domingo, 25 de abril de 2010

Paracasa 2º ano: semana de 26 a 30 de abril de 2010.


Europa



Mais de três quartos do globo terrestre são cobertos pelas águas de oceanos e mares. O restante, que se encontra emerso, apresenta-se como milhares de ilhas e cinco massas continentais ou, simplesmente, continentes: Eurásia, América, África, Oceania e Antártida.


Dessa maneira, levando-se em conta apenas os aspectos físicos, a Europa em si não constitui um continente, mas uma grande península do continente eurasiano. Entretanto, considerando a história - bem como as características populacionais e, principalmente, culturais -, podemos notar que, na Eurásia, a Europa e a Ásia são duas realidades distintas, o que justifica estudá-las separadamente, como continentes isolados.


A Europa encontra-se totalmente no hemisfério norte da Terra, também chamado hemisfério setentrional ou boreal. Somente um dos paralelos mais importantes cruza o continente europeu: trata-se do Círculo Polar Ártico, que passa pelo extremo norte da Islândia, norte da Escandinávia e da Rússia.


O meridiano inicial (0°) corta a cidade de Londres, onde está instalado o observatório astronômico de Greenwich; daí a denominação Meridiano de Greenwich. Devido a isso, a Europa ocupa terras dos hemisférios oriental e ocidental.


Suas terras se estendem de 34 graus e 45 minutos a 80 graus de latitude norte, e de 24 graus de longitude oeste a 65 graus de longitude leste. Consequenteliente, os países europeus são cortados por vários fusos horários e pertencem a duas zonas climáticas: temperada e polar.


Os limites do continente europeu são: ao norte, o oceano Glacial Ártico; ao sul, os mares Mediterrâneo e Negro; a oeste, o oceano Atlântico; e a leste, os montes Urais, que constituem a divisa natural entre a Rússia européia e a asiática.


TAREFA:

01. Faça o ROTEIRO DE ESTUDOS (cad.01 - pág.357).

              > Tarefa suplementar - Reforço: questões 145, 147, 150 e 155.

Atenção: faça um pequeno comentário justificando sua resposta para cada exercício.

Professor Marcelus
:)

26 comentários:

  1. Livro - Página 357
    Questões 145, 147, 150, 155

    145- Opção A) Centralização do mapa no continente Europeu .
    Pelo continente Europeu ser o 'maior', mais visado e também o que se encontra mais próximo de ser o centro.

    147- As principais mudanças do ponto de vista territorial ocorridas na Europa após a Guerra Fria foram: A desestruturação do estado soviético, o surgimento de vários estado independentes e também a unificação da Alemanha.

    150- Opção C) || e |||
    Predomina o clima mediterrâneo, com invernos amenos e chuvosos, e com verão quente e seco.
    A região metropolitana de Atenas é a maior concentração demográfica, industrial e portuária do país.

    155- Opção E) Noruega e Finlândia
    Os países em destaque no mapa são, respectivamente : Noruega e Finlândia.

    ResponderExcluir
  2. Módulo 13 - exercícios 145, 147, 150 e 155.

    145- Letra A. Devido ao fato de a europa estar no norte, ser um país rico, sendo assim ele foca mais nesse continente.

    147- Ledra D. Devido aos ventos do saara, principalmente no verão, e as elevações que impedem esses ventos de entrarem continente a dentro o clima se torna mais seco.

    150- Letra B. As correntes se aquecem no Golfo e chegam até a Suécia frias.

    155- Letra E. porque eu pesquisei no google KK ):

    ResponderExcluir
  3. Módulo 13 - exercícios 145, 147, 150 e 155.

    145- Letra A. Devido ao fato de a europa estar no norte, ser um país rico, sendo assim ele foca mais nesse continente.

    147- Ledra D. Devido aos ventos do saara, principalmente no verão, e as elevações que impedem esses ventos de entrarem continente a dentro o clima se torna mais seco.

    150- Letra B. As correntes se aquecem no Golfo e chegam até a Suécia frias.

    155- Letra E. porque eu pesquisei no google KK ):

    ResponderExcluir
  4. 145) A.

    147) As principais mudanças são: desestruturação do estado soviético, unificação alemã.

    150 ) C. ( II e III )

    Predomina o clima mediterrâneo , com invernos amenos e chuvosos, e com verão seco e quente.
    A região metropolitana de Atenas é a maior concentração demográfica, industrial e ortuária do país.

    155 ) E. Noruega e Finlândia

    ResponderExcluir
  5. Atividade Suplementar - Livro 1 - Nº 145,147,150 e 155.

    145) Letra A. A projeção de Mercator foi criada por Gerardo Mercator que nasceu em Kruibeke(Flandres-Europa). Na época em que fez o mapa, a Europa tinha os principais portos para o comércio mundial no tempo das grandes navegações, por isso esse continente se localiza no centro.

    147) Após a Guerra Fria, a Europa teve países divididos em estados independentes(Tchecoslováquia e Iugoslávia)e a Alemanha foi unificada.

    150) Letra C.
    Afirmação 2: O clima da Grécia é mediterrâneo porque se localiza na costa(inverno chuvoso e verão seco).
    Afirmação 3: Atenas é a capital da Grécia, sendo a principal cidade que move o comércio e o turismo do país.

    155) Letra E.
    ** A resposta foi dada através do mapa.

    ResponderExcluir
  6. 145 - A) Pois vendo esse mapa, percebemos que não há alterações em tamanhos de países.

    147 - D) Pois os ventos quentes vindos do Saara não passam as altas montanhas e aquece o clima do sul, e o norte fica mais seco e frio.

    150 - B) Pois as correntes do Golfo não a alcançam tanto quanto na Noruega, então a Suécia fica mais fria.

    155 - E) Noruega e Finlândia.

    ResponderExcluir
  7. 145_ Letra A
    Como Mercator era um Europeu e viveu durante a época das grandes navegações,por isso a Europa está no Centro do mapa.

    147_ Letra D
    O clima hachurado é o Mediterrâneo que possui atuação dos ventos vindos do Saara tornando o o verão quente e seco, e um inverno úmido e frio.

    150_ Letra B
    A atuação da corrente do Golfo atua apenas nos países que são banhados pelo Oceano Atlântico como exemplo a Noruega,Como a Suécia é banhada pelo mar Báltico não possui o almento proporcionado pela corrente do Golfo.

    155_ Letra E
    Os países são Noruega e Finlândia pelo fato da Noruega possuir uma grande entrada do mar em volta de altas montanhas rochosas, E pelo fato da Finlândia possuir uma enorme quantidade de lagos na qual foram formados pelo descongelamento glacial tornando-o um país com muitas ilhas e lagos

    ResponderExcluir
  8. Geografia - livro 1, módulo 13

    Questão 145. Opção A: A centralização do mapa no continente europeu. A Europa era um país muito influente e poderoso, por isso Mercator fez um mapa destacando esse continente.

    Questão 147. A partir do final da Guerra Fria, ocorreram importantes mudanças como: o surgimento de vários estados independentes, a unificação da Alemanha e a desestruturação do Estado Soviético.

    Questão 150. Opção C: afirmação II (Predomina o clima mediterrâneo, com invernos amenos e chuvosos, e com verão quente e seco.) afirmação III (A região metropolitana de Atenas é a maior concentração demográfica, industrial e portuária do país.)

    Questão 155. Opção E: Noruega e Finlândia (pesquisei em um mapa com nome dos países)



    é nós fessor :D

    ResponderExcluir
  9. na questão 145 eu quis dizer que a Europa era um CONTINENTE muito influente..

    AISHAIAIHSIAHSIHAISHI,

    foi mal ai fessooooor :D

    ResponderExcluir
  10. Módulo 13 :a experiência européia: território
    Propostas: 145,147,150,155

    145)Letra A.A realidade característica do planisfério dado é a CENTRALIZAÇÃO do mapa no continente europeu,sendo que tal projeção foi feita por Gerhard Mercator ainda na época das Grandes Navegações,quando reinos EUROPEUS se destacavam na atividade comercial marítima.

    147)Letra D.A área hachurada do mapa indica a parte sul do continente europeu (clima mediterrâneo), caracterizado por um inverno ameno e úmido,verão quente e seco,além da vegetação marcada pela presença de maquis e garrigue.

    150)Letra B.O congelamento dos portos suecos ocorrem devido a não atuação da corrente quente do Golfo do México,que inicia e percorre o oceano atlântico,alcançando o litoral europeu,em diversos países,incluindo a Noruega.

    155)Letra E.Noruega e Finlândia,caracterizadas respectivamente pela presença de fiordes no litoral e lagos com origem glacial.(Vale ressaltar a diferença climática,também como foi dito na questão anterior - relação com a influência do Golfo do México)

    ResponderExcluir
  11. Pag 357-exerc.145,147,150 e 155.

    145.Letra a.A projeção de Mercator adota uma perspectiva eurocêntrica , onde a Europa aparece com um destaque bem maior no mapa.A projeção tem influência da época, pois o continente europeu dominava toda a economia do planeta.

    147.Letra d.Com os ventos vindos do Saara, não ultrapassam as altas montanhas tornando os verões mais quantes e secos e o inverno ameno e úmido.

    150.Letra b.A corrente do Golfo é suficiente para fazer com que certas regiões do oeste da Grã-Bretanha, do sudoeste da Noruega e toda a Irlanda tenham uma temperatura média de vários graus Celsius mais elevada do que outras regiões.E o congelamento dos portos norueguenses ocorre pela ausência dessa corrente quente.

    155.Letra e.Noruega e Finlândia possuem caracteristícas físicas bem diferenciadas;um destaca-se pela presença de fiordes no litoral e o outro é considerado o país dos lagos.

    ResponderExcluir
  12. Ana Clara Dias - 2º anosábado, maio 01, 2010 11:57:00 AM

    Geografia - mod. 13 (145,147,150 e 155)


    145) Letra A , pelo fato de todo o continente europeu estar centralizado na parte norte do mapa.

    147)Após a Guerra Fria as principais mudanças no mapa europeu foram, a unificação da Alemanha, a separação da União Soviética, que se tornou varios estados independentes e a separação de varios outros países como a Tchecoslováquia .

    150) Letra C, a afirmativa II esta correta pois na Grécia o inverno é frio e umido e o verão quente e seco. Já a afirmativa III também se encontra correta pelo fato de atenas ter a maior concentração urbana do país

    155) Letra E . os países destacados são Noruega e Finlandia

    ResponderExcluir
  13. Mateus Karl Peixoto - 2Adomingo, maio 02, 2010 12:03:00 PM

    145 - (A) Na época de Mercator a Europa tinha os principais portos do mundo, e com isso era considerada o centro do mundo.

    147 - As principais mudanças foram : a unificaçaõ da Alemanha, a separação da União Soviética que formaou vários outros paises.

    150 - (C) II predomina o clima mediterraneo e a III na região urbana de Atenas possui a maior concenração demografica.

    155 - (E) Noruega e Finlandia

    ResponderExcluir
  14. 145- a)
    Na epoca, a Europa tinha grande importancia comercial para todo mundo, assim, sendo considerada o centro do planeta.

    147-
    D) Os ventos que vem so Saara deixam o verão quente e seco, enquanto as montanhas barram os ventos frios do inverno, deixando-o ameno e úmido apenas.

    150-
    B) Como a corrente quente do golfo não chega aos portos da Suíça, ele fica frio a ponto de congelar.

    155-
    e)Noruega e Finlândia :D

    ResponderExcluir
  15. Aline L. Mendes Monteirodomingo, maio 02, 2010 7:22:00 PM

    Tarefa

    145) Letra a .É uma visão particular de centralização no continente europeu, que se dá pela influência que a Europa possuía economicamente na época(1569).

    147) Letra d.Os ventos vindos do Saara deixam o clima muito quente no verão,o que também deixa o inverno mais ameno e úmido.

    150) A corrente do Golfo faz com que o clima dos portos noruegueses fique mais quente,mas a corrente passam pela Suécia e essa não atuação da corrente torna a temperatura mais baixa.

    155)Letra e. Noruega e Finlândia possuem características bem diferenciadas pois a Noruega possui fiordes(golfo estreito),já a Finlândia é considerado o país dos lagos de origem glacial.

    ResponderExcluir
  16. Mod. 13
    145- Letra A
    O continente Europeu é o maior, tem uma posição mais centralizada, e ter grande importancia comercial.

    147- As principais mudanças territoriais que ocorreram na Europa após a Guerra Fria foram: o surgimento de vários estado independentes, a desestruturação do estado soviético, e a unificação da Alemanha.

    150- Letra C
    Predominio do clima mediterrâneo, com invernos amenos e chuvosos, e com verão quente e seco.

    155- Letra E
    Os países em destaque no mapa são Noruega e Finlândia respectivamente.

    ResponderExcluir
  17. Mód 13 - Ex. 145,147,150,155

    145)Letra A. Como centro do globo,o continente europeu se tornou uma das principais regiões globais

    147)Na área hachurada,predomina-se uma região de clima mediterraneo com um inverno ameno e um verão quente e seco

    150)Letra B. O congelamento dos portos da Suécia deve-se ao fato de quea corrente quente do Golfo nao atua...Fazendo com que fique diferente dos portos noruegueses

    155)Letra E. São respectivamente Noruega e Finlândia

    ResponderExcluir
  18. o professor..a questão 147 é letra D ;]

    ResponderExcluir
  19. Bernardo Babo - 2º Anodomingo, maio 02, 2010 9:53:00 PM

    MOD. 13

    145- Letra A. Ele coloca a europa como um país "superior" aos outros, como o mais importante, por isso até é chamado de eurocentrista.

    147- Letra D. O relevo predominante ao sul da europa impede a passagem dos ventos que vem do saara, deixando o clima mais quente e seco no verão.

    150- Letra B. É justamente o contrário, as águas saem aquecidas do Golfo e chegam até a europa bem frias.

    155- Letra E. Google Maps :D

    ResponderExcluir
  20. 145. Letra A.Em 1569 Mercator baseava-se no fato de que os principais portos das grandes navegações se encontravam na Europa.

    147.Letra D.Devido aos ventos vindos do saara que torna o verão quente e seco e o inverno ameno e úmido.

    150.Letra B. A não atuação das correntes quentes do golfo prejudicam a Suécia causando o congelamento dos portos.

    155.Letra E. Noruega e Finlândia.

    ResponderExcluir
  21. 145) A.
    A Europa sempre teve grande economia no mundo

    147) As principais mudanças territoriais são a desestruturação do estado soviético e a unificação alemã.

    150 ) C. II e III

    Predomina o clima mediterrâneo , com invernos amenos e chuvosos, e com verão seco e quente.
    A região metropolitana de Atenas é a maior concentração demográfica, industrial e ortuária do país.

    155 ) E. Noruega e Finlândia

    ResponderExcluir
  22. 145) A.

    147) As principais mudanças territoriais foram as divisões da União Soviética e a unificação Alemã.

    150) B. As águas chegam frias à Europa e saem quente do golfo.

    155) E. Noruega e Finlândia.

    ResponderExcluir
  23. Raiane Fonseca Olympio- 2° ano

    145- Letra A. a Europa sempre teve uma grande economia influenciando assim o resto do mundo .

    147- Letra D. Devido ao vento forte que vem do Saara, torna-se o invero ameno e umido e o verão quente e seco .

    150- Letra B. A água aquecida do golfo, chega na suécia fria, e por isso torna-se frio.

    155- Letra E. Noruega e Finlândia.

    OBSx Professor, desculpa pelo atraso do dever, mas é que eu esqueci e lembrei na aula hoje.

    ResponderExcluir
  24. Modulo 13
    Exercícios: 145, 147, 150 e 151

    145) Letra a - a Europa sempre foi vista com um centro do mundo
    147)As importantes mudanças ocorridas na divisão territorial dos estados europeus, foram a unificação da Alemanha e a separação da Tchecoslováquia,
    150)Letra c - A II e III estão corretas
    II- Predomina-se o clima mediterrâneo
    III- A região metropolitana de Atenas é a maior concentração demográfica, industrial e portuária do pais.
    155) Letra e - Noruega e Finlândia

    ResponderExcluir
  25. Módulo 13
    Exercícios: 145, 147, 150 e 151

    145_ Letra a)A europa sempre foi privilegiada economicamente e muito visada.

    147_ Com o fim da Guerra Fria houve a separação da Tchecoslováquia e a unificaçao da Alemã.

    150_Letra c)II e III estão corretas
    II- Clima Mediterrâneo
    III-Atenas tem maior concentraçao de indústrias

    155_Letra e) Noruega e Finlândia

    ResponderExcluir
  26. 145)Alternativa A.

    147)Segunda unificação alemã e separação da Tchecoslováquia.

    150)Alternativa C.

    155)Alternativa E.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!