domingo, 19 de abril de 2009

O novo ENEM já é uma realidade.

     As universidades que aderirem ao novo Exame Nacional do Ensino Médio como processo seletivo unificado poderão utilizar o resultado da prova de quatro maneiras diferentes: como prova única, como primeira fase, combinado à nota do vestibular tradicional ou para seleção de estudantes para vagas remanescentes.
     A proposta inicial do Ministério da Educação (MEC) era de que o Enem substituísse os vestibulares das universidades federais de todo o País. O ministro Fernando Haddad disse que cada instituição vai participar "da maneira que lhe é conveniente" e não acredita que essas quatro propostas prejudiquem a idéia inicial de unificação.
     O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já tem data marcada:
3 e 4 de outubro
     O cronograma apresentado aos reitores das instituições prevê a divulgação dos resultados da prova objetiva em 2 de dezembro e da redação em 8 de janeiro de 2010.  A partir da divulgação dos resultados, o aluno irá se inscrever em um sistema online a partir do número do CPF. O sistema que será semelhante ao usado na seleção de bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos). O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes. A partir dessa inscrição, o candidato poderá monitorar diariamente como está a concorrência para os cursos escolhidos. Ele poderá alterar, a qualquer momento, a opção que pretende disputar.
     O sistema permitirá ainda que a instituição atribua pesos distintos às notas do aluno nas diferentes provas do Enem. O mecanismo já é usado por algumas seleções que dão maior peso ao resultado das provas da área de exatas, por exemplo, ao selecionar um aluno para o curso de engenharia.
     O novo Enem será formado por quatro provas e uma redação que devem ser aplicadas em dois dias. A idéia original é que o exame unificado do Enem contenha uma redação e quatro grupos de provas, envolvendo linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. A prova completa teria 50 itens de múltipla escolha a serem respondidos em dois dias de avaliação. (Fonte: Terra)
Professor Marcelus
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!