domingo, 24 de novembro de 2013

Vulcanismo provoca surgimento de nova ilha no Japão.

Uma erupção vulcânica formou uma nova ilha na costa de Nishinoshima, uma pequena ilha desabitada no arquipélago de Ogasawara, 1000 km ao sul de Tóquio,  tem cerca de 200 metros de comprimento e o centro ergue-se a 600 metros de altitude.

O conjunto de ilhas, junto com o restante do Japão, faz parte do chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma área sismicamente ativa, onde ocorre um grande número de terremotos. O Japão encontra-se na área de contato de 03 placas tectônicas.
Adicionar legenda

O Japão tem uma superfície de 377 mil km², dispersos pelas 6852 ilhas do arquipélago. As quatro maiores – Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku – representam 97% da área total do país.


O especialista em formações vulcânicas dizem que a ilha pode desaparecer por causa da erosão. “Mas também é possível que seja permanente”, afirmaram 
A última vez que o país registrou uma erupção na região foi na década de 1970. Grande parte da atividade vulcânica ocorre sob o mar. Isso já aconteceu antes e, em alguns casos, as ilhas desapareceram.

Professor Marcelus
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!