segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tarefa 2º ano - Semana de 11 a 15/maio/2009.

Juncker prevê 'crise social' na Europa, com desemprego em massa.
.
BRUXELAS, Bélgica, 4 Mai 2009 (AFP) - A Europa caminha para "uma crise social" potencialmente explosiva devido ao forte aumento do desemprego que se aproxima, estimou na noite desta segunda-feira Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, foro que reúne os ministros das Finanças da zona euro.


"Caminhamos para um crise social porque teremos uma crise de emprego" este ano e no próximo ano na Europa, declarou à imprensa ao final de uma reunião de ministros das Finanças da zona euro em Bruxelas.


"Todos os esforços devem estar orientados para a questão social e econômica da situação", destacou Juncker, para quem os governos precisam amortecer o choque do desemprego sobre os trabalhadores.


Neste contexto, Juncker pediu aos patrões europeus que evitem "demissões em massa e precipitadas", recorrendo a licenças e férias coletivas e demonstrando sua "responsabilidade social".


As últimas previsões da Comissão Européia, publicadas nesta segunda-feira, preveem que 8,5 milhões de pessoas perderão o emprego em 2009 e 2010 na UE.


A Comissão calcula que o índice de desemprego chegará a 9,9% na zona euro este ano, e a 11,5% em 2010, com picos de 20,5% na Espanha e 12,1% na Irlanda no próximo ano. (Fonte: UOL economia)
SUA TAREFA:
01. Sabemos que o continente europeu enfrenta grave crise economica causada pela "crise americana", e como consequência deste fato o número de desempregados cresceu de maneira alarmante. Entretanto, estudamos que a Europa já vinha sofrendo sérios problemas de "desemprego estrutural".
a) Pesquise o significado da expressão DESEMPREGO ESTRUTURAL.
b) Como isso se aplica ao continente europeu? (lembre o que discutimos em sala!)
02. Relacione o aumento do desemprego na Europa com o aumento da "xenofobia".
ATENÇÃO! NÃO ECONOMIZE! RESPONDA À VONTADE! TEMOS BASTANTE ESPAÇO!
Professor Marcelus
.

35 comentários:

  1. a) desemprego estrutural ocorre quando ha modificação na estrutura economica, o que a Europa vem sofrendo se deve à tecnologia em varias areas de comercio, como a robotização em uma montadora por exemplo

    b) na Europa, a mecanização nos dois primeiros setores economicos já tem tempo, fazendo cada vez menos vagas no 1º no 2º setor, sendo que quem trabalha nestes tem mão-de-obra super qualificada

    02. por terem muitos profissionais que perdem seus empregos, os estrangeiros passam a serem visto como "ladrões de empregos", por isso aumenta ainda mais a xenofobia por estrangeiros vindo principalmente de países de terceiro mundo

    ResponderExcluir
  2. Nilson Luis Lacerda 2º CM 1terça-feira, maio 12, 2009 4:45:00 PM

    1)
    A) O desemprego estrutural se deve às mudanças da estrutura econômica. Existem 2 causas para esse tipo de desemprego:
    Falta de investimentos, o que é agravado com fatores produtivos desfavoráveis ; insuficiencia de procura de bens e de serviços.

    B)Na Europa, em especial, devido ao seu avanço tecnológico proporcionado pela 3ª revolução industrial, ocasionou o chamado "desemprego estrutural", devido à mecanização principalmente no setor secundário. Outro fator que vem agravando o desemprego na Europa é o excesso de imigrantes, causando competitividade no mercado de trabalho europeu.

    2) Como já foi dito no tópico anterior, a xenofobia, que é ocasionada pelo excesso de imigrantes ilegais na Europa, é um fator importante para o desemprego. Devido ao contingente de pessoas, que se aglomeram nos países europeus, devido às suas condições de vida favoráveis e a precariedade de mão de obra desqualificada, acaba surgindo a competitividade entre europeus e imigrantes, que ao conseguirem entrar no país, usufruem dos mesmos benefícios que os próprios europeus têm.
    O aumento do xenofobismo é inevitável.

    ResponderExcluir
  3. José Eduardo Galhardo Batista - 2 CM1terça-feira, maio 12, 2009 5:31:00 PM

    1- A)O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento. Existem duas causas para este tipo de Desemprego: insuficiência da procura de bens e de serviços e insuficiência de investimento em torno da combinação de fatores produtivos desfavoráveis. Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho.

    B)Com os avanço tecnológico o 1º e 2º setor da economia ficou cada vez mais concorrido e com menos vagas. Outro fator que vem agravando esse quadro é a migração.

    2- a Xenofobia é o preconceito com os estrangeiros, os imigrantes chegam nos países desenvolvidos e por serem na maioria das vezes clandestinos "roubam" o emprego da população do pais, recebendo menor salário e com isto tendo preferência na maioria das vezes!

    ResponderExcluir
  4. 1a)O desemprego estrutural ocorre quando há uma mudança na estrutura economica,como a robotização

    1b)Cada vez mais a indusstria européia e mundia vem se tornando cada vez mais tecnologica,principalmente após a 3ª revolução industrial;sendo assim o numero de empregos vem caindo bruscamente;mão de obra especialisada ja não é mais suficiente pois muitas pessoas tem curoso superior na Europa,lá só são ´´adimitidas´´ mão de obras super-especializadas,gerando um grave desemprego

    2)A xenofobia é a aversão ao estrangeiro,ou seja o nativo rejeita o imigrante;com o aumento da xenofobia ha a diminuição de oferta de empregos,pois os imigrantes recebem muito menos que os nativos,sendo assim a maioria dos empregos acabem ficando para os imigrantes.

    ResponderExcluir
  5. Sérgio Augusto Dall'Oca - 2CM2terça-feira, maio 12, 2009 10:43:00 PM

    1) a) O Desemprego estrutural é provocado por um certo desequilíbrio entre: a oferta de mão-de-obra e a procura de mão-de-obra, gerando uma mudança na estrutura econômica. É gerado por dois fatores:

    - insuficiência da procura de bens e de serviços;

    - insuficiência de investimento em torno da combinação de factores produtivos desfavoravéis.


    b) Esse tipo de desemprego podemos relacioná-lo em dois fatores. O primeiro é que a mão-de-obra humana vem sendo substituída pelas máquinas desde a 3ª Revolução Industrial, isso gera um grande desemprego da mão-de-obra super qualificada. O outro fator é a grande massa de estrangeiros. Isso gera um desequilíbrio na oferta de emprego, gerando uma maior competição pelo mercado de trabalho.


    2) Xenofobia é a aversão à estrangeiro. Um estrangeiro quando chega à Europa ele vai trabalhar, mas trabalha por um custo mais baixo do que um cidadão europeu trabalharia. Isso faz com que o europeu não fique ‘’sorrindo’’ para essa situação. A xenofobia está relacionada a esse tipo de fator, pois como foi dito anteriormente no tópico ‘’1)b)’’, a concorrência para o mercado de trabalho é muito grande com o aumento dos estrangeiros.

    ResponderExcluir
  6. Larissa Nayara B, Pravatto - 2 CM 1terça-feira, maio 12, 2009 11:26:00 PM

    1-a)Desemprego estrutural é causado pela tecnologia, onde os homens são substituídos por máquinas.

    b)O europeu vem sendo substituído por máquinas, e uma grande massa de imigrantes estrangeiros vem em busca de empregos na Europa e melhor qualidade de vida, aumentando a concorrência e, conseqüentemente, quem não tem um alto grau de especialização, não ganha o emprego.

    2)Como os imigrantes estrangeiros estão indo para a Europa em busca de emprego, e consequentemente ameaçando a colocação do europeu, tem gerado um problema conhecido como xenofobismo, que é aversão ao estrangeiro, e em alguns lugares, chega a casos extremos, levando à morte dos imigrantes estrangeiros.

    ResponderExcluir
  7. Daniela Tomoe Naka Kawamata - 2CM1quarta-feira, maio 13, 2009 3:26:00 PM

    1.a) O desemprego estrutural é aquele em que a vaga de uma pessoa é substituida por maquinas ou por processos produtivos mais modernos.

    b) A Europa tem países super desenvolvidos, a maioria das pessoas tem uma boa condição de vida e também a tecnologia é avançada. Isso atrai estrangeiros, aumentando a concorrência de empregos. Com o avanço da tecnologia funcionarios são trocados por máquinas fazendo com que o desemprego aumente e, com a elevada concorrência, pessoas sem um grau de especialização elevado são demitidas, o que seria ter mestrado, doutorado, entre outros. Também há o problema dos imigrantes ilegais. Tudo isso só aumenta o desemprego.

    2. Xenofobia é a aversão a estrangeiros. Os imigrantes ilegais e legais vão aos países desenvolvidos em busca de trabalho e melhores condições de vida. Como a Europa tem muitos países super desenvolvidos muitos imigrantes vão pra la. A crise dos EUA, a alta concorrencia de mão de obra super especializada, o substituição dos trabalhadores pelas máquinas, tudo isso acaba aumentando o desemprego da Europa. Com os imigrantes a concorrencia aumenta ainda mais. Os europeus os veem como estorvos, pessoas que vão concorrer aos empregos que só deveriam ser deles, que vão morar nas casas que deveriam ser só deles, que vão botar seus filhos nas vagas de escolas dos filhos deles.

    ResponderExcluir
  8. Xenofobia é a versão estrangera us imigrant ilegal e gent boa vao aos paise disenvolvidu em busca de trabaio e miores condiçao de vida.como na costa do marfim tem muitos paises baum desenvolvido muitos troxa vai pra la.

    Gordinho fofo ^^

    ResponderExcluir
  9. Victória Baruselli - 2º CM 2quinta-feira, maio 14, 2009 8:05:00 PM

    1. a) e b) Desemprego estrutural se dá pelas mudanças economicas e sociais, como na Europa em que o alto grau de tecnologia e robotização exige uma demanda de mão de obra super-qualificada, a qualificada fica desempregada. Como há grande acesso a cursos e especializações que super qualificam o trabalhador, começa a existir maior número de pessoas super-qualificadas do que postos de trabalho à altura, iniciando um desemprego também neste setor.

    2. O desemprego é um agravante da xenofobia já que os europeus nao querem perder ainda mais empregos para imigrantes. Com a pouca oferta de trabalho, a competição acirrada inibe a recepção à entrada de estrangeiros, que a aumentariam competição e tomariam o lugar de europeus no mercado de trabalho. Assim, cria-se um sentimento nacionalista e xenófobo.

    ResponderExcluir
  10. kelvin henrique - 2 CM 01sexta-feira, maio 15, 2009 5:45:00 PM

    01.
    a-) Desemprego estrutural: O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento. Existem duas causas para este tipo de Desemprego: insuficiência da procura de bens e de serviços e insuficiência de investimento em torno da combinação de fatores produtivos desfavoravéis. Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho.


    B-) Para o continente europeu, temos dois casos distintos: o primeiro é a substituição da força de trablho por máquinas, causando demissões em massa e aumento do contigente de desempregados. Tecnologias como a robótica e a informática tê tirado inúmeros postos de trabalho,e os principais setores afetados são: agricultura, indústria e prestação de serviços. O segundo consiste na grande concorrência enfrentada por uma vaga de emprego, frente a grande quantidade de imigrantes que vão para lá em busca de emprego. Na Europa, a qual era de se esperar op contrário, está ocorrendo o desemprego de mão-de-obra super-qualificada, pois o mercado e a disposição (oferta) de empregos não consegue suprir a quantidade de trabalhadores.

    02.
    Observa-se um intenso fluxo migratório para a Europa, os quais buscam emprego e em conseqüência melhores condições de vida. Com isso, ocorre um excesso de mão-de-obra que não consegue ser absorvida pelo mercado, causando mais desemprego e mair concorrÊncia, sendo que esse desemprego atinge inclusive mão-de-obra especializada, como médicos, engenheiros, entre outros.

    ResponderExcluir
  11. kelvin henrique - 2 CM 01sexta-feira, maio 15, 2009 5:49:00 PM

    (continuação)
    02.
    Esse fluxo migratório causa um sentimento nacionalista nos europeus, daí surgem movimentos xenófobos, que são na verdade aversão ao estrangeiro, e isso tem gerado muitos problemas de ordem social para a europa.

    ResponderExcluir
  12. Augusto Nakahara, 2ºCM1domingo, maio 17, 2009 11:43:00 AM

    01.a)Pesquise o significado da expressão DESEMPREGO EsTRUTURAL.
    Desemprego estrutural está ligado a mudanças da estruturas da economia, onde há redução do uso de mão-de-obra devido ao uso de novas tecnologias como a informática e a robótica, o que leva a procura de mao-de-obra super- qualificada, desempregando os com qualificação inferior ou os sem qualificação.

    b)Como isso se aplica ao continente europeu?
    Após a 3º Revolução Industrial houve um maior avanço tecnológico fazendo com que as pessoas fossem trocadas por máquinas, gerando o desemprego em massa, principalmente nas indústrias, na agricultura e na prestação de serviço.
    E também há a questão da imigração, fazendo com que as poucas vagas de trabalho sejam mais concorridas, disputadas por imigrantes e nativos com especialização.

    02.Relacione o aumento do desemprego na Europa com o aumento da "xenofobia".
    Com o aumento da imigração na Europa, em busca de melhor qualidade de vida, os imigrantes acabam disputando vagas de trabalho com os europeus, o que leva à conflitos, pois os imigrantes acabam "roubando" as vagas, levando ao desemprego de europeus.
    Com isso resulta a xenofobia, que é a aversão ao estrangeiro, ou seja, os imigrantes acabam sendo discriminados pelos europeus.

    ResponderExcluir
  13. Fiamma T. Kian - 2 CM 1domingo, maio 17, 2009 11:46:00 AM

    1.
    a. O desemprego estrutural é aquele em que a vaga do trabalhador foi substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos.

    b. A economia européia predominantemente desenvolvida, alias foi na Europa que iniciou-se a modernização com a Revolução industrial na Inglaterra do séc. XIX,causa uma substituição do homem pela máquina que ocorre no mundo inteiro, mas principalmente na pioneira do desenvolvimento, fazendo com que as pessoas procurem fazer cursos de especializações, pós graduações e etc. para se destacar dos outroscandidatos que tem apenas uma faculdade por exemplo.. Ao final de tudo, apenas aqueles que destacam-se entre tantos curriculos e concorrentes bons conseguem um emprego, fazendo com que os outros tantos com curriculos básicos ou bons acabem virando moradores de rua, faltando mão-de-obra que procurem baixos salários.

    2.Como consequência da falta de emprego com baixos salários como por exemplo; garis e faxineiros, a Europa acaba sendo um pólo de atração para emigrantes, principalmente da América do Sul, Ásia e África, causando entre os europeus um problema chamado XENOFOBIA que vai além do preconceito racial, a chamada aversão a estrangeiros, aversão aos pobres. Foram criados vários grupos nacionalistas europeus que pressionam o governo para não permitir a entrada destes na Europa. Como a necessidade de comprovação de parentesco europeu, conclusão de faculdade entre outros. Apesar disso acaba sendo dificil conter tantos estrangeiros de diferentes etnias em um mesmo local, por isso muitos grupos nacionalistas acabam apelando para a violência contra esses imigrantes.

    ResponderExcluir
  14. Paula Sayuri Tsugao - 2CM1

    1.a)O desemprego estrutural é resultado através das mudanças da estrutura da economia. Provocando desajustamentos no emprego da mão-de-obra.As causas para isso é a insuficiência da procura de bens, serviços e de investimentos. É mais comum em países desenvolvidos.

    b) Com a 3º Revolução Industrial houve um grande avanço tecnológico, fazendo com que os donos de indústrias, fabricas trocassem a mão-de-obra humana por uma robotizada, fazendo com que ocorresse bastante desemprego. Com a evolução da tecnologia, houve o desemprego estrutural, com isso as pessoas procuram fazer mais que uma faculdade, procuram uma pós, tudo o que puderem fazer estão fazendo pois a Europa está procurando agora, mão-de-obra super qualificada.

    2. Muitos emigrantes que não tem um serviço fixo em seus países ou não tem serviços em seu estado, migram para a Europa a procura de trabalho. Porém, na Europa eles querem mão-de-obra super qualificada e normalmente quem está indo são as pessoas que precisam de empregos meia boca. Não tendo serviço para eles, acabam ficando na rua aumentando a violência. A maioria de pessoas presas em países desenvolvidos são os emigrantes, que como não tem um trabalho, roubam.

    ResponderExcluir
  15. Graziela P. Viol - 2 ° CM1domingo, maio 17, 2009 5:20:00 PM

    1-
    a) O desemprego estrutural ou tecnológico elimina os postos de trabalho e os métodos de produção. É causado pela “reengenharia” ou “reestruturação” produtiva das empresas e eventualmente, de órgãos públicos em razão da elevada tecnologia. Como conseqüência, reduz a necessidade de mão-de-obra nos processos produtivos.
    b) O desemprego que vem se acentuando na Europa é proveniente de vários fatores, dentre eles o acelerado processo de globalização. Esse processo está ligado às novas tecnologias, como as empresas robóticas e de informática, que visam o lucro, acumular capitais, aumentar a produção com o uso de novas tecnologias que eliminam os postos de trabalho e exigem maior demanda de mão–de-obra superqualificada.

    2-
    c) A crise da economia e do Estado de bem-estar social, associada às rápidas transformações tecnológicas, ocasionou um crescente desemprego e colocou a competitividade a qualquer custo como única alternativa de sobrevivência. Esta conjuntura gera insegurança, ressentimento e violência. O crescente número de imigrantes na Europa apresenta como conseqüência achatamento de salários, elevação no custo de vida e, principalmente, aumento da concorrência e desemprego crescente da mão-de-obra qualificada, já que a população européia acaba, muitas vezes, disputando com os imigrantes os mesmos empregos ocorrendo o preenchimento e a saturação destes.Assim, os europeus acusam os imigrantes como responsáveis pelas crises econômicas e desemprego, desencadeando a xenofobia (aversão ao estrangeiro).

    ResponderExcluir
  16. Beatriz Marin - 2 CM 2domingo, maio 17, 2009 8:04:00 PM

    1- a) O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia. É causado pela insuficiência da procura de bens e de serviços e pela falta de investimentos. Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho.
    b) Na Europa, devido ao grande avanço tecnológico, o desemprego estrutural foi causado pela mecanização do setor primário e secundário; além do número cada vez maior de imigrantes, aumentando a concorrência, e fazendo com que a mão de obra super-qualificada ocupe o lugar da mão de obra qualificada.

    2- Os imigrantes oferecem uma grande concorrência no mercado de trabalho europeu. Isso faz com que a aversão dos europeus a esses imigrantes seja muito grande. E consequentemente, a xenofobia aumenta.

    ResponderExcluir
  17. Beatriz Sábio Cantieri - 2°CM1domingo, maio 17, 2009 9:03:00 PM

    1-a)Desemprego estrutural é o tipo de desemprego causado por mudanças na estrutura da economia.É mais comum em países desenvolvidos, por causa da grande mecanização das indústrias, que reduz o número de trabalhadores necessários.

    b)Na Europa, a tecnologia avançada proporcionou uma grande mecanização nos setores primário e secundário. Por isso, a necessidade de trabalhadores nesses setores é cada vez menor, e, além disso, há uma procura maior por mão-de-obra superqualificada e desqualificada, causando o desemprego da mão-de-obra qualificada.

    2- Os imigrantes, que vão para a Europa em busca de melhores condições de vida, disputam emprego com a população local, que passa a vê-los com maus olhos, culpando-os pelo desemprego que ocorre no continente, causando um aumento da xenofobia (aversão a estrangeiros).

    ResponderExcluir
  18. 1-a)
    O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento. Existem duas causas para este tipo de Desemprego:

    -insuficiência da procura de bens e de serviços
    -insuficiência de investimento em torno da combinação de fatores produtivos desfavoravéis.

    Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho.
    b)
    Devido a crise econômica americana, foi desencadeado vario fatores que podem dar innicio a varias crises em varios paises (como está acontecendo na Europa). Essa crise foi desencadeada principalmente pelo "afobamento" das empresas q nela estão instaladas que estao fazendo uma demissão em massa, gerando uma crise econômica, logo uma crise Social (como preveu o Jean-Claude Juncker).

    2-
    Por ter muitos profissionais perdendo o emprego, os estrangeiros ganham fama de "ladrões de emprego"; Principalmente os imigrantes ilegais pioram muito as coisas nao pagando impostos.

    ResponderExcluir
  19. 1-a) Desemprego estrutural é o tipo de desemprego que ocorre com a mudança na estrutura financeira, como por exemplo o uso da tecnologia avançada.

    b)Pois na Europa desde a 1ªRevolução Industrial as industrias vem adotando o trabalho mecanizado e nao o manual. Fazendo gerar desempregos e tambem com a influência da mao-de-obra super qualificada.

    2-O aumento do desemprego é ainda maior porque vários imgrantes vão para os países desenvolvidos em busca de melhor qualidade de vida e emprego e acabam tomando empregos dos nativos fazendo aumentar cada vez mais o desemprego em um determinado país.

    ResponderExcluir
  20. Camila Ambrósio Dias - 2ºCM1segunda-feira, maio 18, 2009 7:07:00 PM

    1-a) O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia, das novas formas de organização do trabalho e da produção. Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho.

    b) No caso da Europa, por exemplo, devido às novas tecnologias, como a robótica e a informática, diminuiu-se o número de postos de trabalho. Isto provocou uma maior procura por mãos-de-obra superqualificadas, gerando desemprego de mão-de-obra qualificada.

    2- O grande número de imigrantes nesses países provoca uma maior disputa pelas vagas de emprego, achatando assim os salários. Além do mais, muitos desses imigrantes são ilegais e, portanto, não pagam imposto, isso faz com que eles aceitem salários bem mais baixos, tomando a vaga de outros. Esses são um dos principais motivos da xenofobia(aversão a estrangeiros) nos países europeus.

    ResponderExcluir
  21. Luiz Gustavo C. Jardim - 2 CM 1segunda-feira, maio 18, 2009 7:15:00 PM

    1 - a) É o resultado das alterações estruturais da economia, provocando mudanças no emprego da mão-de-obra e no desenvolvimento da economia; geralmente, o trabalhador é substituido por máquinas.

    b) Principalmente após a 3º Revoluçao Industrial, na Europa, a mão-de-obra foi praticamente trocada pelas máquinas, que são mais vantajosas. Há também o desemprego da mão-de-obra qualificada, já que a maioria dos europeus tem curso superior e falta mão-de-obra super qualificada.

    2 - Devido a grande imigração na Europa, há uma grande disputa no mercado de trabalho entre os europeus e os imigrantes. Devido a essa concorrência, os imigrantes acabam sendo discriminados e atacados pelo xenofobismo, algo que vem crescendo muito na Europa.

    ResponderExcluir
  22. 1.
    a)O desemprego estrutural é a mudança da estrutura da economia, onde reduz a mão-de-obra, pois é substituida por novas tecnologias, como a robótica, isso leva a procura de mão-de-obra super-qualificada, deixando sem emprego os com qualificação inferior ou sem qualificação.

    b)No caso da Europa, por exemplo, por causa das novas tecnologias, como a robótica e informatica, diminuiu-se o numero de postos de trabalho, isto provocou uma maior procura por mãos-de-obra super-qualificadas, gerando desemprego de mão-de-obra qualificada.

    2.
    Por causa do aumento da imigração na Europa, em busca de melhor qualidade de vida, os imigrantes acabam disputando vagas de trabalho com os europeus, isso leva a conflitos, pois os imigrantes acabam "roubando" as vagas, levando a desemprego europeu. Com isso resulta a xenofobia, que é a aversão a estrangeiros, ou seja, os imigrantes acabam sendo discriminado pelos europeus.

    ResponderExcluir
  23. Graziela Pentean Bessa - 2CM1segunda-feira, maio 18, 2009 8:30:00 PM

    1) A) Desemprego estrutural é aquele que afeta as bases, as estruturas da economia, devido a grande quantidade de mão-de-obra ou mecanização. Muito comum em países mais desenvolvidos.
    B) O continente europeu, que foi industrializado há 200 anos, tem muita mecanização, exigindo assim mão-de-obra super qualificada, e já há grande quantidade de mão-de-obra qualificada, o que causa grande desemprego.

    2) Como a Europa já tem um grande desemprego, devido a pouca oferta de mão-de-obra (ainda mais com exigências), a partir do momento que imigrantes, muitas vezes ilegais, chegam nesses países e algumas vezes roubam oportunidades de emprego da própria população. isso gera um preconceito contrar esses estrangeros o chamado "xenofobismo".

    ResponderExcluir
  24. 1)
    A.O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento. Existem duas causas para este tipo de Desemprego: insuficiência da procura de bens e de serviços e insuficiência de investimento em torno da combinação de fatores produtivos desfavoravéis. Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho.

    B.Na Europa o Desemprgo Estrutural é causado pela falta de mão de obra superqualificada, dando-se o desemprego de pesoas com mão de obra qualifivada.

    2)O XENOFOBISMO na Europa se desenvolve por causa do imigrante legal ou ilegal que consegue emprego com maior fcilidae que um europeu porcausa que o empresario só pagria a metade do salario de um europeu, e isso causa o tão grande XENOFOBISMO.

    ResponderExcluir
  25. 1)
    a. Desemprego estrutural é o resultado de uma mudança econômica, por exemplo mecanização de processos produtivos.

    b. Essa modernização na Europa influência diretamente na demissão de muitos funcionários sem as qualificações necessárias como uma especialização em máquinas de fábricas e indústrias. A Mecanização se encontra até mesmo na área agrícola européia.

    2) A xenofobia é a aversão aos estrangeiros que tentam entrar na europa como mão-de-obra barata, causando desemprego até mesmo para os trabalhadores europeus. Essa xenofobia é expressada pelo alto índice de violência contra estrangeiros e restrição dos governos aos imigrantes.

    ResponderExcluir
  26. AMANDA GABRIELE GOBBO KUHN 2CM1terça-feira, maio 19, 2009 7:08:00 PM

    1.a) O significado de Desemprego estrutural ocorre pela mudança da estrutura economica. Uma delas é devido da alta tecnologia e necessita de de mão-de-obra super-qualificada. Isso faz que a maioria das pessoas fiquem sem trabalhos por causa da mão-de-obra não ser super-qualificada.

    b) A Europa contém países super-desenvolvidos com altas tecnologias, otimo padrão de vida e devido a isso muitos estrangeiros ocorre aumento na concorrência de empregos. Com alta tecnologia as máquinas estão tomando os lugares das pessoals nas industrias, e quem não contem especializações de altos níveis como mestrado e doutorados etc são demitida, e tambem o que tambem causa o aumento no desemprego é muitos estangeiros ilegais entram na Europa.

    2. Na Europa aumenta o numeros de estrangeiros ilegais, que vão em busca de melhor de vida e conseguir um emprego isso leva a uma aversão aos nativos da europa peloo fato de concorrem ao emprego e tambem por tomarem seus empregos devido de muitos patrões pagarem menos para um estrangeiros do que pagar mais caro um nativo da europa e gerando a Xenofobia , violencia contra os estrangeiros e o modo das leis dos governos aos imigrantes.

    ResponderExcluir
  27. Vanessa Calligaris 2ºCM1

    1- O desemprego estrutural é a mudança da estrutura econômica quando as máquinas substituem o trabalho dos homens.

    2- A maioria das pessoas da europa têm o curso superior, mas se chegar outra pessoa que tenha um currículo melhor que o dela, ela pode perder o emprego.
    E falta gente para os serviços mais pequenos, como por exemplo empregados, porque uma pessoa estudada não vai querer fazer um serviço que esteja abaixo do cargo dela, com isso o desemprego aumenta.

    3- Pela falta mão-de-obra desqualificada quem ocupa esses lugares são os estrangeiros, geralemnte de países mais pobres, o que gera a xenofobia.

    ResponderExcluir
  28. Fernando Jundi Cazerta 2CM2terça-feira, maio 19, 2009 10:40:00 PM

    1a)O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento.
    b)Na Europa, a mecanização nos 2 primeros setores da economia já tem tempo, fazendo cada vez mais ter menos vagas no primero setor e no segundo setor, e assim quem trabalha nesses setores tem q ter mão-de-obra super qualificada.
    2)Os estrangeiros são chamados de ladrões de empregos pois tem muitos profissionais que perdem seus empregos e os estrangeiros pegam esse emprego por terem mão-de-obra super qualificada, fazendo com isso aumentar a xenofobia de imigrantes de terceiro mundo.

    ResponderExcluir
  29. Maria Julia Costa Moreira 2cm1

    1- a) Desemprego estrutural , é há mudanças da estrutura na economia, um exemplo é a substituiçao da mao de obra por maquinas!
    b)Hoje em dia , o básico nao é o bom , o bom é alem disso para se ter um diferencial e ser empregado, ou seja as empresas,estao em busca de mao de obra super qualificada, e como isso é novo e todos estão apenas com o 'basico' , o desemprego aumenta.

    2)Isso ocorre , por conta dos estrangeiros virem com mao de obra super qualificada, com um curriculo completo e mais alguns adicionais, que acaba ocupando o cargo de uma pesssoa do proprio pais, isso causa o xenofobismo.

    ResponderExcluir
  30. Felipe de Matos Guimaraes - 2º CM-1quarta-feira, maio 20, 2009 9:29:00 PM

    1-a)Trata-se de um desfasamento entre os trabalhadores à procura de empregos e muitas vezes as vagas disponíveis, apesar do número de vagas ser semelhante ao número de pessoas desempregadas. Neste caso, os trabalhadores desempregados faltam de competências específicas exigidas para os postos de trabalho, ou estão localizadas em uma região geográfica diferente aos empregos vagos.

    b)Na europa, muitas indústrias estão modernizando a produção, eliminando o proletariado com mao de obra pouco qualificada previamente usado. Agora, para operar essa modernizada linha de montagem, uma mao de obra super qualificada é necessária. pela maioria possuir uma qualidade de mao de obra inferior, ocorre um desemprego em massa.

    2- A exigencia de mao de obra ultra qualificada é maior do que o proprio pais pode suplantar. Assim, ocorre uma importacao de mao de obra, o que gera uma polemica entre os habitantes natais do pais que tornaram-se desempregados e os "gringos" que "tomaram" seus empregos.

    ResponderExcluir
  31. 1-a)O desemprego estrutural ocorre quando há mudanças na estrutura da economia.Existem dois motivos para esse desemprego: falta de investimentos e insuficiencia de procura de bens e serviços.
    b)Cada vez mais as industrias europeias vem se robotizando, o que exige uma mão-de-obra super qualificada, fazendo com que o desemprego aumente e deixando até a mão-de-obra qualificada desempregada.

    2- O numero de imigrantes ilegais na europa é muito grande, com o aumento do desemprego, aumenta a concorrencia pelas vagas, o que acarreta na disputa entre imigrantes e europeus pelo emprego, aumentando o xenofobismo.

    ResponderExcluir
  32. 1)

    a) O desemprego causado pelas novas tecnologias, como a robótica e a informática, recebe o nome de desemprego estrutural. Ele não é resultado de uma crise econômica, e sim das novas formas de organização do trabalho e da produção. Tanto os países ricos quanto os pobres são afetados pelo desemprego estrutural, um dos graves problemas de nossos dias.

    b)Na Europa os setores primário e secundário já estão muitos cheios por causa da mão-de-obra mecanizadas e por isso lá eles não precisão mais de mão-de-obra qualificada e sim de super qualificada, e com os imigrantes se agrava mais ainda o problema de desemprego.

    2)A xenofobia na Europa é causada por causa do imigrantes que recebem bem menos que os nativos e isso faz eles roubarem os seus empregos, e isso faz com que muitos europeus fiquem sem trabalhos.

    ResponderExcluir
  33. 1. a) O desemprego estrutural vem com mudanças bruscas na economia de um país hoje em dia. Ele é causado pela substituição da mão-de-obra dos trabalhadores pelas máquinas, com isso se faz necessário o uso de mão-de-obra super-qualificada, deixando sem emprego os que não possuem qualificação.

    b) Na Europa se busca cada vez mais mão-de-obra super-qualificada, ou seja, quem não se destacar e for o melhor não terá o emprego. O desemprego aumenta pois eles importam mão-de-obra.

    2. Os imigrantes que chegam a Europa continuam desempregados por não serem, na maioria das vezes, qualificados; e além disso tem o problema da xenofobia. Os europeus se intimidam com medo de perderem seus empregos, portanto a xenofobia é tão comum nesses países.

    ResponderExcluir
  34. A xenofobia é a aversão a coisas ou pessoas estrangeiras, os europeus tem medo de conviver com outro modo de vida, outra cultura e acabar se adaptando a ela.
    A questão do desemprego agrava ainda mais o preconceito contra os imigrantes pois, eles chegam se sujeita a trabalhar para ganhar metade que um europeu ganharia, aumentando ainda mais a concorrência no mercado de trabalho!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!