segunda-feira, 16 de março de 2009

Tarefa 2º ano - Semana de 16 a 20/março/2009.

Módulo 6. A globalização tecnológica: transportes e cominicação
01. A imagem abaixo ilustra "o encolhimento do mapa mundo graças a inovações nos transportes que 'aniquilam o espaço por meio do tempo'". (David Harvey, A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993, p. 220.)
.


a) De acordo com a imagem e o texto acima, qual o significado da expressão "encolhimento do mapa mundo"?

02. No céu noturno de Memphis, nos Estados Unidos, as luzes dos aviões competem com asestrelas. São cargueiros. Entre 11 da noite e 3 da manhã, eles chegam em intervalos de 96segundos. Uma média de 37 por hora. A razão do frenético movimento de aviões em Memphisé a sede da FedEx, a transportadora cuja competição com outras empresas fez da logísticaum termo vital no mundo dos negócios. A logística pode ser entendida como o conjunto derecursos e operações feitas para permitir o transporte de pessoas ou mercadorias com omenor custo e no menor tempo.(Adaptado de Veja, 23/08/2006)
     a) As mudanças de caráter industrial e tecnológico decorrentes do avanço da globalização resultaram em novas formas de organização da produção e em novos produtos, para os quais o transporte aéreo tornou-se fundamental. Apresente uma mudança vinculada à Revolução Técnico-científico-informacional e uma relaçãoexistente entre essa mudança e o aumento do transporte de cargas por via aérea.
03. Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo[1], o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."
.
Turista é um visitante que desloca-se voluntáriamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.
a) Pesquise:
                      I  - Quais os países que mais lucram com o turismo?
                      II - Cite os 5 locais no mundo mais visitados por turistas.
Professor Marcelus
.

42 comentários:

  1. 1-a)A expressão do "encolhimento do mapa do mundo" está relacionada diretamente com a globalização. Esta expressão quer dizer a nós que com a globalização as informações se espalham rapidamente, há o surgimento de meios de comunicação e de transporte que nos permite a facilidade e rapidez com que nos comunicamos e nos transportamos.

    2-a)A terceira revolução industrial, comumente chamada de tecno-científica-informacional, acarretou várias mudanças no caráter industrial como por exemplo para a formação de de meios de inovação onde as aplicações interagiam em um processo de tentativa e erro, exigindo a concentração espacial dos núcleos tecnológicos de empresas e instituições, com uma rede auxiliar de fornecedores e capital de risco como apoio. A relação entre essa revolução e o aumento do transporte aéreo é que com a globalização, ou seja, com esta revolução, o mundo passou a identificar a rapidez e o custo como principais características do comércio. Então, já que o meio de transporte mais rápido e econômico é o avião, houve um aumento de transporte de cargas via aérea.

    3-a)1- França, Espanha, Estados Unidos, China e Itália.
    a)2- Times Square(Nova Iorque), Memorial Parks(Washington), Castelo da Cinderela(Magic Kingdom), a Muralha da China(China) e Coliseu(Roma)

    ResponderExcluir
  2. 1a)A imagem nos mostra,não que o ´´diametro´´ da terra diminui,e sim que a valocidade das informações e dos trasportes aumentou ´´diminuindo´´ a distancia relativamente do mundo.

    2a)Uma mudança da revolução tecno-cientifica foi a criação da internet que revolucionou o comercio e as informações;ja o aumento dos tranportes areaos deve-se a necessidade de se entregar produtos com grande rapidez,caracteristica amrcante do neoliberalismo

    3aI)França,Espanha,Estados Unidos,China e Italia
    3aII)Time Square,Memorial Parks,Castelo da cinderela,Muralha de china e o Coliseu

    ResponderExcluir
  3. 1) O encolhimento do mundo, como sugere a imagem, não mostra o encolhimento das ditâncias físicas enconlhendo, e sim que o tempo que se gasta pra percorrer determinada distância, como por exemplo atravessar o Oceano, está diminuindo por causa das novas tecnologias dos meios de transportante, fazendo parecer que o mundo está em processo de encolhimento, mas não físico.

    2) Com a Revolução Técno-científica houve grandes avanços em vários meios de transporte, assim como em aviões. Cada vez mais aviões maais rápidos surgem. Na globalização, onde o tempo de entrega é essencial para o comércio (porque você irá preferir utilizar um serviço que seja mais rápido) e para baratear custos (assim ganhando mais lucros, que é o objetivo do capitalismo), os aviões passam a ser mais utilizados, já que eles conseguem atender as duas necessidades.

    3) I - Os países mais visitados do mundo são: França, Espanha, EUA , China e Itália
    II - Times Square em Nova York/EUA; Memorial Parks Washington/EUA; Castelo da Cinderela Magic Kingdom; A Grade Muralha da China; Coliseu Roma/Itália

    ResponderExcluir
  4. 1. O encolhimento do mundo se deve ao avanço nos meios de transporte. Surgiram transportes mais eficazes que, como diz no texto, "aniquilam o espaço por meio do tempo". Ou seja, maiores distâncias são percorridas num menor espaço de tempo, facilitando e agilizando a circulação de pessoas e mercadorias.

    2. A concorrência aumentou muito, criando a necessidade do transporte de mercadoria o mais rápido possível e por um custo não muito alto. O transporte aéreo foi muito adotado por ser o transporte mais rápido, ganhando assim a concorrência por entregar a mercadoria mais rápido ao consumidor.

    3. I.Itália, França, Espanha, China e Estados Unidos.

    II.Memorial Parks (Washington), Times Square (Nova York), Castelo da Cinderela (Disney). Coliseu (Roma) e A Grande Muralha da China.

    ResponderExcluir
  5. 1. a) Com o melhoramento nos meios de comunicação e transportes, tudo ficou mais rápido, situações que eram resolvidas em dias, semanas ou até meses, agora podem ser resolvidas em um período de tempo muito menor, na realidade o mundo nao diminuiu, a distância continua sendo a mesma, o que mudou é o tempo necessário para realizar as mesmas tarefas.

    2. a)Uma revolução tecnológica foi a internet, que facilitou a comunicação ou até mesmo a compra de produtos à longas distâncias. Com a facilidade da internet, uma pessoa pode comprar algo em outro país muito distante, com isso foi necessário aprimorar o modo de entrega, tornando-o mais rápido para ser mais rápido que a concorrência, e o avião é o transporte mais rápido, então, a demanda de transportadoras aéreas aumentou.

    3. a) I. França, Espanha, EUA, China e Itália.
    II. Times Square(Nova Iorque), Memorial Parks(Washington), Castelo da Cinderela(Magic Kingdom), a Muralha da China(China) e Coliseu(Roma).

    ResponderExcluir
  6. 01-)
    a-) A expressão encolhimento do mapa mundi remete ao "encurtamento das distâncias". A revolução tecnológica tem aumentado a velocidade dos meios de transporte e comunicação e reduzindo, portanto, o tempo gasto, o que fornece a idéia de "encurtamento das distâncias”.Por exemplo atravessar o oceano hoje é muito mais rápido do que no século XV. Dessa forma, o mundo atual é muito mais integrado do que na época do início das grandes navegações, consideradas o passo inicial para a integração mundial. Concluindo, quanto mais rápidos os meios de comunicação e transporte, menores ficam as distâncias e o tempo gasto.

    02-)
    a-) Um exemplo que pode ser usado é o surgimento dos aviões a jato em 1960. A partir daí podia-se ir de um lugar para outro em um tempo menor do que de navio. Além disso, o custo dos aviões é menor do que se comparado aos navios, o que garante preferência pelos meios de transportes aéreos. A agilidade com que os produtos são transportados é também um grande atrativo para a preferência por transporte aéreo.

    03-)
    I-) 1º lugar – França (79,1 milhões de turistas)
    2º lugar – Espanha (58,5 milhões de turistas)
    3º lugar – Estados Unidos (51,1 milhões de turistas)
    4º lugar - China (49,6 milhões de turistas)
    5º lugar – Itália (41,1milhões de turistas)

    II-) 1- Times Square ( Nova York)
    2 – National Mall & memorial parks ( Washington DC)
    3 – Magic Kingdom ( EUA)
    4 – Muralha da China
    5 – Coliseu ( Roma – Itália)

    ResponderExcluir
  7. 1 - a) "Encolhimento do mapa mundo" quer dizer que, com o passar do tempo, ficou muito mais fácil chegar a outro país, pois a tecnologia nos trouxe maior velocidade nos meios de transporte e maior comunicação entre todos os países do mundo.

    2- a) Essa revolução aumentou a concorrência, pois o mundo "encurtou" e, agora, o mais lucrativo é entregar produtos com mais rapidez e facilidade e isso faz com que o transporte de produtos por meio de aviões venha aumentando.

    3- I) EUA, Espanha, França e Itália.

    II) Times Square - Nova York, EUA
    National Mall & Memorial Parks - Washington, EUA
    Disney Worlds Magic Kingdom - Lake Buena Vista, Florida, EUA
    Trafalgar Square - Londres, Inglaterra
    Disneyland Park - Anaheim, EUA
    Niagara Falls - Ontario e New York, EUA
    Ponte Golden Gate - São Francisco, EUA

    ResponderExcluir
  8. 1. A expressaoe scolhida significa que com a tecnologia que temos hoje em dia fica mais facild e se comunicar e conseguir as cosias de um modo rapido e eficiente.

    2.garante preferencias no meio de transporte aereo proque o custa e o tmepo fica melhor do que de navil assim entregando mais rapido o produto para o lugar do qual encomendou.

    3.
    a.
    1°lugar - França
    2ºlugar - Espanha
    3°lugar - Estados Unidos
    4°lugar - China
    5°lugar - Italia

    b.
    Times Square -NY , EUA
    National Mall & Memorial Pariks - Washington, EUA
    Disney Worlds Magic Kingdom - Lake Buena Vista, Florida, EUA
    Trafalgar Square - Londres, Inglaterra
    Disneyland Park - Anaheim, EUA
    Niagara Falls - Ontario e NY, EUA
    Ponte Golden Gate - Sao Francisco, EUA

    ResponderExcluir
  9. 1) A imagem mostra que o mundo diminui, mas não foi de tamanho, e sim por causa do aumento da tecnologia para os transportes e comunicações, sendo assim as coisas ficam mais fáceis e as notícias chegam mais rápidas.

    2) Com o aumento da concorrencia a entrega tem que ser feita mais depressa, e com isso o transporte aereo foi o adotado, por ser o mais rápido.

    3)
    a.
    I- França, Espanha, EUA, China e Itália.
    II- Times Square (NY), Memorial Parlks (Washington), Disney Worlds Magic Kingdom (EUA), Muralha da China (China), Coliseu (Roma)

    ResponderExcluir
  10. 1) O mapa mostra que a terra nao diminuiu em sentidos de tamanho diminuiu no sentido de velocidade na comunicaçao, em entrega de mercadorias a longa destancia, e viajens.

    2)Quem vende mais é quem vende com mais eficiencia, e as pessoas compram mais com quem entrega mais rapido, e o aviao foi adotado com um meio de transporte mais rapido .

    3)|-França, Espanha, Estados Unidos, China e Italia
    ||-Time Square, Memorial Parks, Castelo da Cinderela, Muralha da Chinae o Coliseu

    ResponderExcluir
  11. 1- Não é que a distancia de um país a outro diminiu por meio de pangéia ou aquecimento global, a diminuiçao do mapa mundo ocorreu por meio da globalizaçao que trouxe uma ampla tecnologia em transportes e telecomunicaçoes, o que diminiu a distania entre as pessoas, com comunicaçao mais rapida e mais facilitada.

    2- A preferencia na compra de produtos hoje em dia está relacionada a qualidade do produto e principalmente na rapidez em que se possui o produto, por isso um dos meios que foram adotados para tal rapidez foi o transporte aéreo.

    3- I)Os países que mais lucraram foi: Espanha, Franca, China, Itália e Estados Unidos.
    II)Memoriam Parks, Time Square, Disney Words, Muralha da China, Coliseu, Magic Kingdom.

    ResponderExcluir
  12. 1a) O encolhimento do mundo é devido a tecnologia que vai avançando a cada dia, com isso, os meios de transportes de todo o mundo ficaram mais rápidos; eventos que demoravam, dias, semanas, ANOS, agora são realizados em questão de dias. Conclusão, não foi o mundo que '' encolheu '', foram os meios de transportes que reduziram ABSURDAMENTE o tempo necessário, do eevento desejado.


    2a)São varias as adaptações que ocorreram com a revolução tecno-cientifica, mais uma das mais notáveis, foi a criação da internet, a qual permite você a se comunicar com pessoas de outros países, em razões de segundos. E por isso usam-se o transporte aereo, pelo fato de ser um meio de transporte muito rápido e com custo benefício bem elevado.


    3a)I) EUA, Espanha, França e Itália.

    II) Times Square - Nova York, EUA
    National Mall & Memorial Parks - Washington, EUA
    Disney Worlds Magic Kingdom - Lake Buena Vista, Florida, EUA
    Trafalgar Square - Londres, Inglaterra
    Disneyland Park -Anaheim, EUA
    Niagara Falls - Ontario e New York, EUA
    Ponte Golden Gate - São Francisco, EUA

    ResponderExcluir
  13. 1- a)"Encolhimento do mapa mundo" é uma alusão ao "encurtamento das distâncias" devido à integração mundial proporcionada pelas revoluções tecnológicas que têm aumentado a velocidade dos deslocamentos e reduzido o tempo gasto.
    2 - a)Uma das mudanças relacionadas à revolução tecnocientífica são as junções logísticas multimodais que facilitam e agilizam a rotação mundial de bens, mercadorias e transportes dando destaque às vias aéreas, aos aviões de alta tecnologia que reduzem o custo, o tempo e o espaço.
    3 - I- França, Espanha, EUA, China e Itália.
    II- Times Square (New York, EUA), National Mall & Memorial Parks (Washington, EUA), Disney World’s Magic Kingdom (Lake Buena Vista, EUA), Muralha da China e Coliseu (Roma).

    ResponderExcluir
  14. 1-a)A expressão "encolhimento do mapa mundo" refere-se à aparente diminuição das distâncias entre os diversos lugares do planeta, que ocorre devido a tecnologia, que facilitou a comunicação e modernizou os transportes, proporcionando-lhes maior eficiência e menor custo.
    2-a)Com a Revolução Técnico-científica, houve um grande avanço tecnológico, inclusive nos meios de transportes, como o avião que, por ser rápido, eficiente e com boa relação custo-benefício, é atualmente um dos meios mais utilizados para o transporte de carga.
    3-I-EUA, Espanha e França
    II-Times Square (EUA),National Mall & Memorial Parks (EUA), Disney Worlds Magic Kingdom (EUA), Trafalgar Square (Inglaterra), Disneyland Park (EUA), Niagara Falls (EUA e Canadá), Ponte Golden Gate (EUA).

    ResponderExcluir
  15. 1- a)
    A expressão diz que o mundo está encolhendo no sentido de que tudo está mais acessível do que antigamente e por isso se fala em encolhimento e não que o mundo está ficando menor.

    2- a)
    Na minha opinião houve aumento no uso do transporte aéreo devido à necessidade de rapidez na entrega e busca de produtos ou até mesmo de pessoas.

    3- a)
    França >> Espanha >> EUA >> China >> Itália >> Reino Unido >> Alemanha >> Ucrânia >> Turquia e México.

    b)
    1 Londres>>>Inglaterra
    2 Bangkok>>>Tailândia
    3 Paris>>>França
    4 Cingapura>>>Cingapura
    5 Hong Kong>>>Hong Kong China)

    Fonte: http://www.perambule.com.br/

    ResponderExcluir
  16. 1a)O encolhimento do mundo esta ligado com a tecnologia e transporte que estão fazendo com que o mundo ''encolha'' no sentido de facilidade para ir de um lugar ao outro.

    2a)A disputa cormecial aumentou muito, criando a necessidade do transporte de mercadoria o mais rapido possivel e por um custo baixo. O transporte aereo é muito utilizado por ser o transporte mais rapido, ganhando assim a concorrencia por entregar a mercadoria mais rapido ao consumidor.

    3a)França, Espanha, EUA, China e Italia.

    b)Times Square - NY, EUA
    National Mall & Memorial Parks - Washington, EUA
    Disney Worlds Magic Kingdom - Lake Buena Vista, Florida, EUA
    Trafalgar Square - Londres, Inglaterra
    Disneyland Park - Anaheim, EUA
    Niagara Falls - Ontario e NY, EUA
    Ponte Golden Gate - São Francisco, EUA

    ResponderExcluir
  17. 01) Na verdade, não é o mundo que está "encolhendo". Esta expressão está totalmente relacionada com distância x tempo x custo. Hoje em dia a tecnologia evoluiu de tal forma que as distâncias estão diminuindo, devido a maior facilidade de comunicação entre os países. Tudo está se tornando mais rápido, eficiente e lucrativo.

    02) Uma das mudanças mais significativas da Revolução Técnico-científica foi o surgimento da internet e a facilidade que ela "carrega" consigo. Conversar com alguém que não mora próximo a você, comprar produtos de outros países com garantia e entrega rápida, entre outras coisas, são avanços que essa tecnologia vem possibilitando. Os transportes aéreos tem tido uma procura muito grande, devido à rapidez e ao baixo custo. Hoje em dia é um dos meios mais usados para transportar mercadorias a longas distâncias com maior facilidade e em menor tempo.

    03) I- EUA, Espanha, França e Itália.

    II- Times Square (Nova York); Memorial Parks (Washington); Muralha da China; Coliseu (Roma); Disney World Magic Kingdom (Lake Buena Vista, Florida - EUA).

    ResponderExcluir
  18. 1.a) A expressão "encolhimento do mapa mundo" refere-se a diminuição do tempo gasto para se atravessar determinada distância ao longo dos anos. As modernizações dos sistemas de trasnportes têm aumentado a velocidade dos deslocamentos pela superfície do planeta, que denota uma idéia de contração do espaço pelo tempo.
    2.a) Umas das mudanças vinculadas à Revolução técnico-científico-informacional são as modernizações recentes nas comunicações - como a Internet e os satélites sendo seus ápices - que permitem intensa circulação da informação e do capital. Após a Segunda Guerra Mundial houve uma evolução e modernização a serviço das grandes empresas nos transportes e comunicação. Transportes mais rápidos, seguros e baratos são condições indispensáveis para a mobilidade dos produtos fabricados pelas grandes empresas. É nesse sentido que entra o transporte aéreo, sendo ele o mais eficiente.
    3.I) França, Espanha, EUA, China e Itália.
    II)Times Square - Nova York/Eua, National Mall & Memorial Parks - Washington/Eua, Disneyland Park - Eua, Muralha da China, e Coliseu - Roma.

    ResponderExcluir
  19. 1.a) De acordo com a imagem e o texto acima, qual o significado da expressão "encolhimento do mapa mundo"?
    O significado da expressão "encolhimento do mapa mundo" está relacionado com o aumento das inovações tecnológicas nos meios de transportes, por exemplo, para uma informação chegar de um lado ao extremo de outro
    está ficando cada vez mais rápido, ou seja, as revoluções tecnológicas proporcionam um aumento da velocidade e a redução de seu tempo e de seu custo, em deslocamentos.

    2.a)Apresente uma mudança vinculada à Revolução Técnico-científico-informacional e uma relação existente entre essa mudança e o aumento do transporte de cargas por via aérea.
    Uma das mudanças na Revolução Técnico-científico-informacional é o maior surgimento de meios de comunicação como a internet, que proporciona uma diversidade de funções como a comunicação em si, e as compras de produtos, onde entra o transporte aéreo, que por ser mais rápido e com baixo custo veem sendo
    utilizado constantemente no transportes de mercadorias a longas distâncias.

    3.I-Os países que mais lucram com o turismo são: EUA, Espanha, China, Itália e França.

    II-5 locais mais visitados no mundo por turistas: Coliseu(Roma), Times Square(Nova York), Memorial Parks (Washington), Castelo da Cinderela (Magic Kingdom) e A Grande Muralha da China.

    ResponderExcluir
  20. Paula Sayuri Tsugao - 2CM1

    1) A expressão "encolhimento do mundo" não quer dizer que ela diminuiu no tamanho e nem no diâmetro e sim, que a praticidade de transporte de produtos ficaram mais acessíveis as pessoas, que ficou mais ágil mandar produtos para determinadas regiões sem muitos problemas.

    2) Com a revolução técnico-científica, houve um grande avanço tecnológico, inclusive nos meios de transportes, utilizando aviões para transporte de produtos (facilitando o comércio) e é um dos meios mais utilizados hoje. Barato, rápidos e seguros, sendo ele o mais eficiente.

    3.I) Os que mais lucram com isso é a :
    1°- França
    2°- Espanha
    3 - Estados Unidos
    4°- China
    5°- Itália.

    II) Os mais visitados:
    1°- Times Square (Nova York/EUA)
    2°- National Mall & Memorial Parks (Washingtin/EUA)
    3°- Disneyland Park (EUA)
    4°- Muralha da China(China)
    5 - Coliseu (Roma)

    ResponderExcluir
  21. 1. A expressao significa que a tecnologia esta proporcionando ao mundo maio eficiencia nos sistemas de comunicaçao e transporte,dando a impressao que as distancias diminuiram
    2.Uma das mudanças mais significativas foi a modernizeçao dos meios de transporte,como o aviao,mudança acarretada pela necessidade crescente de transporte rapido e eficiente de produtos e pessoas
    3.1.Frnça,Epanha,EUA,China,Italia
    3.2.times square(NY-EUA),memorial parks(washington-EUA),magic kingdom(EUA),muralha da china,Coliseu(Rma-Italia)

    ResponderExcluir
  22. 1)a)A expressão de que "o mundo encolheu" se deve ao fato de que, com o avanço da tecnologia, nesso caso do mapa, na comunicação e transporte, tudo fica mais próximo e rápido. Possibilitando por exemplo o pedido de produtos estrangeiros pela internet, e a entrega destes com rapidez e eficácia.

    2)a)Um exemplo de transporte que se tornou principal atualmente, depois da revolução técno-científica é o avião. o transporte mais rápido e eficiente atraí donos de grandes marcas para sua exportação. Tornando-se mais importante que alguns navios-cargueiros que além de tudo é um dos principais poluentes dos mares.

    3)I. Estados Unidos, França, Espanha, China e Itália.

    II. Disney(EUA), Times Square(EUA), Muralha da China, National Mall & Memorial Parks(EUA), Coliseu (Itália).

    ResponderExcluir
  23. 1- A expressão “encolhimento do mapa do mundo” significa que, com o aumento da tecnologia nos meios de transporte e comunicação, a circulação de pessoas, informações, mercadorias, entre os países é feita de forma muito mais rápida, portanto o mundo “diminuiu”.

    2- A Revolução tecno-científica trouxe um grande desenvolvimento tecnológico, nos meios de transporte, por exemplo, como o avião, que é rápido e eficiente, tornando-se um dos meios de transporte de cargas mais utilizados.

    3-
    I- França, Espanha, EUA, China e Itália.

    II- Times Square (NY), Memorial Parks (Washington), Disney World (EUA), Muralha da China, Coliseu (Roma)

    ResponderExcluir
  24. 1)O encolhimento do mundo, não significa que o mundo realmente encolheu, diminuiu, significa que o tempo gasto para ir de um determinado local, para outro, é muito curto, esta cada vez mais rapido.

    2)A concorrência aumentou demais, tendo a necessidade do transpote de mercadoria o mais rapido possivel, e não muito caro. O transporte aéreo foi muito adotado, pois é o transporte mais rapido, ganhando assim a concorrência por entregar a mercadoria mais rapida ao consumidor.

    3.
    I.Itália, França, Espanha, China e Estados Unidos.

    II. Times Square (NY), Memorial Parks (Washington), Castelo da Cinderela (Magic Kingdom), Coliseu (Roma) e a Muralha da China (China).

    ResponderExcluir
  25. 1) O encolhimento do mundo, nao significa que mundo encolheu é que a rapidez de entregar uma encomenda, ou ir ate outro país ficou muito mais curto, dando a empressão que o mundo encolheu.

    2) A revolução tecno- científica trouxe um grande avanço para a tecnologia. Ex:
    O avião um meio aério rápido e eficaz, adotado para transportar cargas e pessoas com um curto espaço de tempo.

    3a) Itália, França, Espanha, China e Estados Unidos.

    b) Mulhara da China, Times Square(NY), Memorial Parks(Washington) Coliseu(Roma).

    ResponderExcluir
  26. 1-) A imagem quer dizer que com o tempo a distância passou a ser ''menor'' a globalização unem os povos, as cultutas... Ela não quer dizer que a terra regrediu, mas sim que diminui as distâncias, o tempo que se leva para conseguir falar com alguém que está do outro lado do mundo.

    2-) Com a revolução Técnico- científico-informacional os produtos passaram a ser entregues de forma mais rápida, por exemplo uma pessoa pede uma encomenda do outro lado mundo e essa encomenda é entregue em pouco tempo, não importa aonde ela estiver.

    3-)a- França, Itália, China, Espanha e EUA
    b-)Times Square
    Memorial Parks
    Muralha da China
    Coliseu
    Disney

    ResponderExcluir
  27. 1-a) "O encolhimento do mapa mundo" não quer dizer que o mapa mundo esta ficando menor, mas que com a rapidez dos meios de transporte "diminui" o tempo de locomoção o que facilita cada vez mais transportes internacionais.

    2-a)Uma mudança da revolução técnico-científica foi a criação da internet, que revolucionou o comércio, o aumento dos transportes aéreos se deu pela exigência de cada vez mais rapidez na entrega e no aumento de compras internacionais.

    3-a) 1º: França, 2º: Itália, 3º: China, 4º: Espanha, 5º: EUA

    b) 1º:Times Square, 2º:Memorial Parks, 3º:Muralha da China, 4º:Coliseu, 5º:Disney

    ResponderExcluir
  28. 1- a) A expressão quer dizer que com a tecnologia dos dias de hoje, as informações chegam mais rápido e os meios de transporte vem sendo cada vez mais velozes, por isso o mundo acaba se tornando menor.

    2- a)a Revolução Tecno-científica, foi um grande avanço na tecnologia, as coisas passaram a ser entregues mais rápidas e o melhor meio para realizar essas entreguas são os aviões, pois é meio de transporte mais rápido.

    3) I- França, Espanha, EUA, China e Itália.

    II- Times Square (NY), Memorial Parks(Washington), Disney World (EUA), Muralha da China, Coliseu (Roma)

    ResponderExcluir
  29. 1- A expressão está relacionada ao avanço da tecnologia nos meios de transporte, o que proporciona mais agilidade no transporte de pessoas, mercadorias ... e também aumentou a velocidade das trocas de informações, portanto o mundo diminuiu.

    2- O surgimento de aviões a jato. Apesar desse meio de transporte ser mais caro, ele é muito mais rápido, fazendo com que a mercadoria chegue no mercado com mais rapidez e com um bom preço, devido a instalação de empresas em países com mão-de-obra barata, sem impostos, com isso o que eles ganham fazendo isso, eles utilizam para fazer o transporte aéreo.

    3-a)França, EUA, Itália, Espanha e China.
    b)Times Square, Muralha da China, Coliseu, Disney World , Memorial Parks.

    ResponderExcluir
  30. 1)A expressâo quer dizer que devido a globalizaçâo nós temos informação e transporte mais rápido.

    2)Com a revolução, nós hoje temos aviões e meios de comunicação devido a comércio. Por causa da internet, hoje temos meios mais rápidos de comunicaçao, e com isso temos aviões mais rápidos e economicos, pois o comércio acabou se tornando prioridade.

    3)A) França, EUA, Espanha, China, Itália e Rússia
    B)Torre eiffel, Times square, Muralha da china, Praça vermelha.

    ResponderExcluir
  31. 1-A) a expressão"O encolhimento do mapa mundo" quer dizer com as novas tecnologias que desenvolveram com meio de tranporte como: os aviões, e internets e comunicação, vendas de mercadorias mais rapido.

    2-A) Com a mduança que ocorreu com revolução cientifica foi o motivo da globalização com: a criação de computadores, celulares com internetes, os aviões para a locomoção de pessoas e mercadorias para paises distantes, assim conhecendo novas culturas e conhecimentos de novos produtos.

    3-A)Dubai, Estados Unidos, Espanha, China, França,Alemanhã, Reino Unido, Turquia, India, Mexico etc.

    B)National Mall & Memorial Parks(Washington, D.C.)
    Times Square(Nova York)
    Walt Disney World's Magic Kingdom(Lake Buena Vista, FLORIDA)
    Disneylândia(Anaheim,EUA)
    Torre Eiffel(Paris)
    Taj Mahal(Agra,India)
    Muralha da China
    Catelo da Cinderela(EUA)etc..

    ResponderExcluir
  32. 1-)A expressão do "encolhimento do mapa do mundo" está relacionada a globalização tais como aviões, internet e etc...

    2-)com as novas tecnologias o mndo pode conhecer novas culturas produtos e etc...

    3_a)Estados Unidos, Espanha, China, França,Alemanhã, Reino Unido, Turquia, India, Mexico etc.


    B-)Walt Disney World's Magic Kingdom(Lake Buena Vista, FLORIDA)
    Disneylândia(Anaheim,EUA)
    Torre Eiffel(Paris)
    Taj Mahal(Agra,India)
    Muralha da China
    Catelo da Cinderela(EUA)etc..

    ResponderExcluir
  33. 01. A expressão "encolhimento do mapa mundi" se da devido ao avanço tecnologico; antigamente, os navios de carga demoravam meses para atravessarem o oceano, nos dias de hoje existe o aviao e outros meio que fazem com que as mercadorias cheguem de forma segura e em muito menos tempo.

    02. Atualemnte, os formas de se conseguiur algo estrangeiro ficou muito mais fácil, um exemplo é a internet, onde a pessoa faz o pedido e em apenas um dia o produto já está na sua casa, graças a rapidez do aviao, que é um meio de transporte barato e veloz.

    03. a)Os países que mais lucram são: EUA, Itália, Espanha, Inglaterra, França.
    b)Os cinco locias mais visitados são: Torre Eifel, localizada na França; Disney, nos EUA; coliseu, na Itália; Torre de Pisa, também na Itália; Big Bang, na Inglaterra.

    ResponderExcluir
  34. 1 ->O autor do desenho demonstra proporcionalmente a redução da relação tempo/distância, sendo que hoje a velocidade é 6875% maior do que 1500.

    2 ->A internet, a qual veio acompanhada de vários sites de compras, que distribuem seus produtos através de empresas como UPS e FedEx, que utilizam aviões como meio de transporte, a fim de agilizar e otimizar as entregas vindas dos corredores de exportação.

    3 -> a)EUA, ITÁLIA, ESPANHA, INGLATERRA E FRANÇA.
    b)1-Time Square - ponto de encontro de várias avenidas famigeradas (Manhattan, NY-EUA)
    2-Memorial Park - monumentos de exaltação da pátria norte-americana (Washington-EUA)
    3-Castelo da Cinderela - obra de um parque temático (Magic Kingdom-EUA)
    4-Muralha da China - antiga forma de proteção chinesa contra ataques de povos ao norte (China)
    5-Coliseu - local de "distribuição" de diversão ao povo, com a política do pão e circo (Roma-Itália)

    ResponderExcluir
  35. 1- A expressão ''encolhimento do mapa mundi'' quer dizer que atualmente o tempo e distancia são menores porque a tecnologia está bem mais avançada do que antigamente onde era usados navios e barcos.

    2- A terceira Revolução Industrial fez surgir os correios de exportação que fazem com que os produtos de países estrangeiros cheguem mais rapido com o uso de aviões, como por exemplo a empresa americana FedEx.

    3-a) Os países que mais lucram com o turismo são: França, Espanha, EUA, China e Itália.

    b) Os cinco locais mais visitados do mundo são
    Time Square- EUA
    Memorial Park- EUA
    Castelo da Cinderela- EUA
    Muralha da China- China
    Coliseu- Itália

    ResponderExcluir
  36. 1-O encolhimento do mundo quer dizer que de uns tempos pra ca o avançando tecnologico dos meios de transporte e de comunicação fez com que tudo ficasse mais fácil e rápido, 'encolhendo o mundo',ou seja, diminuindo a distancia e o tempo cada vez mais.
    2-Com o aumento da concorrência no mercado, tem sido necessario cada vez mais evoluir os meios de transporte,para entregar as mercadorias em menos tempo e por um menor custo.
    Dentre esses transportes um dos que mais evoluiu foram os transportes aéreos, pela sua rapidez, sendo assim um dos mais utilizados.
    3-a)França, Espanha, EUA, China e Itália
    b)time square(EUA), memorial park(EUA), castelo da cinderela(EUA), muralha da china(China) e coliseu(Itália)

    ResponderExcluir
  37. 1-a) Significa que com a tecnologia que temos hoje em dia no mundo globalizado as distancias ficam cada vês mais rápidas.

    2-a) Com a revolução tecno–cientifica o mundo que conhecemos hoje foi muito agilizado para os transportes com o uso de aviões e outros tudo para agilizar o processo de entrega de objetos, pessoas e informações através da internet. Tudo rápido mais e lucrativo.

    3-a)01 – França, Espanha, EUA, China e Itália.
    02 – Times Square (EUA)
    Memorial Parks (EUA)
    Disney World (EUA)
    Muralha da China (China)
    Coliseu (Itália)

    ResponderExcluir
  38. 1) O que a imagem nos mostra, está ligado a globalização que existe hoje, a tecnologia, o mundo tem mais facilidade de comunicação e agilidade nas intregas dos produtos , com isso as 'distancias ficam menores'.

    2) Com toda essa evolução do mundo, a internet e tecnologia estão cada vez mais avançadas o que fica mais rapido as intregas dos produtos.

    3) a) Espanha, EUA, França, China, Itália.

    b) Time Square (EUA)
    Memorial Parks (EUA)
    Disney World (EUA)
    Muralha da China (CHINA)
    Coliseu (ITÁLIA)

    ResponderExcluir
  39. 1) O mundo vem encolhendo a cada dia que passa devido as novas invenções tecnologicas,hoje em dia temos um grnde avamço tecnologico que nos faz ter tudo em cerca de um pequeno tempo ex: Meio de transporte Maritimo,ferroviario e aéreo.

    2)A Terceira Revolução ou Revolução Técnico-científico-informacional tem como base primordial a informação,está ligada ao conhecimento de inúmeras ciências que, com o objetivo de atender os interesses econômicos,ja os trnsportes aéreos,eles aumento porque deve-se entregar tudo com mais rapidez.

    3)a- França,Eua,Chile,Espanha e Alemanha.
    b-Time Square (EUA)
    Memorial Parks(EUA)
    Disney Wold(EUA)
    Muralha da China(China)
    Coliseu(Itália)

    ResponderExcluir
  40. 1. Com a tecnologia, percorremos um caminho em menos tempo. Isso mostra, de certa forma o encolhimento do mapa mundi, que na verdade não encolheu, apenas aumentou a rapidez dos transportes.

    2. Com a concorência os transportes tiveram que ser agilizados, fazendo com que se utilizasem mais o transporte aereo.

    3. a.) França, EUA, Espanha e Alemanha.

    b.) Time Square, Coliseu, Torrel Eifel, Disney e Torre de Pisa.

    ResponderExcluir
  41. ATRAVEZ COM O PASSAR DO ANOS,O MUNDO FOI FICANDO MENOR,MAS AS VELOCIDADES DOS VEICULOS FOI AUMENTANDO CADA VEZ E FOI SURGINDO VEICULOS MAIS RAPIDOS.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!