quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Big-bang e o início do Universo.

ASTRONOMIA
    
Ciência que estuda a natureza física dos corpos celestes, suas origens, posições e movimentos. A astronomia compreende a astrofísica, que investiga as propriedades físicas, origem e evolução dos astros; a astrometria, que mede a posição e o movimento dos corpos celestes; a mecânica celeste, que estuda o movimento dos corpos sujeitos à gravitação, particularmente os do sistema solar; e a cosmologia, que investiga a origem, a estrutura e a evolução do Universo.

UNIVERSO
     As galáxias se afastam umas das outras, uma constatação que em 1929 foi formalizada matematicamente pelo astrônomo americano Edwin Hubble, ficando conhecida como Lei de Hubble.
     Portanto concluiu-se que a expansão do Universo significava que, em seus primórdios, este mesmo Universo era muito menor. Se voltássemos suficientemente no tempo, chegaríamos a uma época onde o tamanho do Universo seria tão pequeno que toda a sua matéria constituinte sofreria uma incrível pressão (a uma altíssima temperatura), este corpo muito pequenofi chamado de "ovo cósmico".
     Este modelo cosmológico é conhecido por seu nome em inglês, Big Bang . A credibilidade deste modelo é reforçada por algo conhecido como radiação de fundo. Para onde quer que se aponte um radiotelescópio, sempre se ouvirá um ruído. Este ruído, por existir em todo o céu, em todas as direções, é considerado o "eco" da grande explosão. Seu estudo, juntamente com a velocidade de afastamento das galáxias, permite estimar a idade de nosso Universo: algo em torno de 13 a 20 bilhões de anos.

 
     Haveria um instante-limite em que a distância entre as partículas do Universo seria zero e a temperatura infinita. Nesse momento, ocorre uma explosão, o instante zero do Big Bang, que desencadeia a expansão do Universo, verificada até hoje .



(Série: POEIRA DAS ESTRELAS - Fantástico)
     Uma das grandes questões da cosmologia moderna é a determinação mais precisa da taxa de expansão do Universo. As observações astronômicas indicam que ele se expande por volta de 5% a cada bilhão de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!