domingo, 20 de setembro de 2009

Tarefa 2° ano - Semana de 21 a 25/setembro/2009.


Leia o texto a seguir:

Região tradicionalmente pacífica, a América Latina ainda assim comporta ameaças e desafios - antigos e novos, "clássicos" ou "multidimensionais" -, que merecem a devida atenção de todos os governos da região. O Brasil não é a exceção. A despeito dos alardes criados aqui e acolá, o Brasil continua sendo o país militar e politicamente mais influente da região (descontando-se, é óbvio, potências extra-regionais com presença marcante no continente, como os Estados Unidos), e mantém sua capacidade de projeção de poder diplomático e, mesmo, militar. Evidente que o país não tem qualquer pretensão de exercício de força - mas a manutenção dessa capacidade é crucial para sua política externa e para o processo de integração sul-americano, que precisa fazer frente aos dissensos que ainda opõem países que devem ser parceiros nesta empreitada fundamental para a promoção de nossos interesses comuns. E isso não é retórica: uma América Latina próspera, unida e pacífica é condição fundamental para a inserção dos países na região num sistema internacional ainda indefinido, obscuro, cuja única tendência que parece certa - até o momento - é o adensamento da interdependência entre os Estados e os povos. A estratégia do "dividir para governar" só poderá ser evitada na América Latina pela sinergia e pela união de suas nações. Pré-condição, também, para se fazer frente conjuntamente às outras ameaças que acometem a todos indiscriminadamente, tal como o narcotráfico e as ameaças ambientais. Assim como na política e na economia, também na segurança é recomendável que haja uma comunhão latino-americana - ou, ao menos, sul-americana.
(A América do Sul Estratégica", de Mario Cesar Flores)

TAREFA:

Cite um problema encontrado na América Latina que se relacione com o texto anterior. Explique-o e analise-o de acordo com as afirmações encontradas no texto. (mínimo 10 linhas - letra minúscula)

Professor Marcelus
;)

32 comentários:

  1. A exploração e a colonização,seja ela ´´fisica´´ ou econômica,dos países ricos sobre os pobres é algo que existe desde o periodo colonial.O neocolonialismo exexcutado,pelos países ricos,principalmente os EUA, sobre a américa latina onde países são extremamente explorados,gerando uma miséria e uma desigualdade social cada vez maior.Com crise rescente,a qual o mundo passa,onde os países ricos,foram os maiores prejudicados;cabe agora aus países emergentes se unirem em blocos economicos,e alianças para que finalmente a desigualdade regrida e que o mundo se torne mais igulitario e justo.Cabe agora aos nossos representes tomarem medidas de união e avanço,para que no futuro a exploração faça parte apenas do periodo ´´colonial´´.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o aluno Luis Otavio Baggio!

    ResponderExcluir
  3. Victória Baruselli - 2º CM 2terça-feira, setembro 22, 2009 8:42:00 PM

    Na América Latina, há grande domínio econômico exercido nos países desfavorescidos por países mais fortes, o que caracteriza o neocolonialismo. Os Estados Unidos exercem predominantemente a exploração na região. O Brasil também pode ser considerado praticante do neocolonialismo em países mais pobres, como na Bolívia onde explora gás. A América Central chegou a ser conhecida como a "República das Bananas" devido a grande quantidade de fruta exportada aos EUA, com a cultura ordenada pelos EUA. Os países dependentes de sua economia, sofreram também profundas crises com a atual crise econômica originada nos EUA.

    ResponderExcluir
  4. Gabriel Fiorin da Costa 2 CM 2terça-feira, setembro 22, 2009 9:23:00 PM

    A exploração e a colonização,seja ela ´´fisica´´ ou econômica,dos países ricos sobre os pobres é algo que existe desde o periodo colonial.O neocolonialismo exexcutado,pelos países ricos,principalmente os EUA, sobre a américa latina onde países são extremamente explorados,gerando uma miséria e uma desigualdade social cada vez maior.A América Central chegou a ser conhecida como a "República das Bananas" devido a grande quantidade de fruta exportada aos EUA, com a cultura ordenada pelos EUA. Os países dependentes de sua economia, sofreram também profundas crises com a atual crise econômica originada nos EUA.

    ResponderExcluir
  5. Um dos graves problemas que extrapola os limites de um país e atinge diversas regiões da América Latina é o narcotráfico. Na Colômbia, movimentos guerrilheiros marxistas dominaram a zona rural do país na década de 60, posteriormente, passaram a se financiar com o dinheiro de impostos cobrados dos traficantes. Com o crescimento da guerrilhas, criaram-se paramilitares (milícias alidas aos traficantes). Os EUA também contribuíram com o Plano Colômbia para combater os traficantes, fato que pode provocar a disseminação do confronto além da Colômbia. Ainda, temeroso, o Brasil criou o plano Cobra para evitar que guerrilheiros se refugiem na Amazônia brasileira. A Venezuela teme que o plantio de coca se transfira para o país. No Equador e no Peru, o número de óbitos e de refugiados para a região tem aumentado, por causa da instabilidade interna da Colômbia. Além disso há questões ambientais, uma vez que os EUA querem destruir as plantações de coca, lançando veneno via aérea o que pode contaminar rios da região.

    ResponderExcluir
  6. Como na América Latina no período colonial as colônias eram de exploração, os países não se desenvolveram como os da América do Norte que eram colônias de povoamento. O que acontece é que os países do Norte hoje são desenvolvidos e os da América Latina são subdesenvolvidos. Os países pobres sofrem com neocolonialismo executado pelos países ricos, o que causa a desigualdade social. Mas agora com a crise mundial, os países mais afetados foram os desenvolvidos, o que gerou um grande impacto em todo o mundo. O Brasil é um dos melhores países da América Latina. O que deve ser feito é os países mais pobres aproveitarem a crise para se desenvolver.

    ResponderExcluir
  7. Me esqueci de falar que o principal explorador é o EUA, que em cada canto tem um explorado em função dele. Ele sim foi o país mais afetado pela crise, mas ele não foi tão prejudicado como deveria, pelo fato de muitos outros países terem acordos com ele, e alguns tem dívidas enormes para acertarem com ele, o que deixa ele cada vez mais forte.

    ResponderExcluir
  8. A grande maioria dos países que formam a América Latina tem a maior parte de sua economia dependente, principalmente, da exportação de materia-prima. Como o número de países que praticamente "vivem" dessa exportação é elevado, a concorrência acaba sendo bastante grande. Como a concorrência é alta e os países precisam lucrar com a exportação, estes países abaixam os preços de seus produtos para atrair compradores e um acaba ferrando o outro, ou seja, há uma grande desvalorização e o lucro que deveria ser maior, devido a concorrência, diminui.
    Se houvesse maior união entre estes países, eles poderiam, por exemplo, criar algum tipo de acordo que determinasse o que cada um poderia produzir e exportar ou algum acordo que pudesse organizar melhor este tipo de comércio tão concorrido e pouco valorizado, pois só sentando para conversar e impor uma organização, criar um acordo ou plano é que o lucro que já é pequeno não "encolherá".

    ResponderExcluir
  9. os países latino-americanos têm economia baseada na exportação de produtos agriícolas e de matéria-prima e isso gera pouca variedade de produção, limitando-se principalmente em produtos tropicais. Como a maioria dos países produzem os mesmo produtos acaba gerando uma concorrência entre os países, o que dificulta o crescimento econômico agroindustrial desses países, pois como existe concorrência entre os produtos desses países e bastante oferta dos mesmos no mercado consumidor o preço diminui, impedindo esses países de obeterem grandes lucros. Entre os principais produtos exportados estão: café, banana, trigo, cacau, açúcar, petróleo, enfim... todos produzidos no sistema de plantation (grandes propriedades, monocultura, exportação, etc. O que deveria ser feito é um acordo e uma organização da produção nesses países para solucionar essa concorrência, valorizando assim os seus produtos e gerando mais lucros e crescimento para esses países.

    ResponderExcluir
  10. Um grande problema enfrentado pelos países latinos é o neocolonialismo norte-americano. Isso acontece principalmente por causa da formação social da América Latina, uma ex- colônia de exploração de países europeus como Espanha, Portugal, Inglaterra e França. Depois de ser extraído todo o potencial econômico, sua população dizimada e mesmo tendo sido declarados independentes isso só acontece no papel. A dependência agora não é mais de países europeus, surgiu uma outra colônia, na América mesmo,os Estados Unidos da América, a diferença é o tipo de colonização, de povoamento, sendo crucial para definir quem será o desenvolvido e os submissos. Um exemplo claro é a questão do Panamá, um canal construído para os EUA, as questões sociais de Cuba que foram excluídas da OPEP pelos EUA. Outra questão importante é a pobreza que influência em alguns países latinos, como Colômbia e Bolívia. A Guerra Civil que acontece na Colômbia é consequência da pobreza da população. A falta de alimentos e assistência faz com que a população busque formas irregulares de sobreviver, como trabalhar em plantações de coca. Mesmo que pelo motivo certo, nem sempre fazemos o que é correto, é a lei da sobrevivência, é preciso sobreviver.

    ResponderExcluir
  11. Letícia Aurea Dornelas Marques - 2ºCM2domingo, setembro 27, 2009 2:54:00 PM

    O processo colonial dos países latino-americanos, foi caracteziado por uma forte tendência de exploração socio-econômica, que apesar do tempo que passou, ainda é muito comum, porém atualmente é conhecida como neocolonialismo. Que acontece de diversas formas, sendo dos países ricos pra com os em desenvolvimento, no caso, EUA e Brasil ou entre os países em desenvolvimento com os subdesenvolvidos, como Brasil e Paraguai. Aliás, esta última se trata de uma exploração decorrente da Guerra do Paraguai, na qual o Brasil venceu, apesar das dívidas que a guerra provocou e o Paraguai além de herdar um grande desequilíbrio econômico, teve boa parte de seu território destruído. Provocando assim, uma dependência econômica para o país se rerguer. Na qual o Brasil teve importante praticipação, desencadeando uma dívida externa, que existe até hoje e é argumento usado pelo Brasil, para explorar ainda mais.

    ResponderExcluir
  12. Graziela Pentean Bessa - 2CM1domingo, setembro 27, 2009 4:25:00 PM

    A forte concorrência entre os países latinos (da parte sul do continente americano)bcausa um prejuízo para a balança comercial deles. Isso porque os países da América do Sul têm os alicerces de sua economia estruturados na indústria de base, na exploração de recursos naturais. Como são países próximos, suas formações geológicas são parecidas tendo as mesmas riquezas minerais, então aumenta a quantidade de produto, desvalorizando o preço da matéria-prima que ela exporta para grandes indústrias.Esses países são pobres em sua maioria, neocolônias dos EUA, dependentes de capital estrangeiro. Assim, nunca conseguem crescer economicamente.
    Aliás, a neocolonização dos EUA em cima desses países é muito vantajosa para eles: conseguem grande quantidade de matéria prima para sustentar a grande produção de suas indústrias.A forte concorrência entre os países latinos (da parte sul do continente americano)bcausa um prejuízo para a balança comercial deles. Isso porque os países da América do Sul têm os alicerces de sua economia estruturados na indústria de base, na exploração de recursos naturais. Como são países próximos, suas formações geológicas são parecidas tendo as mesmas riquezas minerais, então aumenta a quantidade de produto, desvalorizando o preço da matéria-prima que ela exporta para grandes indústrias.Esses países são pobres em sua maioria, neocolônias dos EUA, dependentes de capital estrangeiro. Assim, nunca conseguem crescer economicamente.
    Aliás, a neocolonização dos EUA em cima desses países é muito vantajosa para eles: conseguem grande quantidade de matéria prima para sustentar a grande produção de suas indústrias.

    ResponderExcluir
  13. Graziela Pentean Bessa - 2CM1domingo, setembro 27, 2009 4:27:00 PM

    professor, desconsidere o terceiro parágrafo, q foi repetido (começo do segundo)

    ResponderExcluir
  14. João Mario B. Silva 2CM1domingo, setembro 27, 2009 8:35:00 PM

    Um dos grandes problemas enfrentados pelos paises latinoamericanos seria o Neocolonialismo dos EUA, pois os
    EUA consegue grandes lucros na compra e extraçao de matéria-prima da América Latina.
    Quando a extraçao de materia-prima se torna exedente, ela causará serios problemas ambientais na América Latina.
    Outro problema latinoamericano é o narcotráfico, ocorrente em quase todos os paises da América Latina, que já exista há décadas, só agora, nos anos 90, com o neoliberalismo, o narcotráfico se desenvolveu e adquiriu peso e importância mundiais. É uma das atividades econômicas mais dinâmicas e rentáveis. O neoliberalismo foi a esteira que permitiu o verdadeiro salto de um negócio marginal para o maior de todos os negócios. A queda dos preços das matérias primas nos países pobres criou as condições para que partes importantes do campesinato da Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Brasil, etc. se dedicassem a produção da matéria prima para a fabricação da cocaína, da heroína e da maconha. Ao mesmo tempo, abriu espaço para que setores burgueses desses países se reorientassem para este negócio, em franca ascensão, enquanto os negócios "legais" encontram-se em recessão.

    ResponderExcluir
  15. Lucas Disposte Pontes - 2CM2domingo, setembro 27, 2009 8:41:00 PM

    [b]O principal problema é a grande presença das superpotências nos países da América Latina, principalmente da parte dos Estados Unidos. A produção de matérias-primas e minérios nos países da América Latina são os principais produtos de exportação e por isso estão presentes em grande percentagem na economia dos mesmos, porém, os Estados Unidos exploram exatamente esses produtos, aí que gera o problema: a dependência econômica desses países com o Estados Unidos, que os explora cada vez mais intensamente, incluindo o Brasil. Isso pode ser chamado de neocolonialismo e já é suficiente para terem a atenção dos governos regionais, que sabem que o único jeito de resolver é pela união das nações latino-americanas, só assim teremos uma Améria Latina, pacífica, próspera, unida e independente.[/b]

    ResponderExcluir
  16. a america latina no periodo colonial, as colonias eram de exploração, e os paises nao se desenvolveram, como se desenvolveram os paises da america do norte (que eram colonia de povoamento). Os países do Norte hoje sao desenvolvidos e os da america latina sao subdesenvolvidos. Os paises pobres sofrem com o neocolonialismo, (os EUA são os principais exploradores) executado pelos paises ricos, é o que causa a desigualdade social. Mas agora com a crise mundial, os paises mais afetados foram os desenvolvidos, o que gerou um grande impacto em todo mundo. Um dos melhores paises da america latina é o Brasil, o que deve ser feito, é, os paises menos desenvolvidos aproveitarem a crise para se desenvolver.

    ResponderExcluir
  17. Felipe de Matos Guimarães - 2º CM1domingo, setembro 27, 2009 11:56:00 PM

    Os atuais problemas enfrentados pela América Latina poderiam ser evitados com uma maior união entre os países que a constituem. Como é o caso das guerrilhas na Colômbia, que causam um atraso socio-ecônomico no país e que oferecem ameças (narcotráfico e refugio de traficantes) a países fronteiriços, como Brasil e Bolívia. A realidade é que o bloco da América Latina mais compete entre si do que se apóia. A concorrência desses países visa um enfraquecimento geral dos seus concorrentes, também latinos. Com uma participação militar mais poderosa, o Brasil poderia intervir em situações como a da Colômbia, oferecendo uma estabilidade maior à Colômbia. Outra rixa sulamericana é a questão da exploração brasileira sobre a Bolívia, em relação às reservas de gás natural lá existentes. Além disso, o Brasil também possui desentendimentos com o Paraguai, sobre o caso da venda de energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu. O potencial econômico da América Latina é imenso; Chile e Perú correspondem a 42% da produção mundial de cobre; México, Venezuela e Brasil possuem (contando a suposta capacidade de Tupi) uma reserva equivalente a 188,9 bilhões de barris. Soma-se a isso a maior bacia hidrográfica do planeta.
    O potencial necessário a América Latina tem. entretanto, toda essa riqueza gera ganância e conflitos que sufocam a capacidade de todos. Prosperar no momento de crise é dar dois saltos em relação ao mundo de uma forma geral. O momento chegou. Basta agora uma ação conjunta dessas nações, que têm a oportunidade de mudar seus destinos.

    ResponderExcluir
  18. O processo de colonização dos paises latino foi caracterizado por exploração socio-economica, o que acontece até hoje com o nome de neocolonialismo. Isso ocorre tanto com paises desenvolvidos como os EUA em cima dos em desenvolvimentos e/ou subdesenvolvido, ou nos em desenvolvimento como é o caso do Brasil com o Paraguai, que se deu pela Guerra do Paraguai onde o Paraguai perdeu e sua economia foi desestabilizada necessitando de ajuda financeira para se reerguer.
    Isso ocorre também com o EUA em cima da América Central e ficou conhecida como Republica das bananas pela exploração dos EUA em comprar bananas de lá por um preço muito baixo.

    ResponderExcluir
  19. Não é de ontem nem de hoje que vemos que sempre o maior controla o menor, o mais rico controla o mais pobre. Nas Américas não acontece diferente, temos o exemplo dos EUA, que instalam suas empresas nos territórios onde os favorecem, tanto em matéria prima quanto em Mão-de-obra, chamamos isso de Neocolonialismo. Países em subdesenvolvimento, como o Paraguai e Colômbia, são os mais atingidos economicamente, pois a maior parte dos lucros de produção volta para o país de origem, gerando assim um atraso na economia do país.
    Apesar da grande diferença das economias dos países da América Latina, todos eles sofreriam bem menos se formassem um bloco mais unido, isso diminuiria as crises nos países menos desenvolvidos, uma vez que todos são neocolônias americanas (exceto os socialistas como é o exemplo de Cuba). Estatização de empresas também seria uma boa conquista, porém há muitos obstáculos que não permitem que isso seja feito.
    Apesar de um problema ou outro o que mais importa é quem está no controle. O governante se souber fazer bem o seu trabalho, evoluir o país e não apenas se acomodar na situação é possível uma mudança na economia. Não se pode generalizar, mas que a mudança seria grande isso é um fato.

    ResponderExcluir
  20. Vanessa Calligaris Medina Coeli 2ºCM-1

    O grande problema da América latina é o neocolonialismo, ou seja, os países mais desenvolvidos querem conquistar novos territórios, querem prevalecer sempre, querem ser potência.
    Isso é muito ruim para os países pobres, pois eles são explorados, e como no texto acima diz o Brasil não é uma exceção, pois é explorado pelos Estados Unidos e também explora os países que não tem condição social melhor que a dele.
    Os países que mais têm matéria-prima são aqueles que mais trabalham e que menos ganham, são aqueles que passam por muitas dificuldades economicas, mas a verdadeira culpa é dos governadores de cada país, talvez se todos lutassem pelos seus interesses sem consentir a situação de cada país estaria muito melhor.

    ResponderExcluir
  21. O grande problema da América Latina, é que as potencias mundias querem "colonizar" os países mais pobres. Fazendo os países trabalhar mais para garantirem matéria prima barata e também mão de obra barata. O comodismo também prejudica muito a América Latina sempre está bom!!! Se as pessoas se concassem e cada um fizesse a sua parte talvez seríamos um país melhorr!!!

    ResponderExcluir
  22. Então como que a América Latina sofre com o Neocolonialismo, as indústrias fabricam mais para as potencias e esqueçem do próprio país. Na maioria das vezes o país tem que passar por uma crise para se desenvolver.

    ResponderExcluir
  23. Amanda Gabriele Gobbo Kuhn 2CM1segunda-feira, setembro 28, 2009 10:04:00 PM

    A America Latina tem problemas devido a sua colonização que foi a de exploração, pelos países da Inglaterra, Estados Unidos, França e Portugal. Suas colonizações foi de povoamento, isso fez diferença do que é hoje os países.
    Uns dos problemas é o caso da guerrilha na Colômbia, devido o atraso socioeconômico no pais e apresentam ameaças para o Brasil que tem tropas para combater o trafico, Peru, Equador que ultimamente tem recebido muitos refugiados a Venezuela teme que o plantio de coca passe a ser plantado em seu pais.
    Os Estados Unidos instalam suas empresas nos países latinos, onde ganham lucros devido a mão-de-obra e matéria prima barata. Isso é o neocolonialismo nos países latinos, no Brasil é em um dos lugares que tem essas empresas. Para melhorar as condições desses países só depende de seus representantes.

    ResponderExcluir
  24. Gabriela Marques Madureira 2º CM-2segunda-feira, setembro 28, 2009 11:49:00 PM

    Um dos maiores problemas da América Latina é o neocolonialismo, que surgiu na época da colonização,com os países ricos querendo poder influenciar no desenvolvimento dos outros países menos desenvolvidos e isso ocorre em praticamente toda a América. Os EUA sempre influencia os outros economicamente, pois trás suas grands empresas para se instalarem em outros territórios, onde os impostos são menores, a mão-de-obra é barata e toda a renda arrecadada volta aos EUA ficando a menor quantia pra o país onde se instala a indústria. Além da influencia dos EUA, chamamos também de neoclonialismo a questão entre paises como Brasil e Paraguai, pois o Brasil tem uma pequena influencia da época da guerra da Paraguai onde o Paraguai perdeu e precisou de uma ajuda pra see reestabilizar novamente.

    ResponderExcluir
  25. Mariana De Angeles Dias 2° CM 2terça-feira, setembro 29, 2009 6:48:00 PM

    A América Latina é muito explorada economicamente por países mais ricos, que estão a procura de produtos mais baratos, mão-de-obra barata. Isto se deu origem na época colonial e é denominado até hoje como neocolonialismo.
    Os países desenvolvidos, principalmente os EUA, exploram os países mais inferiores, instalando multinacionais para conseguir produtos com mão-de obra mais barata.A América Latina ficou conhecida como a "republica das bananas" e é explorada pelos EUA.
    Até nos países que se encontram em desenvolvimento ocorre neocolonialismo, que é o caso do Brasil e do Paraguai, na inlfuencia que o Brasil teve na Guerra do paraguai que fez Paragauai perder tudo e precisou de ajuda para se reestabelecer, com isso precisou da ajuda do Brasil que por sua vez, se aproveitou da situaçao.

    ResponderExcluir
  26. Um grande problema da América Latina inteira é o modo pelo qual foi colonizada(Plantaion, também o fato de que todo o lucro ia para a metrópole e não ficava nada para a colônia, etc.) entre outros problemas como por exemplo até hoje alguns países da Am. Latina dependem do modo de produção de suas áreas rurais e como é predominante a monocultura, e na maioria das vezes os produtos são quase sempre os mesmos, devido ao tipo de clima que se extende por todos os países latino-americanos.
    Um outro grave problema, já citado anteriormente por outros alunos, é o Neocolonialismo sofrido devido às precárias situações que os países se encontravam e como uma forma de tentativa para a melhoria dos mesmos acabavam se endividando ou até mesmo devendo favores para as potências mundiais mais próximas.

    ResponderExcluir
  27. Julia Corrêa Gomes, 2º CM 1terça-feira, setembro 29, 2009 7:44:00 PM

    Os países sul-americanos possuem em sua maioria uma economia voltada para a exportação de materia-prima, o que faz a mercadoria possuir pouco valor adquirido, e não ser muito lucrativo; além disso, pela semelhança do produto de suas exportações esses, países acabam fazendo concorrência entre si, o que não é favoravel para nenhum deles.
    Os países latinos precisam da maior comunicação e interligação, para juntos tentarem desenvolver a sua cultura sub-desenvolvida.
    Se a nossa parte do continente conseguir uma união, uma aceitação, um apóio e uma mútua colaboração; não precisaremos depender tanto de outra parte da américa que na verdade , discordando do que ela nos faz acreditar, só nos prejudica.

    ResponderExcluir
  28. Eduardo Lourenço
    errei "PLANTATION"
    =]

    ResponderExcluir
  29. Os povos que vieram colonizar a América Latina foram os portugueses e espanhóis. Estes vieram com intuito de explorar as riquezas que existiam no continente e levar essas riquezas aos seus países de origem.Esses colonizadores (Portugal e Espanha), eram de países mais pobres e as pessoas normalmente com pouca instrução. Eles queriam encontrar riqueza de forma fácil e como América Latina era povoada por índios foi fácil dominá-los através dos armamentos.
    Diferente do tipo de colonização que sofreu a Estados Unidos e Canadá, pois lá vieram os ingleses e no Canadá também vieram os franceses, com intuito de povoarem o local e não explorá-lo até porque, não tinha tantos recursos para serem explorados.As pessoas que povoaram esses países eram normalmente pessoas cultas que fugiam da recessão de seus países.
    EUA E Canadá foram colônias de povoamento aonde as pessoas vieram para criar suas raízes.A América Latina foi colônia de exploração.Estes povos colonizadores foram os responsáveis pela formação dos países das Américas.

    ResponderExcluir
  30. Claramente, o neoclonialismo praticado por nações poderosas, que aproveitam dos países subdesenvolvidos ou emergentes, até mesmo nosso país pratica esse tipo de neocolonialismo, podemos citaro caso do Paraguai, que ao dever uma dívida grande ao Brasil, deve favores a ele, como por exemplo o Brasil pagar um preço bem abaixo de mercado pela energia elétrica da Usina de Itaipu.

    ResponderExcluir
  31. Por ser por muito tempo colonia de exploração de países europeus, a América Latina nao se desenvolveu como as colonias de povoamento. Com isso ,tambem, fez com que hoje ela
    se tornasse neocolonia dos EUA e com isso, há uma intensa exploração fazendo com que haja mais desigualdades sociais.

    Um dos grandes problemas atuais que praticamente toda América Latina enfrenta é a questão do tráfico de drogas, com destaque para a cocaína, na Colombia principalmente.
    Com o grande conflito entre as guerrilhas, na Colombia, essa questão ameaça os países que faz fronteira como o Equador, o Peru e o Brasil que temem receber refugiados desse conflito e a Venezuela que teme o plantio de coca em seu territorio.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!