segunda-feira, 5 de maio de 2014

Evento conhecido como chuva de meteoros 'Eta Aquarídeos' poderá ser vista de algumas regiões do Brasil. Veja o vídeo ao vivo.

Chuva de Meteoros - Evento conhecido como chuva de meteoros poderá ser vista em algumas regiões do Brasil. Veja o vídeo ao vivo.

Os meteoros serão vistos rapidamentes e com pouco brilho, estima-se que haverá, no máximo, 45 por hora, um pouco menos de um, por minuto. A visão do fenômeno poderá ser prejudicada devido a chuva, tempo nublado ou mesmo pela poluição em algumas das regiões de metrópoles brasileiras. A luz da Lua não irá atrapalhar a observação da chuva de meteoros.


Fenômeno Eta Aquarídeos
Está associado ao cometa Halley e é visível anualmente entre os dias 19 de abril e 28 de maio. 6 A atividade máxima ocorre tipicamente por volta de 5 ou 6 de maio, 6 quando podem ser observados até 20 meteoros por hora. Seu radiante se encontra próximo a Eta Aquarii, uma estrela de tipo espetctral B9 e magnitude aparente +4,04. O mais antigo registro de observações desse evento remonta ao ano 401 e há também registros nos anos 839, 927, 934 e 1009.
A associação dessa chuva de meteoros com o cometa Halley foi descoberta em 1876 pelo astrônomo Alexander Stewart Herschel e confirmada nos anos subsequentes. No início de maio de 1947 o radiotelescópio do observatório de Jodrell Bank, no Reino Unido, detectou pela primeira vez esse evento na faixa de rádio do 
Evento:
Meteoros
Chuva de meteoros é um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu (radiante). Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita.
A maior parte dos meteoros são menores do que um grão de areia e por isso quase sempre se desintegram e não atingem a superfície do planeta. Chuvas intensas e incomuns de meteoros são também chamadas de surtos ou tempestades de meteoros, nas quais são vistos mais de mil meteoros por hora.

veja a transmissão ao vivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!