domingo, 3 de agosto de 2008

Chuvas matam mais de 200 no sul da Ásia

DOMINGO, 03 DE AGOSTO DE 2008.

Vítimas morreram em conseqüência das enchentes causadas pelas monções. Mais de 10 milhões de pessoas estão desabrigadas ou ilhadas. Pelo menos 216 pessoas morreram em conseqüência das enchentes causadas pelas monções no sul da Ásia nos últimos dez dias, disseram autoridades nesta sexta-feira , e mais de 10 milhões estão desabrigadas ou ilhadas, muitas delas sem acesso à assistência médica.

Bote resgata pessoas que ficaram ilhadas numa vila em Daca, capital de Bangladesh
(Foto: Rafiqur Rahman/Reuters)


Com isso, cresce o risco do aparecimento de doenças trazidas pela enchente. Algumas pessoas foram vítimas de mordidas de cobras, outras sofreram ferimentos por causa do desabamento das casas, e muitas se afogaram. O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) disse que as inundações estão levando o caos à região e podem ser as piores de uma geração inteira em algumas regiões.


"A escala das enchentes e o número enorme de pessoas afetadas representa um desafio sem precedentes para a assistência humanitária", disse o Unicef. A infra-estrutura médica rural desapareceu em muitas regiões. No estado de Bihar, na Índia, várias mulheres deram à luz natimortos em áreas afetadas.


"Há muito pouco o que fazer, já que quase metade dos 315 centro de saúde dos distritos remotos estão inundados", disse Baidyanath Singh, uma autoridade da área da saúde. Os moradores de Bihar, que tem cerca de 90 milhões de habitantes, dizem estar enfrentando falta de remédios e de alimentos.



Em Bangladesh, quase metade do país está sob as águas. A inundação chegou a afetar as partes mais baixas da capital, Daca. "A situação está piorando a cada hora que passa", disse o jornalista Biplob Chakravarty, da cidade de Manikganj, ao norte da capital.



No estado de Assam, no nordeste da Índia, há quase 3 milhões de desalojados. Milhares estão acampados em estradas e margens de rio, nos poucos espaços não afetados pela inundação. Helicópteros e barcos militares tentam levar comida, água potável e remédio até eles. No leste do estado mais populoso da Índia, Uttar Pradesh, as enchentes inundaram quase 300 vilarejos. No oeste do país, vôos e trens sofreram atrasos por causa das chuvas no centro financeiro de Mumbai, onde a água chegava até o joelho das pessoas.
(fonte:g1.globo.com/Noticias/Mundo)

FÓRUM:

01. Para um país superpopuloso como a Índia quais os efeitos das "monções" na qualidade de vida deste povo?
02. E como as "monções" podem influenciar na economia dos países da Ásia meridional e de Sudeste?

81 comentários:

  1. Luciano Zanola Cerbasi 2º CM 2

    1.)Os efeitos são dos mais negativos, pois se a qualidade de vida já é ruim, com as enchentes causadas pelas monções, ela piora ainda mais, já que muitos ficam desabrigados, ou contraem doenças como lepstopirose, hospitais cheios, etc.

    2.)Elas agravam a situação de pobreza dos países onde ocorrem, tanto como nos danos em estruturas, como também no aumento de pessoas que vão aos hospitais, abrigos, etc.

    ResponderExcluir
  2. Mariana Araújo Canassa 2-cm2

    1- Para a Àsia q é um país superpopuloso e se encontra num local de risco,as consequencias são desastrosas,pois para um país que possui uma péssima qualidade de vida essas enchentes só pioram a situação do país trasendo mortes, doenças,milhões de desabrigados que ficam sem teto e sem comida tornando mais difício a sua situação...

    ResponderExcluir
  3. Mariana Araujo Canassa 2-cm2

    2-Elas só pioram a situaçao economica e social do país, causando danos,problemas para a saúde em geral...

    ResponderExcluir
  4. Felipe Cruz Rosa - 2ºCM 1

    1) As "monções" não facilitam a vida das pessoas desse país superpopuloso pois nesse clima existe um período de "onda de calor" que provoca a morte anual de milhares de pessoas ou chuvas torrenciais que geram desabrigados e elevação da mortalidade.

    2) A agricultura é influenciada pois o clima pode facilitar a agricultura que pode ser planejada mas muitas vezes pode perder safras com as enchentes urbanas, já que a economia é baseada basicamente na agricultura de plantation ou de jardinagem.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo de Oliveira Reis 2ºCMI

    1) A qualidade de vida na índia já não é das melhores, devido á sua grande população. As monções não vêm para ajudar, pois acabam inundando as terras, matando milhares, deixando muitos desabrigados e aumentando a incidência de doenças, piorando a má qualidade de vida da população.

    2) De certo modo as monções podem trazer benefícios, para a agricultura, pecuária, etc... Do outro lado, temos a destruição que vem com elas, destruindo plantações, matandp animais, destruindo hospitais, lojas, e deixando a economia abalada.

    ResponderExcluir
  6. José Guilherme C. Peres segundo 2

    1)As monções não facilitam a vida das pessoas desse país,sendo muito populoso.Pois nesse clima existe um período de intenso calor que provoca a morte anual de milhares de pessoas ou chuvas torrenciais que geram desabrigados e elevação da mortalidade.

    2) A agricultura é muito beneficiada pois com o clima pode facilita-la.Mas muitas vezes pode perder safras com as enchentes urbanas, já que a economia é baseada basicamente na agricultura de plantation ou de jardinagem.

    ResponderExcluir
  7. Jéssica Martins 2°CM2

    1)Os efeitos são os piores possíveis, já que a populaçao vive em péssimas condições e as monções só acabam piorando isso tudo,levando as pessoas a perderem seus lares,parentes,e perderem também o direito de ter uma vida um pouco melhor,pois com as inchentes provocadas pelas monções muitas pessoas adoecem e muitas vezes acabam morrendo.

    2)Podem influenciar positivamente ou negativamente.São boas pois com as monções vem as chuvas e com elas uma boa safra na agricultura, assim ajudando a economia, mas ao mesmo tempo são ruins, pois quando vem muito forte as chuvas geram grandes prejuízos, abalando assim a estruta economica de um páis.

    ResponderExcluir
  8. Caio Oliveira Soares - 2º CM 2

    1)Os efeitos são horriveis, as chuvas de monções fazem centenas de vítimas, alagamentos, deslizamentos, sem contar, que com as monções pode ocorrer o risco de uma epidemia.

    2)A época das monções na Índia geralmente dura de junho a setembro. As chuvas são indispensáveis para fazendeiros cujas plantações alimentam milhões de pessoas.
    Este é o lado bom economicamente das monções, pois junto com estes beneficios, vem a destruição, e depois da destruição, precisa-se de dinheiro para reconstruir tudo novamente, o que é ruim para a economia.

    ResponderExcluir
  9. Mariana Duenhas Marcos 2ºCM2

    1)Os efeitos são horríveis; a população já vive em condições precárias de vida, ainda mais com as chuvas de monções a situação fica ainda pior. Muitas pessoas ficam desabrigadas, doentes, pois ficam sem cuidados médicos e alimentação.

    2)Pode influciar positivamente ou negativamente, já que a economia depende de agricultura, os ventos de monções ajudam numa melhora na agricultura. Entretanto, quando as chuvas vêm a situação fica horrível, prejudicando a população, consequentemente a economia do país.

    ResponderExcluir
  10. 1.As monções tem como característica a umidade, pressão e temperatura. Quando atingem o continente modificam essas características fazendo com que chova no local por exemplo. A consequência disso são as ínumeras inundações causadas pelas monções, e isso é péssimo para a qualidade de vida do povo.

    2.As inundações causadas pelas monções causam destruição de casas e comércio, dando prejuízo financeiro para o governo indiano. Porém também ajudam na agricultura do país umidecendo o solo para ter boa colheita, e fornecer suprimento para a população.

    ResponderExcluir
  11. Juliana Fonseca 2º CM 1 ( comentário acima)

    ResponderExcluir
  12. Suellen P. Mastreani - 2º CM 2

    1)Na Ásia a qualidade de vida já não é das melhores e com as monções acabam ficando piores ainda, causando enchentes pessoas ficam sem seus lares,morrem,perdem parentes ficando em área perigosas como fala no texto mesmo onde ficam ninhos de cobras entre outros animais, além de doenças que com a água suja ficam mais fáceis das epidemias se alastrarem.
    2)As monções trazem coisas boas e ruins, boas com as chuvas nas plantações ajudando na economia do país mas ruins pois as chuvas quando abundantes fazem com que ocorram muitos prejuízos tanto na colheita como nas cidades,como hospitais.

    ResponderExcluir
  13. Gabriela B.Barbosa - 2º CM 1

    1)Piora muito a qualidade de vida desse povo,pois as piores chuvas das monções a atingir a Índia nas últimas décadas já fizeram mais de 400 mortos e há milhares de pessoas isoladas.
    Estima-se que o número de vítimas suba, porque as autoridades estão ainda a recolher dados.
    Na cidade as ligações telefónicas estão ainda a sofrer os efeitos das inundações, as escolas estão fechadas e muitas pessoas estão retidas devido à inexistência de serviços de transporte. Nas estradas alagadas há dezenas de carros abandonados. O aeroporto de Bombaim, que concentra o maior tráfego do país, continua fechado e a pista está submersa.
    Com os problemas nas vias e nas comunicações, milhares de pessoas estão sem contacto com os seus familiares.
    A Marinha, a Força Aérea e o Exército foram chamados para ajudar a recolher pessoas isoladas pelas chuvas ou para lhes fazer chegar alimentos e auxílio sanitário.
    A época das monções decorre entre Junho e Setembro na Índia e todos os anos vitima centenas de pessoas.


    2)Podemos citar os dois pontos das monções na economia , tem o lado bom e ruim.Sobre o lado bom podemos citar: com as monções vem as chuvas e com elas uma boa safra na agricultura, assim ajudando a economia do país.Porém tem os prejuísos ,ou seja, o lado ruim;traz muito prejuíso nas areas urbana (como cidade , hospitais) como também em areas rurais (como estragando colheitas , destruindo plantações).

    ResponderExcluir
  14. Ana Clara Maziero Risson 2°cm1

    1)Os efeitos da monções na vida dos indianos não é nada bom, pois já sendo um país com muita pobreza, ainda sofrem com as chuvas fortes que deixam muitas vitimas, e se as pessoas não morrem acabam perdendo tudo para enchentes onde podem ser carregadas para áreas desconhecidas e contraírem doenças.

    2) Pode influenciar positivamente e negativamente. Com as monções as chuvas vêem e a chuva é boa para agricultura assim fazendo as plantações ficarem melhores e dando qualidade e quantidade o bastante para sobreviver e vender.Mas também tem o aspecto negativo pois se as chuva vêem muito forte acaba com tudo e mata bastante gente e isso é ruim.

    ResponderExcluir
  15. Renata Ribeiro Pedro 2ºCM1

    1) Os efeitos das monções na Ásia são desastrosos, alagando casas, escolas, hospitais, e além disso, trazem uma série de doenças. A qualidade de vida é extremamente precária, com muita pobreza, e com essas enchentes acaba agravando ainda mais. Pessoas perdem familiares, perdem bens, perdem casas..


    2) As monções podem influenciar de modo positivo na agricultura, irrigando o solo, e por conseqüência dando um retorno para os agricultores. E outra forma de influência é negativa, pois essas monções causam uma grande destruição, trazendo prejuízos para o governo,e também podem acabar com lavouras, onde seria uma maneira de alimentar toda a população.

    ResponderExcluir
  16. Hugo Hiroshi Yamamura - 2º CM 1

    A Índia é superpopulosa nas planícies próximas aos rios e ao litoral, possuindo deserto ao sul e montanhas ao norte. As monções de verão levam a umidade para o continente, aonde condensa e chove.
    Assim, durante o verão no hemisfério Norte, alaga as planícies (lembrando que boa parte da Índia é montanha e deserto) e diminue a área habitável, mata várias pessoas seja por afogamento, seja por doenças, destrói casas, estabelecimentos, hospitais, etc., piorando a qualidade de vida.


    Durante o verão, as monções fazem alagar as planícies, o que fertiliza o solo (assim como os alagamentos do rio Nilo), facilitando a agricultura.

    ResponderExcluir
  17. Marina Pires Marangoni 2ºCM II

    1-)Os efeitos são os mais drásticos possíveis, pois devido ser atingidas por chuvas de monções, todas regiões sofrem alagamentos e deslizamentos, que vem a ter como conseqüência a morte milhares de pessoas e também famílias desabrigadas e feridas.
    As chuvas também resultam em acidentes de automóveis, fechamento de escolas, queda de postes e conseqüentes blecautes, paralisando os transportes urbanos e as ruas da cidade, e decorrente à grande destruição, toda população perdem todos os seus bens materiais e financeiros e são obrigados a ser socorridos por autoridades que dispõem alimentos e ajudas, até que todos se acomodem-se em possíveis instalações.

    2-)As monções podem influenciar devido a provocar intensas chuvas em regiões da Índia, que devido ao fator climático determina ela como um dos principais países agrícolas da Ásia de Monções, pois possuem 11% das terras cultivadas do mundo e 3/4 de sua população ativa no campo.

    ResponderExcluir
  18. André Eidi Miyashita 2° CM 2

    1) Os efeitos são, em sua grande maioria, terríveis, principalmente nas áreas de maior ocorrências dessas chuvas no período das monções e apesar de ser "esperado" já que o mesmo fenômeno ocorre todo ano, não é possível uma estrutura para a prevenção (como os amortecedores de terremotos no Japão, por exemplo) já que a Índia é um país em desenvolvimento e por isso torna-se inviável(apesar do fato de ter uma região de potencial intelectual e tecnológico elevado podendo ter gastos poupados com reconstruções pós-chuvas), resultando num número de morte e de doentes alarmantes ou então destruindo e deixando a população com a carência de serviços importantes como hospitais e escolas que acaba por diminuir a qualidade de vida desse povo.

    2) Podem influenciar tanto positivamente na questão agrícola quanto negativamente devido aos seus fortes efeitos ocasionados pelas enchentes e cabe à esses países saber utilizá-las para o seu bom uso ou evitá-las quando catastróficas.

    ResponderExcluir
  19. Ana Clara Sanches e Lacerda - 2ºCMI

    1) As monções, muitas vezes, provocam tempestades, desabrigando a população local com as enchentes, além de crescer o risco de aparecer doenças. Ela piora a qualidade de vida deste povo.

    2) As monções trazem benefícios para a economia, pois influencia positivamente na agricultura, alagando e fertilizando o solo. Mas também pode trazer prejuízos, pois com os alagamentos, o governo gasta muito dinheiro com remédios, comida e água potável.

    ResponderExcluir
  20. Isabela Mello 2º C M 2

    1)As monções acabam prejudicando a vida das pessoas,muitos morrem afogados,perdem suas casas e ficam doentes.A situação na Índia já não é boa,com as monções fica poir ainda.

    2)As monções podem ajudar na economia pois com a chuva melhora a agronomia,gerando mais alimentos,porém a chuva acaba vindo muito forte,prejudicando.

    ResponderExcluir
  21. Matheus de Andrade Sabino Pereira 2°cm2



    01. Para um país superpopuloso como a Índia quais os efeitos das "monções" na qualidade de vida deste povo?
    Diminui ainda mais a qualidade de vida da população indiana,destruindo casas,escolas e hospitais.Como se trata de um país emergente ainda não possui suporte(não para toda sua população) para prevenção e contenção de deslizamentos em áreas de riscos ocasionados pelas forças da chuva.


    02. E como as "monções" podem influenciar na economia dos países da Ásia meridional e de Sudeste?
    Podem influenciar positivamente ou negativamente na agricultura.
    Positivamente:Nas áreas alagadas aceleram a decomposição no solo tornando o solo fértil.
    Negativamente:As chuvas torrenciais podem alagar e destruir plantações

    ResponderExcluir
  22. Paulo Matsumura Júnior. 2° CM 2

    1)O país por ser superpopuloso está sujeito a um desastre maior caso um fenômeno da natureza ocorra, que é o caso das monções. Todos os anos, esse fenômeno ocorre e gera grande caos e destruição nesta área. A condição de vida deste povo já é pessima, com este fenômeno fica pior ainda. Pessoas pegam doenças, são feridas por animais ou mesmo pelos desabamentos. O país não possui a economia desenvolvida, porém, o governo poderia bolar algum plano para evitar que esse fenômeno causasse um desastre tão grande.Um exemplo poderia ser o tranporte das pessoas que vivem nas áreas afetadas para outros locais, enquanto o fenômenos ocorre. A maioria dos habitantes possuem poucas coisas em suas casas, e acabam perdendo tudo. Acabam começando do zero suas vidas.

    2) Temos o lado bom e o ruim. O lado bom é que não faltará água para a agricultura, para a pecuária, evitando a falta de produtos alimentícios no local.
    O lado ruim ocorre pelas inundações, desabamentos, destruição de lojas. Caso ocorra chuva em excesso poderá prejudicar a agricultura, com perdas de plantações. Esses acontecimentos abalam ainda mais a economia.

    ResponderExcluir
  23. Camilla Borges Gazolla 2ºcm2

    1-As monções prejudicam totalmente o país, pois destrói muita coisa útil para a população.As monções deixam a qualidade de vida da população péssima,porque as pessoas ficam doentes, morrem, ficam sem casas,ou seja, acabam totalmente com o pouco que possuem.

    2-Podem influenciar de boa maneira ou não, pois quando á o excesso de água o solo se torna fértil e assim a agricultura ajuda na economia porém também podem acabar com as plantações e ai a economia do país fica totalmente abalada.

    ResponderExcluir
  24. Lucas Feresin Jardim - 2° CM 2

    1)A qualidade de vida vai de ruim a pior se falando de pessoas desabrigadas, essas monções derrubam tudo o que vê pela frente, matando e deixando muitas pessoas na miséria e sem moradia.

    2)Economicamente a Índia vai ficar abalada com tanta miséria, mais se for bem aproveitada o solo mais fértil causada pelas inundações, pode ser uma potencia na agricultura.

    ResponderExcluir
  25. Camila Marques Guerreiro 2CM-2
    1)Apesar da Índia ser um país superpopuloso as situações não sao nada agradáveis, ela apresenta varios efeitos, assim como tempestades, terremotos e entre outro, podendo deixar aasim muitas pessoas desabrigadas, e pode causar doenças com a enchente também.

    2)Pode haver 2 lados, o primeiro é que essas tempestades em geral pode ajudar na agricultura e na pecuária de um certo modo, e o segundo é que pode ser ruim pra populaçao, através dos destruimentos de varias casas, e abrigos.

    ResponderExcluir
  26. Ana Beatriz Paes de Carvalho - 2CM2

    1.Os efeitos das monções na Índia são gravíssimos e levam o país à miséria total. Quando as monções chegam, suas chuvas prejudicam plantações e inundam cidades inteiras, sem deixar chance para aqueles que estavam desprevinidos. Ocorrendo uma vez por ano as tempestades matam e levam casas, deixando doenças e pessoas desabrigadas e desorientadas assim que estas começaram a reconstruir suas vidas.

    2.A Ásia tem sua economia voltada para o setor primário; Sendo assim as monções seriam ótimas na teoria, pois ajudariam na safra, trazendo água em um país com poucos rios para a irrigação. Acontece que, geralmente, as monções vêm com grande força e intensidade destruindo e alagando as plantações ao invés de ajudá-las. Deste modo, a Ásia têm a sua economia destruída.

    ResponderExcluir
  27. Laura Orsatti Saghabi - 2ºCM1

    1. Na maioria das vezes, essas monções causam efeitos indesejáveis pela população. Como a população já nao tem uma qualidade de vida ótima, essas monções, ao ocorrerem, pioram a situação das pessoas. Doenças, perdas, mortes, ferimentos e falta de alimentos e remédios, são exemplos do que esse fenômeno da natureza pode causar à população.

    2. Pode inflenciar tanto positivamente, na agricultura com a irrigação do solo, quanto negativamente, também na agricultura, pecuária e centros urbanos, como, acabar com plantações, hospitais e casas...

    ResponderExcluir
  28. Tairini Custódio Momesso 2ºCm 1


    1- A Ásia apresenta uma péssima qualidade de vida, e enfrenta muitos problemas sociais e econômicos... devido a grande e população...
    As enchentes provocadas de certa forma colaboram para a pior situação da Ásia...pois trazem doenças... mortes ... deixando muitos desabrigados... ou seja.. deixando ainda pior a qualidade de vida da população...


    2- Apesar de ajudar na agricultura, deixando o solo bom para a colheita, mais o problema é que as enchentes tem causado muita destruição nas moradias... e isso conseqüentemente acaba provocando certo prejuízo para o governo.

    ResponderExcluir
  29. Izabela Tramonte 2CM 2

    1) A qualidade de vida na região já é ruim e com as monções fica ainda pior tendo como consequencia enchentes que causam muitas doenças, dificultando a chegada de comida e socorros para a população ilhada ocasionando morte de muitas pessoas.

    2)As monções causam grandes perdas para a população. Suas casas ficam alagadas e falta alimento e saneamento basico.Com isso gera grande prejuízo economico prara o pais.

    ResponderExcluir
  30. Taís Pontes - 2ºCM1

    1-)Com essas monções, acabam trazendo muitos prejuízos para a população. Como por exemplo: muitas pessoas morreram em conseqüência das enchentes causadas pelas monções, e mais de 10 milhões, ficaram desabrigadas ou ilhadas.

    2-)Com essas enchentes, muitas pessoas ficam sem moradia, ocorre destruição na cidade e sem como as pessoas obterem assistência médica.
    Querendo ou não..acaba sendo um grande prejuízo para a economia.

    ResponderExcluir
  31. Taís Pontes - 2ºCM1

    1-)Com essas monções, acabam trazendo muitos prejuízos para a população. Como por exemplo: muitas pessoas morreram em conseqüência das enchentes causadas pelas monções, e mais de 10 milhões, ficaram desabrigadas ou ilhadas.

    2-)Com essas enchentes, muitas pessoas ficam sem moradia, ocorre destruição na cidade e sem como as pessoas obterem assistência médica.
    Querendo ou não..acaba sendo um grande prejuízo para a economia.

    ResponderExcluir
  32. Natália Bondezan Dias Neto 2° CM I

    1) As 'monções' pioram mais ainda a qualidade de vida da população da Índia, que já não é boa!
    Elas fazem com que o número de pessoas com doenças aumentem e conseqüentemente número de mortes.
    Sem dizer na perda de abrigo, alimento, medicamentos de hospitais...

    2) Elas influenciam tanto no lado positivo quanto no negativo.
    Do lado positivo tem a questão da auto produtividade na agricultura, tornando a safra mais produtiva pelo fato de o solo ficar mais qualificado e a economia melhora.
    E do lado negativo temos o fato de que nem sempre as chuvas são razoáveis, fazendo com que haja enchentes, prejudicando a agricultura e a qualidade de vida. Isso causa um grande prejuízo na economia do país.

    .

    ResponderExcluir
  33. Luís Henrique Leão de Sousa 2ºCM2

    1 - Os efeitos causados pelas monções na Índia, podem ser diversos.Podemos destacar dois deles.
    Levando em conta aspectos bons para Índia as monções facilitam a agricultura, que pode ser planejada, mas o lado negativo do clima de monções pode ser definido como uma "onda de calor", que provoca anualmente uma grande quantidade de mortes, chuvas torrenciais, enchentes urbanas,e, um grande número de desabrigados. Tais efeitos podem ainda ser somados a perdas de safras.

    2 - Com as monções a Àsia Meridional e Sudeste seria beneficiada, afinal, sua economia é de setor primário.Junto as monções vem um grande número de chuvas, as plantações são alagadas, o que prejudica a economia em vez de beneficiá-la.

    ResponderExcluir
  34. Ana laura balieiro cezar- 2cm 1

    1) sendo a india um pais superpopuloso a qualidade de vida ja é pessima, com alto indice de pobreza, analfabetismo e fome, alem de doenças e com as monçoes causando uma catastrofe climatica, o pais sofre cada vez mais, piorando as doenças e miseria do sofrido povo indiano!

    2) Na economia as monçoes ajudam na agricultura,adubando o solo e aumentando a produtividade e a ajudando o pais a crescer economicamente.
    O lado ruim é que como nem sempre sao previstas as chuvas podem vim fortes e destruir toda a agricultura aumentando miseria, e prejudicando a economia.



    .

    ResponderExcluir
  35. Débora Manarelli 2° Cm I

    1) As "monções" na Índia prejudica muito no desenvolvimento do país, sendo que a situação já não é boa. Causa prejuizos para o saneamento básico, alimentação, saúde... péssima qualidade de vida e prejudica a agricultura!

    2) O país possui uma economia desiquilibrada, por um lado é bom para a agricultura, fazendo ter um bom rendimento da safra devido ser uma irrigação ao solo... mas nem sempre!
    E também pelo lado da população ser prejudicada pelas perdas ocorridas com as inundações...

    ResponderExcluir
  36. *Ana Clara Lacerda 2º E.M. A

    1) Uma das consequências da péssima qualidade de vida na Índia são causadas por 'monções' que prejudicam tanto na moradia como as enchentes que trazem doenças e até a morte de várias pessoas, prejudicam a agricultura e isso é muito ruim para um lugar que a condição de vida é precária! ...

    2)Apesar do solo ficar úmido, essas enchentes podem durar dias, e acaba prejudicando as plantações e contaminando a água. Alem de ter um custo muito grande para o governo, pois é preciso helicópteros e barcos militares para levar alimento e água para os mais necessitados, também prejudica o mercado externo.

    ResponderExcluir
  37. Bruno G. de Paula 2ºC.M. A

    1)A qualidade de vida da população indiana é muito pobre e miserável.
    Por causa das Monções a população que não tem quase "nada" fica com menos ainda, eles pedem moradia, alimentos(plantações), saneamento básico e trazem varias doenças com a enchentes....

    2)E que com as Monções a economia fica meio "danificadas" como as perdas da agricultura, perdas de varios produtos arrastados pelas enchentes.
    Também é muito ruim causa que até a enchente acabar e começar tudo de novo perde muito tempo e muito dinheiro.....

    ResponderExcluir
  38. Lígia Maria Canassa - 2°cm 1

    1. O efeito das monções é dos piores pois a qualidade de vida do povo já é ruim e com este efeito do clima piora ainda mais. Afetando o povo com doeças e impedindo a ajuda de médicos, a chegada de alimentos e de qualquer tentativa de ajuda da Onu.Provocando ainda mais mortes e trajedias.

    2. A economia já é afeta por ser um país sub-desenvolvido e ainda piora com o efeito das monções que prejudicam a agricultura as negociações internas e externas e ainda formando um caos ainda maior no país.

    ResponderExcluir
  39. Thamiris N. Minari Ramos 2ºC.M.

    1)Os efeitos podem ser tanto boas quanto ruins. A boa é que favorece a agricultura, já a ruim é o calor muito forte, o qual leva várias pessoas a óbito e as chuvas que provocam muitas enchentes destruindo plantações, matando pessoas e animais.

    2)Podem influenciar na agricultura, pois pode ser planejada, outro lado é as enchentes que alagam grande parte da Ásia meridional matando muitas pessoas e animais e destruindo plantações.

    ResponderExcluir
  40. Samira Bevine Zaher 2º C M I

    1-As monções que causam ora enchentes ora "ondas" de calor prejudicam um país como a Índia, com mais de 1 bilhão de habitantes. Como consequência, a classe menos privilegiada fica mais propensa à doenças, perdem suas casas por causa das enchentes, há elevação da mortalidade. Além de, para os agricultores, há perda de safra, danificando a economia indiana.

    2-As consequências das monções geram um gasto da parte do governo, o qual tem que tratar de muitos doentes, ceder moradia e alimentação.

    ResponderExcluir
  41. Camila Trivia Meirelles 2ºCM 1

    1)Os efeitos das monções prejudicam o pais, transmitindo cada vez mais doenças, piorando a qualidade de vida, as chuvas provocm cada vez mais danos á população pois atinge as plantações, ou seja , acaba destruindo casas, matando pessoas tanto por doença como por afogamento , destruindo pontos medicos como hospitais entre outros.

    2)Ajuda por causa do Clima , porém ao mesmo tempo pode perder tudo com chuvas em exesso de chuva acaba prejudicando pois a economia é praticamente toda agricula.

    ResponderExcluir
  42. Marina Saito 2°CM 2

    1-As monções são muito prejudiciais para Índia pois além de ser um país superpopuloso,tabém possui uma péssima qualidade de vida ,o que gera mortalidade,e um aumento de desabrigados no páis.

    2-As monções podem ser benéficas ou não na economia ,pois favorece a agricultura ,mas quando muito fortes podem ser ruins ,e consequentimente prejudicando a economia do país.

    ResponderExcluir
  43. Rodrigo Biagi Cacciatori 2°C.M A

    1) Os efeitos são devastadores, o país que já tem a qualidade de vida ruim, com as monções acabam piorando drasticamente , como conseqüência das monções além de piorar a qualidade de vida, acaba gerando mortes de milhares de pessoas e acaba desabrigando-as muitas vezes também.

    2) As monções podem influenciar gerando benefícios quanto prejuízos, as desvantagens são os efeitos devastadores causados pelas monções, e pode beneficiar a agricultura devido ao clima “previsível”.

    ResponderExcluir
  44. Bruna Karolaine Guedes 2ºCM A

    1)Como as monções causam enchentes ao país, muitas pessoas morrem, ficam desabrigadas, causanda um grande trantorno no país, que por ser muito populoso, tem grandes números de prejuizos.

    2)As monções influeciam negativamente na economia, porque como estão preocupados em ajudar as pessoas desabrigas, feridas, não tem como fazer com que a economia tenha um progresso maior.

    ResponderExcluir
  45. Bárbara Manarelli Viera 2ºCM 1

    1)Além de alta mortalidade as monções também causam nessa grande população a falta de comida ,de moradia e a qualidade de vida, que já é baixa, chega a um nível menor ainda.

    2)Como grande parte da economia dessas regiões se baseam na agricultura , que é feita ao longo do rio e onde a maioria da população vive, as monções acabam com as lavouras, inundam os rios e prejudicam drasticamente o capital que partiria dali.

    ResponderExcluir
  46. 1-As monções acabam interferindo na vida das pessoas do Sul da Ásia, ocasionando uma série de doenças, mortes e deixando-as desabrigadas.

    2-A chuva em grande quantidade e as tempestades acabam prejudicando a agricultura. O país tem dificuldade para se desenvolver economicamente com a atenção e o capital voltados para ajudar as pessoas que sofreram com as conseqüências das monções

    ResponderExcluir
  47. Vinícius Barzagui Ribeiro

    1-As monções acabam interferindo na vida das pessoas do Sul da Ásia, ocasionando uma série de doenças, mortes e deixando-as desabrigadas.

    2-A chuva em grande quantidade e as tempestades acabam prejudicando a agricultura. O país tem dificuldade para se desenvolver economicamente com a atenção e o capital voltados para ajudar as pessoas que sofreram com as conseqüências das monções

    ResponderExcluir
  48. Ana Carolina Martins Oliveira 2ºCM 2

    1) Todo ano, o país enfrenta tempestades e inundações, mas não consegue diminuir seus efeitos devastadores. As chuvas atingem o país em poucos momentos, mas chegam com muita força.

    2)Durante os meses de monções o verão do hemisfério norte, as águas do oceano Índico estão mais frias que o continente, já que é inverno sobre elas, e o continente mais quente. Esse fator climático determina a agricultura na Índia. É um dos principais países agrícolas da Ásia de Monções.

    ResponderExcluir
  49. Sarah C. Zuim 2 CM1

    1~O efeito é de grande incidência,gerando desastres e falta de alimento,por causa das inundações e do difícil acesso aos locais onde se encontram os desabrigados;assim piorando ainda mais a péssima qualidade de vida que eles já possuem.

    2~Podem influenciar em vários aspectos;com a vinda de tais monções destrutivas,tudo acaba literalmente por água 'a baixo,e com isso a economia sofre grandes impactos, entre eles os ambientais, destruindo as plantações, que fazem parte da maior renda econômica do país.

    ResponderExcluir
  50. Felipe Senra Gatto 2ºCM 1

    1)As monções fazem cair muito à qualidade de vida da população
    Ainda mais por ser um país superpopuloso os efeitos são maiores
    Com as inundações deixam milhares de desabrigados e as doenças
    Afetam muito mais pessoas causando varias mortes.
    Falta de alimentos e água potável também fazem cair à qualidade de vida.

    2)Podem afetar negativamente com as inundações ocorre perda de
    Produção na agricultura e gastos com a reconstrução de casas
    E com famílias desabrigadas doenças e etc.

    ResponderExcluir
  51. Gabriela Panini Batagelo 2ºCM1

    1.As “monções” representam terríveis resultados para a Índia. Destaca-se como o segundo maior país do mundo, concluindo assim seus efeitos como: pessoa sem moradia, descontrole total da sociedade e doenças que cada vez mais se agravam. Na época que ocorrem esses efeitos naturais, é identificada a maior taxa de acidentes e crianças perdidas.

    2. Apesar de desastrosos, esses efeitos também trazem pontos positivos, como na agricultura, ajudando em épocas de safra, e investindo na economia, já que esta depende totalmente disso. Os pontos negativos são as destruições de construções civil-públicas, de casas, escolas, e também quanto ao turismo (em alguns locais do país).

    ResponderExcluir
  52. Diego Brito Mascarós 2ºCM 1

    1 - As monções levam resultados muito ruins pra índia. fazendo a qualidade de vida ser rebaixada( pais superpopuloso ). a fome por falta de alimentos. milhares de desabrigados.concluindo : resultados ruins

    2-Elas pioram muito pois prejudica muito a agricultura ( muito importante economicamente ) com a grande quantidade de chuvas

    ResponderExcluir
  53. Roberto Lobo 2*CM II

    1-As monções atrapalham a agricultura da india,causa enchentes trazendo doenças,levando pessoas aos hospitais.

    2-Como eles prejudicam a Agricultura,que é de fato um artificio usado para se beneficiar economicamente,consequente mente prejudicam a economia indiretamente ou não.
    Também pode ser o caso de gastos com remédios esse tipo de coisa

    AJUDA NOIS FERNANDINHO TAREFA PELA NET MAIS FACIL,E TÃO BOA QUANDO PELO PAPEL!

    ResponderExcluir
  54. Nikolai Lantaler 2 CM 1

    1- Apresentam-se através desses efeitos naturais certos problemas quanto a moradia das pessoas pobres e a propagação de doenças,por ter grande numero de habitantes a superlotações nos abrigos e o indice de afogamentos e mortes aumenta.

    2- Influencia muito tanto na agricultura que se precisa fazer cálculos para que não se perca safras tanto pelo excesso de chuvas como a falta delas quanto na qualidade de vida das pessoas mais pobres.

    ResponderExcluir
  55. 01. Para um país superpopuloso como a Índia quais os efeitos das "monções" na qualidade de vida deste povo?
    Poderia ser um efeito positivo, se houvessem canais de irrigação e escoamento, infra-estrutura para receber as monções e aproveitar melhor os efeitos positivos na agriultura ou pelo menos reduzir os efeitos "catastróficos", porém, como não se investe nisso, a Índia acaba sofrendo sofrendo os efeitos.

    02. E como as "monções" podem influenciar na economia dos países da Ásia meridional e de Sudeste?
    Influenciam de maneira positiva e/ou negativa, sem as monções, não haveriam enchentes desabrigados... Porém, sem elas, a média pluviométrica anual seria drasticamente reduzida, trazendo consequências desastrosas para um país como a Índia, já que grande parte da ecomia do país é baseada na produção agrícola.

    Vitor Dentello - 2º CM 1

    ResponderExcluir
  56. Natália Penteado 2 CM 1

    1- A falta de estruturas e casas em boa qualidade levam as condições de vida dos habitantes de ruim para sub-humana pois se aumenta o nivel de mortes e epidemias.

    2-Economicamente o pais é tanto prejudicado na agricultura que podem se perder safras inteiras por plantações em épocas erradas como na compra de medicamentos,inundações,mortes,etc...

    ResponderExcluir
  57. Marcos Massao Sato-2ºCM1-Sala 4
    1- As grandes chuvas das “Monções” trazem consigo muitos desastres, prejuízos ás pessoas. Um exemplo são as grandes enchentes que trazem animais nocivos ao homem, das florestas para as cidades, e muitas doenças, além da perda de bens materiais. Em conseqüência disso, os hospitais ficam lotados, o que ocasiona a morte de muitos por falta de atendimento, resultando na péssima qualidade de vida da população.
    2- Como á população, os empresários e os agricultores sofrem com as “Monções”. A enchente pode ocasionar a perda de vários produtos industrializados armazenados para á venda. Também a perda de equipamentos vitais á indústria, ou o desmoronamento do prédio, o que causa muitos prejuízos. Na agricultura os produtores podem perder parte de suas plantações por serem “varridas” pela enchente.

    ResponderExcluir
  58. João Octávio de S.Cunha - 2º CM 1

    1)São os piores possiveis, pois fazem cair muito à qualidade de vida da população e com as inundações deixam milhares de desabrigados e as doenças.
    Afetam muito mais pessoas causando varias mortes.
    2)Com essas enchentes, muitas pessoas ficam sem moradia, ocorre destruição na cidade e sem como as pessoas obterem assistência médica, já que grande parte da ecomia do país é baseada na produção agrícola, as pessoas deixam de ir trabalhar por estarem doentes.

    ResponderExcluir
  59. Livia Ananias 2 CM 1

    1- Com as monções ocorrem grandes inudamentos propagação de doenças,lotações em abrigos,mortes por afogamento etc..

    2- Na economia a perda de alimentos prejudica o setor a super lotações de abrigos e necessidade de remédios levam a qualidade de vida abaixo da linha da miséria.

    ResponderExcluir
  60. Mikaella Pavani 2CM 1

    1- Com as monções a população esta correndo mais risco de vida. Fica difícil se viver na dúvida de que se estará vivo no dia seguinte.
    São muitos os riscos para a população, pois podem morrer em enchentes e tambem doenças podem ser transmitidas atraves da contaminção da água.

    2- Com os desastres que podem ocorrer na região, a economia pode ser prejudicada pelo fato da perda de alimentos e famílias que perdem suas casas. Tudo isso gera uma crise economica gigantesca para o pais que tem que sustentar e ajudar as familias atingidas.

    ResponderExcluir
  61. Ana Paula Fernandes – 2º CM I

    1.Favorece a agricultura, que pode ser planejada , porém há uma onda de calor que provoca a morte de muitas pessoas, além de chuvas torrenciais que provocam enchentes, deixando famílias desabrigadas e causando mortes.

    2.Como a economia é baseada na monocultura latifundiária, as monções facilitam a plantação para os agricultores, mas quando chega a época das chuvas tudo é destruído , sendo necessário dinheiro para reconstruir tudo novamente.

    ResponderExcluir
  62. Tiago Pinholi Moreira-2ºCM1

    1)O aquecimento global deve afetar a temporada das monções, de junho a setembro, cujas chuvas são essenciais para a agricultura indiana.
    Estima-se que um aquecimento de 2º C a 3,5º C resultará numa perda de 9% a 25% no faturamento agrícola - que representa 22% do PIB da Índia e ocupa 70% da força de trabalho.

    2)O ritmo das monções, o período de chuvas no sul da Ásia, foi alterado, com efeito catastrófico para a agricultura. A safra de arroz colhida no inverno na Índia foi 10% menor que em anos anteriores.

    ResponderExcluir
  63. 1- tendo 2 lados opostos as monçoes sao excenciais para a agricultura e a manutençao do clima favoravel a atividades agricolas e participam ativamente no clima em proporçoes que se extendem por todo o globo .. mas em exceso as monçoes trazem graves prejuisos humanos e materiais e alem de afetar o desenvolvimento de areas e prejudicar na qualidade de vida das populaçoes em areas sussetiveis a alagamentos por trazer apos o periodo de chuvas varias doenças tipicamente tropicais(dada a locaizaçao proximo ao Equador) , problemas habitacionais e alimenticios pois a produçao de alimentos local pode ser gravemente afetada

    repondida em uma resposta apenas xD

    ResponderExcluir
  64. Luiz Carlos Alves Júnior 2ºCM1

    01. Para um país superpopuloso como a Índia quais os efeitos das "monções" na qualidade de vida deste povo?

    O clima de monções se caracteriza pelo volume e a irregularidade das chuvas durante o verão, onde os efeitos que de certo modo poderiam ser positivos , pelo alto índicie pluviométrico , acaba sendo devastador, pois as enchentes tomam conta de tudo, um bom exemplo é Bangladesh, que teve 60% de seu território coberto por água . Sendo assim, o clima de monções prejudica a qualidade de vida, causando enchentes, surtos de doenças, hospitais cheios , barragens destruídas, rodovias sem acesso, e destruição das lavouras.

    02. E como as "monções" podem influenciar na economia dos países da Ásia meridional e de Sudeste?
    Podemos dizer que as monções são como uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que o alto índicie pluviométrico( verão ) ajuda no planejamento da agricultura que tem como base a monocultura do arroz, as chuvas excessivas podem afetar a implantação e a colheita das lavouras, bem como causar prejuízos devido a inundação das mesmas.

    ResponderExcluir
  65. Gustavo Henroz - 2° CM1



    01. As monções afetam a Índia em uma escala muito grande devido a sua grande população, ocorrendo grandes desastres como falta de moradia, doenças, mortes, falta de comida e água e atrapalhando a agricultura.

    02. A sazonalidade facilita a agricultura, que pode ser planejada, mas o lado negativo desde clima começa com uma "onda de calor", que provoca a morte anual de várias pessoas, e as chuvas torrenciais provocam enchentes urbanas, gerando desabrigados e elevação da mortalidade, além da perda de safras.

    ResponderExcluir
  66. Igor Torres de Souza - 2º CM 1


    01- Em um país emergente e superpopuloso como a Índia,as monções geram um aspecto negativo à sua população, pois provocam grandes desastres climáticos, conseqüentemente provocando mortes, doenças, falta de moradia e entre outros acontecimentos.

    02- As monções prejudicam a agricultura e para indústria porque devido às fortes chuvas que provacam inundações, perdendo safras e desmoronando prédios. Mas por outro lado pode ajudar no aumento do índice pluviométrico do país e evitar a falta de água para indústria e agricultura.

    ResponderExcluir
  67. 1-As monções podem influenciar tanto positivamente quanto negativamente a povo da Índia. A parte positiva é que a Índia pode planejar sua agricultura, adquirindo melhores resultados; como pontos negativos tem as varias mortes, pessoas desabrigadas, safras perdidas, entre outros desastres.
    2-Já que a economia é baseada na agricultura, as monções ganham grande importância. Podem ajudar a população, que pode planejar sua agricultura e obter melhores resultados, e também pode acabar com safras inteiras, acabando também com parte da economia.

    ResponderExcluir
  68. Mauro Peron Gelmi - 2º CM 1

    1)As monções têm um efeito catastrófico, pois a Índia já apresenta uma baixa qualidade de vida, e esse fenômeno acaba prejudicando mais ainda as atividades no país, causando milhares de vítimas

    2)As monções aumentam o nivel de chuvas, oque ajuda na agricultura, porém se chover demasiadamente pode ocorrer o inundamento das plantações, causando prejuízos

    ResponderExcluir
  69. Andrei Insognia - 2ºCM1

    1. Como todo país que é muito populoso, a Índia sofre com vários problemas, sejam eles econômicos, sociais e até mesmo religiosos. As monções vêm para agravar estes problemas, pois acabam inundando as terras,destruindo plantações - o que é uma consequência terrível para um país que tem a economia baseada na agricultura, em latifúndios etc - casas, cidades como um todo, o que gera crise de doenças, agravando mais ainda a situação do país.

    2. As monções quando não muito fortes trazem benefícios pra Índia devido a situação climática, porém quando são muito fortes, como costumam ser, seus danos são terríveis, pois além dos prejuízos diretos ( inundações ), tem prejuízos indiretos, como o desvio de certo capital que deveria ser investido em diversos setores como educação, saúde, ec, é investido para recuperar os danos causados pelas mesmas.

    ResponderExcluir
  70. Maurício Travassos Bérgamo - 2ºCM1

    1.As monções tem efeito muito negativo, pelo fato de que com ela, vem as enchentes, e com esta doenças, destruição de abrigos, etc.

    2.Prejudica muito na maioria das vezes, pelo fato de destruir as platações, já que a economia desta região, ser basicamente centralizada na agronomia.

    ResponderExcluir
  71. Ana Paula Appendino Capelanes 2ºB

    01-As monções provocam chuvas fortes na India ,o que piora muito a qualidade de vida desde povo.Ocorre muitas mortes durante as enchentes, por desabamento de casas,afogamento e doenças causadas pelo acúmulo de água.

    02-Devido às monções chove muito no verão e fica seco no inverno.Esta sazonalidade facilita a agricultura que pode ser planejada. Mas as grandes enchentes causam muitos prejuizos e a morte de milhoes de pessoas todos os anos

    ResponderExcluir
  72. 01-As monções acabam prejudicando a vida das pessoas,muitos morrem afogados,perdem suas casas e ficam doentes.A situação na Índia já não é boa,com as monções ficam piores.

    02-Como a economia é baseada na monocultura latifundiária, as monções facilitam a plantação para os agricultores, mas quando chega a época das chuvas tudo é destruído , sendo necessário dinheiro para reconstruir tudo novamente.


    You advanced from level 68 to level 69.

    ResponderExcluir
  73. Flavia Maffei - 2°CM 2

    01) Como o efeito não é nada bom, só vem a piorar mais ainda a situação do país, causando doenças provocadas pelas enchentes, famílias desabrigadas, perda de casas, mortes.

    02)Como depende muito da intensidade da chuva, pode ajudar ou prejudicar a economia do país.
    São boas pois com pouca intensidade ajuda na agricultura, ajudando assim na economia.
    São ruins se vierem muito forte, pois trazem muitos prejuizos, o que prejudica a economia.

    ResponderExcluir
  74. 01) Os efeitos das monções prejudicam o pais, transmitindo cada vez mais doenças, piorando a qualidade de vida, as chuvas provocm cada vez mais danos á população pois atinge as plantações, ou seja , acaba destruindo casas, matando pessoas tanto por doença como por afogamento , destruindo pontos medicos como hospitais entre outros.

    02-As monções influeciam negativamente na economia, porque como estão preocupados em ajudar as pessoas desabrigas, feridas, não tem como fazer com que a economia tenha um progresso maior.



    You advanced from level 79 to level 80.

    ResponderExcluir
  75. 01)Com essas monções, acabam trazendo muitos prejuízos para a população. Como por exemplo: muitas pessoas morreram em conseqüência das enchentes causadas pelas monções, e mais de 10 milhões, ficaram desabrigadas ou ilhadas.


    02)Temos o lado bom e o ruim. O lado bom é que não faltará água para a agricultura, para a pecuária, evitando a falta de produtos alimentícios no local.
    O lado ruim ocorre pelas inundações, desabamentos, destruição de lojas. Caso ocorra chuva em excesso poderá prejudicar a agricultura, com perdas de plantações. Esses acontecimentos abalam ainda mais a economia.


    You advanced from level 1 to level 2.

    ResponderExcluir
  76. Daniel Mathias Fuzette Amaral 2°CM2

    01) As Monções ocorrem uma vez por ano e causam efeitos catastróficos como enchentes, desabamentos, deixando milhões de pessoas ilhadas e desabrigadas. Isso somado a falta de alimentos, rémedios e o seu aspecto natural reflete em uma sociedade subdesenvolvida e consequentemente precária.

    02)Economicamente as monções de verão alagam algumas regiões,fertilizando o solo e trazendo um maior desenvolvimento agrônomo.

    ResponderExcluir
  77. Beatriz Pátaro 2°CM 2

    01. O efeito das monções é péssimo para o país, pois se trata de um país com elevado número de habitantes, sendo a maioria das pessoas que passam por sérias necessidades financeiras, enfrentam graves problemas de saúde e não possuem ajuda adequada.Então, com as enchentes, as doenças, enfim, a deestruição causada pelas monções trazem maior número de mortes, desabrigados, doentes, e acabam com o pouco que essas pessoas já tem.

    02. Para a economia do país já é diferente, a situação é melhor.Pois é possível saber quando haverá excesso de chuva, ou quando ficará um tempo sem chover, ajudando assim na agricultura, que é importantíssimo na economia do país!

    ResponderExcluir
  78. 01. As monções prejudicam muito os países subdesenvolvidos desta região,pois sem estrutura nenhuma no país as pessoas acabam ficando desabrigadas e passa existir grande número de doenças.

    02. Monções de verão trazem benefício na plantação, e assim cresce a economia dos países, já que baseia-se a economia em agricultura.

    ResponderExcluir
  79. Debora Palla 2º CM I

    01.As monções pioram a qualidade de vida desses povos e o desenvolvimento do pais, já que a grande quantidade de chuva acaba destruindo uma parte do pais.


    02. Pela economia depender da agricultura e a mesma depende do tempo, e o tempo na Asia é as monções, entao indiretamente as monções estao ligadas a economia da Asia.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!