domingo, 8 de fevereiro de 2009

Tarefa 9º ano - semana de 09 a 13/fevereiro/2009.


Genéricos mais caros que remédios de marca
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     Contradição nas farmácias do Distrito Federal: remédios genéricos com preço mais alto que os de marca. Os medicamentos criados para quebrar o monopólio dos laboratórios deixaram de ser vantagem certa para o consumidor. Uma pesquisa feita pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal encontrou medicamentos genéricos mais caros e variações de preço que chegam a quase 180% de um genérico para outro.
     Um remédio, por exemplo, de marca para controlar pressão alta é 32% mais barato que o seu genérico. Já o genérico de um outro hipertensivo estava 24% mais caro que o de marca. Entre os genéricos, a maior diferença encontrada pelo Conselho Regional de Farmácia foi de um antibacteriano. O preço de um laboratório estava 177, 27% mais barato que o do concorrente. (fonte: http://www.globo.com/)


Responda:
01. O que explica essa diferença de preços entre os remédios de marca e os genéricos?
02. Explique o significado do termo destacado no texto.
Professor Marcelus
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58 comentários:

  1. 1. Essa grande diferença ocorre devido a grande concorrência entre os preços de remédios e a crise financeira mundial. Com a diminuição dos preços dos remédios de marca, os produtos genéricos se tornam mais caros.
    2. Monopólio é a situação em que o mercado fica quando a mercadoria é controlada por apenas um "vendedor".

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  2. 1- Pois os remédios genéricos eram mais barato, mas agora com a crise, ele subiu pois as fabricas para não terem que cortar mais gasto e n terem concorrencia, abaixaram seus pressos.
    2- Controle exclusivo de uma atividade, atribuído a determinada empresa ou entidade.
    By: Hebert 9º anos 2 ;D

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  3. 01.Essa diferença é por causal da crise econômica mundial. Com a queda de preços dos remédios de marca, os genéricos chegam a ficar até mais caros.
    02.Situação de mercado em que um só vendedor controla toda a oferta de uma mercadoria ou de um serviço.

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  4. 1-A explicação é bem simples: os remédios de marca, para não terem uma caída ainda maior nas vendas abaixaram seus preços para serem mais baratos do que os genéricos criando uma enorme polêmica.
    2-O monopólio que vinha sendo praticado pelos laboratórios por causa dos baixos preços da maioria dos remédios de marca produzidos.

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  5. Nome : Isabela Mestriner Zamai
    Série : 9 ano 2

    1- Como a preocura do consumo dos remédio de marca era maior, os genéricos passaram a perde o lucro. Então, para não perde para a concorrência os preços dos genéricos, passaram a ser menor, visando um lucro maior.

    2- Monopólio:
    é uma situação de concorrêcia imperfeita pois o dono coloca o preço nos produtos o quanto ele quizer para aos que comercializam o seu produto.

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  6. nome: Beatriz Nogueira Tavares do Nascimento
    série: 9° ano 2

    1- Com a crise,já que os rémedios de marca estavam mais baratos as pessoas passaram a compra-los então, para não perder para a concorrência os genéricos abaixaram seu preço.


    2- Situação de mercado em que a oferta de mercadoria ou serviço é controlada por um só vendedor.

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  7. 1:por "culpa" da crise para não perder mais dinheiro os laboratoirios de "marca" baratearam o prços de seus remedios para poder concorrer com os genericos.

    2:monopolio:é o controle a posse de certa "coisa" na mao de uma só pessoa no caso fabricante.

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  8. Nome: Francisco Gregório Rodas Alves

    Série: 9ºano 3

    1- O pessoal dos rémedios de marca estavam perdendo para os genéricos então eles abaixaram o preço para que as pessoas comprem o de marca.


    2- Monopólio é quando a empresa não tem concorrencia, então "quebrar o monopólio" significa que surgiu concorrencia entre os laboratórios

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  9. 1- Os outros remédios de marcas, estavam mais baratos. Então os Genéricos teve que baixar o preço para vende-los.


    2- Situação de mercado em que somente um vendedor controla a mercadoria ou o serviço.

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  10. 1- Como os remédios de marca estavam mais baratos, os genéricos teve que baixar o preço.

    2- Situação de mercado em que somente um vendedor controla a mercadoria ou serviço.

    Gabriel de Arruda 9° 1 :D

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  11. Nome: Francisco Gregório Rodas Alves

    Série: 9ºano 3

    1- O pessoal dos rémedios de marca estavam perdendo para os genéricos então eles abaixaram o preço para que as pessoas comprem o de marca.


    2- Monopólio é quando a empresa não tem concorrencia, então "quebrar o monopólio" significa que surgiu concorrencia entre os laboratórios

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  12. 1- Os genéricos sempre foram mais baratos que os remédios de marca, e sempre foram mais vendidos, não suportando a concorrencia, os remédios de marca diminuiram o preço e agora alguns genéricos estão mais caros que os remédios de marca

    2- Em economia, monopólio é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
    Monopólios podem surgir devido a características particulares de mercado, ou devido a regulamentação governamental.

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  13. nome:Carolina Cruz Rosa
    série: 9º ano 2
    1-Com a crise financeira mundial os remédios de marca abaixaram seus preços para não perderem o grande número de vendas tornando-se assim mais barato que os genéricos.
    2-Monopólió é só uma pessoa ou um grupo mandar ou seja a oferta de mercadorias e serviços é controlada por apenas uma pesssoa ou seja uma situação de concorrência imperfeita, desigual.

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  14. 1-Os remédios genéricos estavam sendo muito procurados e vendidos,portanto os remédios de marca tiveram que abaixar o preço para que possa ocorrer a concorrência,ou seja,acabaram ficando mais em conta do que os próprios produtos genéricos.

    2-Monopólio é quando há o domínio completo de um vendedor sobre um determinado mercado.

    Iana Rodrigues Briggo - 9º ano 1

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  15. 1- Com a crise financeira mundial o preço dos remédios de marca baixou de preço, assim as pessoas começaram a comprar os remédios de marca que agora passaram a ser mais baratos.
    Vendendo mais remédios de marca do que os genéricos no mercado.

    2- No texto o termo monopólio tem significado de um mercado em que a mercadoria é controlada por um vencedor(no texto,a venda do remédio de marca)

    Nome:Cristhiana Kise Saito 9º ano 1

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  16. Nome: Gabriella Crevelaro Lopes
    Série : 9°ano2

    1- Os precos dos remedios genericos passaram a ser maior, pois os remedios de marcam, estavam mais baratos sendo assim o capital que eles recebiam dos genericos era bem menor

    2- monopolio significa : o mercado é controlado por uma só pessoa

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  17. Nome: Amanda Pontes
    Série : 9 ano 2 ( 8 serie 2 )

    1- Os genericos comecaram a baixar os precos por causa que a preocura do remedio de marca era maior, os genericos passaram a ser mais caro pois o preco dos remedios de marca abaixaram, deixando o preco dos genericos mais caros em relacao os de marca

    2-Monopólio é uma condição do mercado caracterizada pelo controle, por um só vendedor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores.

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  18. Nome : Carolina Pretti Escobar
    Série : 9 ano 2

    1- Muitos fatores contribuiram para os precos dos remedios de marcas serem menor com o tempo que os genericos. Com a preocura do remedio de marca foi maior, os genericos tiveram que abaixar o preco, para ver se a preocura aumentaria novamente.

    2- Monopolio: é um comercio controlado por uma so pessoa colocando os precos que quizer.

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  19. nome: Marco Antonio
    9 ano 1

    1- Como os remédios de marca são caros as pessoas compram os mais baratos, e para os genéricos não perder a concorrência eles abaixam o preço.

    2- O mercado fica quando a mercadoria é controlada por apenas um vendedor.

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  20. João Eduardo Lemos Dalmolin
    9ºano 1

    1-Por causa da crise,porque os remedios de marca são mais caros que os genéricos entao os de marca,para terem lucro eles abaixaram o preço até ficarem na faixa de preço dos genéricos.

    2-Os vendedores que colocavam o preço no remédio

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  21. nome: Henrique Ponsano Franke 9º ano 3
    1- Para não terem prejuízo, os fabricantes de remédios baixaram os preços para competir com os genéricos.
    2- Monópolio ocorre quando uma empresa controla um mercado.

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  22. Caio Batagello Panini
    9 ano 2

    1- essa concorrencia de preço acontece porque
    estavam procurando mais os remédios importados
    entao o preço dos remédios genericos abaixou para nao perder a concorrencia



    2-É quando um vendedor controla as vendas em alto preço (mercadorias,etc)

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  23. 1-devido a crise mundial o preço dos remédios de marca caíram assim o preço dos genéricos ficou mais alto.

    2-monopólio=domínio completo do mercado;geralmente pela uniãode empresas.

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  24. Rebeca Cavichia 9ºano 2

    1. Os genéricos sempre foram mais baratos que os de marca.Por causa da crise financeira os remédios de marca abaixaram e passaram a ser mais baratos que os genéricos.

    2.Monopólio é assim, no mercado só um produto fica em destaque e só ele é vendido,não dando espaço para outros produtos, pois só ele que domina.

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  25. Nome: Guilherme Del Nery
    Serie: 9º ano 3

    1- Devido a crise mundial os remédios de marca diminuiram o preço para poder fazer sua concorrência com o Genérico.

    2- monopólio > Domínio completo sobre um determinado mercado

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  26. 1-Devido a crise mundial em que os paíse se encontram,(principalmente os países americanos)que são os que mais nos vendem remédios,não estavam conseguindo vender seus produtos por causa de seu preço absurdo.Não aguentando a concorrência com os "Genéricos" tiveram que baxar seus preços para não falir.

    2-Monopólio é um caso de concorrência imperfeita onde a empresa com o melhor produto aumenta seus preços para lucrar mais.

    Liliam Prióli 9 ano 2

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  27. TAYNA BORIJO MENEZES 9 ANO 2.
    1-DEVIDO A CRISE FINANCEIRA MUDIAL OS REMÉDIOS SOFREAM ALTERAÇÕES DE PREÇO ,OS GENÉRICOS SUBIRAM SEUS PREÇOS E O PREÇO DOS REMÉDIOS DE MARCA BAIXARAM.

    2-É A SITUAÇÃO DE MERCADO EM QUE A OFERTA DA MERCADORIA SE EXTENDE A SÓ UM FORNECEDOR.

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  28. Nome: Laila Munique Gonçalves
    Serie: 9°ano 2

    1- Essa grande diferença de preços entre os remedios de marca e os genericos ocorre devido a crise financeira.E com o preço dos remedios de marca mais baratos, os genericos se tornam mais caros.


    2- Monopólio significa ausência de concorrência e existência de um único fornecedor.

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  29. 1 - Isso acontece porque os remédios de marca abaixam os preços para maior venda ficando mais caro o preço dos genérico.

    2-Domínio completo do mercado, geralmente pela união de várias empresas.

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  30. 01. Com a crise finaceira, os consumidores de remédios recorrem aos genéricos, que são mais baratos; assim, as grandes marcas sentem a diminuição do mercado e diminuem seus preços para que aja compra.

    02. Monopólio é a situação em que a concorrência não é equilibrada; uma empresa possui vantagens suficientes para controlar os preços de certos produtos ou serviços.

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  31. Foi devido a crise mundial fenanceira. Assim os remédios tiveram que abaixar os preços e os genéricos mantiveram seu preço que acabou se tornando mais caro.
    Monopólio- situação em que há situação imperfeita, onde uma empresa possui vantagens suficientes que a permite controlar os preços de certos produtos ou serviços.

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  32. 1. As pessoas começaram a comprar os remédios genéricos porque estava mais barato, então o remédio de marca abaixou, assim os remédios genéricos tornaram-se mais caro. Isso aconteceu por causa da crise financeira mundial.

    2. monopólio: denomina-se uma concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto, impondo preços aos que comercializam.

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  33. Nome: Marcos V. Chiquete
    Série: 9ºano 1

    1-porqe os genéricos eram mais baratos, e com a crise aumentaram se os preços para que as fabricas nao terem que cortas os gastos e isso fez com que o genérico ficasse mais caro que o remédio original

    2-monopolio: o mercado é controlado por uma só pessoa

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  34. 1- Para não ter prejuizo, os remedios de marca tiviram que diminuir seu preço para poder competir com os Genéricos, devido à crise
    2-É uma pessoa ou empresa que controla os preços do mercado.

    Heitor 9 ano 3

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  35. 1- Por causa da crise financeira mundial, o preço dos remédios de marca abaixou, assim os genéricos ficando com o maior preço do mercado, tendo que abaixar para poder vender.

    2- monopólio é como se denomina a situação de concorrência perfeinta, em que uma empresa detêm o mercado de um determindo produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam

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  36. Nome:Gabriel Mazoti Moraes
    9ºano 3
    1-Para que os fabricantes de remédios não terem prejuíso baixaram o preço para competirem com os genéricos.
    2-Monopólio é quando somente uma empresa comtrola um mercado,domínio completo de vendas

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  37. 1- o consumidor passou a usar mais o genérico, e o de marca, para continuar sendo vendido, teve que se adequar ao preço igual ou até mais barato

    2- monopólio é quando uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço e impõe preços aos que comercializam.

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  38. Nome: Carlos Vinicius
    Serie: 9º ANO 3

    1- Os remedios de marca baixaram de preço porque estavam perdendo vendas para os genericos, sendo forçado assim a baixar seu preços tambem
    2- Monopolio é quando uma pessoa ou empresa não tem concorrencia.

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  39. Nome: Christian M.N.Quintino
    Série: 9ºano 3

    1-Os remédios dos laborátorios de marca abaixaram seu preço, pois estavam perdendo para os genérico.

    2-Monopólio é quando a empresa e/ou laboratório não possui concorrência.

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  40. 1- Devido a crise, o remédios de marca tiveram que abaixar seus preços para serem consumidos, já que a preferencia por remédios de marca é maior, sendo que os genéricos são mais baratos, nesse caso os de marca ficaram mais baratos. Isso não quer dizer que os genéricos subiram de preço, mas sim que os de marca abaixaram seus preços.

    2- Monopólio: é quando não há uma concorrencia, ou seja, apenas uma empresa controla os preços do mercado consumidor.

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  41. 01. A crise econômica mundial foi que acarretou todos esses problemas pois como o mundo estava em crise, as pessoas foram correndo comprar os remédios genéricos pois eles ERAM os mais baratos do comércio, então para os remédios de marca não pararem de vender, não tinha outra 'saída' a não ser abaixar os seus preços. Isso não quer dizer que o genérico aumento de preço, mas que foi o de marca que abaixou demais.

    02. O termo está querendo dizer que monopólio é quando uma empresa controla a venda de um determinado produto, que ela comercializa (no caso, os remédios) impondo seus preços.

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  42. 1: As pessoas estavam usando muitos genéricos e os remédios de marca estavan perdendo e teve que abixar seu preço.

    2: Monopólio existe quando há somente um vendedor no mercado para um bem sem substituto e há barreiras na entrada de empresas que mencionem vender o mesmo bem ou um bem substituto, protegendo o monopolista da concorrência.

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  43. 1- Devido a crise financeira mundial, os remédios de marcas caros, passam a ter concorrência com os genéricos que são bem mais baratos, os remédios de marcas começam a perceber a baixa de seus mercados com isso eles abaixam o preço para diminuir a concorrência.

    2- Monopólio:industria ou comércio exclusivos, são contoladas por apenas uma pessoa ou seja não aceita a livre concorrência.

    Nádia de Souza Dantas 9 ano 1

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  44. 1 - Essa diferença de preços é explicada pela crise financeira mundial. Para concorrer com os genéricos, os remédios de marca baixaram seus preços e, com isso, os genéricos ficaram mais caros.

    2 - Situação de mercado em que a mercadoria é controlada por apenas um vendedor.

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  45. 1 - Devido à crise financeira mundial, os preços dos remédios de marca tiveram de diminuir para concorrer com os genéricos e, com isso, os genéricos pareceram ter ficado mais caro, quando na verdade somente os de marca que tiveram seus preços diminuidos.
    2 - Posse exclusiva, propriedade de um só, situação de mercado em que a mercadoria é controlada apenas por um vendedor.

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  46. 1- A procura pelos remédios genéricos é maior do que a procura dos remédios de marca (lei da oferta e da procura).
    2- Empresa que tem domínio exclusivo do mercado, por exemplo, no Brasil, a empresa petrolífera Petobrás

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  47. 1 - Isto pode ser explicado em razão do consumidor procurar mais pelo remédio genérico do que pelo de marca. Este, para continuar a ser vendido teve que se adequar ao preço, ficando assim com preço igual ou até menor.

    2 - Monopólio é o privilégio que uma pessoa, empresa ou governo tem em fabricar ou vender, sem concorrência alguma, produtos que serão vendidos a preços elevados. No caso dos remédios, até surgirem os genéricos, os grandes laboratórios farmacêuticos detinham o controle da produção e venda de medicamentos importantíssimos, como por exemplo aqueles utilizados por portadores do vírus HIV.

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  48. Gabriela Boada 9 ano 1

    1- Com a crise mundial os remédios de marca tiveram seus preços reduzidos para que conseguissem competir com os remédios genéricos e não sairem em prejuizo.

    2- Monopólio é a empresa que não tem concorrencia, só ela com esse produto. E assim tem direito de colocar peços mais elevados e em maior ou menor quantidade.

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  49. 1-Por causa da crise, os remédios de marca tiveram que baixar os preços para fazer concorrência aos genéricos e tentar fazer algum lucro

    2-Monopólio significa vender sem ter concorrência, assim essa pessoa ou empresa terá o direito de controlar os preços como ela quiser, causando grande exploração do consumidor

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  50. 1-Devido as crises, o preço dos remédios normais diminuiram e os genéricos aumentaram devido a sua concorrência !
    2-É quando há o domínio total do mercado,que a própria empresa consegue controlar os preços do jeito que querem

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  51. 1-Devido a crise mundial financeira e a concorrência fizeam com que os produtos de marca diminuissem o preço, com isso os genericos nao diminuiram e ficaram mais caros do que os de marca.
    2-Monopolio quer dizer controle de uma coisa na mão de uma pessoa por exemplo: os genericos foram feitos para quebrar o controle total dos laboratorios que fabricavam remedios caros

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  52. 1-Pela concorrência e pela crise os de marca abaixaram de tal maneira o preço dos remédios que eles ficaram mais baratos que o generico.
    2-Monopolio significa "ter controle absoluto de algo" no texto quis dizer que antes do genérico os remedios de marca colocavam o preço que queriam.

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  53. Lara Rayssa França de Almeida - 9º ano 1

    1- Com a concorrência, os remédios de marca foram obrigados a abaixar seu preço para poderem vender o produto. Acabaram abaixando tanto que os remédios genéricos acabaram ficando mais caros. Portanto, não foi o preço dos genéricos que subiu, e si o dos remédios de marca que abaixou.

    2- Em economia, monopólio (do grego monos, um + polein, vender) é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.

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  54. 1- Com a crise financeira, a população prefere comprar remédios genéricos pois são mais baratos, assim, os remédios de marca acabam por baixar seus preços, pois sentem a diminuição no consumo.

    2- monopólio: privilégio que um indivíduo, uma companhia ou um Governo têm de fabricar ou vender, sem concorrência de outrem, certas mercadorias;

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  55. pau no seu cu marcelus fdp
    vai come buchada na casa da tua namorada vai
    kkkkkkkkkkkkkk

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  56. Jucelinto Cabeça de Pinto 9° ano
    vai caga fessor

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  57. karina lima de souza
    9ano 1
    1- eata auta do preço dos genéricos é credotada á crise financeir que provocou a queda dopreço dos medicamentos de marca

    2- o monopolio corre quando algum é cobntrolado por apenas uma empresa ou empresa

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