive, como sua moradia, etc.. e segundo o modelo Determinista: " o homem é produto do meio em que vive".
    A figura B representa uma filosofia Possibilista, pois nela o homem está "reagindo" às influências do meio. A escola Possibilista prova que com tecnologia criamos espaços favoráveis para vivermos.

    ResponderExcluir
  4. A Figura A é determinista pois está mostrando o homem dependendo do meio ambiente para a sobrevivencia, nao interferindo nele, apenas se adaptando ao que ele oferece.
    Ja a Figura B é possibilista, pois defende a possibilidade da ação humana sobre o meio físico.

    ResponderExcluir
  5. A figura A tem como filosofia a escola Determista porque o meio em que o esquimó esta vivendo, força a ele se adaptar. "O homem é o produto do meio em que vive."
    A figura B tem como filosofia a escola Possibilista porque o homem esta adaptando e modificando o meio através de suas necessidades, com idéias totalmente contrario da escola Determista. "O meio é o produto do homem."

    Roberto 1º CM 1

    ResponderExcluir
  6. Luiz Fernando 1° CM3
    Na figura A, vemos que o homem esta em uma cabana em um local muito frio, esse seria um exemplo da escola determinista, que diz que o meio ambiente determina o modo de vida humano.
    Já na figura B, vemos que os homens estão fazendo varias adaptações necessarias para que possa se instalar nesse determinado local, esse é um exemplo da escola possibilista, aonde o homem determina o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  7. Figura A > Mostra o possibilismo, pois encara o ambiente natural como um fornecedor de possibilidades para a modificação humana.
    Figura B > Mostra o determisnismo, pois os discípulos do determinismo defendiam que um meio natural mais hostil proporcionaria mais desenvolvimento ao exigir uma organização social para suportar todas as contrariedades impostas pela natureza.

    ResponderExcluir
  8. A primeira figura mostra a filosofia Determinista,pois o meio está influindo sobre o homem,e exercendo uma ação dominadora sobre ele. No entanto,o homem precisa sobreviver e se adaptar a esse meio.
    Já a segunda figura, mostra a filosofia Possibilista que defende que o homem é capaz de reagir as influências do meio,podendo modificá-as e adequá-las as suas necessidades.

    ResponderExcluir
  9. 01. Esta imagem reafirma a idéia Determinista, já que o homem citado vive nessas condições por imposição do seu espaço geográfico . Segundo Frederico Ratzel ele sempre se encontrará nessas condições concluindo seu pensamento que: “O homem é produto do meio em que vive”(o que nem sempre acontece)

    Whitakyr Carvalho da Silva 1 - Cm 3
    02. Nesta imagem já vemos a ação do homem reafirmando o pensamento Possibilista. As atividades antrópicas estão sendo realizadas modificando o meio para benefício do homem e assim comprova a ideologia de Vidal de La Blache em que o homem altera o meio para sua melhor condição de existência.

    ResponderExcluir
  10. Na figura (a)demonstra que o homem estaria pescando seu alimento; portanto, sustenta a idéia da escola alemã chamada determinista que dizia que o homem era fruto do meio físico em que vivia, especialmente do clima; ou seja (um meio influencia na vida do homem).
    Na figura (b)demonstra que os homens estão empurrando a neve; portanto sustenta a idéia da escola francesa possibilista que defende a idéia de que os grupos humanos, embora sofram influência do meio físico, podem alterá-lo conforme suas necessidades e disponibilidades técnicas; ou seja (o homem influencia no meio).

    ResponderExcluir
  11. Na 1ª figura , temos uma demostracao da escola determinista onde o esquimo busca seu alimento atraves do meio em que vive. Segundo a escola determinista, " O homem é produto do meio em que vive.

    Na 2ª figura , o homem causa ação no meio em que vive, afirmando o pensamento da escola possibilista que diz : " O meio que é o produto do homem". Ou seja , o homem interfere no meio em que vive.

    ResponderExcluir
  12. a figura A é uma figura determinista pois mostra o ambiente esta influenciando o ser humano , ja a figura B é possibilista , pois mostra que o homem é capais de reagir as influencias naturais podendo modifica-la.

    Victor D. Faria 1ºCM 1

    ResponderExcluir
  13. A figura A é de caráter determinista, pois defende a idéia de Frederico Ratzel, na qual consiste em que "o homem é produto do meio em que vivemos" e que o meio natural exerce uma função dominadora sobre ele.
    Já a figura B é de caráter possibilista, pois beaseada nas idéias de Vidal de la Blanche, demonstra que o homem é capaz de reagir as influências do meio, ou seja, o homem é o produto do meio.

    ResponderExcluir
  14. na figura A mostra que o homem está caçando para a sua osbrevivencia.Mostra a escola determinista.
    já na figura B, mostra a escola possibilista, o homem usa a tecnologia para sobreviver.

    ResponderExcluir
  15. Na figura A é determista, pois representa o esquimo utilizando o seu meio ambiente para a sua sobrevivencia.
    Na figura B é possibilista, pois o homem interfere no ambiente para o seu bem estar.

    ResponderExcluir
  16. Figura "A" - Nesta figura podemos notar que um meio está influenciando a vida do homem, assim sustentando a ideia determinista.

    Figura "B" - Já nesta figura podemos afirmar o contrario, o homem estaria influenciando um meio, sustentando a ideia possibilista.

    ResponderExcluir
  17. Na primeira figura podemos perceber que o modo de sobrevivência do homem é de acordo com o da escola Determinista (O homem é produto do meio em que vive), pois vemos que ele utiliza os recursos que o meio possui para sobreviver "sem alterar muito" o mesmo.
    Já na segunda figura podemos perceber que os recursos utilizados pelo homem é totalmente tecnologico, por isso pode-se dizer que o modo de sobrevivência do homem na figura "B" é da escola possibilista(O Homem pode alterar o meio onde vive para poder sobreviver de forma mais confortavel).

    (Matheus Reali de Oliveira Fabrício. 1º3)

    ResponderExcluir
  18. A 1° figura mostra o homem se adaptando ás condições do meio, portanto a 1° figura representa a escola Determinista que diz "O homem é o produto do meio em que vive".

    Já na 2° figura, vemos homens adaptando o meio em seu beneficio lucrativo, interferindo na natureza, representando então a escola Possibilista que diz que "O meio que é o produto do homem".

    Bruna Carrijo 1cm1

    ResponderExcluir
  19. A figura de letra A é mais refletida a escola determinante que diz que o homem é o produto do meio que ele vive, e o meio natural exerce uma ação dominadora sobre o homem, que é submetido a ele, pois o homem está pescando, está procurando seu alimento.
    Já a figura de letra B é a escola Possibilita que é resumidamente o meio que é o produto do homem, pois aqueles homens estão alterando o ambiente para procurar algo.!

    ResponderExcluir
  20. A figura A mostra o determinismo, pois o meio está determinando o tipo de vida da população, assim como dizia a escola determinista. Já na figura B mostra a filosofia possibilista, que se resume em: o homem é capaz de interfirir no meio em que vive.

    ResponderExcluir
  21. Ivan bianco - 1° turma 3


    na figuta A o homem depende do ambiente para sobreviver , ou seja , o meio interfere no modo de vida do homem , sendo filosofia determinista .

    na figura B o homem faz várias adptação no meio , sendo uma filosofia possibilista

    ResponderExcluir
  22. A figura A é determinista, pois o esquimó se adapta ao meio em que se vive, para ganhar a sua sobrevivência, sem interferir.

    A figura B é possibilista, pois o homem está colocando máquinas, está modificando o meio para as nessecidades de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  23. A figura A relata o homem se adaptando ao meio em que ele vive, ele se apadta ao meio ambiente, está ligada à escola Determinista. Já a fibura B, esta relata o homem adaptando o meio em que ele vive, Possibilista.

    ResponderExcluir
  24. A figura A é determinista porque está mostrando o homem dependendo do meio ambiente para sobreviver.
    Já na figura B, é possibilista, pois o homem está interfirindo no meio para sua sobrevivencia.

    ResponderExcluir
  25. Daniel Weiss, 1CM3.

    Na figura 1, podemos ver claramente que o homem precisa se adaptar para poder sobreviver naquele meio, que seria a escola alemã determinista que tinha como idéia que o homem é fruto do meio em que vive (O homem é produto do meio geográfico em que vive).

    Já na figura 2, podemos ver que o homem está adaptando o meio em que vive.Isso é a escola Francesa Possibilista (O meio que é o produto do homem).

    ResponderExcluir
  26. 1 - R : A primera imagem mostra a idéia determinista, em que o homem vive nessa situação por causa da falta se seu espaço geografico .
    Frederic Ratzel fala que ele sempre se encontrará em certas ocasioes.

    2 - R : Ja na segunda é a ideia possibilista . Em que o homem é que interfere no meio ambiente , ele que ocupa o espaço geografico, fazendo isso para seu proprio beneficio.



    Victor Menezes de Castro-1CM3

    ResponderExcluir
  27. Na figura 1 demonstra o homem indo atras do alimento, isso seria afavor da ideia alemã chamada determinista..a qual dizia q o homem éra fruto do meio em que vivve, especialmente o clima;

    Na figura 2 Ja vemos a ação do homem reafirmando o conceito possibilista, as atividades antropicas estao sendo feitas, para melhorar o estilo de vida do homem, com isso a adaptação do meio em que ele vive. esta é minha opnião.

    Lucas Monsalvarga Usan 1 cm 1

    ResponderExcluir
  28. A figura A é determinista pois o homem está necessitando de alimento para sua sobrevivência,não afetando assim o espaço onde vive.
    A figura B é possibilista porque mostra o homem modificando a natureza para seu "conforto".

    ResponderExcluir
  29. Figura A: determinista pois já dizia Ratzel 'O homem é produto do meio em que vive' e na imagem o homem esta adaptando-se ao meio.

    Figura B: possibilista porque o homem está interagindo e alterando o meio em que vive (influenciando).

    ResponderExcluir
  30. Na figura A é possivel determinar um homem exercendo escola determinista, sendo assim um produto do meio em que vive.
    Já na figura B, mostra as idéias da escola possibilista, homens modificando o meio em que vive para melhorar as condições de vida

    ResponderExcluir
  31. HUGO CREPALDI 1CM3

    Na figura A é Determinista, pois mostra ele pescando seu alimento para sua própria sobrevivência. No caso ele depende do meio ambiente, e está adaptado ao meio que vive.

    Na figura B é Possibilista, pois mostra os homens trabalhando com neve, ou seja, o meio pode influenciar o homem, mas ele pode se adaptar conforme a sua necessidade.

    ResponderExcluir
  32. A figura A, demonstra um modelo de filosofia Determinista, pois o seu conceito se baseia que o homem é o fruto direto do seu meio, tendo que se adaptar as condições pelo qual ele se encontra.
    A figura B, demonstra um modelo de filosofia Possibilista, pois mostra uma máquina tirando o gelo de um determinado lugar, significando, que ele pode alterar o meio em que vive, para suprir suas necessidades, e se adaptar a condição por ele imposta.
    Valeu çor =D ótimo assunto!

    ResponderExcluir
  33. Figura A mostra a Determinista,o meio influi na maneira de vida do ser humano.
    Figura B mostra Possibilista,o ser humano pode alterar o meio para poder viver melhor.

    ResponderExcluir
  34. Escola Determinista:
    O clima da região de ambas as figuras está determinando o modo de vida dessas pessoas, fazendo com que eles tenham que usar esses equipamentos para tentar se adaptar ao meio e sobreviver.

    Escola Possibilista:
    Os seres humanos das duas figuras estão usando seus equipamentos e suas habilidades para adequar o meio ao seu modo de vida, transformando o meio conforme suas necessidades.

    ResponderExcluir
  35. Figura (A) Demonstra que o homen estaria fazendo um buraco , para que possa pescar para satisfazer sua fome ou seja garantido a sua sobrevivencia usando meios naturais (Escola Determinista)
    Figura (B) Demosntra que o homen estaria usando meios tecnológicos para não garantir sua sobrevivencia mais sim para tirar proveitos da natureza e ter lucros

    ResponderExcluir
  36. gatinhoooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Breno Moreira 1CM3

    A- vimos que o homem esta se adaptando ao meio ambiente sem interfiriro pela sua sobrevivencia por isso é determinista

    B-possibilista pois o homem esta modificando atraves do que eles precisam ou necessitam

    ResponderExcluir
  38. A figura A seria uma reafirmação da Geografia Determinista, pois o homem apenas se adaptou ao meio em que vive. Suas roupas e abrigos são feitos da pele de sua caça, o mar é parte de sua alimentação, e nevascas determinam seus hábitos. "O homem é produto do meio em que vive"

    A figura B seria uma reafirmação da Geografia Possibilista, pois o homem está influenciando diretamente o meio. Máquinas, roupas, abrigos, nada disso é produto do meio, e sim da ação humana. Além disso, a paisagem natural (neve, gelo) está sendo alterada em função do desejo e vontade humanos. "O homem influencia o meio".

    ResponderExcluir
  39. Figura A: Determinista - Há influências entre o homem e o meio natural,ele depende do meio em que vive para sobreviver .

    Figura B:Possibilista-Há influências do homem, porém utiliza maquinários(tecnologia)para exercer seu trabalho,
    Paisagem humanizada : alterada pelo homem.

    ResponderExcluir
  40. JOSÉ AUGUSTO FREITAS DE SOUZA 1ºCM3

    Figura A:
    é determinista,pois o homem teve que se adapitar ao ambiente.

    figura B:
    é possibilista pois o home tee q adapitar a natureza para responder as suas necessidades.

    ResponderExcluir
  41. Na figura A o homem esta cavando um buraco para pescar para a sua sobrevivência para se alimentar o meio em que ele vive faz ele ter essa condição de vida - Determinista - determina o que o outro vai ser

    Na figura B os homens estão colocando algum equipamento para si para o seu beneficio para a sua melhor condição de vida - Possibilista - o homem influência o meio

    ResponderExcluir
  42. A figura B representa a escola Possibilista,pois,na foto,as escavaderas significam que o homem está agindo sobre a nataruzera,ou seja,ele está 'modificando-a' para,também,intaragir melhor,mas,para modifica-lá com a finalidade de se beneficiar,desenvolvendo qualquer tipo de obra naquele determinado local,

    A figura A,é resultado da escola Determinista;
    pois o meio ambiente determina o estilo de vida do ser humano.

    ResponderExcluir
  43. Figura A - "O homen é o meio onde ele vive", " O meio natural exerce uma ação dominadora sobre o homen", portanto representa a escola Determinista, defendendo a importância do território.

    Figura B - O homen modifica o ambiente onde vive, "o meio que é o produto do homem", resultando numa escola Possibilista.

    ResponderExcluir
  44. Na Figura A podemos dizer que é resultado de uma escola determinista, pois o ser humano é " produto do meio geográfico onde vive", pois Ratzel defendia a importância do Territorio

    Já na figura B representa a escola Possibilista, pois o homen modifica o ambiente para adequa-lo à suas necessidades. "O meio que é o produto do homem".

    ResponderExcluir
  45. Primeira figura:
    É determinista,pois o homem esta sendo influenciado pelo meio ambiente, o homem esta cavando o buraco e pescando para a sobreviver!
    Segunda figura:
    O homem esta Mudando o meio ambiente, ele não esta cavando um buraco para sobreviver,ele esta fazendo isso para se beneficiar.

    ResponderExcluir
  46. Lucas Mendonça 1CM 3

    Na figura A, o homem está em um local com uma temperatura bem baixa, esse é um exemplo de uma escola determinista "aprenda a viver no meio ambiente"
    Na figura B, varios homens estão fazendo adaptaões para que se instalem no ambiente frio(escola possibilista, onde o homem determina o meio ambiente em que se encontra

    ResponderExcluir
  47. Figura B - escola Possibilista, pois demonstra que o homem está agindo sobre a natureza, para melhor se interagir melhor, e também para ganhar benefícios.

    Figura A - escola Determinista, pois lá demonstra um homem tendo que se adptar, e acostumar com o estilo de vida do ambiente daquele local

    ResponderExcluir
  48. Figura A: Determinista, pois eles se adaptam ao meio em que vivem sem modifica-lo.
    Figura B: Possibilista, pois eles interferem na natureza de acordo com suas necessidades, para melhorar suas condições de vida.

    ResponderExcluir
  49. A figura A, demonstra ser escola Determinista, pois o ser humano teve que se adaptar para sobreviver naquele ambiente.

    A figura B, demonstra ser escola Possibilista, pois o ser humano está modificando o ambiente para poder se adaptar.

    ResponderExcluir
  50. Na figura 1 junto a figura 2 , podemos dizer que respectivamente sao determinalista e possibilista.
    A respeito da figura 1, o homem se adapta ao meio que vive.
    a respeito a figura 2 , o homem adapta o meio em que vive

    ResponderExcluir
  51. figura 1 e 2 respectivamente
    determinista ,pois ohomem se adápta ao meio em que vive.
    possibilista , pois o homem adápta o meio em que vive.

    ResponderExcluir
  52. A figura 'A' é escola determinista, pois apresenta o meio ambiente determinando o modo de sobrevivência do homem.

    A figura 'B' é escola possibilista, porque o homem modifica, de alguma forma, o meio, para benefícios próprios.

    ResponderExcluir
  53. A figura A representa a escola Determinista pois o homem adaptado ao seu meio tem um estilo de vida de acordo com seu hábitos ' o homem é produto do meio em que vive'

    A figura B representa a escola Possibilista, pois o homem com o uso das escavaderas está agindo sobre a natureza para modifica-la ao seu beneficio

    ResponderExcluir
  54. A figura A está melhor caracterizada pela escola determinista,pois na figura o homem está se adaptando ao meio para sobreviver

    E a Figura B melhor caracteriza o pensamento da geografia possibilista, pois o homem está modificando o seu meio para a sua necessidade

    ResponderExcluir
  55. Figura A é determinista pois mostra o homem se adaptando da sua maneira ao meio ambiente para sobreviver.

    Figura B é possibilista pois mostra o homem alterando e modificando o meio para favorecer aos seus interesse e necessidades.

    ResponderExcluir
  56. BRUNA TATIBANA - 1CM 1

    A Figura 1, REPRESENTA A ESCOLA DETERMINISTA, POIS O HOMEM TEM QUE SE ADAPTAR AO MEIO EM QUE VIVE.*'O HOMEM É PRODUTO DO MEIO EM QUE VIVE'.

    JÁ NA FIGURA 2 É REPRESENTADA A ESCOLA POSSIBILISTA, POIS O HOMEM ESTA MODIFICANDO O MEIO CONFORME AS SUAS NECESSIDADES, AO INVES DE SE ADAPTAR A ELE.

    ResponderExcluir
  57. A Figura 1, REPRESENTA A ESCOLA DETERMINISTA, POIS O HOMEM TEM QUE SE ADAPTAR AO MEIO EM QUE VIVE.*'O HOMEM É PRODUTO DO MEIO EM QUE VIVE'.

    JÁ NA FIGURA 2 É REPRESENTADA A ESCOLA POSSIBILISTA, POIS O HOMEM ESTA MODIFICANDO O MEIO CONFORME AS SUAS NECESSIDADES, AO INVES DE SE ADAPTAR A ELE.

    ResponderExcluir
  58. Figura A -> Escola Determinista: "O homem é o produto do meio em que vive, e o meio natural exerce uma ação dominadora sobre o homem, que é submetido a ele"

    Figura B -> Escola Possibilista: "O meio que é o produto do homem", prova que, com tecnologia e pesquisa criamos condições favoráveis para viver em qualquer região da terra.

    ResponderExcluir
  59. Figura "A" - Escola Determinista: "O homem é o produto do meio em que vive, e o meio natural exerce uma ação dominadora sobre o homem, que é submetido a ele"

    Figura "B" - Escola Possibilista: "O meio que é o produto do homem", prova que, com tecnologia e pesquisa criamos condições favoráveis para viver em qualquer região da terra.

    ResponderExcluir
  60. Lais Hial Pelissare 1°CM1

    A Figura A representa a escola determinista porque mostra o homem dependendo do meio em que ele vive, se adaptando para sobreviver nele.

    A Figura B representa a escola possibilitista, pois o homem modifica o meio para sufrir suas necessidades e agradar seu interesses, adaptando o meio para seu próprio benefício.

    ResponderExcluir
  61. A primeira figura representa a ideia determinista, ela está mostrando que o homem depende do meio em que vive para sobreviver, afinal 'ele é produto do meio em que vive'. Já a segunda mostra a possibilidade de ação humana sobre o lugar em que o homem vive, sendo assim, possibilista.

    ResponderExcluir
  62. 1ºcm3

    A figura A :está na escola determinista pois o homem precisa da natureza dos animais para sobreviver naqele lugar.

    A figura B:está na escola possibilista pois é o ser humano qe modifica aquele espaço com sua tecnologia para melhorar sua vida naquele ambiente.

    ResponderExcluir
  63. A primeira figura representa a ideia determinista, ela está mostrando que o homem depende do meio em que vive para sobreviver, afinal ele 'é produto do meio em que vive'.
    A segunda mostra a ideia possibilista pois o homem está agindo no meio físico.

    ResponderExcluir
  64. Amauri 1ºcm3

    A figura A :está na escola determinista porque o homem ali no caso precisa dos animais e da natureza para sobreviver .

    A figura B:está na escola possibilista pois u ser humano qe modifica o ambiente para viver melhor.

    ResponderExcluir
  65. RAQUEL GORGONE 1CM2

    figura A: determinista, pois mostra que o homem depende do meio em que vive para sobreviver, ele é produto do meio em que vive.
    figura B: possibilista, pois o homem está agindo no meio em que vive.

    ResponderExcluir
  66. A Imagem A aprensenta a Escola determinista porque mostra a sobrevivencia do homem no meio em que vive, se adaptando para sobrviver.

    A Imagen B apresenta a escola possibilista, porque o homem modifica o meio em que vive para melhor necessidades e adaptando o meio onde vive para se beneficiar.

    ResponderExcluir
  67. GABRIEL PORTEZAN 1ºCM

    A "FIGURA A" é determinista pos mostra o homen pescando, ou seja ele depende do meio para se sustentar e sobreviver.

    A "FIGURA B" é possibilista, pois mostra o homen adaptando o meio para sua sobrevivencia.

    ResponderExcluir
  68. Figura A : Escola Determinista, onde o homem se adpta e vive do meio que tem e está.

    Figura B : Escola Possibilista, o homem modificando o ambiente para melhor atender as sua necessidades.

    ResponderExcluir
  69. A figura A representa a escola determinista pois ela mostra que o meio influencia o homem, ou seja, que o homem depende das condições da natureza para sobreviver.

    A figura B representa a escola possibilista, pois o homem influencia o meio, ou seja, o homem se adequa a natureza, fazendo o que é necessário para sua melhor condição de vida

    ResponderExcluir
  70. figura A: determinista pois mostra o homem dependendo do meio em que vive para sobreviver.
    figura B: possibilista pois mostra a possibilidade da ação humana.

    ResponderExcluir
  71. A figura "A" é determinista, porque mostra que o homem está se adaptando ao tempo que seria o meio. (O homem é o produto do meio em que ele vive).

    A figura "B" é possibilista, porque está mostrando o homem moificando o meio para melhor vivencia e conforto. (O meio é o produto do homem).

    ResponderExcluir
  72. Na figura A, mostra a dependência do homem sobre a natureza, escola determista. O meio determina o que o homem vai ser.
    Na figura B, mostra a transformação que o homem faz no meio em que vive pra sua melhor adaptação, escola possibilista.

    ResponderExcluir
  73. Figura A é determinista, pois a teoria diz que "O homem é produto do meio em que vive", portanto ele depende do meio para sobreviver.

    Figura B é possibilista, pois "O meio que é o produto do homem", então o homem muda a imagem natural do meio para se adaptar a ele.

    ResponderExcluir
  74. Thiago Conte 1CM3

    A,determinista,pois o esquimo usa omeio ambiente para sobreviver.
    B,possibilista o homem esta modificando o meio ambientepara as suas necessidades

    ResponderExcluir
  75. A figura A e determinista pois o homen esta no meio para procurar sua sobrevivencia,o alimento nao alterando o meio ambiente.O homen e o produto do meio em que vive
    Ja na figura B o homen estao destruindo a natureza para procurar algo,adaptando-se com maquinas,abrigos... O homen influencia no meio

    ResponderExcluir
  76. A determinista pois o homem depende do meio ambiente se adpatando ao que ele oferece para sobreviver.
    B possibilista porque o homem adptando e modificando o meio ambiente dependendo de suas necessidades

    ResponderExcluir
  77. A figura "A" é determinista, pois ela mostra que o homem precisa do meio para viver, para se sustentar. "O homem é produto do meio em que vive."

    A figura "B" é possibilista, pois mostra que o homem esta modificando o meio, para satisfazer suas necessidades, para ter uma condição de vida melhor. "O meio é produto do homem."

    ResponderExcluir
  78. A figura A, mostra que o homem depende da natureza para viver, portanto é a escola determinista que afirma: " O homem é produto do meio geográfico em que vive, e o meio natural exerce uma ação dominadora sobre o homem." Já na figura B, temos a escola possibilista,uma vez que o ser humano está modificando o meio em que vive para o seu conforto e melhor adaptação. A escola possibilista afirma: " O meio que é o produto do homem."

    ResponderExcluir
  79. Na figura A é determinista pois mostra que o homem esta dependendo do meio em que vive para a sua sobrevivencia

    Na figura B é possibilitista pois o homem esta modificando o meio para se adaptar melhor

    ResponderExcluir
  80. A figura A representa a escola determinista, pois mostra o homem se adaptando a natura e sendo dependente.
    Já a figura B representa a escola possoibilista pois o homem modifica o meio em que vive pra ser beneficiado.

    ResponderExcluir
  81. Na figura A,é a escola determinista porque o meio ambiente forçou o homem a se adaptar.''o homem é produto do meio em que vive.''
    Na figura B,é a escola possibilista pois o homem esta modificando o meio ambiente para melhorar sua condiçao de vida.''o meio é o produto do homem.''

    ResponderExcluir
  82. Fundada pelo geógrafo Paul Vidal de La Blache, a ESCOLA POSSIBILISTA é aquela que se preocupa com o homem. Os grupos humanos podem alterar o meio fisico de acordo com sua necessidades.
    ESCOLA DETERMINISTA: Essa teoria afirma que o comportamento humano é condicionado por três fatores: genética, meio e momento. O determinismo afirmava que o homem era o meio fruto do meio em que vivia. Friedrich Ratzel foi o principal influenciador na formação da idéia da necessidade da expansão territorial para o desenvolvimento de uma sociedade.
    Na minha opinião, primeira foto, pertence à escola DETERMINISTA, pela presença de um homem, sem alteração do meio e sem a existencia de máquinas na foto, apenas procurando algo para sua sobrevivência.
    Já segunda foto pertence à escola POSSIBILISTA pelo fato de ter a presença de homens com máquinas alterando o meio.

    ResponderExcluir
  83. A primeira mostra a escola determinista porque o meio esta influenciano no homem.
    Ja a segunda mostra a escola possiblilista pois o homem esta mudando o meio em que vive.

    ResponderExcluir
  84. A figura A é resultado da escola determinista
    pois mostra o homem tendo que se adaptar
    ao meio ambiente para garantir sua sobrevivencia.
    segundo ratzel: 'o homem é produto do meio em que vive'

    A figura B é resultado da escola possibilista
    o possibilismo prova que, com o avanço tecnológico,
    podemos criar condições favoráveis para viver em
    qualquer região da terra.

    ResponderExcluir
  85. A primeira imagem condiz com as idéias da Escola Determinista, onde o homem é apenas fruto do meio em que vive, tendo que se adaptar a ele, e tendo sempre seu desenvolvimento e características limitados e determinados por ele. Na segunda imagem, ao vermos o homem adaptar a natureza às suas necessidades, vemos um exemplo do que prega a Escola Possibilista, onde o homem usufrui da natureza como bem entende, e modifica ela para seu próprio bem estar e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  86. FIGURA A: Derteminista; mostra que o homem precisa do meio hambiente para sobreviver (alimentação, moradia, etc.), e ele é obrigado a se adaptar a esse meio natural. "O homem é produto do meio em quem vive."

    FIGURA B: Possibilista; demonstra que o homem é capaz de modificar e adequar o meio natural segundo as suas necessidades. "O meio é o produto do homem."

    ResponderExcluir
  87. Na figura A mostra a escola determinista, pois o homem está se adaptando ao meio.
    Na figura B mostra a escola possibilista, pois o homem está modificando o meio para melhor atender suas necessidades

    ResponderExcluir
  88. Na primeira figura passa uma idéia de uma escola determinista, pois mostra o ser humano vivendo em um ambienta natural, sem modifica-lo.
    Na segunda figura mostra uma idéia de uma escola possibilista, pois mostra o homem transformando o espaço natural.

    ResponderExcluir
  89. Adriana, 1°cm 2

    a figura A mostra a escola determinista, pois o homem tem que se adaptar ao meio em que vive.

    a figura B mostra a escola possibilista, pois o homem que modifica o meio, adaptando-o ao seu modo de viver

    ResponderExcluir
  90. A figura A mostra a escola determinista pois mostra o homem vivendo num ambiente natural.
    A figura B mostra a escola possibilista, pois mostra que o homem esta mudando o ambiente para melhorar sua condição de vida.

    ResponderExcluir
  91. A primeira representa a escola determinista. "o Homem é produto do meio geografico em que vive, e o meio natural exerce uma açao dominadora sobre o homem, que é submetido a ele"
    A segunda representa a escola possibilista. "O meio que é produto do homem"

    ResponderExcluir
  92. A Figura A é determinista porque mostra o homem dependendo do meio ambiente em que vive para a sua própria sobrevivencia.
    Ja a Figura B é possibilista, porque defende a possibilidade da ação humana sobre o meio físico.

    ResponderExcluir
  93. A figura 'A', é a escola determinista porque o homem é produto do meio em que vive.

    A figura 'B', é a escola possibilista porque o meio é produto do homem, o homem esta modificando o ambiente para ter uma melhor condiçao de vida.

    ResponderExcluir
  94. A figura A retrata a escola Determinista, Talvez por falta de recusrsos o homem teve que se adaptar ao meio em que vive, já, na figura B o homem tem mais controle do meio em que está vivendo.

    ResponderExcluir
  95. A figura A é uma representação da escola Determinista, pois nos mostra que o homem tem que se adaptar a partir das condições que o meio dá para o homes.
    Já a figura B representa a escola Possibilista, que diz que o homem pode reagir e modificar as influências do meio para adequá-la à sua necessidade.

    ResponderExcluir
  96. A figura A representa a escola determinista, o homen tem que se adaptar do meio em que vive pra sobreviver
    A figura B representa a escola possibilista, o homem modifica o meio em que vive de acordo com suas necessidades

    ResponderExcluir
  97. Na primeira imagem pode-se notar que o homen esta em uma escola determinista: porque ele luta para sobreviver e assim ter alimento mais nao uma grande segurança, onde mostra que o homem tem q se adaptar com um clima ruim, pouca comida e etc...Ou seja tem q se adaptar ao meio em que vive
    Na segunda imagem pose-se notar uma escola possibilista: onde o homen ja mexeu na natureza, ou seja ja melhorou as condições de vida. Onde modifica o meio em que vive

    ResponderExcluir
  98. José Thiago Canovas Borges 1CM2

    A imagem A representa a escola determinista em que "O homem é produto do meio geografico em que vive" ele se adapta ao meio natural em que ele vive.
    A figura B representa a escola possibilista pois mostra que o meio que é produto do homem.

    ResponderExcluir
  99. Figura (A) é a escola determinista: pois mostra que o homem é o produto do meio em que ele vive.

    Figura (B) é a escola possibilista: pois mostra que o meio é o produto do homem, ele utiliza todo o meio em seu redor para favorecer a si mesmo.

    ResponderExcluir
  100. A figura A é um exemplo da filosofia determinista, o homem está sendo o resultado do meio em que está vivendo, e, não está fazendo nada para tirar algum proveito dessa situação, ou seja, a natureza é tem uma ação predominante sobre o homem.
    Já a figura B é um exemplo da filosofia possibilista, a natureza que está sendo o resultado do meio em que o homem está vivendo, aqui o homem é capaz de reagir sobre a ação da natureza, e tirar algum proveito para si.

    ResponderExcluir
  101. A figura A seria uma situação determinista, em que o homem está vivendo de acordo com o meio em que ele se encontra; "o homem é o produto do meio em que vive".
    Já a figura B mostra o homem modificando o meio conforme sua necessidade e querer; com isso podemos dizer que a figura B representa uma situação possibilista; "o meio que é o produto do homem".

    ResponderExcluir
  102. Marsal dos Santos Garcia 1CM2

    A figura A é determinista pois mostra que o homem se adaptou ao meio em que vive por meio de necessidade

    A figura B é possibilista pois mostra que o homem pode mudar o meio em que vive se tiver necessidade

    ResponderExcluir
  103. Eu acho que a primeira imagem tem predominância determinista, mas também tem traços possibilistas;assim como a segunda é predominantemente possibilista mas com pequenas características deterministas.

    A primeira imagem tem caráter determinista pois o local onde o homem está determina que para sobreviver ele deve cavar um buraco e obter alimentos através dele(pesca).Os traços possibilistas nessa imagem são o fato do homem ter modificado a paisagem natural do local para sobreviver,cavando o buraco.

    A segunda tem predominância possibilista pois o homem està modificando o ambiente à seu próprio favor, seja para lucro ou sobrevivência, o homem na foto parece estar fazendo buracos para algum tipo de construção ou edifício.Já do ponto de vista determinista essa imagem é pouco relevante, já que a clima e os fatores naturais parecem não ser problema para o homem na imagem.

    Tá ai a tarefa sor ;P

    Pedro Henrique Verginelli Haka 1CM2

    ResponderExcluir
  104. na figura A representa a escola determinista "o homem é produto do meio em que vive" pois o homem está pescando para se alimentar porque é a forma de alimento que ele tem porque ele se adaptou à aquele modo de vida.
    na figura B representa a escola possibilista pois o homem está modificando o meio em que vive sem saber que muitaz vezes isso prejudica.

    ResponderExcluir
  105. A primeira imagem mostra uma escola determinista, pois o homem está vivendo conforme o meio manda "o homem é produto do meio em que vive".
    Já a segunda imagem mostra uma escola possibilista, pelo fato do homem estar alterando o meio em que vive. "O meio é produto do homem".

    ResponderExcluir
  106. *A figura A é DETERMINISTA pois mostra o homem precisando do meio ambiente para sobreviver, sem modificar e interferir.
    *A figura B é POSSIBILISTA pois nela o homem vê a necessidade de modificar o meio para melhor se adaptar.

    Bruna Mariano 1ºCM1

    ResponderExcluir
  107. A primeira imagem e da escola determinista, pois o homem esta fazendo atividades limitadas ao local em que ele vive, ou seja, determinado a fazer aquilo que a paisagen determina.
    A segunda ja é da escola possibilista pois o homen está mudando a paisagen ao seu favor.

    ResponderExcluir
  108. A figura A representa a escola determinalista, porque mostra o homem tentando sufrir suas necessidades usando apenas o meio ambiente e tentando se adaptar a ele.
    a figura B representa a escola possibilista, porque nos mostra o homem modificando o meio ambiente de acordo com a sua necessidade, mesmo com todos os desafios que possa enfrentar o homem procura atingir o seu obejtivo

    Lígia Lujan Pichamoni, 1CM 2

    ResponderExcluir
  109. Gabrielle Veiga de Paula Ferreira 1CM2

    A primeira imagem indica a Escola Determinista, pois o homem tenta sobreviver através do que o meio oferece a ele, sem mudanças. É o que pregava Ratzel, "o homem é produto do meio em que vive".

    Já a segunda imagem, os homens criam outra possibilidade de sobrevivência, o que seria a Escola Possibilista e mostram que com tecnologia, o homem consegue viver de forma melhor em qualquer lugar do planeta.

    ResponderExcluir
  110. Na primeira imagem nota-se que "o homem é produto do meio em que vive", pois mostra o meio determinando o que o homem será, tendo assim que se adaptar para sobreviver, não tem escolha. Isso representa a Escola Dterminista o homem está se submetendo a ação dominadora que o meio exerce sobre ele.
    Já na segunda imagem, nota-se que "o meio que é produto do homem", pois mostra homens com tecnologia (máquinas) é capaz de criar condiões favoráveis para viver em qualquer região da Terra. O homem prepara o meio como ele quer, sendo assim a Escola Possibilista.

    ResponderExcluir
  111. Na primeira imagem nota-se que "o homem é produto do meio em que vive", pois mostra o meio determinando o que o homem será, tendo assim que se adaptar para sobreviver, não tem escolha. Isso representa a Escola Dterminista o homem está se submetendo a ação dominadora que o meio exerce sobre ele.
    Já na segunda imagem, nota-se que "o meio que é produto do homem", pois mostra homens com tecnologia (máquinas) é capaz de criar condiões favoráveis para viver em qualquer região da Terra. O homem prepara o meio como ele quer, sendo assim a Escola Possibilista.

    ResponderExcluir
  112. GEÓRGIA BENEZ – 1CM2

    Figura A: está representando a escola Determinista, pois mostra o homem sendo influenciado pela natureza e se adaptando conforme a sua necessidade.
    Figura B: representa a escola Possibilista, onde o homem altera o meio para o seu próprio beneficio.

    ResponderExcluir
  113. A 1ª imagem percebe-se que é uma imagem que se refere à Escola Determinista, onde "O homem é produto do meio em que vive", porque o esquimó tem de se adaptar para sua sobrevivência por causa da ação do meio sobre ele.
    Já a imagem nº 2ºé notável que os homens se aproveitam sobre o meio, criando situações favoráveis pra ele, no que concorda com a referência da Escola Possibilista, que diz que "o meio que é produto do homem".

    ResponderExcluir
  114. A figura A É determinista porque diz que o homem é produto do meio em que vive.

    A figura B É possibilista porque nos mostra o homem modificando o meio em que vive

    ResponderExcluir
  115. A:Indica a Escola Determinista pois o homen esta sendo influenciado pelo meio,ou seja a neve dominou ele.

    B:Indica a Escola Possibilista pois o homen esta mudando meio, ou seja dominando o meio.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!