quinta-feira, 2 de abril de 2009

Tarefa 2º ano - Semana de 06 a 10/abril/2009.

A crise mundial e a reunião do G20.

     Você não acha chique o Brasil emprestar para o FMI?, diz Lula em Londres. Presidente considerou que conversas do G20 foram equilibradas. Ele disse que o valor de US$ 1 trilhão ajudará a restabelecer o crédito.
     Lula durante coletiva de imprensa nesta quinta (2), em Londres. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o caráter democrático da reunião do G20 (grupo de países desenvolvidos e nações em desenvolvimento), em Londres, na Inglaterra, nesta quinta-feira (2), e voltou a dizer que o Brasil poderá emprestar dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
     "Você não acha muito chique o Brasil emprestar dinheiro para o FMI?", perguntou o presidente a jornalistas.
     Lula lembrou que, durante muitos anos, carregou faixas em protestos dizendo "Fora FMI". Ele disse que gostaria de "entrar para a história" como "o presidente que emprestou algum dinheiro para o FMI, além de pagar a conta dos outros", sem especificar que conta seria essa.
Lula disse que um eventual financiamento do país ao FMI pode mudar a postura do país em relação ao fundo. "Depois a gente se queixa de que os países ricos querem mandar no FMI e no Banco Mundial. Lógico, nós só entramos lá como pedintes. Nós temos que colocar a nossa fatia para podermos exigir", disse. "Nós temos que entender que, embora tenha problemas, o Brasil tem condições de ajudar os países mais pobres."

'Cassius Clay'
     Ao referir-se ao atual estágio da crise financeira internacional, Lula usou uma metáfora relativa ao boxe e comparou-se ao lutador Cassius Clay, o ícone do esporte que, após conversão ao islamismo, passou a chamar-se Mohammed Ali.
"Eu não tenho medo de cara feia. Imagina se o Cassius Clay tivesse medo de cara feia. O [George] Foreman teria nocauteado ele naquela luta que eles fizeram no Zaire. Entretando, depois de apanhar por doze assaltos, ele derrubou o cara. Eu me considero o Cassius Clay nessas crise", disse.
     O presidente Lula afirmou também que, depois de seis anos de negociações internacionais, o encontro em Londres foi a primeira vez em que sentiu que países desenvolvidos e em desenvolvimento negociam em igualdade de condições. Para ele, a reunião do G20 será "um grande passo" para uma nova realidade econômica.
     Lula voltou a afirmar que a crise foi causada pelos países ricos, que descuidaram de seus sistemas financeiros. Ele voltou a dizer que "a única coisa" que tem a pedir é que as nações desenvolvidas recuperem suas economias. Desta forma, segundo ele, o Brasil será beneficiado.
     O presidente disse que achou a reunião gratificante, pois, segundo ele, os líderes do G20 conseguiram entender que o momento pede uma "mistura de prudência e, ao mesmo tempo, de ousadia". Segundo ele, o valor de US$ 1 trilhão a ser liberado para o FMI emprestar a países em dificuldades ajudará a restabelecer o crédito no mercado internacional.
Lula afirmou ainda que "todo mundo ficou pensando então que é preciso criar uma regulamentação para o sistema financeiro mundial, para que ele esteja mais voltado ao setor produtivo e menos ao especulativo".
     Presente à mesma entrevista, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ressaltou que “sobre a importância desse encontro do G20, só vejo um antecedente parecido em que os países mais importantes se reuniram para discutir política econômica e para reformar as instituições multilaterais: eu penso em Bretton Woods”. Ele se referiu à conferência realizada em 1944 para restabelecer o sistema monetário e financeiro global depois da Segunda Guerra Mundial. (Fonte: g1.globo.com)

Colaboração: aluna Leticia Marques - 2ºCM2
.
Leia o texto e deixe aqui sua opinião... vamos discutir!

38 comentários:

  1. ah ta... entendi!... obrigada! ... vai ser bom o Brasil fazer parte da FMI... mas inicialmente, vai fazer falta esse 1 trilhão! né?! E as poucas pessoas no Brasil que sofrem com a Crise M. vai "sentir" mais prejuízo ainda? inicialmente? ;*

    ResponderExcluir
  2. A crise mundial,pela qual o mundo tem passado vê a possibilidade de reestabelecimento da economia,com os paises emergente,o G20,do qual o Brasil faz parte.O empéstimo de mais de 1 trilhão de dolares ao FMI,visa restabelcer o crédito e reajustar a economia;as grandes potencias que sempre emprestaram dinheiro para os subdesenvolvidos hoje dependem da ajuda dos paises emergentes,ja que são os unicos q possuem dinheiro nas reservas;podemos esatar diante de uma grande revolução economica onde paises ricos e pobres se juntem para sair da crise.

    ResponderExcluir
  3. O FMI foi criado com o objetivo de prestar ajuda financeira aos países pobres. O capital do FMI era proveniente dos países ricos que emprestavam dinheiro ao FMI e conseuqüentemente aos países pobres. No entanto, frente à atual crise econômica, percebe-se uma possível inversão de papéis: países como o Brasil por exemplo vão emprestar dinheiro ao FMI, pois são os únicos que possuem dinheiro em suas reservas, e esse dinheiro será usado principalmente pelos países ricos, para que haja o reestabelecimento e movimentação na economia mundial, cuja crise foi gerada pelos países ricos, sendo eles agora dependentes dessa ajuda financeira. Esse empréstimo é de pouco mais de 1 trilhão de dólares. De fato, a reunião do G20 teve inesperado desfecho, e mudança das posturas dos países. Segundo o presidente há o início de certa igualdade entre os países e é preciso que o Brasil invista no FMI por exemplo pra poder exigir algo.

    ResponderExcluir
  4. O texto deixa claro que foram invertidos os papéis, alguns anos atrás o Brasil era quem tinha "medo" do FMI e pedia seu fim, contudo a realidade mudou, o Brasil continua com suas dívidas com o FMI, todavia emprestamos cerca de 10 bilhões de dólares ao fundo monetário, para que esse faça empréstimos aos países que mais sofreram com a crise, que são as nações mais ricas e poderosas . O Brasil também ganha com isso, pois estará lucrando com juros devido á essa quantia emprestada .

    ResponderExcluir
  5. ISABELA CELONI MATTOS 2 CM 2segunda-feira, abril 06, 2009 4:21:00 PM

    O texto nos mostra que antigamente o Brasil queria realmente o fim do FMI, levando muitas pessoas às ruas, mas atualmente tudo mudou. Mesmo com dívidas, o Brasi tem condições, como diz o presidente, de emprestar dinheiro ( e muito dinheiro ) ao FMI sendo que a crise foi gerada pelos países ricos, isso visa restabelecer a economia das superpotências. O Brasil também se beneficia, pois recebe essa quantia com juros.

    ResponderExcluir
  6. ATENÇÃO... O MÍNIMO SÃO 10 (DEZ) LINHAS... DEIXEM DE PREGUIÇA... PENSEM E ESCREVAM...

    ResponderExcluir
  7. José Eduardo Galhardo Batista - 2 CM1segunda-feira, abril 06, 2009 8:34:00 PM

    Pelo fato do FMI ter sido criado para que os países ricos colocassem dinheiro para os países pobres e em desenvolvimento pegassem emprestado e desse moda ficassem em divida com os ricos(neocolonização), acho que as coisas vão começar a mudar um pouco, pois com os empréstimos do países "pobres" os países "ricos" que vão ficar endividados e pelo jeito vai mudar um pouco o jeito das relações internacionais entres esses países pobres que os emprestaram dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. José Eduardo Galhardo Batista - 2 CM1segunda-feira, abril 06, 2009 8:36:00 PM

    *Professor... quando agente digita aqui aparece mais linhas do que quando agente posta! Por isso não esta dando as 10 linhas!

    ResponderExcluir
  9. Victória Baruselli - 2º CM 2segunda-feira, abril 06, 2009 8:54:00 PM

    O FMI (Fundo Monetário Internacional) foi criado com os objetivos de disponibilizar ajuda financeira aos países, contribui para desenvolver o sistema monetário internacional, manter a estabilidade dos câmbios e proporcionar uma expansão comercial equilibrada. Primeiramente os brasileiros abominavam o FMI, porque na condição de devedor, o Brasil sofria neocolonialismo por seus credores, que passavam a controlar e inspecionar a economia do país. Mas atualmente, na atual crise financeira, os países que possuiam seu dinheiro em capital financeiro sofreram mais os efeitos da crise, já que foi causada por esse capital de especulação. Agora o Brasil possuia a maioria de suas reservas em capital fixo, nao alterado pela crise, e pode assim emprestar dinheiro ao FMI, junto a outros países emergentes que também se concentravam no capital fixo. Assim, na posição de provedor do dinheiro, o Brasil pode exigir e participar das mudanças e reuniões, e assim ganhar vantagens no FMI.

    ResponderExcluir
  10. O FMI(Fundo Monetário Internacional) foi criado com o intuito de ajudar os países pobres. O capital deste é provido dos países ricos, como por exemplo os Estados Unidos. Entretanto, devido a crise econômica mundial que está acontecendo hoje, há " a inversão " dos papéis dos países: os países ricos acabam por precisar da ajuda dos países " pobres " (emergentes) como o Brasil. Então, a interpretação deste fato pelo nosso presidente Luís Inácio Lula da Silva, é que para o Brasil exigir algo, é necessário investir dinheiro no FMI, pois só assim conseguiremos aparecer para este.

    ResponderExcluir
  11. Felipe de Matos Guimarães - 2º CM 1terça-feira, abril 07, 2009 12:24:00 AM

    Nenhum presidente foi ótimo. Todos eles priorizaram alguns e deixaram outros. Não será da noite pro dia que o Brasil vai mudar e ser uma potência.
    O brasileiro (em geral) ganha bolsa familia, bolsa escola... e se satisfaz. nenhum dos paises desenvolvidos possui essa mentalidade.
    Temos q mudá-la antes de querer crescer. O Brasil tem muito potencial e no futuro será indispensável. Os EUA sabem dar a volta por cima e provaram isso várias vezes. Temos de ser cautelosos de não tomar a decisão errada e deixar os EUA se aproveitar disso para apenas se safar e nos deixar (BRIC) na mesma.
    Precisamos de um líder com visão e sabedoria que consiga nos colocar na melhor situação possível. Na minha opinião, presidentes como FHC acabariam salvando mais uma vez os EUA, deixando o Brasil na mesma - ou com uma vantagem bem menor do que ela poderia ser. Temos de ser arrojados - a fim de lucrarmos ao máximo, astutos e maturos - caso contrário vamos afundar juntos. Analisar a situação sobre todos os possíveis ângulos é essencial nesse momento de vida ou morte. Seria mesmo a melhor solução injetar 1 trilhão de dólares no FMI ??? Se os países desenvolvidos voltarem será que eles irão pagar, ou farão ameaças bélicas ??? Imagine EUA, União Européia e Japão contra o resto do mundo em uma guerra. Teríamos chance de protestar ou apenas levaríamos um SUPER-CALOTE ???

    ResponderExcluir
  12. O valor de US$ 1 trilhão a ser liberado para o FMI emprestar a países em dificuldades poderá ocasionar tanto vantagens quanto desvantagens. Tal valor ajudará os países com diculdades econômicas a restabelecer o crédito no mercado internacional, estabilidade nos sistemas monetários mundias, nos câmbios, na expansão comercial, dando assistência para suas economias. Entretanto, a dependência econômica dos países pobres em relação aos ricos persitirá e continuará a assolar e a acentuar as desigualdades sociais, a ineficácia em relação à educação, à saúde e à moradia, não sendo a sociedade com um todo beneficiada, mas sim os detentores do poder político e econômico.

    ResponderExcluir
  13. Como o presidente Lula disse, "...temos que colocar nossa fatia para poder exigir". Ele tem toda a razão quanto à isso. Mas que esse dinheiro fazerá falta, é verdade, mas também há paises com piores condições do que as nossas, e colocando essa quantia alta, o FMI tera nossa confiança para fazer um "emprestimo" para algumas "urgências" que o Brasil poderá ter futuramente. Do mesmo jeito q colocando essa quantia no FMI, mantera a bolsa de Cambio estavel, digamos "reduzindo uma pequna parte para a crise financeira. Tenho certeza q esses US$ 1 trilhão vira do banco central, das reservas brasileiras acumuladas com muito tempo.

    ResponderExcluir
  14. ow, esqueci de colocar o nome completo no meu post, malz, sou o Bruno de Souza P. Barbosa do segindo ano turma 1
    FUI

    ResponderExcluir
  15. Embora essa colaboração com FMI seja um importante passo para a nossa nação, é importante lembrar que no tratado de Bretton Woods os países participantes optaram por um tipo de economia mais liberal, acabando com as barreiras econômicas existentes que causaram a grande depressão. Atualmente,a criação de um estado mínimo não é uma escolha prudente, pois com as importações em baixa isso só ajudaria um aumento do narcotráfico e outros tipos de comércio ilegal. A regulação deve existir,e ao mesmo tempo, não podemos nos basear numa economia do tipo " empobrece teu vizinho" ,pois ao contrário dos EUA, não estamos em posição de empobrecer ninguém. Somos apenas uma nação em desenvolvimento que ainda não tem bases consistentes o suficiente para estabelecer relações de "vassalagem" com outros países, ainda....

    ResponderExcluir
  16. parabens anta qualquer um q colocar o nome agora vai fazer a tarefa de graça...

    BUUUURROOOOO !!!




    ronaldo

    ResponderExcluir
  17. e se o cara não for aluno e respondeu por simples vontade? o burro acabou sendo tu --"

    ResponderExcluir
  18. A idéia é confiar que todos aqui sejam honestos... então é só perguntar na sala quem deixou a tarefa sem nome... certo?

    ResponderExcluir
  19. Letícia Aurea Dornelas Marques - 2ºCM2sábado, abril 11, 2009 8:59:00 PM

    A participação brasileira através de um empréstimo ao FMI é de extrema importância nesse momento de crise econômica mundial, não só para os países que passam por dificuldades econômicas quanto ao restabelecimento de seus créditos no mercado internacional, mas também para o Brasil tendo em vista que receberá juros em cima do valor emprestado e terá “moral” na realização de acordos futuros com os países que sofrem mais intensamente a crise. Porém, isso só será vantajoso, desde que não prejudique a economia brasileira. E de acordo com uma ultima declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ele destacou que caso seja solicitado, o País aportará até US$ 4,5 bilhões no FMI, valor que é o limite de sua cota no fundo, afirmou também que o repasse dos valores não vai afetar o nível das reservas brasileiras. "Eles darão em troca Direitos Especiais de Saque. Então na verdade a gente coloca um dinheiro, digamos que eles solicitem 1 bilhão, 2 bilhões, a gente coloca no fundo e eles nos dão Direitos Especiais de Saque que é uma reserva de valor", apontou. "(É) trocar um título por outro título", completou o ministro. Lembrando que o Brasil é o quinto maior detentor de Títulos do Tesouro Norte-Americano.

    ResponderExcluir
  20. Vanessa Calligaris Medina Coeli 2ºcm-1
    O FMI foi criado com o objetivo de emprestar dinheiro aos países pobres, o dinheiro do FMI era dos países desenvolvidos que emprestavam para os países subdesenvolvidos.
    O FMI avaliza os novos empréstimos junto aos bancos internacionais, fiscalizando os procedimentos da política econômica nacional, impondo regras e metas.
    Mas como Lula mesmo disse os países ricos querem mandar no FMI e os países pobres ficam queixando, mas não fazem nada para ajudar ele e nós só entramos lá como pedintes, se Lula colocar dinheiro lá, também poderemos exigir. E nós temos muitos problemas sim, mas temos condições de ajudar os países mais pobres.
    Se o Brasil emprestar o dinheiro serão os países ricos que irão ficar com dívidas e eles talvez irão dar o valor que nosso país merece.

    ResponderExcluir
  21. Graziela P. Viol - 2 CM 1domingo, abril 12, 2009 4:29:00 PM

    O valor de US$ 1 trilhão a ser liberado para o FMI emprestar a países em dificuldades poderá ocasionar tanto vantagens quanto desvantagens. Tal valor ajudará os países com dificuldades econômicas a restabelecer o crédito no mercado internacional, estabilidade nos sistemas monetários mundiais, nos câmbios, na expansão comercial, dando assistência para suas economias. Entretanto, a dependência econômica dos países pobres em relação aos ricos persistirá e continuará a assolar e a acentuar as desigualdades sociais, a ineficácia em relação à educação, à saúde e à moradia, não sendo a sociedade como um todo beneficiada, mas sim os detentores do poder político e econômico os mais favorecidos. Portanto, tal medida não eliminará todas as dificuldades enfrentadas pelos países. E, a respeito do Brasil como credor no FMI, é melhor ser “um país pedinte no FMI”, mas sem precariedades em relação à saúde, educação, moradia e sem corrupção, do que ser credor no FMI e emprestar dinheiro a outros países, todavia com diversos problemas internos e com muitas crianças sem acesso a uma educação digna e uma alimentação adequada.

    ResponderExcluir
  22. Augusto Nakahara, 2ºCM1domingo, abril 12, 2009 6:21:00 PM

    Dentre vários objetivos da criação do Fundo Monetário Internacional, o FMI, cuja sede se encontra em Washington, podemos destacar a de
    oferecer ajuda financeira aos países com dificuldades econômicas, emprestando dinheiro à eles.
    Como sabemos o Brasil se encontrava em uma situação complicada, em que devia dinheiro a outros países, conseguiu, porém, se reestabeler, e acabar com suas dívidas, conseguindo até criar uma reserva de
    dinheiro, que parte dela, US$1 trilhão, será usada para ajudar os países em dificuldades, os emergentes. Com isso podemos observar que a situação inicial se inverteu, pois o Brasil devia dinheiro ao FMI, e agora vai emprestar dinheiro à ele, ou seja, no momento há uma maior integração do Brasil, o que fez com que houvesse uma maior igualdade entre o Brasil e outros países ricos e desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  23. O encontro dos países desenvolvidos (G8) e os países emergentes (G20) em Londres, resultou, em minha opinião, em mais uma demonstração de capacidade de nosso digníssimo presidente. Para ele é "chique" emprestar dinheiro para os países desenvolvidos, e mesmo que o Brasil seja uma país emergente, é bom ver que ele pode ajudar aos outros países pobres, a melhor parte é que o nosso país, com tantos problemas, com tantas desigualdades e com novas descobertas de corrupções (no meio de tantas que nem são descobertas)é uma país que tem um presidente que nem sabe o que faz no G20. Ao invés de ter prioridade em nosso país que enfrenta muitos problemas, a prioridade dele é ser "chique" emprestando dinheiro ao G8. Estes na verdade resolveram recorrer aos países emergentes diante da crise para tentar reeguer a economia em beneficio deles mesmos, pode até ser que consequentemente o G20 seja beneficiado, com maiores importações e etc, mas os países desenvolvidos são desenvolvidos porque diferentemente de nosso país têm autoridades preocupadas com o beneficio do próprio país. Empresta dinheiro ao FMI não é a solução. A solução é saber administrar as finanças de cada país. Viva o nosso presidente!

    ResponderExcluir
  24. Paula Sayuri Tsugao

    O FMI (Fundo Monetário Internacional) foi feita para ajudar os países pobres. Com o dinheiro do Capital dos países mais ricos (Um exemplo: Estados Unidos, Japão). Contudo, com essa crise os países ricos estão pedindo ajuda para os países emergentes.
    Com o Brasil ajudando no FMI dá para se notar uma mudança, pois ele está se integrando mais, ocasionando maior igualdade entre o Brasil e os países desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  25. O FMI trabalha para assegurar a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento econômico sustentável, além de reduzir a pobreza.
    Em um momento de crise como o que estamos passando, é muito importante o empréstimo brasileiro ao FMI, para ajudar a reestabelecer a economia mundial. Mas é importante que esse empréstimo seja feito sem prejudicar a economia brasileira. E, aparentemente, até trará benefícios, pois atuando como provedor de dinheiro, o Brasil poderá exigir uma participação mais efetiva no FMI.

    ResponderExcluir
  26. Lariane Cariza Fialho 2ºC.M2, 12.683domingo, abril 12, 2009 8:58:00 PM

    O FMI (Fundo Monetário Internacional) foi criado com os objetivos de disponibilizar ajuda financeira aos países, contribui para desenvolver o sistema monetário internacional, manter a estabilidade dos câmbios e proporcionar uma expansão comercial equilibrada. assim proporcionando ao Brasil a chance de se reerguer economicamente. ou seja os paises podem se reestruturar apartir do FMI.

    ResponderExcluir
  27. Camila Ambrósio - 2º CM1domingo, abril 12, 2009 10:28:00 PM

    O Brasil foi durante muito tempo devedor do Fundo Monetário Internacional (FMI). Porém, hoje, está emprestando considerável quantia para ajudar outros países em dificuldades financeiras.
    Tudo bem que isto dará mais peso ao governo Lula nos foros internacionais mas não podemos descartar certas desvantagens. Por exemplo, os benefícios que esse dinheiro traria ao Brasil se fosse aplicado em outras coisas para o país, como na educação e na saúde. O Brasil com tantas precariedades dando-se ao luxo de emprestar uma quantia tão alta ao FMI. O Brasil pode até ter condições, mas emprestar essa quantia traz junto suas desvantagens.

    ResponderExcluir
  28. certo , professor... mas não sou aluno...se alguém falar que deixou anônimo não estará sendo honesto. Só comentei por comentar... sou ex-aluno e prefiro não me identificar.

    um abraço!!!

    ResponderExcluir
  29. O Brasil algum tempo atrás, devia para os países ricos desenvolvidos.
    Atualmente com o FMI ( Fundo Monetário Internaciona) vem emprestando dinheiro para outros países com dificuldades financeiras.
    Podíamos abaixar o empréstimo de dinheiro ao FMI, para investir em educação, saúde, pois o Brasil passa por um precariedade muito alta.
    Por isso com tanto empréstimo ao FMI, acarreta problemas ao país.

    ResponderExcluir
  30. Continuando ( faltaram 4 linhas)
    O Baril podia não só investir no FMI, mais em educação, lazer.
    Mais o país investindo no FMI, pode se reconstruir, a partir dos empréstimos.

    ResponderExcluir
  31. AMANDA GABRIELE GOBBO KUHN 2 CM1segunda-feira, abril 13, 2009 8:22:00 PM

    O FMI(Fundo Monetário Internacional)foi criado com objetivo de ajudar os países pobres financeiramente contribuindo para o desenvolvimento.
    Os paises desenvolvidos que colocavam o dinheiro na FMI, por causa da crise deixou de colocar, para poder se estruturar internamente, e países como Brasil que antes era devedor, passou a ser credor, uma sitção melhor que a anterior.
    Não acho "Chique" que o Brasil tenha emprestado ao FMI, mas como ele foi importante para nós quando precisamos, agora é a nossa vez de retribuirmos, isso faz parte da política internacional, se o Brasil levará vangens com isso... vamos esperar para ver.

    ResponderExcluir
  32. Graziela Pentean Bessa - 2CM1terça-feira, abril 14, 2009 1:34:00 PM

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) foi criado para que, com o dinheiro dos países desenvolvidos, os países subdesenvolvidos e os pobres pudessem melhorar a condição de sua economia. Porém, com a atual crise mundial, o Lula disse que poderia emprestar dinheiro, invertendo assim os papéis do Brasil (subdesenvolvido) e de países ricos (que agora passariam a pegar uma parte desse dinehiro). Isso traz tanto benefícios quanto prejuízos para o nosso país: por uma lado, nos mostramos que o Brasil está melhorando economicamente cada vez mais para todos, por outro lado, caso a crise financeira continue nos países ricos, isso afetaria também ao Brasil, mesmo que indiretamente, e talvez esse dinheiro possa fazer falta no futuro.

    ResponderExcluir
  33. Beatriz Sábio Cantieri - 2CM1terça-feira, abril 14, 2009 3:25:00 PM

    O Brasil, ao emprestar dinheiro ao FMI, mostra que, atualmente, a situação do país está mudando. Desde a criação deste banco, o Brasil apenas pedia dinheiro e, agora, está emprestando. A economia brasileira é, atualmente, uma das que mais crescem e, consequentemente, o Brasil é cada vez mais importante no contexto mundial. É uma pena que, mesmo nesta situação tão boa da economia, não haja um aumento significativo na quantidade de dinheiro sendo investido em áreas como educação e saúde. Se o Brasil quer igualar-se aos países ricos, deve preocupar-se não apenas com sua situação econômica, mas também com a qualidade de vida de sua população, que ainda possui algumas características de países subdesenvolvidos.

    ResponderExcluir
  34. O Brasil ajudando os países em crise é muito bom para ele porque isso da a ele um destaque maior na economia mundial e ate na política e também o mais importante quando o G20 emprestar dinheiro para os países ricos eles vai nos ver os países emergentes como um lugar com uma economia mais estável e não um lugar com uma economia que é ruim, e também o FMI é bom porque se o Brasil e os outros países colocar dinheiro lá para os ricos eles vão dever para nos é isso pode dar uma grande vantagem.

    ResponderExcluir
  35. VAI LA VAI LA VAI LA VAI LA DE CORAÇÃO VAMO SÃO PAULO VAMO SE CAMPEÃO!!!!

    ResponderExcluir
  36. Fernando Jundi Cazerta 2CM2quarta-feira, abril 15, 2009 7:39:00 PM

    O Fundo Monetario Internacional, tambem chamado de FMI, foi criado com a intenção de emprestar dinheiro para que os paises melhorassem a sua condição de vida, e o Brasil deve para o Fundo Monetario Internarcional, mas não o paga, apenas paga os juros que ele é obrigado a pagar, mas agora com essa crise mundial o Brasil está emprestando uma grande quantia de dinhero para o Fundo Monetario Internacional para ajudar acabar com essa crise mundial e começou nos EUA, fazendo assim com que os EUA fique dependente do Brasil agora.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!