domingo, 17 de agosto de 2008

Tarefa - 1º ano - semana de 18 a 22/agosto/2008.

SEGUNDA, 18 DE AGOSTO DE 2008.


01. Observe a pirâmide etária brasileira, segundo dados do IBGE, e analise seu número de jovens e de idosos, e ainda a tendência destas faixas para o futruro.


02. Faça uma análise da participação do número de mulheres na PEA (população economicamente ativa), de acordo com o gráfico a seguir (IBGE):
03. Observe o vídeo:
Explique, utilizando as informações fornecidas pela reportagem, as causas que nos permitem afirmar que a população brasileira está passando por uma transição demográfica?
Professor Marcelus

63 comentários:

  1. 01. Observe a pirâmide etária brasileira, segundo dados do IBGE, e analise seu número de jovens e de idosos, e ainda a tendência destas faixas para o futuro.
    O número de jovens na sociedade brasileira gradativamente vem diminuindo havendo uma redução na taxa de natalidade, caracterizando-se por uma transição demográfica.Ao mesmo tempo, a melhora da qualidade de vida aumenta a longevidade ou expectativa de vida da população, o que acarreta um aumento da proporção de idosos nessa estrutura. As taxas de natalidade diminuirão ainda mais, levando ao envelhecimento e um conseqüente encolhimento na sociedade brasileira.

    02. Faça uma análise da participação do número de mulheres na PEA (população economicamente ativa), de acordo com o gráfico:
    A participação da mulher na PEA está sendo cada vez maior, através da inserção crescente feminina no mercado de trabalho.Porém, enquanto as taxas de participação femininas se ampliaram as masculinas reduziram-se.Ainda assim, a proporção de homens no conjunto da PEA continua em patamar superior à das mulheres.

    3-Explique, utilizando as informações fornecidas pela reportagem, as causas que nos permitem afirmar que a população brasileira está passando por uma transição demográfica:
    A queda da taxa de fecundidade (o acesso à informação e a métodos contraceptivos possibilitam essa queda), a diminuição do número de crianças e jovens, o aumento do número de adultos e idosos na população brasileira. Ao mesmo tempo, a melhora da qualidade de vida aumenta a esperança de vida, levando a um envelhecimento da população.A população do Brasil pode encolher a partir de 2030, 2035.

    ResponderExcluir
  2. 1) Como observa-se na pirâmide o número de jovens está diminuindo e o de idosos está cada vez maior, ocorre isso pois a taxa de natalidade estpa cada vez mais baixa, com isso o número de crianças e jovens nessa faxa etária diminui e assim aumenta então o número de idosos. No futuro diminuirá cada vez mais o número de jovens e o BRASIL se tornará aos poucos uma nação de pessoas velhas.

    2) Aumentando cada vez mais o número de mulheres no PEA, pois hoje em dia não há mais esse preconceito de mulheres no trabalho, hoje elas querem se tornarem auto-suficientes, sem depender de marido. Atualmente a maioria da população feminina nem assume um casamento pois a sua participação econômica está equiparada à masculina.

    3) A baixa taxa de natalidade, o aumento do número de idosos.

    ResponderExcluir
  3. Thaís Forato Pires 1 EM-2
    1)Na pirâmide o número de jovens está dimunuindo cada vez mais e de idosos está aumentando,isso acontece porque a taxa de natalidade esta mais baixa,assim o número de crianças e jovens diminui e aumenta o núremo de idosos.No futuro diminuirá cada vez mais o número de jovens e o nosso país se tornará aos poucos uma nação de pessoas velhas.

    2)Está aumentando cada vez mais o número de mulheres no PEA,pois nesses novos tempos não há mais preconceito de mulheres trabalhando,elas estão se tornando independente de maridos.Hoje em dia a maioria da população feminina nem assume um casamento pois a sua participação economica está equiparada á masculina

    3)A baixa taxa de natalidade,e o aumento dos idosos

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo de A. B. V. Lemos 1 EM 1

    1-Com a diminuição do número de natalidade,
    a numero de população idosa vai aumenta e a de jovens irá diminuir cada vez mais,assim que é a pirâmede dos países mais desenvolvidos.

    2-Hoje em dia as mulheres buscam cada vez mais seu espaço.e estão conseguindo,o número de PEA está aumentando cada vez mais entre as mulheres hj elas conseguem sustentar familias sem ajuda dos homens.

    3-A elevação no número de idosos e adiminuição da taxa de natalidade.

    ResponderExcluir
  5. 1 EM 2 Eduardo Jundi Cazerta

    1-Na piramide a taxa de jovens esta diminuindo cada vez mais e a de idosos esta aumentando cada vez mais assim a taxa de natalidade vai cair.

    2-As mulheres estao cada vez mais empenhadas a trabalhar e conseguir seu espaço no espaço de trabalho, assim a taxa de natalidade tende a cair.

    3-A baixa taxa de natalidade, e o aumendo dos idosos.

    ResponderExcluir
  6. 1- a natalidade esta diminuindo e o numero de idosos esta aumentando cada vez mais, com o tempo vai diminuir o numero de jovens e aos poucos aumentar o numero de idosos.

    2- o numero de mulheres na PEA esta cada vez maior, devido a diminuição do machismo i a abertura do mercado de trabalho para o sexo feminino.

    3- com a queda na fecundidade diminui tambem o numero a natalidade qui faz com que o numero de idosos aumente. E a melhora na qualidade de vida amenta a esperança de vida, isso leva ao envelhecimento da população. A população do pais pode diminuir apartir de 2030, 2035.

    ResponderExcluir
  7. 1- O número de jovens está caindo e o número de idosos está aumentando, o que futuramente poderá ocasionar a falta de mão-de-obra ativa e numa população "velha".

    2- O ingresso da mulher no mercado de trabalho está cada vez maior, e também por isso está diminuindo a taxa de natalidade, pois as mulheres estão mais ocupadas e preocupadas com seu trabalho.
    3-Aumento dos idosos e queda da natalidade.

    ResponderExcluir
  8. 1)Analisando a piramede eteria vemos que maior numero de pessoas são jovens e adultos,e que os idosos apesar de mais do que no passado comtinuam sendo menos em relação aos jovens e os adultos.O futuro disso eh o aumento do numero de idosos ja que a qualidade de vida tem melhorado e a diminuição da natalidade,podendo causar no futuro falda de mão de obra

    2)O gráfico nos mostra que o numero de mulheres vem aumentando no mercado de trabalho.

    3)O video nos mostra o aumento de idosos e a dominuição na taxa de fecundidade,o que pode gerar a diminuição da população

    ResponderExcluir
  9. 01-) Os dados fornecidos pela pirâmide nos permitem concluir que está havendo uma redução no número de crianças e jovens, devido à redução da taxa de natalidade, e um aumento do número de idosos e adultos, devido ao aumento da expectativa de vida da população. As tendências futuras serão além de redução da população brasileira, alargamento da extremidade dessa pirâmide e encurtamento da base, representando respectivamente, aumento dos idosos e redução dos jovens.

    02-) O gráfico nos revela uma crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, em que essas taxas tendem a elevarem-se cada vez mais. A participação feminina na PEA, embora ainda seja menor que a participação dos homens, tende a igualar-se aos mesmos, pois a proporção no aumento dessas taxas é maior para as mulheres.

    03-) O Brasil passa por uma transição demográfica, que seriam as mudanças das características populacionais de um país emergente como o Brasil para transformarem-se em características de países desenvolvidos. Essa transição consiste na redução do número de crianças (que é motivada pelo acesso à métodos contraceptivos e à informação) e aumento do número de idosos ( devido à melhora na qualidade de vida e na saúde). Todos esses fatores levariam a um encolhimento futuro da população brasileira.

    ResponderExcluir
  10. 01- Esse gráfico mostra que a população predominante desta a área é a faixa de jovens e adulto,enquanto a faixa de idosos é bem baixa; podemos concluir assim, que a qualidade de vida deste lugar nao é muito boa pois não se vive muito.

    02- Podemos preceber que, com o passar do tempo, a mulher se interagiu mais no campo de trabalho, e que, a cada ano essa porcentagem aumenta.

    03- O vídeo nos mostra que o Brasil teve uma melhora na qualidade de vida, pois o número de idosos aumentou; no entanto a taxa de natalidade diminuiu, pois o número de filhos por família é menor que no passado.

    ResponderExcluir
  11. 1- De acordo com os dados da pirâmide, podemos notar que a taxa de natalidade do país está "caindo", o que ocasiona na redução do número de jovens. Por outro lado, o número de idosos está aumentando aos poucos devido à melhora da qualidade e expectativa de vida. As tendências destas faixas para o futuro são exatamente essas: menos jovens, e mais idosos.

    2- Os dados presentes no gráfico revelam o aumento do número de mulheres na PEA. Hoje em dia elas estão mais preocupadas em estabilizar-se profissionalmente e garantir o futuro. Além do que, estão sendo cada vez mais procuradas no mercado de trabalho; e a tendência é só aumentar.

    3- A população brasileira está passando por uma transição demográfica devido à redução da taxa de natalidade, e ao aumentodo número de idosos.

    ResponderExcluir
  12. 1) O gráfico mostra que o número de jovens no Brasil estão diminuindo e que o número de idosos estão aumentando. Futuramente isso intensificará.
    2)A participação do número de mulheres na PEA está aumentando de acordo com o passar dos anos. A mulher esta conquistadoseu espaço no mercado de trabalho.
    3)O vídeo mostra-nos que a taxa de natalidade esta diminuindo e a expectativa de vida aumentando.

    ResponderExcluir
  13. 1)O gráfico nos mostra que o número de jovens está diminuindo e o número de idosos está aumentando aos poucos. No futuro irá diminuir ainda mais o número de jovens e crianças e aumentará o número de idosos, isso nos dará um país apenas de idosos.

    2)A participação da mulher na PEA está cada vez maior, e isso conequentemente irá diminuir a do homem, mas ainda assim o conjunto de homens da PEA está superior á da mulher.

    3)O vídeo mostra que o Brasil teve melhora na qualidade de vida e a taxa de natalidade diminuiu.

    ResponderExcluir
  14. 1) Observando o gráfico podemos ver que o número de jovens vem diminuindo, devido a redução da taixa de natalidade, e as melhores condições de vida, o número de idosos está aumentando isso pode acarretar futuramente aumento dos idosos e redução de jovens, isso seria, diminuição da população brasileira.

    2)De acordo com o o segundo gráfico podemos ver que o número de mulheres no mercado de trabalho vem aumentando, e tende a aumentar cada vez mais.

    3)O vídeo nos mostra que o Brasil está passando por uma transição demográfcio devido ao baixo índice de fecundidade atual. Isso seria a redução de crianças e o aumento de idosos na população.

    ResponderExcluir
  15. 1. Na pirâmide o numero de jovens são bem grandes e adultos também, já o numero de idosos são menores então vemos com isso que quanto mais a população aumenta de idade ela diminui o seu numero de pessoas e isso é bom para que tenha mão de obra e menos aposentadoria para pagar os idosos.

    2. Na época de 2001 as mulheres não trabalhavam muito ainda eram muito caseiras já agora esse numero vem crescendo cada vez mais rápido mas mesmo assim a mão de obra masculina é mais utilizada para trabalhos de peso e que necessitam de muita força.ao decorrer do tempo o aumento do trabalho das mulheres foi maior do que o dos homens.

    3. A população esta cada vez mais aumentando a qualidade de vida e assim as famílias estão deixando de ter mais de um ou dois filhos.Porque conforme o pais vai se desenvolvendo cada vez mais a população pobre vai aumentando o conhecimento sobre a precaução de ter filhos.

    ResponderExcluir
  16. 01) Observe a pirâmide etária brasileira, segundo dados do IBGE, e analise seu número de jovens e de idosos, e ainda a tendência destas faixas para o futuro.

    A população jovem na sociedade brasileira vêm diminuindo, devido a redução da taxa de natalidade. Com a taxa de natalidade menor, a qualidade de vida da população aumenta, levando ao aumento da vida média da população. O aumento da idade média justifica o número de idosos maior.

    --
    02) Faça uma análise da participação do número de mulheres na PEA (população economicamente ativa), de acordo com o gráfico:

    Na PEA, a mulher está ocupando um lugar cada vez maior. Mesmo com o aumento da participação faminina na PEA, o número de homens ainda é superior.

    --
    3) Explique, utilizando as informações fornecidas pela reportagem, as causas que nos permitem afirmar que a população brasileira está passando por uma transição demográfica?

    A população está passando por uma transição demográfica devido à maior "divulgação" dos meios anti-concepcionais. Também pode ser comprovada através da análise da Pirâmide Etária: menor número de jovens e maior número de adultos e idosos.

    --

    -Rodolfo Belentani

    ResponderExcluir
  17. 1) A pirâmede etária brasileira, mostra que o número de jovens e adultos são altos. Mas o número de idosos é baixo, trazendo benefícios como o pagamentos de aposentadorias, e mais mão de obra.

    2) O gráfico mostra, que a participaçâo das mulheres no mercado de trabalho vem aumentando, e com o decorrer dos anos venha aumentar cada vez mais.

    3) O vídeo nos mostra que o aumento de idosos, isto quer dizer que a qualidade de vida melhorou nos últimos tempos, e que o Brasil etá passando por uma transição, o baixo número de crianças, e um elevado número de idosos.

    ResponderExcluir
  18. 1- O número de jovens é muito alto e isso é bom em questão de mão de obra ao país,e a população idosa é baixa, porém devido ao grande número da faixa de natalidade a expectativa de vida não se torna muito alta por isso a questão de não haver muitos idosos.

    2-As mulheres vem engressando cada vez mais no mercado de trabalho e com o passar dos anos isso só tende a aumentar ainda mais.

    3-A população brasileira está com expectativas de vida maiores que no passado, porque o número de idosos está aumentando cada dia mais, e isso é bom porque é um sinal que a qualidade de vida vem aumentando e a baixa taxa de natalidade está acontecendo sim, devido a métodos contraceptíveis, informações como previnir e tudo mais.

    ResponderExcluir
  19. 1.O número de idosos e sua faixa etária estão aumentando cada vez mais, mas com a redução da natalidade, os jovens diminuirão cada vez mais tornado um país menos populoso, mas com um número elevado de idosos, e isso pode gerar vários problemas, como: falta de mão de obra especializada, entre vários outros.

    2.O número de mulheres no mercado de trabalho vem aumentado cada vez mais, em poucos anos esse número aumentou muito. Logo as mulheres chegaram a trabalhar a mesma quantidade dos homens.

    3.Professor me desculpe, mas o meu computador não roda YouTube! Portanto não tem como fazer o exercício 3.

    ResponderExcluir
  20. 01.O número de jovens vem diminuindo havendo uma diminuição da taxa de natalidade por motivos de a mulher estar entrando no mercado de trabalho, pelos métodos anticoncepcionais estarem cada vez mais seguros, evitando uma gravidez. Nisso o numero de idosos está aumentando pela melhor condição de vida que o Brasil esta tendo, aumentando a expectativa de vida. A taxa de natalidade irá diminuir ainda mais pelos dados do IBGE e a expectativa de vida aumentar ainda mais, causando um encolhimento da sociedade brasileira.
    02.Segundo o gráfico da PEA, o numero de mulheres na PEA está cada vez mais pelo fato da mulher estar entrando no mercado de trabalho, e o numero de homens no mercado está praticamente estabilizado, mas mesmo assim o numero de homens é maior do que o de mulheres.
    03.Pelo fato de a mulher estar entrando cada vez mais no mercado de trabalho, pelos métodos anticoncepcionais, pelo custo alto de uma educação o numero de filhos está diminuindo, e a qualidade de vida das pessoas está aumentando, causando uma taxa de natalidade menor e a expectativa de vida maior, o que acarretará numa queda da economia, pois faltará mão-de-obra no mercado, havendo um encolhimento da população brasileira.

    ResponderExcluir
  21. 1- o ápice populacional esta entre os 15 aos 19 anos de idade, abaixo disso, ´so diminui, o que faria uma inversao entre jovens e idosos no futuro

    2-segundo o grafico, o crescimento de mulheres no mercado de trabalho foi o dobro do crescmento dos homens no mesmo período

    3-A mulher esta trabalhando mais, utilizando mais os metodos anticoncepcionais, alem da concientização de que os custos de uma criança estão cada vez mais altos, ou seja, se continuar nesse ritmo, a população começara a diminuir em breve

    ResponderExcluir
  22. 1- Observando o gráfico, percebemos que há, no Brasil, grande índice de jovens, devido a alta taxa de natalidade, e baixo índice de idosos, devido a baixa taxa de expectativa de vida. Porém, a tendência dessas barras é o aumento em sua extremidade, e a diminuição em sua base, ou seja, o aumento no índice dos idosos, que prevalece uma alta expectativa de vida, devido as melhores condições; e a diminuição no índice dos jovens,ou seja uma queda na taxa de natalidade, o que indica que através da descoberta e conhecimento de métodos contraceptivos fazem com que cada vez menos as mulheres brasileiras tenham filhos.

    2- De acordo com o gráfico, percebemos que as mulheres veêm tendo maior participação no mercado de trabalho, ou seja, estão obtendo grande diferenças no que diz respeito ao PEA (população economicamente ativa). Isso pode nos fazer concluir, que ainda que o número de homens permaneça em superioridade, as mulheres, tem sim, é já é previsível, uma grande chance de passar o homem no mercado.

    3- O vídeo pode mostrar, como no primeiro caso, que as mulheres estão trabalhando mais,e não tendo mais tanto tempo para cuidar de seus filhos, há também um fator que demonstra a preocupação de não conseguir criar seus filhos da maneira como se deve, devido a baixa renda de salário do Brasil. O conhecimento dos métodos contraceptivos também fazem parte da diminuição da taxa de natalidade, portanto é possível concluir de acordo com a afirmações acima que o Brasil vai diminuir muito sua população e ter melhoras no que se trata a condições de vida humana. Isso tudo é característica de países desenvolvidos, que faz com que o Brasil esteja em uma transição demográfica de país subdesenvolvido para um país desenvolvido.

    ResponderExcluir
  23. 1 - O número de jovens está relativamente grande, mas a tendência é diminuir devido que a população dos dias atuais, planeja melhor sua família e também tem acesso a mais meios contraceptivos (provo isso na pirâmide, porque, na faixa de 15 a 19 anos está maior que as outras abaixo, que vão decrescendo gradativamente, chegando na base que é a menor delas, provando que a população vem diminuindo). Já a população idosa está relativamente baixa, mas a tendência é de que ela aumente nos próximos anos, pois, com uma melhor qualidade de vida, a expectativa de vida vem aumentando (provo na pirâmide, pois as últimas faixas etárias são pequnas, mas você pode perceber que elas vão aumentar).

    2 - Nesse período de quatro anos, representado pelo gráfico, podemos observar que o número de mulheres aumenta aos poucos, ano após ano, e a tendência é continuar aumentando, pois a mulher busca a cada dia maior interação no mercado de trabalho, ficando cada vez mais bem qualificada para conseguir bons empregos.

    3 - Através da queda da taxa de fecundidade atual (e que a tendência é cada vez mais diminuir) que é possibilitada pelo acesso a meios contraceptivos e a um cuidado planejamento familiar, assim levando o número de jovens e crianças a cair; o aumento da expectativa de vida, levando assim a uma maior população idosa.

    ResponderExcluir
  24. 01.)Observando a pirâmide etária acima pode-se concluir que neste país a taxa de natalidade é baixa, e o número de adultos e velhos tem a tendência a aumentarem porque o país têm alta qualidade de vida o que faz as pessoas viverem por mais tempo.

    02.)De acordo com o gráfico acima, podemos notar que as mulheres estão crescendo cada vez mais no mercado de trabalhoe fazendo grande diferença no PEA(população economicamente ativa).

    03.)Este vídeo pode nos mostrar que a taxa de natalidade é muito baixa e o número de idosos é alto.

    ResponderExcluir
  25. 1 - A população idosa é pequena quando comparada à população de jovens. Mas, para o futuro, espera- se que a população jovem seja menor, devido a diminuição da natalidade, e que a população idosa cresça, devido ao aumento da expectativa de vida.

    2 - A quantidade de mulheres na PEA ainda é menor do que a do homem, mas podemos ver que com o passar dos anos o número de mulheres que apareceram na PEA foi maior do que o número de homens. E ela ainda vem ganhando mais espaço nesse aspecto.

    3 - o vídeo nos mostra que a população do Brasil está sofrendo mudanças. As pessoas estão tendo menos filhos, o que gera diminuição de crianças e jovens; enquanto a população está vivendo mais, aumentando a quantidade de idosos. Se isso continuar, chegará uma hora em que a população do país começará a diminuir.

    ResponderExcluir
  26. 1. Nota-se pela pirâmide etária que, estando a base e o corpo mais extensos e o topo reduzido, que há mais jovens do que idosos no Brasil. Porém, essa situação tende a mudar, pois as mulheres de hoje em dia estão tendo menos filhos que antigamente, devido à vários motivos sociais e econômicos.

    2. O número de participação das mulheres na PEA vem aumentando no decorrer dos anos, a mulher de hoje em dia participa mais do mercado de trabalho, quer ser independente e ter sua própria carreira, enquanto antigamente a mulher era vista como dona de casa, entre outras ocupações.

    3. De acordo com o vídeo, o número de pessoas no Brasil vem diminuindo devido à participação maior da mulher no mercado de trabalho, devido ao orçamento apertado das famílias de classe média a baixa, devido à falta de tempo e excesso de trabalho das famílias brasileiras. Enquanto isso, o número de idosos cresce na mesma medida que o número de jovens cai, provando assim uma melhora na expectativa de vida dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  27. 1 - Analisando a pirâmide, vemos que o maior numero de pessoas são jovens e adultos, e os idosos apesar de mais do que no passado continuam sendo menos em relação aos jovens e aos adultos. O futuro disso é o aumento de numero de idosos, ja que a qualidade de vida vem melhorando, e a diminuição da natalidade, podendo causar no futuro falta de mão de obra

    2 - O gráfico mostra que o número de mulheres vem aumentando no mercado de trabalho, cada vez mais

    3 - Através da queda da taxa de fecundidade atual que é possibilitada pelo acesso a meios contraceptivos e a um cuidado planejamento familiar, assim levando o numero de jovens e crianças a cair; o aumento da expectativa de vida, levando assim a uma maior população idosa

    ResponderExcluir
  28. 1. A pirâmide nos mostra que o número de jovens vem diminuindo, enquanto o número de idosos vem aumentando. Mostrando que no futuro nós teremos um país de mais idosos do que de jovens.

    2. O gráfico nos mostra que a quantidade de mulheres no mercado de trabalho vem aumentando cada vez mais nos últimos 7 anos, o que indica um número maior de mulheres economicamente ativas.

    3. O vídeo nos mostra que a taxa de natalidade vem diminuindo nos últimos anos e o número de idosos vem aumentando, o que pode acarretar a uma diminuição na população mundial.

    ResponderExcluir
  29. 1 - Grande diminuição da natalidade e aumento da qualidade de vida colaboram para o número de idosos ser grande no futuro.

    2 - Número de mulheres no mercado de trabalho está crescendo.

    3 - Baixa taxa de natalidade, pois o custo de vida está bastante elevado, métodos contraceptivos. Hoje em dia as famílias menos favorecidas tem mais filhos, não por falta de informação, mas sim por não ter um planejamento familiar. Se a natalidade for baixa, a população idosa será a maior.

    ResponderExcluir
  30. 1. Está ocorrendo uma transição demográfica, o número de jovens tende a diminuir e o número de idosos tende a aumentar.

    2. A participação da mulher na PEA(população economicamente ativa)está continuamente aumentando. A entrada da mulher no mercado de trabalho está cada dia maior, as mulheres tendem a sair do trabalho doméstico e trabalhar fora. Isso é uma das causas da redução da taxa de fecundidade.

    3. A população brasileira está passando por uma transição demográfica: o número de jovens vem diminuindo e o de idosos aumentando. Com a maior parte da população vivendo na cidade, a participação da mulher no mercado de trabalho, o maior acesso a informações e métodos contraceptivos, o alto custo para criar filhos, a taxa de fecundidade diminui muito, o que faz reduzir o número de jovens. E com as melhorias nas condições de saúde, a expectativa de vida aumentou, o que faz aumentar o número de idosos.

    ResponderExcluir
  31. 1- O número de jovens, embora ainda grande, vem diminuindo e o de idosos, aumentando. A tendência para o futuro é de que o número de jovens diminua ainda mais e o de idosos aumente, podendo, futuramente, ocorrer uma redução na população do país.

    2- O gráfico mostra que a mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho.

    3- A transição está ocorrendo por causa, principalmente, da melhora na qualidade de vida da população, do maior acesso a métodos contraceptivos e da presença crescente da mulher no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  32. 1-Observe a pirâmide etária brasileira, segundo dados do IBGE, e analise seu número de jovens e idosos, e ainda a tendência destas faixas para o futuro.
    Podemos observar que o número de jovens é muito grande se comparado ao de idosos.Porém, o Brasil está passando por um período de transição demográfica caracterizando na diminuição da taxa de natalidade e,conseqüentemente, no número de jovens também.Além do aumento da expectativa de vida, proporcionando no futuro uma pirâmide etária mais equilibrada.

    2-Faça uma análise da participação do número de mulheres na PEA(população economicamente ativa), de acordo com o gráfico:
    O número de mulheres na PEA está cada vez mais aumentando.Isso se deve ao fato da mudança no comportamento feminino, pois elas estão ficando mais independentes deixando muitas vezes o trabalho doméstico.Apesar deste crescimento o número de homens na PEA continua superior.

    3-Explique, utilizando as informações fornecidas pela reportagem, as causas que nos permitem afirmar que a população brasileira está passando por uma transição demográfica:
    Podemos observar essa transição no aumento da expectativa de vida e na diminuição da taxa de natalidade.Esta diminuição é conseqüência principalmente do maior acesso aos métodods contracptivos e à maior participação da mulher na PEA.Isto nos levará a uma população mais idosa.

    ResponderExcluir
  33. estive dando uma olhada no blog.Geograficamente falando está um show.Você é super profissional. parabéns
    Profa Lígia. Espero que seus alunos aproveitem muito seu esforço diário.

    ResponderExcluir
  34. 1- Observando a pirâmide etária brasileira, concluímos que o numero de jovens está diminuindo pela conscientização das pessoas da responsabilidade de ter um filho, conseqüência da industrialização e do desenvolvimento do país, que esta cada vez mais com uma população que possui acesso aos meios de prevenção e a informação. O número de idosos entre 75 e 79 anos está crescendo pela alta na qualidade de vida das pessoas, o que proporciona um endivido que vive uma vida mais saudável e resulta em mais ano de vida.

    2- De acordo com o gráfico, o numero de mulheres vem constantemente aumentando, a mulher anda cada vez mais conquistando o mercado de trabalho o que mostra que ela anda saindo do trabalho de 'dona de casa' e conquistando uma profissão. O numero de mulheres que conseguem passar no vestibular é maior que o dos homens, mas mesmo assim os homens continuam na frente.

    3- A população brasileira está passando por uma transição demográfica, o acesso a informação e aos métodos anticoncepcionais tem feito a diferença entre as mulheres ricas ( que tem menos filhos ) e as pobres ( que têm mais filhos ) mais o resultado das duas mostra que a taxa de natalidade esta caindo e a população do Brasil tende a diminuir, a proporção de crianças foi reduzida e a de idosos aumentou, "os brasileiros estão vivendo mais e procriando menos".

    ResponderExcluir
  35. 1) A tendência do número de jovens é diminuir, por causa da baixa taxa de natalidade ocorrendo. E a tendência do número de idosos é aumentar futuramente, gerando pouca mão-de-obra ativa no Brasil, e consequentemente dificuldades de pagar a aposentadoria dos idosos.

    2) De uns anos para cá o número de mulheres que trabalham com registro no Brasil vem aumentando, o que mostra que a mulher vem adquirindo seu espaço no mercado de trabalho. E também, no Brasil, há mais mulheres do que homens.

    3) O que comprova que o Brasil está passando por uma transição demográfica é o fato de ter muitos idosos, mas pouca taxa da natalidade.

    ResponderExcluir
  36. 1- De acordo com a pirâmide percebemos que atualmente o número de jovens no pais é superior ao número de idosos, porém essa é uma estimativa que tende a se inverter, pois cada vez mais a taxa de fecundidade no Brasil está caindo.

    2- A participação da mulher no mercado de trabalho está crescendo ano após ano. O que pode levar ao equilibrio da população economicamente ativa entre homens e mulheres futuramente.

    3- O pais passa por um período de transição demográfica, pela visível queda da taxa de fecundidade o que provoca um aumento expectativa de vida. A população brasileira futuramente será uma população idosa.

    ResponderExcluir
  37. 1) A tendência do número de jovens é diminuir. E a tendência do número de idosos é aumentar, causando falta de mão-de-obra ativa, e consequentemente dificuldades de pagar o dinheiro da aposentadoria.

    2) O número de mulheres que trabalham com registro está aumentando, e continuará aumentando. Isso prova que a mulher está adquirindo seu espaço no mercado de trabalho.

    3) O que prova que a o Brasil está se tornando um país emergente é o fato de que o número de idosos está aumentando, enquanto a taxa de natalidade está diminuindo.

    ResponderExcluir
  38. Vanessa Calligaris Medina Coeli 1EM-A

    1-) O número de jovens na pirâmide está diminuindo e o de idosos aumentando, no futuro, o número de idosos irá ser bem maior que o número de jovens, o que contribuirá para a expectativa de vida da população e a qualidade de vida será melhor, porém a taxa de natalidade irá diminuir e a população do Brasil irá diminuir.

    2-)A participação da mulher no mercado de trabalho está cada vez maior, porém a taxa de participação do homem está diminuindo, mas mesmo assim a participação deles ainda é maior do que a das mulheres.

    3-) A taxa de fecundidade diminuiu bastante nos últimos anos e o acesso aos métodos anticoncepcionais contribuíram para a transição demográfica.
    A população brasileira pode diminuir em 2030 e 2035.

    ResponderExcluir
  39. Vanessa Calligaris Medina Coeli 1EM-A

    1-) O número de jovens na pirâmide está diminuindo e o de idosos aumentando, no futuro, o número de idosos irá ser bem maior que o número de jovens, o que contribuirá para a expectativa de vida da população e a qualidade de vida será melhor, porém a taxa de natalidade irá diminuir e a população do Brasil irá diminuir.

    A participação da mulher no mercado de trabalho está cada vez maior, porém a taxa de participação do homem está diminuindo, mas mesmo assim a participação deles ainda é maior do que a das mulheres.

    3-) A taxa de fecundidade diminuiu bastante nos últimos anos e o acesso aos métodos anticoncepcionais contribuíram para a transição demográfica.
    A população brasileira pode diminuir em 2030 e 2035.

    ResponderExcluir
  40. 01.Observe a pirâmide etária brasileira, segundo dados do IBGE, e analise seu número de jovens e de idosos, e ainda a tendência destas faixas para o futuro.
    O número de jovens vem diminuindo cada vez mais, ou seja, há uma redução da taxa de natalidade; e o número de idosos está aumentando, o que pode ser explicado pelo aumento da qualidade de vida levando as pessoas a uma expectativa de vida maior.A tendência para o futuro é a diminuição da
    taxa de natalidade, que faz com que a sociedade diminua também,e o aumento
    do número de idosos.


    02.Faça uma análise da participação do número de mulheres na PEA(população economicamente ativa), de acordo com o gráfico a seguir(IBGE).
    O gráfico nos mostra o aumento de mulheres no mercado de trabalho, embora não seja maior que dos homens;contudo a tendência é só aumentar.


    03.Explique, utilizando as informações fornecidas pela reportagem, as
    causas que nos permitem afirmar que a população brasileira está passando
    por uma transição demográfica?
    Um aumento do número de idosos e a diminuição do número de crianças, ou seja, da taxa de natalidade.

    ResponderExcluir
  41. 1) O número de jovens no país vem diminuindo, e o número de idosos vem aumentando. Isso significa que a expectativa de vida no Brasil está aumentando. A taxa de natalidade irá cair, o que acarretará o envelhecimento da população

    2)A mulher vem aumentando sua participação no mercado de trabalho, significando que a sociedade em que vivemos está tornando-se menos machista.

    3)A taxa de natalidade vem diminuindo devido ao fato das pessoas estarem se conscientizando de que ter filhos trará gastos para a família. A qualidade de vida está melhorando, ou seja, os brasileiros vivem mais, consequentemente causando a queda da taxa de fecundidade.

    ResponderExcluir
  42. Jéssica A. Borin 1EM1

    01.A natalidade vem a diminuir cada vez mais assim a base da piramide ficando mais estreita, aumenta a qualidade de vida da população aumenta a expectativa de vida assim contribuindo para o topo da piramide ficar mais largo.

    02.A participação da mulher no mercado de trabalho vem crescendo a cada dia, os preconceitos estão sendo superados e hoje a mulher prefere ser independente do que depender de um bom casamento.

    03.A baixa taxa de natalidade e a melhora da qualidade de vida como conseqüência o envelhecimento da população.

    ResponderExcluir
  43. 1-o grafico mostra uma reduçao de natalidade,que tende a diminuir cada vez mais proporcionalmente ao desenvolvimento do pais,aumento de informaçao e qualidade de vida,junto com um aumento de idosos,decorrente da crescete expectativa de vida
    2-a participaçao da mulher no mercado de trabalho cresce e tende a crescer cada vez mais,por causa da maior escolaridade entre elas e mudança de comportamento feminino,que estao cada vez mais instruidas e independentes,diminuindo também as taxas de fecundidade e melhorando a qualidade de vida da populaçao
    3-aumento do numero de idosos e diminuiçao de jovens e recém-mascidos,índices tipicos de paises desenvolvidos

    ResponderExcluir
  44. 01.oque vemos no grafico é a taxa de natalidade cada vez mais baixa, e o numeros de idosos maior. com isso a população brasileira terá para o futuro uma melhor expectativa de vida.

    02.hoje a mulher está cada vez mais infiltrada no mercado de trabalho embora nao seje maior que a participação do homem está gradativamente aumentando.

    03.a população está mais ciente que ter filhos tem um custo muito alto e ao fato de ter mais acesso a anticoncepcionais isso faz com que a taxa de natalidade diminua cada vez mais.

    ResponderExcluir
  45. 01.a taxa de natalidade tende acada vez mais decair e o numeros de idosos consequentemente aumeta. isso faz com que a expectativa de vida aumente ao decorrer dos anos.

    02.a mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho, embora nao seje maior que os homens está gradativamente aumentando.

    03.devido ao alto custo de uma criança e a metodos anticonceptivos isso tras o declinio da natalidade.trazendo um expectativa de vida para a populaçao.

    ResponderExcluir
  46. Sayurinha 1°Colegial A - 11.945

    01- A taxa de natalidade esta diminuindo cada vez mais, e cada vez mais esta aumentando a de idosos. No futuro a tendencia é diminuir mais ainda a natalidade e dobrar a taxa de idosos no pais.

    02- A mulher cada dia, cada ano, cada seculo está conquistando varios espaços, nos servicos publicos, nas obras, em todos os lugares a mulher está conquistando, pode demorar um pouco e ser até raro, mas ela está cada dia mais ficando independente.

    03- A baixa taxa de natalidade vem por causa que todos tem as informações necessarias para previnir, ocorrendo a baixa taxa de natalidade e faltando mão de obra qualificada pois as pessoas estão idosas e não conseguem ter o mesmo ritmo que antes.

    ResponderExcluir
  47. 1. No gráfico o Brasil, está muito parecido com um gráfico de país subdesenvolvido. Porém, atualmente o Brasil está passando por um período de transição em que; a taxa de natalidade está diminuindo e a taxa de idosos e adultos aumentando, ficando mais próximo de países desenvolvidos.

    2. A mulher está participando cada vez mais do PEA (população economicamente ativa)crescendo cada vez mais, demostrando a independência que está crescendo nas mulheres de todo o mundo.

    3.A baixa natalidade é causada principalmente porque a mulher brasileira está cada vez mais informada sobre o uso de métodos conceptivos e ao alto custo de se ter um filho. Isso vem afetando cada vez mais a pirâmide, onde no futuro, pelo baixo número de natalidade não haverá mão-de-obra e etc.

    ResponderExcluir
  48. 1. A pirâmide mostra que o número de jovens e adultos são maior que os idosos. No futuro, isso pode ser um problema, poruqe o número de idosos vai ser muito alto, causando a falta de mão-de-obra.

    2. O gráfico mostra que está auentando cada vez mais o número de mulheres no PEA, pois hoje o número de mulheres que es~tao trabalhando é bastante em comparação aos de antigamente.

    3. O vídeo mostra que a população de idosos aumentou, e a taxa de natalidade diminuiu, pois o Brasil melhorou sua qualidade de vida e motra também que o númeor de filhos hoje é menor que antigamente.

    ResponderExcluir
  49. 1-)Atraves do graficos percebemos q o numero d jovens e adultos são maiores e superior ao numero de idosos.E isso pode ser bom,por que assim temos uma amior quantia de mão de obra.
    2-)O grafico mostra claramente que ao passar dos anos a quantia de mulheres que trabalham vem crescendo cada ano mais.Apesar do numero de homens tambem vem crescendo mas nao tanto
    com dá mulher.
    3-)Com o aumendo do desenvolvimento do pais a populaçaoa podre também se beneficia,com aumento de sálarios minimos,informações etc...
    e com essas informações eles diminui o numero de filhos podendo se previnir.

    ResponderExcluir
  50. 1-Na pirâmide nós vemos que atualmente o numero de jovens está maior que o dos idosos, mas o numero de natalidade esta diminuindo e a tendência é que fique maior do que o dos jovens.

    2-o gráfico nos mostra o numero de mulheres que vem aumentando no mercado de trabalho.

    3-o vídeo nos mostra que o numero de idosos vem aumentando, e que o taxa de natalidade vem diminuindo podendo gerar a diminuição da população.

    ResponderExcluir
  51. 1- A pirâmide etária mostra que o número de jovens está diminuindo, devido à taxa de natalidade baixa, enquanto o de idosos aumenta, devido as melhores condições de vida. A tendência para o futuro é que isso se intensifique, fazendo com que o número de idosos seja maior que o número de jovens.

    2- Segundo o gráfico, o número de mulheres que fazem parte da PEA está aumentando cada vez mais, o que mostra que hoje em dia as mulheres participam mais do mercado de trabalho.

    3- Segundo o vídeo, a transição demográfica no Brasil está acontecendo por causa da baixa taxa de natalidade e o grande número de idosos.

    ResponderExcluir
  52. 1) A TÊNDENCIA PARA OP FUTURO É QUE AS FAIXAS DE JOVENS DIMINUA CADA VEZ MAIS, PELO CONTROLE DA NATALIDADE. E QUE AS FAIXAS DOS IDOSOS CRESÇA DEVIDO AO AUMENTO DA EXPCTATIVA DE VIDA.

    2) PODE-SE EPRCEBER QUE A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA VEM AUMENTANDO CADA DIA MAIS, E QUE AS MULHERES VEM SEMPRE INTYERAGINDO MAIS NO CAMPO DE TRABALHO.

    3) DEVIDO A CONSCIENTIZAÇÃO DAS MULHERES QUE PROCURAM PRIMEIRO TER RENDA ESTAVEL, ESTAR NO MERCADO DE TRABALHO, ESTUDAR PARA DEPOIS TER FILHOS, COM ISSO TENDE A CAIR OS DADOS DEMOGRAFICOS DE CRIANÇAS. JA OS IDOSOS DEVIDO A EXPECTATIVA DE VIDA ALTA QUE TENDE SEMPRE A AUMENTAR NO BRASIL, AUMENTARA CADA VEZ MAIS O NUMERO DE IDOSOS.

    ResponderExcluir
  53. 1-Através do gráfico, notamos que o número de idosos é inferior que o número de adultos e de adolescentes. Isso pode ser bom e ruim. O lado bom é que teremos muita mão de obra, entretanto, o país ficará menos desenvolvido.

    2-O número de mulher foi aumentando ao decorre do tempo devido a transição demografica. Com isso, percebemos que o país está se desenvolvendo.

    3-Com o aumento do desenvolvimento de tal país, a população pode se beneficiar devido a mão de obra. entretanto, ficará pouco desenvolvido.uevj

    ResponderExcluir
  54. Amanda Gabriele Gobbo Kuhn 1EM1

    1-No grafico podemos observar que temos a maior quantidade da população é jovem, mas vimos que no futuro vai vai invertero nivel de clasificacao da população. pois vai falta adultos pela baixa fecundide que está ocorrendo, e isso vai prejudica a mao de obra no trabalho pois vai ter poco adulto.

    2- com a analise do grafico percebemos que a populacao de mulher está aumentando cada ano que passa, pois com a mulher no campo de trabalho esta diminuindo o preconceito contra ela e por causa disso a populacao de homem esta diminuindo cada vez mais.

    3- No video mostra a dimininuicao da populacao brasileira, pois com a baixa taxa de natalidade do decorrer dos anos,e isso tem a tendencia de cair mais ainda. com a mulher no campo de trabalho ela nao tem mais tempo para cuidar das criancas, e com novas tecnologias de conceptivos e pois ter mais de dois filhos é ter um alto gasto com monte de coisas.

    ResponderExcluir
  55. 1.) Na pirâmide etária demostra que a qualidade de vida esta melhor, ou seja tendo maior índice de idosos e diminuição dos jovens, assim diminuindo o índice de natalidade

    2.)A cada dia que passas as mulheres estão mostrando, que indepêndente de sexo o trabalho pode ser execido por ambos, abrindo novas oportunidades se integrando mais no campo de trabalho.

    3.)Com a taxa de natalidade diminuindo e a expectativa de vida aumentando, mostra que a qualidade está melhor, porém sua população jovem será menor.

    ResponderExcluir
  56. 1.) Na piramide etária, observamos que o número de jovens aumenta consideravelmente, mas depois entra em declínio, isto acarretará um grande número de idosos, e poucos jovens, o que trará muitos problemas ao país, como falta de mão-de-obra qualificada e etc.

    2.) O número de mulheres na P.E.A. tem aumentado cada vez mais. Isso significa que as mulheres estão cada vez mais entrando no mercado de trabalho.

    3.) A diminuição da taxa de natalidade, o aumento do número de idosos e também as melhorias na qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  57. 1) Na piramide etária, percebemos a redução do número de jovens e o aumento de idosos podendo concluir assim a melhora na qualidade de vida.

    2) O número de mulheres trabalhadoras está aumentando cada dia mais, e isso é comprovado no gráfico de P.E.A

    3) Melhor taxa de natalidade, com isso o número de jovens vem diminuindo e consequentimente os de idosos aumentando o que comprova a melhor qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  58. Diego Leite Gava 1Cm2
    1.)Na pirâmide etaria podemos ver que o numero de jovens vem diminuindo enquanto o numero de idosos vem crescendo , e a tendencia é que o numero de idosos continue crescendo e que o numero de jovens diminua .

    2.)O numero de mulheres no mercado de trabalho vem crescendo e isso significa que elas estão optando por trabalhar fora de casa do que ficar como dona de casa

    3.)Demonstra que a taxa de natalidade diminui a cada ano pois as pessoas devido as despesas estão optando por ter menos filhos.

    ResponderExcluir
  59. 01. A piramide mostra que o numero de jovens tende a diminuir, enquanto o de idosos tende a aumentar cada vez mas, provocando alguns prejuizos ao pais.

    02. As mulheres estao cada dia mis entrando no mercado de trabalho, o indice de mulheres no P.E.A está aumentando, mostrando que as mulheres de hoje, estao mas independentes.

    03. A melhoria na qualidade de vida e o aumento no numero de idosos.

    ResponderExcluir
  60. 1- Na pirâmide etária o numero de jovens vem aumentando, mas depois dimuirá, isto irá aumentar o numero de idosos e a diminuição da mão-de-obra qualificada.

    2- O gráfico está mostrando que o numero de mulheres no mercado de trabalho, ou seja, na PEA feminina está aumentando bastante, isto mostra que o preconceito contra as mulheres vem diminuindo hoje em dia.

    3- Aumento do numero de idosos, a diminuiçao da taxa de natalidade e maiores investimentos na área de saúde, o que ocasiona a melhora da qualidade de vida da população.

    ResponderExcluir
  61. 01. O número de jovens, ainda é muito maior que o número de idosos, mas isso está mudando, pois com o aumento na qualidade de vida as pessoas estão tendo menos filhos e os idosos estão vivendo mais.

    02. A participação da mulher na economia vem aumentando gradativamente, isso significa que elas estão ganhando mais espaço e sendo mais respeitadas no mercado de trabanho.
    O principal motivo de as mulheres estarem começando a trabalhar, é o aumento significativo do custo de vida, na maioria dos casos o homem não consegue mais manter a casa sozinho.

    03. A reportagem mostra que a população brasileira tende a diminuir em alguns anos. Os principais fatores que fazem as pessoas terem menos filhos são o aumento da informação sobre métodos anticoncepcionais e o alto custo da criação de um filho atualmente.
    Além disso há um almeto na população idosa que está vivendo mais tempo graças aos avanços da medicina atual.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!