segunda-feira, 8 de março de 2010

Paracasa 2º ano: semana de 08 a 12.março.2010.

A Nova Ordem Mundial.    

01. O capitalismo vem afetando todas as classes sociais e em todas as idades. A imagem seguinte satiriza as propagandas, mostrando muito bem o que vem ocorrendo na sociedade globalizada. Analise a foto dentro do atual contexto do capitalismo.
.
.
     02. O que se entende por "DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO" ? Cite um exemplo.
Professor Marcelus
:)

35 comentários:

  1. DIT:
    Divisão internacional de Trabalho (DIT), consiste na divisão das atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo, particularmente entre os subdesenvolvidos (exportadores de matéria-prima, com mão-de- obra barata e geralmente com industrialização tardia), e os desenvolvidos (economicamente mais fortes, industrializados).
    A DIT corresponde a uma especialização das atividades econômicas em caráter de produção, comercialização, exportação e importação entre distintos países do mundo.
    A DIT, acentua, principalmente nos países capitalistas, as desigualdades existentes entre países pobres e ricos.


    Tipos de DIT

    DIT Clássica:
    Com a descolonização da Ásia e da África (1947-1975), os novos países surgidos nesses continentes passaram a fazer parte, ao lado das antigas colônias da América, do conjunto dos países subdesenvolvidos. Estabeleceu-se, então, o que denominamos DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados.
    DIT da Nova Ordem Mundial:
    Nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica. É a que expressa o relacionamento entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos industrializados. Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esses países subdesenvolvidos deixaram de ser unicamente fornecedores de matéria-prima para os países desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  2. 1) A foto mostra claramente que , independente da região onde a população vive, terá sempre as multinacionais agindo, ou seja, as empresas que possuem o monopólio está agindo em território mundial; e também atinge pessoas do mundo inteiro , do mais rico ao mais pobre, porém o mais pobre não possui dinheiro suficiente para consumir os produtos em oferta.

    2) O que se entende por Divisão Internacional do Trabalho é que no mundo atual há pessoas trabalhando no ramo em que se especializaram , ou seja, as pessoas atual no ambiente que elas mais dominam. Um bom exemplo é uma pessoa se especializar em trocar parafuso; e quando chega na empresa automobilística, o setor que ele mais entende é o setor de trocar parafusos.

    ResponderExcluir
  3. 1_A foto mostra como o Capitalismo vem afetando cada vez mais cedo as pessoas, por meio da mídia cada vez mais as crianças tem se tornado consumistas.O bombardeio de propagandas comerciais desperta nesses jovens consumidores um impulso inconsciente de que é comprando/possuindo alguma coisa que você se torna mais feliz.Esse pensamento só alimenta o espirito capitalista, pois quanto mais se consome mais capital esta circulando.

    2_Divisão Internacional do Trabalho é um processo de produção muito comum em multinacionais, onde as etapas produtivas são dividas entre vários países. Como por exemplo em uma montadora de veículos, que recebe matéria prima de um país, faz a lataria em outro, o motor em outro e assim por diante, até chegar a montagem final do poduto, o carro, que vai ser vendido também em vários países.

    ResponderExcluir
  4. 1-A propaganda mostra como o capitalismo vem afetando todas idades e classes sociais.

    2- Divisao Internacional do Trabalho é um processo de empresas multinacionais onde diferentes etapas sao produzidas em diferentes paises.

    ResponderExcluir
  5. Raiane Fonseca _ 2A
    1- a foto mostra a realidade do mundo atual. Como as pessoas estão sendo influenciadas pelo capitalismo e desde cedo já sao consumidoras dessa ordem mundial. As crianças de hoje, só vivem de tecnologia bem diferente do mundo anterior onde as crianças não tinham acesso aos meios tecnológicos como hoje. Hoje em dia vivemos um grande avanço da tecnologia que facilita tbm os acessos.
    2- Divisão do trabalho é uma divisão muito comum nos dias de hoje. A maioria das multinacionais fazem parte desde processo e funciona assim:
    um pai´s fornece a matéria prima, o outro modela a materia prima, o outro monta peças e o outro faz o trabalho final, é mais ou menos assim. Cada paés tem sua respecitiva função e no final todos saem ganhando.

    ResponderExcluir
  6. 01- A foto da propaganda mostra como é a realidade de hoje, a globalizacão está afetando as crianças, jovens, adultos e idosos até pela facilidade do acesso de produtos globalizados.

    02A Divisão Internacional do Trabalho(DIT) é a divisão do trabalho entre os inúmeros países do mundo. Os países em desenvolvimento, exportadores de matéria-prima, possuem mão-de-obra barata,com isso virão alvo fáceis dos interesses das grandes economias.

    ResponderExcluir
  7. 1) A ilustração deixa claro a influência das marcas e produtos sobre a sociedade, sobre o dia a dia de cada um. Na imagem podemos perceber isso com o recém nascido que já se mostra influenciado pelo capitalismo por apresentar nomes de grandes marcas como Sony, Windows, Nike, Mc Donalds entre outros em seu corpo. Com isso podemos concluir que hoje em dia as pessoas desde pequenas vem sendo designadas a comprar os produtos por meio de 'grande pressão' das propagandas e pelo fato mesmo do consumismo, podemos chamar isso de Globalização !

    2) A DIT (Divisão internacional do trabalho), é a divisão de serviços oferecidos por países diferente, cada um na sua área de especialização produtiva. Por exemplo, para fabricar um automóvel precisa de vários materiais diferentes, com isso cada pais fica encarregado de produzir tal material para juntar e exportar para o país onde será feita a mão de obra.

    ResponderExcluir
  8. 1.A imagem mostra como o capitalismo vem afetando todas as classes sociais em em todas as idades , desde aos mais novos até aos mais velhos, submetendo-se ao consumo inconsciente pela facilidade de acesso aos produtos.
    2.Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é a divisão de atividades e serviços entre vários países do mundo , um exemplo que pode ser usado é a montagem de um automóvel realizada em algum país , porém com componentes de outros lugares.

    ResponderExcluir
  9. 1) A propaganda mostra como o capitalismo e a globalização estão influenciando todas as classes etárias e sociais .

    2) O que se entende por Divisão Internacional do Trabalho é que no mundo atual há pessoas trabalhando no ramo em que se especializaram , ou seja, as pessoas atual no ambiente que elas mais dominam,um exemplo que pode ser usado é a montagem de um automóvel realizada em algum país , porém com componentes de outros lugares.

    ResponderExcluir
  10. 01- Na imagem podemos perceber como o capitalismo vem afetando nossas vidas desde que nascemos, ja que podemos consumir produtos dos mais variados tipos com grande faculidade
    02- O DIT (divisão internacional do trabalho) é a divisão do trabalho entre os paises.Ex:Alguns paises exportam materia-prima, para outros paises realizarem a produção.

    ResponderExcluir
  11. 1- A foto da propaganda representa que o capitalismo já está dentro da pessoa desde o seu nascimento, e isto acarreta várias outras coisas, como o consumismo. Além da foto ser uma grande propaganda.

    2- A DIT (divisão internacional do trabalho), representa a divisão mundial do trabalho entre os países, onde cada um se especializa no ramo que melhor lhe encaixe, como montadores, fornecedores,etc.

    ResponderExcluir
  12. Aline L. Mendes Monteirodomingo, março 14, 2010 11:36:00 AM

    1- A imagem deixa clara a ação do capitalismo em que muitos casos não são tão perceptíveis. Pois desde pequenos já somos induzidos por propagandas que de alguma forma procuram chamar a atenção e fazer com que crie o ato de consumismo, independente da idade ou da classe social.

    2- O DIT (divisão internacional do trabalho) são empresas que dividem etapas na montagem de um produto, ou seja, em uma fábrica de carro as peças que são utilizadas para fazê-lo são vindas de um outro país e apenas encaixadas no carro propriamente dito.

    ResponderExcluir
  13. 1- A foto demonstra o capitalismo entrando desde cedo na vida das pessoas, e a influencia.

    2- A Divisão Internacional do Trabalho é a divisão de trabalhos dentro de uma empresa, como os compradores, montadores, vendedores, gerentes, etc, em que cada individuo deve se especializar em uma tarefa principal. Isso também serve para países, em que uns países fazem uma parte do produto, e outros países a terminam.

    ResponderExcluir
  14. 1- A foto demonstra o capitalismo entrando desde cedo na vida das pessoas, e a influencia.

    2- A Divisão Internacional do Trabalho é a divisão de trabalhos dentro de uma empresa, como os compradores, montadores, vendedores, gerentes, etc, em que cada individuo deve se especializar em uma tarefa principal. Isso também serve para países, em que uns países fazem uma parte do produto, e outros países a terminam.

    ResponderExcluir
  15. 1)A foto analisada no contexto do capitalismo nos mostra que o capitalismo está em nossas vidas do momento em que nascemos em diante.A foto nos mostra que a influência capitalista está tão fortes em nossas vidas que é quase impossível nos safarmos dele.

    2)Expressa o relacionamento entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos industrializados. Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esses países subdesenvolvidos deixaram de ser unicamente fornecedores de matéria-prima para os países desenvolvidos.
    Os países em desenvolvimento, exportadores de matéria-prima, possuem mão-de-obra barata e industrialização tardia, de modo que sejam alvo fácil dos interesses das grandes economias. A DIT é um reflexo da solidificação do capitalismo, o qual, ao longo dos anos, vem favorecendo a especificação das funções econômicas de cada país.

    ResponderExcluir
  16. 1) A ilustração mostra claramente que todos estamos sujeitos ao capitalismo - aos seus limites e padrões desde o nascimento.

    2)A Divisão Internacional do Trabalho é um exemplo de evolução do capitalismo: começando entre a relação de colônia e metrópole até países industrializados e não-industrializados da atualidade. Hoje, países pobres oferecem matéria-prima e mão-de-obra baratos para países ricos em troca de produtos manufaturados.

    ResponderExcluir
  17. 1- A foto mostra como o capitalismo afeta as pessoas.
    2-DIT é uma divisão onde as pessoas produzem um protudo por etapas.

    ResponderExcluir
  18. 1- A foto mostra o capitalismo afetando a todos.
    2-DIT é uma evolução do capitalismo, onde países maiores monopolisam paises menores.

    ResponderExcluir
  19. Ahldain <---- mais de 8 mil! esse aparelho deve estar quebrado!domingo, março 14, 2010 6:33:00 PM

    1 - A ilustração mostra que o capitalismo nos influencia em todas as idades.

    2- A DIT é uma forma de fabricação em massa de alguma espécie de produto.Onde é terceirizada a produção de um carro por exemplo.

    ResponderExcluir
  20. 1º_O capitalismo é a vontade de comprar, e nosso atual modelo economico. Nos já nascemos em uma sociedade dependente do capitalismo, sem ele não vivemos.

    2º_A Divisão Internacional do Trabalho direciona uma especialização produtiva global, já que cada país fica designado a produzir um determinado produto ou partes do mesmo, dependendo dos incentivos oferecidos em cada país. Esse processo se expandiu na mesma proporção que o capitalismo. Divisão internacional do trabalho tambem é conhecido como Trust, um exemplo que pode ser usado é a montagem de um automóvel.

    ResponderExcluir
  21. Nome: LEonardo Rodrigues
    Série: 2ºAno

    1-)A imagem mostrada acima nos dá uma ideia que o capitalismo vem afetando todas as idades de todas as classes sociais.

    2-)A DTI é um processo de produção muito comun em multinacionais, onde são divididas em vários países.
    Um exemplo disso são as montadoras de veiculos.

    ResponderExcluir
  22. 1)- A imagem mostra que atualmente todas as pessoas são "outdoors" ambulantes desde o seu nascimento, que elas são subjulgadas a terem marcas e logos colocadas em si, fato que acontece com todos na nossa sociedade atual, que vive um capitalismo baseado em marcas.

    2)- A Divisão Internacional do Trabalho, ou DIT é quando as etapas de produção são espalhadas por países diferentes, um exemplo é quando um país em desenvolvimento exporta uma matéria-prima, como metal e compra produtos industrializados dos países desenvolvidos, como produtos eletrônicos.

    ResponderExcluir
  23. 1) A imagem acima mostra como a mídia e o capitalismo vem influenciando tanto as pessoas,que eles são capazes de até colocarem propagandas em bebes.

    2) A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é quando um produto é produzido em etapas em diferentes paises,como por exemplo os automóveis

    ResponderExcluir
  24. Yghor Amâncio e Santos/2°

    1)A imagem nos mostra claramente como as multinacionais se espalham e tomam conta do mundo,as empresas que possuem total monopolio.

    2)A Divisão Nacional do Trabalho cujo DIT representa divisao dos trabalhos em cada um dos paises onde cada um segue seu ramo.

    ResponderExcluir
  25. 1- A foto que mostra a criança com varios emblemas estampados em seu corpo,nos mostra como o mundo capitalista influencia em nossas vidas desde pequenos. Logo que nascemos somos levados para o caminho de um mundo capitalista e consumista.

    2- A divisao Internacional do Trabalho, é a representação dos diferentes ramos existentes no comercio dos paises desenvolvidos e dos subdesenvolvidos, onde a 'metropole' influencia na 'colonia' em questão comercial.

    ResponderExcluir
  26. Karoline Carvalho 2º Anodomingo, março 14, 2010 9:08:00 PM

    1) A foto mostra que todos nós estamos submetidos ao capitalismo desde que nascemos,sendo assim,somos suportes para divulgação de diferentes marcas ou produtos,todos estes que movem o processo de globalização.

    2)A Divisão Internacional do Trabalho ou DTI é a divisão de trabalho entre os países.
    Estas divisões se adequam aos padrões e as disponibilidades nacionais. Enquanto alguns exportam matéria-prima para a fabricação de um determinado produto, outros se encarregam de fabricá-lo e provavelmente revende-lo às demais nações.

    ResponderExcluir
  27. 1. A mídia é o maior meio de influência na sociedade, e tais influências afeta cada vez mais com idades cada vez menores, o que nos torna pessoas sem personalidade.

    2. A divisão internacional do trabalho é muito comum em multinacionais em que se usa de parcerias até que seu produto final possa finalmente ser montado, como por exemplo uma montadora de carros.

    ResponderExcluir
  28. 1. A nossa sociedade passa a ser formada cada
    vez mais por pessoas sem personalidade que são influênciadas pelos meios de comunicação onde a idade é uma fator irrelevante.

    2. A Divisão Internacional do Trabalho é mais frequente em multinacionais. Compram produtos manufaturados em diversas empresas até que seu produto final seja montado, como por exemplo uma montadora de carros

    ResponderExcluir
  29. 1) A foto mostra, com certa ironia, como já nascemos totalmente inseridos no mundo capitalista. Desde muito cedo já estamos sendo manipulados e influenciados por essa cultura.

    2) A divisão internacional do trabalho, é a "separação" das etapas de uma produção. O Brasil, por exemplo, durante séculos foi exportador de matérias-primas e importador de produtos industrializados.

    ResponderExcluir
  30. 1) a Foto representa que o capitalismo influencia a todos
    2)DIT é a divisão da função das em empresas em que fabricarão determinado produto, isso é comum em Multinacionais

    ResponderExcluir
  31. 1- Essa imagem mostra claramente que o capitalismo vem nos afetando desde que nascemos, ou seja ja estamos sendo "manipulados" desde que nascemos
    2-A divisao internacional do trabalho mais frequente em multinacionais e mostra a separaçao das etapas de produçao (importador-exportador)

    ResponderExcluir
  32. Thales Luvizoto - 2º Anodomingo, março 14, 2010 10:35:00 PM

    1) A foto mostra que nós já nascemos sendo influênciados pela mídia, e que o capitalismo está presente em todos, e em diversas idades. A foto mostra também que nós somos um tipo de propaganda desde que nascemos, já que elas estão por todos os lugares.

    2)DIT- Divisão internacional do trabalho- é a divisão das etapas do trabalho em inúmeros países do mundo. Um exemplo disso é a montagem de um carro, que ocorre em um determinado país, a parte elétrica e eletrônica em outro país, borrachas de outro, e assim por diante.

    ResponderExcluir
  33. questao 1 ) Na imagem mostrada, podemos perceber que desde cedo estamos cercados e influenciados ao consumo de milhares de marcas,grifes e derivados.estamos todos presos no mundo capitalista.

    questao 2 )DIT é o que as empresas multinacionais mais fazem, é o trabalho na verdade secundario... afinal um produto dividido em peças, pode ser produzido em varios lugares,por fim formando uma única coisa .

    ResponderExcluir
  34. 1- na imagem apresentada, pode-se notar que a partir do momento em que entramos no mundo , estamos expostos ao consumo de produtos de multinacionais e que é inevitável não consumi-los

    2-DIT nao é nada menos que produtos manufaturados, ou seja , um mesmo produto pode ser derivado de inumeros paises.

    ResponderExcluir
  35. mostra q uma coisa gera outra a partir do capitalismo

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!