domingo, 30 de maio de 2010

Paracasa 1º ano: semana de 31.maio a 04.junho de 2010.

HIDROGRAFIA: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA.
Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta. O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares – 1.380.000.000 km³ –, correspondendo a 97,3% da reserva hídrica do mundo. As águas continentais possuem um volume total de 38.000.000 km³, valor que representa 2,7% da água do planeta.
A água no mundo
A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso: representa apenas 0,3% do total de água no Planeta. O restante dos 2,5% de água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios, como pântanos, por exemplo.
                        

Se em termos globais a água doce é suficiente para todos, sua distribuição é irregular no território. Os fluxos estão concentrados nas regiões intertropicais, que possuem 50% do escoamento das águas. Nas zonas temperadas, estão 48%, e nas zonas áridas e semi-áridas, apenas 2%. Além disso, as demandas de uso também são diferentes, sendo maiores nos países desenvolvidos.
O cenário de escassez se deve não apenas à irregularidade na distribuição da água e ao aumento das demandas - o que muitas vezes pode gerar conflitos de uso – mas também ao fato de que, nos últimos 50 anos, a degradação da qualidade da água aumentou em níveis alarmantes. Atualmente, grandes centros urbanos, industriais e áreas de desenvolvimento agrícola com grande uso de adubos químicos e agrotóxicos já enfrentam a falta de qualidade da água, o que pode gerar graves problemas de saúde pública.

Faça o que se pede sobre a "Conservação da água ", pesquisando na net!
01. A melhoria da conservação de água em sua casa pode ajudá-lo a economizar não apenas nas contas de água, mas também no seu aquecimento. Cite e descreva 5 dicas para economizar a água em sua casa.

02. Cite um problema ambiental de ordem mundial relacionado ao mau uso da água, sua localização (país, cidade, região, rio, lago, mar, oceano, etc.), e comente o que está sendo feito para superá-lo.

03. Pesquise sobre o tema “GUERRA PELA ÁGUA”. Defina-o e comente (mínimo de 08 linhas).


Professor Marcelus
:)

16 comentários:

  1. Atividade feita no Caderno.

    ResponderExcluir
  2. Feito no caderno de Geografia

    ResponderExcluir
  3. Atividade feita no caderno . (:

    ResponderExcluir
  4. feita no caderno de aula

    ResponderExcluir
  5. 1- 1. Tomar banho rápido, apenas o tempo necessário.
    2. Escovar dentes de torneira fechada.
    3. Lavar louças de torneira fechada.
    4. Lavar carro com mangueira fechada.
    5. Apertar descarga apenas o tempo necessário.

    2 - Um dos mais riscos de problemas ambientais devido à falta de água é a diminuição da flora e fauna marinha.

    3 - A guerra pelo petróleo já é uma realidade. Toda vez que os países da OPEP fecham as torneiras é um rebuliço mundial. A economia mundial sofre reflexos de imediato e todos nós entimos nos bolsos.
    Toda vez que há conflitos lá pelas bandas do Golfo Pérsico, os E.U.A. e aliados deslocam suas frotas guerreiras, visando proteger seus tradicionais fornecedores e resgauardar seus investimentos na região.
    Da mesma forma que o grande filão de petróleo é aquela região, o grande filão de água doce está mesmo é por aqui.
    É muito rara a quantidade de água doce total no Planeta, e mais rara aquela que está facilmente retirável para uso, ou seja, em rios, lagos e nos subsolos não muito profundos.
    Acontece que 1/5 dessa água doce disponível está na Bacia Amazônica, sendo, portanto, inacessível até para nós brasileiros, proprietários de praticamente toda a Bacia Amazônica e que estamos longe dela.
    A floresta é a grande fábrica de água doce, visto que é responsável por grande parte do ciclo das águas doces das chuvas e principalmente pela capacidade de reter a água e fazer com que os lençóis freáticos sejam abastecidos e também os mananciais (rios e lagos).
    Se hoje já se pensa em buscar a água doce, considerada inacessível, nas geleiras dos pólos, a um custo exorbitante, chegará a hora em que o mundo, sedento, virá buscar água na Bacia Amazônica e o Brasil, sendo a “OPEP” das águas doces, terá que reforçar suas estratégias para que não seja surpreendido por invasões ou mesmo dominações alienígenas que venham a influenciar em sua soberania territorial.

    ( fonte : http://www.gpca.com.br/gil/art102.htm )

    ResponderExcluir
  6. atividade feita no caderno

    ResponderExcluir
  7. Feito no meu caderno...

    ResponderExcluir
  8. 1-Tomar banho rapido,nao lavar calçada,nao escovar dentes com torneira aberta,varrer a calçada e fechar vazamentos
    2-Agricultura pois e a atividade que gasta mais agua e um modo de resolvermos este problema e com a reutilizaçao da agua usada nessas plantaçoes
    3-Durante todo o século 20, trezentos acordos internacionais foram assinados para garantir uma gestão transfronteiriça de recursos hídricos. Neste mesmo período, apenas sete pequenos incidentes entre países foram contabilizados como resultados diretos da escassez de água.
    E isso deve sim ser levado em conta pois ja estamos começando a ver os efeitos dos problemas ambientais.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo Oliveira - 1º ano B

    1) Existem vários meios de evitar o desperdício de água no dia-a-dia. Entre eles, pode-se destacar:
    1- Não tomar banhos muito demorados; seis minutos, no máximo, já são suficientes.
    2- Não usar uma mangueira para limpar o quintal ou a calçada, o nível de desperdício é muito grande. A limpeza desses locais pode ser realizada com um pano úmido.
    3- Lavar o carro com uso de mangueira também tende a ser um grande desperdício, especialmente se a pessoa que está lavando está distraída com música ou então conversando. Deve-se lavar com alguns baldes, o que já é o suficiente.
    4- Ao escovar os dentes, a torneira deve ser mantida fechada.
    5- Tomar muito cuidado com vazamentos, pois um pequeno buraco que deixa água escapar pode desperdiçar milhares de litros.

    2) O Rio Tietê é conhecido por atravessar 1.150 km no estado de São Paulo. Quando chega na região metropolitana da capital paulista, o rio Tietê está seriamente poluído. Entretanto, é um dos mais influentes rios do ponto de vista econômico. Sua poluição começou na década de 1920, quando a Represa de Guarapiranga foi construída, e desde então foi lentamente poluíndo-se de forma cada vez mais degradante.

    3) É muito provável que em 40 anos o planeta entre em uma guerra pela posse de água potável. E as grandes potências, como Estados Unidos, Japão e Reino Unido, devem ficar de olho em países como Brasil, Canadá e China, que estão entre aqueles com maior quantidade de água doce do planeta. É certo que, se a guerra da água eclodir, pode levar a uma catástrofe global, com quebramento de diplomacias e provável uso de bombas atômicas.

    ResponderExcluir
  10. Parasasa 1ºano: semana de 31.maio a 04.julho de 2010 (tá no caderno fessor)

    ResponderExcluir
  11. Gustavo Penido Monteiro Zandona/1ºano A

    1).1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
    .2.Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
    .3.Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
    .4.Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
    .5.Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

    2)O desaparecimento do Mar Aral (ex-maior lago de agua salgada do mundo), na Ásia Central, deve-se à uma transposiçao dos rios que o abasteciam para auxiliar nas plantaçoes da região. As sugestões para sua recuperação (que é incerta) são: aumentar a eficiência dos canais de irrigação do Mar Aral; utilizar menos água dos rios que o abastecem; construir barragens para reter as águas do Mar Aral; ect.

    3)*

    ResponderExcluir
  12. 1) Para economizar a água, podemos:
    - Não demorar no banho
    - Não lavar carro e calçada com mangueira
    - Escovar dentes de torneira fechada
    - Não exagerar nas descargas
    - Não deixar torneiras pingando ou vazamentos.

    2) Mar de Aral era um lago de água salgada, localizado na Ásia Central, entre as províncias cazaques de Aqtöbe e Qyzylorda (ao norte), e a região autônoma usbeque de Caracalpaquistão (ao sul). A superfície do Mar de Aral já reduziu em 60% do seu tamanho e em cerca de 80% do seu volume. Em 1960, o Mar de Aral era o quarto maior lago do mundo, com uma área aproximada de 68.000 km ², e um volume de 1.100 km ³. Em 1998, caiu para 28 687 km ², o oitavo maior lago do mundo. Durante o mesmo período, a salinidade do mar aumentou cerca de 10 g/l para cerca de 45 g/l. O futuro do Mar de Aral é incerto. Não se sabe se é possível, viável e necessário recuperá-lo. Há diversas sugestões no sentido de ajudar em sua recuperação, tais como: Melhorar a eficiência dos canais de irrigação; Instruir os agricultores a usar menos as águas dos rios; Reduzir o número de fazendas de algodão próximas ao lago e afluentes.

    3) Nos países ocidentais, estamos acostumados a um fornecimento limpo e abundante de água e muita gente acha que o uso é gratuito e inesgotável. Apesar de vez ou outra termos cortes de fornecimento ou, em lugares mais precários, até racionamento, não entendemos ainda que a água tem um valor comercial muito importante, tanto que já está sendo batizada de ouro azul. Agora, já se começa a perceber que, no próximo século, o que mandará na política internacional e poderá ser motivo de guerra, será o ouro azul, ou seja, a água, cada vez mais necessária à crescente população do mundo e, portanto, à indústria e à agricultura.

    ResponderExcluir
  13. Virgínia- 1º ano B.

    Atividade feita no caderno! =]

    ResponderExcluir
  14. Pedro Guilherme 1º A
    Atividade feita no caderno.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!