terça-feira, 2 de março de 2010

Paracasa 2° ano: semana de 01 a 05.março.2010

Após o fim da bipolarização mundial (Guerra Fria), entre os blocos capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e socialista, pela União Soviética, foi instalada uma nova ordem mundial mundial (agora multipolar).

O que se observa na atualidade, com a Globalização, são as diferenças entre os países do Sul (subdesenvolvidos), e os países do Norte (desenvolvidos). A disputa da antiga ordem mundial entre socialismo e capitalismo, foi substiutuída por tensões étnicas, pela luta das minorias  com relação aos seus direitos, sua identidade e sua soberania.

Muitos especialistas defendem que o mundo após a Guerra Fria stransformou-se numa enorme "desordem mundial" devido às constantes instabilidades do mercado financeiro e conômico, ao surgimento de inúmeros conflitos, e à intensa exclusão generalizada pelo mundo afora.

Tarefa:

01. A seguir temos a música "Fora da Ordem" , de Caetano Veloso. Ouçam-na e analisem aletra da máusica. Faça uma crítica com relação ao que discutimos em sala de aula.(mínimo de 10 linhas).



Fora da Ordem (Caetano Veloso)

Vapor Barato, um mero serviçal do narcotráfico,
Foi encontrado na ruína de uma escola em construção
Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína
Tudo é menino e menina no olho da rua
O asfalto, a ponte, o viaduto ganindo pra a lua
Nada continua
E o cano da pistola que as crianças mordem
Reflete as cores da paisagem da cidade que é muito
mais bonita e muito mais intensa do que no cartão postal.
Alguma coisa está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial.
Escuras coxas duras tuas duas de acrobata mulata,
Tua batata da perna moderna, a trupe intrépida em que fluis
Te encontro em Sampa de onde mal se vê quem sobe ou desce a rampa
Alguma coisa em nossa transa é quase luz forte demais
Parece pôr tudo à prova, parece fogo, parece, parece paz
Parece paz
Pletora de alegria, um show de Jorge Benjor dentro de nós
É muito, é grande, é total.
Alguma coisa está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial.
Meu canto esconde-se como um bando de Ianomânis nafloresta
Na minha testa caem, vêm colocar-se plumas de um velho cocar
Estou de pé em cima do monte de imundo lixo baiano
Cuspo chicletes do ódio no esgoto exposto do Leblon
Mas retribuo a piscadela do garoto de frete do Trianon
Eu sei o que é bomEu não espero pelo dia em que todos os homens concordem
Apenas sei de diversas harmonias bonitas possíveis sem juízofinal.
Alguma coisa está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial.
Fora da Ordem (Caetano Veloso)

Intérprete: Caetano Veloso
Disco: Circuladô (1991)
Gravadora: PolyGram

01. Uma das características do atual processo de Globalização da economia mundial está representado no mapa a seguir.
 

a) Analise o mapa e descreva o que representa a linha vermelha.
b) Você concorda com esta representação do mapa? Explique e exemplifique a sua opinião.

Professor Marcelus
:)

37 comentários:

  1. Betânia Dorna de Oliveira Ferreira 2ºAterça-feira, março 02, 2010 3:49:00 PM

    1. O capitalismo dividiu o mundo em dois: pobres e ricos, norte e sul, 1º, 2º e 3º mundo. Capitalismo, globalização, abertura das fronteiras: facilidades impressionantes!Tudo tão novo, mas já velho demais. Experiência? Sim, muitas. Mas a ruína chegará, um dia. Primeiro nas cabeças dos fracos, pobres, sul, 2º e 3º mundo, mas depois nas cabeças dos "fortes", ricos, norte, 1º mundo e sabe aquela expressão: "Quanto maior o salto mais forte o tombo" ? Pois é, mais forte o tombo! Há tempos Karl Marx tenta nos alerta sobre esse possível tombo, e nós fingimos que não escutamos, simplesmente isso, e então quando isso acontecer os pensamentos se unificarão em : "Ele avisou!".


    2.

    a) A linha vermelha representa a divisão do capitalismo: Ricos - Norte
    Pobres - Sul

    b) Concordo. Realmente o Norte é rico e o Sul é pobre, são raras as exceções mas pode ocorrer de um país ou outro que na divisão do mapa fica do lado rico quando na verdade deveria estar do lado pobre, ou vice-versa. Chile - sul e pobre, EUA - norte e rico.

    ResponderExcluir
  2. 1) A música mostra claramente a pior realidade do capitalismo: as nações pobres. A nova (para nós estudantes, mais do que velha)ordem econômica dividiu o mundo em dois pólos - os mais ricos, que dominam o capital e os meios de produção, e os pobres, que só oferecem mão-de-obra e matéria prima barata. O bom seria de fôssemos ricos, porque aí não haveria "vapor barato", "ruína de escola", e não teríamos que cuspir "chicletes do ódio em esgotos". E como tudo pode piorar: antes fosse o problema só de ordem econômica...nossa cultura e costumes são afetados e considerados sem importância pelos próprios brasileiros. E isso também não é novidade, porque há alguns anos atrás, Karl Marx dizia que os bens de um país devia ser usado em benefício próprio e não serem explorados e levados daqui. Realmente, "alguma coisa está fora da nova ordem mundial".

    2)a- A linha vermelha divide os países pobres (sul) dos países ricos (norte) do sistema capitalista.

    3)Acredito que a divisão seja verdadeira, mas não tão acentuada. Há exceções nos países pobres como também há exceções nos países ricos. Penso que poderíamos mudar nossa própria realidade. Ex.: A cidade de São Paulo está saturada, então deveria levar o desenvolvimento dessa cidade para outras. Assim, pouco a pouco, o Brasil tornaria-se um país mais desenvolvido e com cidades menos saturadas populacionalmente.

    ResponderExcluir
  3. 01. Acredito que "Fora de Ordem" faça uma crítica implícita sobre a Guerra Fria - período de disputa pela hegemonia política entre duas potências, que mantiveram entre si uma relação de oposição: Estados Unidos, que defendia a expansão do sistema capitalista e União Soviética, que representava o sistema socialista. Apesar de não ocorrer em embate militar declarado, a guerra afetou o mundo. Como decorrência da Guerra Fria, surgiram posteriormente diversas ditaduras na América Latina. Grande parte delas, como ocorrido no Brasil, foram formadas por golpe militar. Logo, é perceptível que as críticas de Caetano Veloso se referem mais especificamente ao regime ditatorial, que caracterizou-se pela falta de democracia, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime.

    02.a) O mapa representa a divisão norte-sul no sistema capitalista: norte (países mais ricos) e sul (países mais pobres).
    b) A maioria dos países ricos realmente está ao norte do globo, apesar de alguns países ao sul estarem em desenvolvimento e serem industrializados. Esses, não são considerados ricos pois não têm qualidade de vida e ainda precisam se desenvolver mais.

    ResponderExcluir
  4. 1) A letra da música de Caetano Veloso nos mostra com muita clareza a divisão do capitalismo atual entre países pobres e ricos. No primeiro trecho da música percebemos que se trata dos países em desenvolvimento. e que por mais que sofram melhorias no saneamento básico, melhoria na educação, concerto de estradas etc, é de fácil percepção que a sociedade ainda tem desigualdade social elevada, desemprego, baixa infra estrutura para suportar um número grande de pessoas. Podemos citar o Brasil como um país possível de se detectar ruínas. Já na segunda parte, mostra cidadãos vivendo em alegria, tranquilidade, vendo seu país crescer ainda mais , com poucos desempregos, baixa mortalidade infantil, uma infra estrutura boa para sustentar a população que lá habita. Um exemplo de país rico é : E.U.A.

    2.a) A linha vermelha no mapa mostra a divisão de países ricos, ao norte da linha, e países pobres, na parte sul.

    2.b) Eu não concordo com essa marcação, porque esse linha coloca países em desenvolvimento, e que estão se tornando importantes na economia mundial, como sendo pobres. Sendo assim, injusto com esses países!

    ResponderExcluir
  5. -Caetano Veloso, nessa musica mostra claramente a pobreza brasileira, como ''Cuspo chicletes do ódio no esgoto exposto do Leblon,Mas retribuo a piscadela do garoto de frete do Trianon, Eu sei o que é bom'' ''vapor, narcotráfico, ruínas de uma escola em construção'' a musica, tenta demonstrar a diferença de países ricos e pobres, porem não comenta as riquezas dos países desenvolvidos, apenas as coisas ruins do Brasil, a Nova Ordem Mundial que ele comenta é a Globalização, em que os países ricos ''controlam'' os pobres por influencia econômica e social, e ele diz que algo está fora da Ordem, o Brasil, como país capitalista, poderia estar rico, porem não é bem assim.

    A)A linha vermelha representa a divisão de localização dos países ricos e pobres

    B)Sim, eu concordo, pois todos os países acima e a direita da linha vermelha são ricos, por exemplo EUA, países da Europa, Russia, Austrália, etc, os abaixo e a esquerda da linha vermelha são pobres, por exemplo, Brasil, México, Colômbia, China, países da África, etc.

    ResponderExcluir
  6. -Caetano Veloso, nessa musica mostra claramente a pobreza brasileira, como ''Cuspo chicletes do ódio no esgoto exposto do Leblon,Mas retribuo a piscadela do garoto de frete do Trianon, Eu sei o que é bom'' ''vapor, narcotráfico, ruínas de uma escola em construção'' a musica, tenta demonstrar a diferença de países ricos e pobres, porem não comenta as riquezas dos países desenvolvidos, apenas as coisas ruins do Brasil, a Nova Ordem Mundial que ele comenta é a Globalização, em que os países ricos ''controlam'' os pobres por influencia econômica e social, e ele diz que algo está fora da Ordem, o Brasil, como país capitalista, poderia estar rico, porem não é bem assim.

    A)A linha vermelha representa a divisão de localização dos países ricos e pobres

    B)Sim, eu concordo, pois todos os países acima e a direita da linha vermelha são ricos, por exemplo EUA, países da Europa, Russia, Austrália, etc, os abaixo e a esquerda da linha vermelha são pobres, por exemplo, Brasil, México, Colômbia, China, países da África, etc.

    ResponderExcluir
  7. 1-A música de Caetano Veloso, nos deixa perceber como a sociedade é dividida entre "ricos e pobres", uma vez que fala da pobreza que podemos observar no cotidiano brasileiro, e diz que isso está fora da nova ordem mundial, sendo essa nova ordem a globalização.

    2-a)A linha vermelha representa a divisão dos paises ricos(norte) e pobres(sul).
    b)Concordo que a maioria dos países ao norte são mais desenvolvidos, mas não concordo com a generalização que o mapa tras, dividindo o mundo ao meio sem levar em conta os paises em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  8. 1.A música "Fora de Ordem " de Caetano Veloso nos mostra com muita clareza a divisão entre os países ricos e os pobres.
    No primeiro trecho da música retrata toda a irregularidade de um país em desenvolvimento e sua situação crítica ao longo dos anos.
    No trecho seguinte podemos perceber uma mudança na situação de um país desenvolvido com uma ordem econômica melhor e de beneficios.

    2.a)A linha vermelha representada no mapa é a divisão no sistema capitalista entre países ricos (norte) e países pobres (sul).
    b)Sim,por mais que o mapa não leve em conta os países em desenvolvimento, ele mostra acima da linha vermelha países desenvolvidos ,como por exemplo os Estados Unidos e abaixo da linha divisória países mais pobres como os países da África.

    ResponderExcluir
  9. Raiane Fonseca Olympio _ 2A
    1- A música de Caetano veloso mostra uma outra realidade do mundo capitalista. Antigamente povo só mostrava os ricos, dizendo que o capitalismo colocava todos iguais perante a lei, em que todos eram cidadãos. E a música mostra uma outra realidade. A música fala de um outro lado do mesmo mundo onde os pobres não tinham direito de nada, e os ricos eram privilegiados.
    1.a)a linha vermelha separa a parte norte(ricos) da parte sul (pobre)
    b)Sim. Eu concordo com a divisão do mapa pois até hoje a parte norte é rica e a parte sul é pobre. São poucos os lugares que foge dessa "regra". Todos os paises basicamente são assim, Norte rica e Sul pobre.

    ResponderExcluir
  10. 1) A Musica ''Fora da Ordem'', de caetano veloso deixa bem claro a crítica sobre a globalização e o desenvolvimento que vem tomando conta do dia a dia da sociedade.Fazendo com que todos esqueçam dos problemas como a educação e o bem estar das crianças, que como cita na musica muitas estão na rua, por isso cresce vivendo na violência. Deixa bem claro o fato de que esse 'novo' mundo, essa nova ordem mundial, ou seja, essa globalizaçao faz com que cada um pense somente nele próprio e em seu lucro, esquecendo da sociedade.Querendo apenas chegar ao máximo possível de desenvolvimento.Cada vez mais se dividindo os ricos dos pobres, podemos afirmar com a expressão : '' o rico, cada vez fica mais rico, e o pobre cada fez fica mais pobre''

    2) a. A linha vermelha representa a divisão entre os países ricos (Norte) dos países pobres (Sul).

    b. De certo modo concordaria, mas como essa representação generaliza muito, não concordo plena mente. Países em desenvolvimento estão na parte Sul sendo considerados pobres sendo que estão crescendo cada vez mais ao ponto de se tornar um país rico, acho que deveria ser mais bem analisado e dividido com maior 'detalhamento'.

    ResponderExcluir
  11. 1- A musica "fora de ordem" de caetano veloso, faz uma critica clara em relação ao capitalismoe a como ele conseguiu dividir o mundo de uma forma tão brusa em ricos e pobres onde os pobres não tem nada, nem direito a nada e os ricos podem tudo o que querem e soi adquirem mais, como na musica que o professor citou na sala. o capitalismo deixou todos tão cegosso buscando o dinheiro, que todo o resto deixou de ter portancia como a educação, saude em geral tudo que é de mais importante para todos, pelo mesno todos que não tem tanta condição. A musica mostra realmente essa nova ordem mundial onde cada um so se importa com e seu lucro e o resto.. é so o resto do mundo !

    2a - o linha vermelha representa o mundo dividido de forma capitalista, norte - ricos e sul - pobres.

    b-Concordo porque realmente os paises mais ricos e desenvolvidos estão no norte, e os pobres na parte sul. mas ha sempre suas execeçoes isso porque ha muitos paises não tão ricos mas em desenvolvimento tanto no norte quanto no sul.

    ResponderExcluir
  12. 1)A música de Caetano Veloso, é uma critica a divisão de paises ricos e pobre que foi causada pelo capitalismo e pela globalização. A música nós mostra como o mundo realmente é, todos só pensam em si mesmos, só pensam no lucro.

    2)a) A linha mostra a divisão geografica e econômica do mundo, paises desenvolvidos no norte e paises subdesnvolvidos no sul.

    b)Sim, concordo com a linha, pois ela mostra a realidade do nosso mundo capitalista, você pode notar no mapa que não existe nenhum país desenvolvido ao sul da linha vermelha.

    ResponderExcluir
  13. 1) A musica "Fora de ordem" de Caetano Veloso, critica a divisão que surgiu após a guerra fria, de uma parte do mundo viver na pobreza e outra em boas condições. O capitalismo fez com que as pessoas se importassem apenas com a economia, e hoje as pessoas só se importam em se tornarem as melhores, muitos não ligam se há outros com fome e não tendo onde morar. Caetano faz criticas fortes em sua musica, pra ver se as pessoas acordam pra realidade que nosso mundo esta vivendo.

    2) a) A linha vermelha separa os países ricos, no norte dos países pobres, do sul.
    b) Eu concordo com essa representaçao, pois realmente os países mais desenvolvidos estão ao norte, e os menos estao ao sul.

    ResponderExcluir
  14. 1) A música faz várias referências a uma tal "ordem", que seria a própria globalização, chamada por vários conspiracionistas de "nova ordem mundial", onde tudo é uniforme, ou seja, se nós gostamos de pudim aqui no Brasil, um cara lá da Arábia Saudita também gostará de pudim, ele menciona as coisas como "fora da ordem", pois elas não estão seguindo o padrão imposto pelos países dominantes de primeiro mundo, ou seja, segundo a globalização, as cidades devem ser todas organizadas, enquanto situção apresentada na música faz uma menção à desorganização, um exemplo de não-seguimento da globalização.

    2)a)A linha vermelha divide os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento

    2)b)Sim, em partes, mas, atualmente, com a globalização, essa linha está cada vez mais perdendo seu significado, pois agora os países estão seguindo um "padrão", assim deixando a paisagem de vários países de terceiro mundo iguais às de países de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  15. Nome: Leonardo Rodrigues Série:2º ano A

    1-)A música de Caetano Veloso,",Nos mostra uma critica a divisão que ocorreu após a Guerra Fria(capitalismo vs Socialismo),o Sul como paises pobres e o norte como paises ricos do sistema capitalistas.
    O capitalismo faz com que as pessoas fechem os seus olhos para s problemas dos outros e visar só o seu lucro, uma caracteristica ridicula, e é isso que caetano tenta nos alertar para que não façamos isso mais.

    2-)A)A linha vermelha retratada no mapa acima nos mostra a divisão do Capitalismo:Ricos,cituados ao Norte e os pobres no Sul.

    b)Concordo em parte.Pois sei que a maioria dos paises ricos estão no Norte,mas sei também que TEtem paises que colocaram como pobres(Sul), que estão em desenvolvimento constante, portanto creio que não sejam pobres.

    ResponderExcluir
  16. Nome:leonardo rodrigues Série:2° Ano A

    1-)A música de Caetano Veloso,"Fora de Ordem",Nos mostra uma visao critica que ocorreu após a Guerra Fria(capitalismo vs Socialismo),o Sul como paises pobres e o norte como paises ricos do sistema capitalistas.

    O capitalismo faz com que as pessoas fechem os seus olhos para os problemas dos outros e visar só o seu lucro, uma caracteristica ridicula, e é isso que caetano tenta nos alertar para que não façamos isso mais.

    2-)A)A linha vermelha retratada no mapa acima nos mostra a divisão do Capitalismo:Ricos,cituados ao Norte e os pobres no Sul.

    b)Concordo em parte.Pois sei que a maioria dos paises ricos estão no Norte,mas sei também que tem paises que colocaram como pobres(Sul), que estão em desenvolvimento constante, portanto creio que não sejam pobres.

    ResponderExcluir
  17. A Musica de Caetano Veloso retrata de modo crítico o rumo que o mundo tomou com o Capitalismo. A realidade cruel de paises sem recursos suficientes, em que seus habitantes vivem na miséria.

    Apenas se importando com os própios bens e os própios problemas, as pessoas se esquecem dos problemas verdadeiros, coisas mais graves do que uma unha quebrada ou o castigo que o papai deu que te proibe de sair. Ao se esquecer destes problemas, nos esquecemos que podemos ajudar das formas mais simples, fazendo boas ações a todos que estão a nossa volta.

    ResponderExcluir
  18. Porra, esqueci do número 2.

    2-
    a)A linha divide o mundo em duas partes, sendo a parte norte, os paises desenvolvidos, e a parte sul, os subdesenvolvidos

    b) Sim. Os inteligentes que sabem aproveitar, sempre ficam em cima, e os que sempre são abusados, ficam em baixo.

    ResponderExcluir
  19. 1- A música do Caetano Veloso trás claramente a nós sua crítica ao mundo capitalista onde poucos vivem com muito e muitos vivem com pouco.Pessoas ricas num sistema onde o objetivo é ganhar dinheiro,não seria tanta supresa não é?Mais o problema é quando isso ultrapassa os limites do ser humano,como pisar ou até matar o próximo por dinheiro.
    Desde a Guerra Fria, o mundo tem duas visões completamente diferentes em relação ao dinheiro...E prevaleceu o mais forte:o Capitalismo

    2-
    a)A linha vermelha representa uma divisão entre classes econômicas: Norte-Ricos; Sul-Pobres ou em desencolvimento

    b)Concordo baseando que o Sul faça parte os pobres e os em desenvolvimento

    ResponderExcluir
  20. 1-A música de Caetano Veloso nos mostra claramente a opinião que o autor tem a respeito do capitalismo e da globalização. Ele fala sobre a divisão norte e sul do mundo, em que o norte é rico e o sul pobre.

    2-a)A linha vermelha representa a divisão da econômia: Norte rico e o sul pobre.

    b)Sim, pois é extamente o que acontece hoje em dia. Paises ricos influenciando paises pobres(neocolonialismo).

    ResponderExcluir
  21. 01. A música postada, nos mostra claramente como o capitalismo divide o mundo em ''pobres e ricos''. Em uma parte a música retrata um país em desenvolvimento, mostrando muita pobreza. Já em outra parte, fala de um país desevolvido com a situação muito melhor do que o país anterios.
    02.a. O mapa representa a divisão norte-sul no sistema capitalista: norte (países mais ricos) e sul (países mais pobres).
    02.b. Existe sim divisão e ela é bem clara, porém hoje dia há exceções que devem ser consideradas.

    é nós fessor (:

    ResponderExcluir
  22. 1 - A música de Caetano Veloso mostra sua visão sobre o capitalismo, e de sua divisão de paises, norte rico, e sul pobre.
    2 - A linha vermelha mostra a divisão de paises ricos e pobres.
    3 - Concordo, mas deveria aver algumas exceções, tanto de paises do sul que são desenvolvidos, quannto de paises do norte menos desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  23. 01.
    Com relação ao que discutimos em sala de aula com relação à nova ordem mundial essa música nos mostra que países subdesenvolvidos como o Brasil sofreram com a economia mundial e com o concentração de poder nas mãos de dois países que são os Estados Unidos e a Rússia um Capitalista e um Socialista respectivamente.
    Caetano ao cantar “Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína” nos mostra que com tanta falta de infra-estrutura e de dinheiro para continuar com as construções e nos mostra que com uma falta grande de capital o Brasil sofre junto com outros países que não se uniram com os dois grandes “Impérios” .
    Na parte da música em que se diz “Alguma coisa está fora de ordem” nos mostra que a palavra “ordem” se refere não a nova ordem mundial mais sim a bagunça em que o mundo se encontrava e que na verdade não havia uma nova ordem mundial e sim uma desordem econômica “Te encontro em Sampa de onde mal se vê quem sobe ou quem desce” nos mostra essa instabilidade e nos mostra como que essa “ordem’ modificou o mundo inteiro.
    02.
    a) Essa linha vermelha representada no mapa nos mostra uma divisão imaginária dos países Desenvolvidos (ao norte) dos países Subdesenvolvidos (ao sul).
    b)Sobre a representação no mapa a minha opinião é totalmente contrária afinal são os países considerados subdesenvolvido que ajudam na movimentação do capital mundial e que ajudam no desenvolvimento dos considerados desenvolvidos, e pelo fato do constante desenvolvimento dos mesmos.

    Ian Conti 2º A

    ResponderExcluir
  24. 1-Essa desigualdade social que podemos ver em todo o mundo, entre pessoas, países é gerada pela grande diferença de capital existente entre eles. Os ricos, como donos de capitais dominam os pobres, pois estes precisam de trabalho para sobreviver e só achará esse trabalho nas mãos das pessoas de posse. Esse mundo atual, essa forma de se viver, o capitalismo, foi gerado a partir da primeira revolução industrial, foi quando os países notaram que, ao ter uma grande e boa organização social e capital, poderiam enfim dominar o mundo. Apartir dessa revolução, a evolção moral e técnológica não pararam. O planeta passou por várias mudanças principalmente na parte social. Apesar dos governos terem se preocupado mais com os cidadãos, a desigualdade social existe dês dos tempos em que a igreja católica dominava a mente da população mundial. Com o passar dos anos, essa desigualdade foi cada vez maior. O pobre cada vez sem dinheiro e o rico só enriquecendo com a mão de obra dos necessitados. Aqueles que não conseguem renda para se profissionalizarem vão para as favelas, vivem dos tráficos, das armas, da prostituição e isso tudo gera a grande corrupção que só acaba com a vida dos cidadãos, principalmente com a do brasileiro. Caetano mostra em sua música que , em cada região brasileira o modo de viver é diferente. Podemos perceber pela renda que é gerada, enquanto São Paulo atrai investimentos, a cidade cresce cada vez mais, no norte do Brasil, só há pobreza, sem muitos investimentos.

    2- a)A linha vermelha representa a divisão do mundo desenvoldido do subdesenvolvido
    b)Concordar não seria a palavra certa, esta mais para aceitar, porque a final essa é a realidade que vivemos hoje, os países ricos controlam os países pobres. É claro que existem paises que estão no sul que não são realmente pobres pois estão se desenvolvendo, como o Brasil, que não pode ser comparado com o haiti por exemplo, que é de fato um país pobre, mas também não pode ser comparado com os Estados Unidos. Podemos dizer que existem os países no meio termo mas como não são desenvolvidos completamente ainda, nem têm tanta influência sobre outros países, ficam lá junto com os pobres mesmo KKK

    ResponderExcluir
  25. 1- A musica expressa a visão de Cateano veloso sobre a divisão do mundo entre pobres(sul) e ricos(Norte), enquanto mostra um pais se desenvolvendo em meio a pobreza mostra outro em uma situação melhor que a dos outros países
    2-a linha vermelha apresenta a divisão dos países ricos que estão no norte e os pobres que estão no sul
    3-sim concordo, a maioria dos países ricos esta no norte com a exceção do japão austrália e outros países próximos

    ResponderExcluir
  26. Yghor Amâncio e Santos/2°A

    1)A musica de caetano veloso nos mostra eminentemente a divisao do mundo onde encontra-se norte(mais ricos),sul(pobres)o que alimenta a desigualdade social no nosso mundo.

    2)a-Linha vermelha representa norte-sul(ricos,pobres) ou sub desenvolvidos,desenvolvidos.

    b-Concordo plenamente é claro q os paises do norte tem uma desenvolvimento diferenciado,custo de vida e capital desigual dos paises pobre do sul.

    ResponderExcluir
  27. Aline L. Mendes Monteiro 2° Adomingo, março 07, 2010 7:28:00 PM

    1- A hegemonia entre Estados Unidos e União Soviética, dois lados e duas razões. Socialismo e capitalismo, pobres e ricos. É essa a questão abordada em “Fora da ordem” de Caetano Veloso, é um relato sobre as conseqüências do capitalismo. Sejam elas o aumento das desigualdades sociais, o surgimento do Estado mínimo (fins lucrativos privatizados), além da influencia viável de manipulação política, econômica e ideológica!A Mais-Valia grande convicção do filósofo Karl Marx já acrescenta que apesar dos explorados estarem em grande número, os exploradores possuem o poder econômico que é a grande potência quando se fala em Capitalismo. Em “fora da ordem” é possível perceber a existência de uma classe econômica entre regalias e a outra trabalhadora passando necessidades, o que eu diria ser uma ironia absurda, pois quem mais trabalha menos possui!


    2-Letra a)A linha vermelha representa a divisão causada pelo capitalismo entre Ricos ao Norte e pobres ao Sul.


    Letra b)3- Sim, concordo com a divisão, apesar de acontecer casos a parte como os EUA ao Norte, sendo um país rico e muito bem desenvolvido, a maioria representa exatamente a classe privilegiada (Norte) e a classe baixa (Sul).

    ResponderExcluir
  28. 1- A música "FORA DA ORDEM" de Caetano Veloso faz uma reflexão sobre o momento da disputa de liderança mundial entre soviéticos e norte - americanos, e as graves coasequências trazidas pelo capitalismo (não que a música fosse favorável ao capitalismo), a música também comenta a grande diferença existente entre países desenvolvidos e países menos desenvolvidos. Também é dito na música que algo fora da ordem, ou seja, pode estar havendo uma inversão de papéis com o desenvolvimento de alguns países menos desenvolvidos, que estão conseguindo se impor na sociedade.

    2- A linha vermelha representa uma divisão entre países ricos epobres.

    3- De certa maneira é correta, pois a maioria dos países se encontram no norte, mas a linha acaba excluindo alguns países que não são ricos mas tem grande importância mundial (Brasil, Índia, China).

    ResponderExcluir
  29. Karoline Carvalho 2º anodomingo, março 07, 2010 8:15:00 PM

    1) Caetano Veloso de uma maneira sutil porém impactante retrata nesta canção a realidade empreendida desde a Guerra Fria,quando a União Soviética (atual Rússia) e os Estados Unidos engataram uma guerra ideológica gerando uma enorme desigualdade socio-econômica mundial.Baseados em ideais completamente opostos,estas duas nações criaram uma inútil e desigual divisão que reflete nos dias atuais,daí podemos concluir os nomeados países desenvolvidos e subdesenvolvidos.A riqueza e pobreza.A exploração e a dependência.

    2)a) A linha vermelha representa a divião entre ricos (norte) e pobres(sul).
    b)Concordo.Nesta divisão é visível a diferença econômica,social e principalmente cultural que os países do norte possuem em relação aos do sul,desde a dependência econômica à relidade social.

    ResponderExcluir
  30. 1- A música do Caetano Veloso mostra claramente sua visão sobre a divisão - entre países ricos e pobres - que o mundo sofreu devido ao capitalismo.
    2-
    a) A linha vermelha representa a divisão do mundo entre países ricos (norte) e pobres (sul).
    b) De certa forma, sim. Porém, há países ao Sul, que hoje em dia podem ser considerados países ricos e países ao Norte, que não.

    ResponderExcluir
  31. Na música "Fora de Ordem", Caetano Veloso demonstra sua opinião sobre a "disputa" entre dois lados, (capitalismo x socialismo). A divisão entre pobres e ricos em todo o mundo alimentada pelo capitalismo.

    2- A linha vermelha divide os países desenvolvidos, dos subdesenvolvidos.

    b) A divisão feita pela linha vermelha existe sim, no entanto essa divisão se torna "menos valiosa" se levarmos em conta as "transformações" que os países em desenvolvimento têm sofrido, os tornando tão importantes quanto os desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  32. Thales Luvizoto - 2º Anodomingo, março 07, 2010 9:10:00 PM

    1)A música faz referências a uma ordem que é a globalização, e nessa ordem as cidades deveriam ser organizadas, todas elas de um mesmo jeito, enquanto a música mostra a desorganização, que está tudo fora da ordem.

    2)a)Representa a divisão de países, os mais ricos ao norte e os mais pobres ao sul.
    b)Sim, de certa forma, pois há exceções nas divisões de países, pois há países que estão ao norte mas podem ser considerados países mais pobres dos que estão ao sul, e vice versa.

    ResponderExcluir
  33. 1- A música de Caetano Veloso ''Fora de Ordem'' critíca a globalizaçao, que deixa muitos países em diferenciados de outros, uma verdadeira multipolarizaçao. Caetano cita as desigualdades, falando sobre crianças na rua usando armas e logo em frente uma linda paisagem que reflete. Esso sistema é muito ruim para todos, faz cada um pensar em si mesmo, uns como sobreviver e outros como lucrar ainda mais deixando assim os ricos mais ricos e os pobres mais e mais pobres e fazendo todos esquecer de como educar suas crianças para não entrarem no mundo do consumismo que só agrava esse pencentual.

    2-a)A linha vermelha representa a divisão entre os países desenvolvidos (Norte) e os países subdesenvolvidos (Sul)
    b)Sim, a maioria dos países desenvolvidos se encontram ao norte, e os subdesenvolvidos ao sul. Mas há exceçoes pois tem países mais pobres que se localizam ao Norte.

    ResponderExcluir
  34. 1-a Musica de Caetano Veloso faz uma critica à globalização, diferenciando os paises com grande poder e aqueles com pouco. Ele mostra a diferença entre os paises que se encontram no norte(os desenvolvidos) e aqueles no sul(os subdesenvolvidos).

    2-A) A linha vermelha divide os paises ricos do norte dos pobres do sul.
    b)Embora nem todos os paises do norte sejam ricos e nem todos do sul pobre concordo, que a grande maioria possa ser representada de tal forma.

    ResponderExcluir
  35. 1 A musica fora de ordem faz uma critica clara ao capitalismo a divizao entre o rico e o pobre e tambem aos paises do norte desenvolvidos e os do sul subdesenvolvidos
    2 A linha vermelha divide os paises ricos do norte e do sul
    B Corcondo sim pois a grande maioria pode ser representada de tal forma

    ResponderExcluir
  36. No inicio dos anos 90 muitos analista propagavam uma visão chamada nova ordem mundial.de que maneira a cancao de Caetano Veloso fora de ordem proposiona-se em relação a essa visão?

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!