domingo, 10 de agosto de 2008

Entenda o conflito da Ossétia do Sul.

Josef Stálin em 1922, então presidente da URSS, determinou que a região da Ossétia fosse incorporada à Geórgia (uma das 15 repúblicas que formavam a URSS), como uma região autônoma, já que a região era habitada por georgianos em sua maioria.
.
.
Toda a tensão entre Ossétia do Sul, Rússia e Geórgia ganhou força depois da Revolução Rosa, que levou Mikhail Saakashvili à Presidência da Geórgia, em janeiro de 2004. Saakashvili, aliado dos Estados Unidos, prometeu reconstruir o país e aproximá-lo do Ocidente, o que irritou a Rússia. Nos últimos anos, o presidente geórgio tem acusado a Rússia de apoiar as regiões para sabotar o seu governo. Moscou nega as alegações. Em 2006, o parlamento da Geórgia acusou a Rússia de tentar anexar as regiões, e Saakashvili chegou a levar a denúncia às Nações Unidas.
Na Geórgia, além dos conflitos com os separatistas, a violência interna tem crescido devido às condições econômicas da região, em declínio desde o colapso da União Soviética em 1991.
.
Somente em 1990 que o Congresso de Deputados da região proclamou a soberania e criação da República da Ossétia do Sul. Dois anos depois, aproveitando o fim da União Soviética, a República proclamou a sua independência da Geórgia que apesar de ter feito um acordo de paz manteve suas tropas na região. A Rússia, que intermediou acordos de cessar-fogo, tem mantido negociadores de paz na região para garantir a soberania da Ossétia do Sul.
.
Saiba mais sobre o conflito: clique aqui!
.
(fonte: O Globo, G1 e Folha)

3 comentários:

  1. ok , que a Georgia nao deveria bombardear em massa os revoltosos em meio a civis e sim açoes cirurgicas para o desmantelamentos das tais "celulas terroristas" mas a açao desmedida por parte dos russos a meu ver apontam 2 porques de tanta força nessas "missoes de paz". Uma seria para demonstraçao de força ,da volta da Mae Russia ao cenario mundial como potencia militar, a outra seria a desestabilizaçao do Governo Georgiano em varios niveis para possiveis anexaçoes territorias destes territoris ditos como rebeldes e possiveis vantagens economicas na regiao...

    ResponderExcluir
  2. Rogério

    Desde o final da URSS que a Rússia tenta se mostrar como uma grande potência mundial. Como ela vive uma grave crise econômica, mostrar-se como potência militar e que ainda domina suas ex-repúblicas é uma maneira comum, ao logo da história, para se manter visivel ao meundo.

    ResponderExcluir
  3. uma outra questao levantada pelos russos afavor da separaçao da Ossédia da Georgia vem da comparaçao do caso de Kosovo com a antiga Iugoslavia , em que Kosovo decretou sua independencia unilateralmente, obrigando o governo iugoslavio responder enviando tropas, a parte do genocidio foi por eles mesmos e nao tem justificativa nenhuma , mas a OTAN apoiava Kosovo assim como a Russia está apoiando a Ossédia e com objetivos parecidos nos dois casos que é a desestabilizaçao do governo central e com isso beneficios nas areas politicas e economicas , alem de demonstraçao de força agindo como recado para qualquer desafeto ..
    e antes que esqueça.. a Abcázia tambem é uma regiao Pró-russa e ganharia força seu movimento separatista caso a Ossédia consiga a sua independencia do governo Georgiano ...

    como poderia ser o desfeixo dessa tensao se nao a separaçao como quer a maioria esmagadora da populaçao ?

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!