domingo, 17 de agosto de 2008

Tarefa - 2° ano - semana de 18 a 22/agosto/2008.


SEGUNDA, 17 DE AGOSTO DE 2008.


01. Descreva o fenômeno climático destacado pela imagem abaixo:

.
02. Para transformar a cidade de Mumbai em um novo centro financeiro mundial, o governo vai precisar resolver seus sérios problemas de infra-estrutura. A frota da cidade é estimada hoje em 1,5 milhão de veículos, cinco vezes mais do que a registrada na década de 80. Em razão disso, a velocidade média do trânsito é de 13 quilômetros por hora.

.
Mumbai é uma espécie de vitrine dos gigantescos desafios de infra-estrutura que a Índia tem pela frente. "Toda a Índia precisa lidar com a pobreza e a infra-estrutura precária.
.
.
De acordo com o texto e o vídeo, responda: Explique esta diferença entre existir uma ìndia moderna e outra extremamente atrasada?
.
03. Observe a foto a seguir:
.
.
Uma das características da Índia é o seu sistema de castas. Faça um comentário sobre a posição do governo e a atual situação da população indiana.
.
Professor Marcelus
.

68 comentários:

  1. Sarah C. Zuim ~2ºCM1

    1-A imagem mostra uma frente fria vinda de outro continente juntamente com a frente quente que predomina .

    2-Apesar do alto índice de desenvolvimento, a India é um país muito populoso, e pobre em sua maioria,então por consequência gera um atraso nos avanços que o governo tenta.

    3-O governo proibiu o sistema de castas, pois esperava que assim diminuisse as diferenças sociais,mais a população não concordou.E continua,contra o governo, agindo de acordo a sua casta.

    ResponderExcluir
  2. Bruna Karolaine Guedes 2CM1

    01)A figura representa as monções vindas do oceano para o continente.

    02)A India tem locais muito evoluidos tanto na infra-estrutura, como na economia.Mas ainda há locais que não alcançaram essa evolução. Como é um país super populoso, o desenvolvimento de alguns locais são muito atrazados, explicando essa India 'subdesenvolvida' e a India 'desenvolvida.

    03)O governo não aceitava esse governo de castas, mas a população era a favor, fazendo asism com que esse governo fique estável.

    ResponderExcluir
  3. 01)No verão, a terra firme se aquece rápido, chegando a 45 ºC. O oceano esquenta bem mais devagar, mantendo a temperatura perto de 20 ºC. O calor terrestre aquece o ar da região, que sobe para camadas superiores da atmosfera. O espaço livre é ocupado por fortes ventos que vêm do oceano Índico que trazem muita umidade do mar, criando chuvaradas sobre o continente. O ar que se eleva carrega vapor da atmosfera, gerando enormes nuvens. É a "fase molhada" do clima de monções. Nesse período, que vai de junho a agosto, as pancadas torrenciais duram até uma semana.

    02) A Índia , como a grande maioria dos países emergentes, se encontra com um alto índice de desenvolvimento tecnologico em alguns pontos principais, bem representado pelo tecnopolo de Bangalore, o ' vale do silício indiano ' , que além de exportar muita tecnologia, também exporta mão de obra para as principais empresas, como as americanas, que em muitos casos têm como gerentes os indianos. Entretanto, a índia apresenta uma grande densidade demográfica, é um país muito populoso que não acompanhou o desenvolvimento tecnológico nem de infra-instrutura , apresentando uma péssima qualidade de vida, sendo assim o motivo de ser um país subdesenvolvido com algumas áreas em destaque.

    03) A Sociedade de castas foi extinta por lei no final da década 1940 , depois que a Índia tornou-se independent, mas mesmo assim a sociedade ainda é influenciada por esse sistema extremamente preconceituoso, que classifica as pessoas segundo a cor da pele e o grupo em que nasciam.

    ResponderExcluir
  4. 1)Mostra a frente fria vindo do norte junto com a frente quente predominante.
    2)A Índia é um pais muito populoso, mas em sua maioria pobre, e isso faz com que ela atraze seu densenvolvimento.
    3)o governo nao era a favor de governo de castas, mas a populaçao sim, consequentemente o povo que é maioria apoia e faz com que esse governo fique instavel.

    ResponderExcluir
  5. 1) Mostra as monções. E que vem vendo do oceano, provocando chuva(frente fria), e do outro lado Sol, (que é a frente quente).

    2)Mesmo a India ser muito desenvolvida, ela tem uma Super população, ou seja, não há território para tantas pessoas, assim o país naum conseguiu se desenvolver ao mesmo tempo que a tecnologia desenvolveu.

    3)A india tentava tirara para acabar com as diferenças sociais, pois cada "tribo" tinha sua Marca, diferenciando as culturas,a cor de pele, entre outros. Mais agora com a Independencia da india, conseguiram terminar com a sociedade castas.

    ResponderExcluir
  6. 01)esse é o clima tropical de monções,que envolve o sul da Ásia(grande território) e o Oceano Índico,esse clima vai do mês de junho até agosto,quando ocorre uma variaçao na pressão atmosférica,o que explica a mudança sazonal da direção dos ventos,Inverno:continente mais frio que o mar ,o vento se desloca para o oceano resultando numa grande seca no sudeste Asiático, ja no Verãoa terra é mais quente onde os ventos passam do mar para o continente,resultando em fortes chuvas torrenciais

    02)A Índia é um país com uma altíssima densidade demográfica,onde a dificuldade de modernizar esse país é muito grande.Com um forte êxodo rural,os centros urbanos estão se transformando em formigueiros humanos,onde a populaçao miserável fortemente influenciada pela religião,tenta conforma-los da situação precária do seu cotidiano.Ou seja a Índia se baseia em um governo que quer modernizá-la,mas é impedido pela religião.

    03)Atualmente o sistema de castas ja nao existe mais desde 1947.Hoje a sociedade indiana é dividida de acordo com as religiões existentes (a religião mais seguida é a Hindu)

    ResponderExcluir
  7. 01- Esse fenômeno deve-se as monções de frente fria e frente quente... de clima tropical monçônico.
    02- A Ìndia por ser um país superpopuloso e um país de muita pobreza e com a falta de infra-estrutura enfrenta sérios problemas de desenvolvimento,pois a explicação de ser um país "atrasado" é a sua dificuldade de se desenvolver.
    03-O governo do país proibiu o sistema de castas,porque achou que assim diminuiria o problema das diferenças sociais, mas a população não aceita e são contra o governo.

    ResponderExcluir
  8. 1)O fenomeno que ocorre na figura é o das monções. Caracteriza-se pelo deslocamento dos ventos de áreas de alta presão para o de baixa presão(no inverno ocorre das montanhas para o oceano e no verão do oceano para as montanhas); dos Trópicos para o Equador(nas baixas altitudes) e do Equador para os Trópicos(alta altitude) e pelo verão chuvoso e o inverno seco. Clima tropical.

    2)Pelo fato do crescimento rápido de sua economia e o fato de não estarem prontos para esse crescimento. Esse crescimento influi na grande população de suas principais cidades, pois a maioria era de origem do campo o que provocou um exodo rural em massa.

    3)Atualmente o governo é contra o sistema de casta, porém muitos indianos continuam com a tal prática pela tradição religiosa da própria Índia(Hinduísmo).

    ResponderExcluir
  9. 1. São as monções. Nesta figura, trata-se da monção de verão, onde a massa de ar vai do oceano para o continente. Ao chocar-se com as montanhas, causa chuva, mas 'atrás' das montanhas fica sol!

    2. Ao dizer Índia moderna, entende-se pelo fato de que o governo quer modernizar o país onde já existem alguns pontos que estão com desenvolvimento tecnológico, porém o país é superpovoado e a população não acompanha o crescimento do país, tendo uma péssima qualidade de vida.. motivo para não ser desenvolvido.

    3. O governo proibiu o sistema de castas, que faz com que a população tenha uma acentuada diferença social e não se misturem. Porém, não é tão fácil assim proibir isso e
    ainda existem castas...
    As castas dividem muito as pessoas em relação a raça, cultura, religião,...

    ResponderExcluir
  10. 1. conforme a ilustração vemos que se trata das monções de verão, as quais deslocam as massas de ar do oceano para o continente, gerando chuvas no litoral e deixando o continente seco.

    2. pelo fato da Índia ser um país emergente, ou seja, em desenvolvimento tecnológico graças aos pólos industriais e de exploração mineral ocorre o acúmulo de pessoas fazendo com que a qualidade de vida seje baixa, prejudicando a organização interna do país.

    3.As castas foram proibidas pelo governo, pois causam um grave desequilíbrio social,já que os membros de uma casta só se relacionam com membros da mesma.

    ResponderExcluir
  11. 1) Fenômeno causado pelo clima tropical monçônico. Durante o verão, a terra, que se encontra mais quente que o oceano, irradia calor à atmosfera e forma uma área de baixa pressão que atrai ventos úmidos do oceano, provocando as chuvas torrenciais.

    2)Uma das características da Índia, é a grande desigualdade presente no país, consequência da falta de infra-instrutura para atender a superpopulação da Índia, composta por mais de 1 bilhão de habitantes.

    3)É uma divisão feita pela sociedade, de acordo com a riqueza que cada família tem(característica hinduísta).

    ResponderExcluir
  12. 01. São as monções de verão. Os ventos se deslocam do meio de baixa pressão (quente) para o de alta pressão (frio). A o continente está aquecido e o oceano frio, o que faz com que os ventos se desloquem do oceano para o continente.

    02. Ao mesmo tempo que o país cresceu, a população cresceu e houve um exodo rural muito grande devido à tecnologia que estava surgindo gerando empregos. Mas além de gerar empregos no tecnopolos, pode-se perceber a baixa infra-estrutura, qualidade de vida e total desorganização nas cidades.

    03. O sistema de Castas é relacionado à classes sociais. Apesar de extinta, esse tipo de divisão social existe até hoje gerando desigualdade.

    ResponderExcluir
  13. 1- Como observamos na ilustração, trata-se das monções de verão,pois as massas de ar deslocam-se na direção do oceano para o continente. Devido a presença de montanhas,as massas chocam-se com elas, causando a chuva no litoral.

    2- A India é pais superpopuloso que, mesmo com os esforços do governo para a modernização do país, seus objetivos não foram atingidos,tendo uma pessima qualidade de vida da população.

    3- A proibição do governo em relação às castas foi devido ao fato delas provocarem muita descriminação e desigualdade social entre o povo de uma casta para com outra. Porém, elas ainda não foram extintas em sua totalidade, tendo um tipo de preconceito de pessoas de castas distintas.

    ResponderExcluir
  14. 1)O fenômeno destacado é típico do clima Tropical Monçônico, onde no verão a baixa pressão atrai os ventos úmidos do oceano, causando chuvas torrenciais. No Inverno, a alta pressão localiza-se no continente e impulsiona os ventos para o mar. Desta forma podemos classificar o clima tropical Monçônico como inverno seco e verão chuvoso.

    2)A Índia é caracterizada hoje como sendo um País emergente, isto é, em desenvolvimento. Porém, essa aceleração econômica não é acompanhada pela diminuição das desigualdades sociais. Mumbai, por exemplo, mesmo sendo uma capital financeira da Índia sofre com a miséria e conflitos entre hindus e mulçumanos, opondo-se ao desenvolvimento do local. Dessa maneira, a Índia é caracterizada como emergente, por outro lado é barrada pelas desigualdades sociais.

    3)O sistema de Castas, característico da Índia, funciona como classes sociais definida pela hereditariedade (influência Hinduísta). O governo, por sua vez, em 1947 proíbe tal sistema em razão de grandes conflitos étnicos, o que agravava ainda mais o situação miserável da populaçao indiana.

    ResponderExcluir
  15. 1.) São monções de verão, onde os ventos saem da parte onde tem baixa pressão para o de alta pressão.

    2.)Houve um crescimento muito grande na Índia, onde acabou ficando pouco espaço para muitas pessoas passarem ao mesmo tempo.Como mostra o vídeo, as pessoas não respeitam os sinais no trânsito..e com isso acaba virando uma completa desorganização.

    3.)Cada tipo de pintura no rosto significa uma classe social, uma religião. Com isso acaba tendo muita desigualdade social, onde pessoas de uma mesma classe não pode se relacionar com pessoas de outra classe, apesar dessa desigualdade ter sido extinta, muitas pessoas ainda praticam-na.

    ResponderExcluir
  16. 1) O fenônemo que mostra o desenho são os chamados Monções de Verão, onde a terra irradia calor para a atmosfera formando uma área de baixa pressão que atrai os ventos úmidos do oceano resultando em chuvas torrenciais. Verão quente e seco, inverno frio e úmido.

    2) A Índia é um país emergente, só que a população não acompanha essas mudanças, essa modernização.Fazendo assim com que aja muitos problemas como mostra o vídeo mesmo com o trânsito, as pessoas não respeitam a si próprio.

    3)Castas é a posição social da pessoa definida pela hereditariedade.Antes havia menos e agora já tem mais de 3 mil tipos de castas influenciando cada vez mais a sociedade atual mesmo sendo abolida em 1947.

    ResponderExcluir
  17. 1- O fenômeno é o do tropical monçônico, no verão a baixa pressão atrai os ventos úmidos, causando as chuvas torrenciais. E no inverno a pressão impulsiona os ventos para o mar. Conclui-se verão úmido e inverno seco.

    2- A Índia é um país em desenvolvimento, existem pontos em que tem alto desenvolvimento tecnológico, como Bangalore, exportando muita mão-de-obra e produtos tecnológicos. Entretanto a população não acompanha esse crescimento, explicando a péssima qualidade de vida indiana.

    3- Castas é posição social da população definida por grupos religiosos e classes sociais. Mesmo o governo indiano abolindo esse sistema desde 1947, ainda existem mais de 3 mil tipos de castas. Resultando em conflitos étnicos e religiosos.

    ResponderExcluir
  18. 1) O fenômeno é conhecido como tropical monçonico.No verão o oceano por ser mais frio que o continente possui uma menor pressão, então as massas de ar são deslocadas para a terra provocando as chuvas torrenciais, então o verão na Índia é úmido e chuvoso.

    2) A Índia é um país emergente, ou seja, em desenvolvimento, e esse desenvolvimento é acelerado e com isso uma boa parte da população saiu dos campos para a cidade, buscando maior qualidade de vida, o que na maioria das vezes nao aconteceu e cada vez mais piora a condições de vida neste país, gerando uma maior deseigualdade social.

    3) Castas é divisão da população por classes sociais, mais essa foi abolida em 1947, mas mesmo assim hoje em dia existe esse sistema, diferenciando as pessoas pela religião a qual pertencem.

    ResponderExcluir
  19. 1-Monções de Verão, a massa de ar quente vem pelo oceano choca-se com as montanhas e ocorre as chuvas.VENTE QUENTE E SUPER ÚMIDO.

    2-O governo quer tornar a India um país moderno, porém é um país populoso, e a população nao consegue acompanhar esse desenvolvimento, e assim a população fica com uma péssima qualidade de vida, além de ser muito mal destribuida a renda da sociedade,muita desigualdade social, ocorrendo comflitos e assim a Índia não consegue se tornar um país desenvolvido, a índia é considerado um país Hemergente.

    3-Castas,divide as pessoas devido a cultura de cada povo, a religião,renda,e muitas outras coisas e o governo após a segunda guerra mundial proibiu as castas, mas a população ainda divide-se em castas escondido do governo Indiano.

    ResponderExcluir
  20. 1) Afigura tratase das monções de verão, que os ventos frios que vem do oceano para o continente causando mutas chuvas na região litoraneo podendo até causar enchentes.

    2) É que a India que se desenvolver mas como tem muitas pessoa (um pais muito populoso) fica dificil ocorrer esse desenvolvimento, e tambem a qualidade de vida é pessima, tem muito desemprego e etc...

    3) As castas foram proibidas pelo governo pois causa grande desiquilibrio na sociedade indiana...
    Tambem cada casta representa um "povo" diferente das outras nos custumes, na religião e etc..

    ResponderExcluir
  21. 1)É o fenomeno tropical monçonico,que faz o verão ser chuvoso e o inverno seco.Isso acontece porque no verão a baixa pressão atrai ventos úmidos do oceno o que causa as chuvas,e no inverno ocorre o contrário,a pressão fica no continente,levando o vento para o mar,deixando o clima seco.

    2)A Índia moderna mostra o desenvolvimento tecnológico e exportação de seus produtos.A Índia atrasada mostra a desigualdade social,pobreza e como mostra no vídeos um transito em caos,onde ninguem respeita ninguem.

    3)Castas é uma forma de definir a posição social de cada um,e é definida por classes sociais e grupos religiosos.Foi abolida em 1947,mas mesmo assim ainda existem.

    ResponderExcluir
  22. 1 - O fenômeno é o das monções de verão. No verão como o oceano é mais frio e portanto a pressão é menor, o ar é deslocado em direção a terra. Conseqüentemente ocorrerão chuvas torrenciais, provocando um verão úmido e chuvoso na Índia.

    2 - A Índia é um país em desenvolvimento, portanto um grande número de pessoas tem saido da zona rural para a cidade em busca de empregos e melhores condições de vida ( os mesmos deveriam ser consqüência de tal desenvolvimento). Mas em contraste com esse desenvolvimento, o êxodo do campo para a cidade tem causado um péssimo trânsito, com congestionamemtos, engarrafamentos e uma desigualdade social seguida de intensa pobreza, ou seja, ao mesmo tempo em que tal desenvolvimento tecnológico traz crescimento para Índia como investimentos estrangeiros, centros comerciais, e pólos industriais,o mesmo atrai pessoas para as grandes cidades, diminuindo ainda mais as condições de vida da população.

    3 - O sistema de castas foi até 1947 dividia as pessoas em classes sociais. Como dito não existe desde 1947, mas hoje ainda vemos essa divisão em castas quando nos referimos a religião.

    ResponderExcluir
  23. 1) Fenômeno monçônico. No verão, o sol proporciona a formação de uma grande nuvem carregada, na qual se desloca para o continente graças á mudança de pressão, deslocando da zona de alta pressão, que é o mar, para uma zona de baixa pressão, que é o continente. Assim uma grande massa de ar se desloca do mar para o continente.
    2) O acelerado desenvolvimento da Índia não é acompanhado pela diminuição das desigualdades sociais. Um exemplo é Bangalore com mais de 4 milhões de habitantes, na qual circulam ao mesmo tempo executivos, empresários, e pedintes de esmola. Mumbai sofre hoje com miséria e conflitos entre hindus e mulçumanos.
    3) O sistema de castas originou-se com quatros grupos: brâmanes(sacerdotes e nobres); xátrias(guerreiros); vaixias(comerciantes e agricultores); e sudras(escravos). Agora o número de castas passa de 3 mil, mesmo sendo abolida em 1947.

    ResponderExcluir
  24. 1 - São as monções que acontecem no verão. È um periodo onde o continente está muito quente, e o oceano não acompanhou esse aquecimento então as monções trazem para o continente ventos frios e muita chuva, trazendo doenças, destruição da agricultura enchentes entre outras coisas. Resumindo : é uma grande massa de ar que se desloca do oceano para o continente.

    2 - A India, em geral, é uma país muito pobre,mas por outro lado mostra grandes avanços como exportação de tecnologia,exportação de mão de obra,desenvolvimento da agricultura.O problema da India,realmente, é sua super população.O número de habitantes não é proporcional para a economia, e grande parte do avanço que a India desenvolve não faz efeito ,com os seus bilhões de habitantes.

    3 - A India ja tentou banir o sistema de castas,pois o mesmo traz muito preconceito racial , conflitos internos,apenas por alguns terem costumes diferentes dos outros

    ResponderExcluir
  25. 1) São as monções vinda do oceano. A massa de ar fria, chega e se encontra com a massa de ar quente que predomina na região.

    2)A India tem muitos avanços em sua economia, tecnopólos, etc.. Mas esse grande avanço para sua economia, é prejudicada pela propria India, com desigualdades sociais, analfabetismo, etc.
    As desigualdades sociais vão ficando cada vez maior, por causa do sistema de castas, mesmo o governo indiano tendo proibido essa prática, ela continua pelas ruas com os seguidores do Hinduismo.

    3)O sistema de castas, só prejudica a India.
    Aumentando as desigualdades sociais, conflitos etc..
    O sistema de castas é basicamente, que, alguem, de uma certa familia rica por exemplo, nao pode se casar com alguem de familia pobre, e também, que uma pessoa pobre, não pode subir de classe social.
    Isso só prejudica a india, pois a desigualdade social só aumenta. Mesmo o governo tendo proibido essa pratica, ela continua por ai pelos seguidores do hinduismo.

    ResponderExcluir
  26. 1 - São as monções de verão, onde existe o deslocamento de massa de ar, são sempre das areas de alta pressão para areas de baixa pressão, no verão se desloca do oceano para o continente.

    2 - Apesar de ser a capital fianceira deste pais, Mumbai sofre com a miséria e conflitos entra hindus e muçumanos, com o tamanho da população é precaria a organização e educação da cidade em relação ao transito.

    3 - A India estruturou a sociedade em castas, onde a posição social da pessoa é definida pela hereditariedade, apesar de ter sido abolido em 1947, ainda influencia a sociedade atual

    ResponderExcluir
  27. 1-São as monções de verão. A terra irradia o calor para atmosfera, formando uma área de baixa pressão que atrai os ventos úmidos do oceano, resultando em fortes chuvas.

    2- A Índia passou por uma aceleração econômica no final do século XX, porém essa aceleração não foi acompanhada pela diminuição das desigualdades sociais. Em Bangalore é comum circularem nas ruas executivos e pedintes de esmolas

    3- O governo proibiu o sistema de castas desde 1947, mas a população continua agindo como se a sociedade fosse dividida em castas.

    ResponderExcluir
  28. 1)Monções do verão o que resulta nas chuvas
    por causa dos ventos úmidos que vem do oceano
    (zona de alta pressão), para a terra (zona de baixa pressão causada pela irradiação de calor da terra para a atmosfera).

    2)Índia moderna é que o país vem crescendo bastante economicamente
    e atrasada por causa da sua infra-estrutura
    que não acompanha esse crescimento
    causando esses e outros problemas.

    3)O governo é contra as castas, mais isso é tradição na Índia e mesmo não sendo permitido
    a população ainda se utiliza disso para realizar
    casamentos que só pode entre pessoas de mesma casta.

    ResponderExcluir
  29. 1- É o fenômeno das monções de verão, onde o oceâno possui temperaturas inferiores ao ar existente no continente, o que provoca a movimentação do ar para os continentes, que trazendo sua humidade, e o encontro das massas de ar opostas, provocando grandes tempestades.

    2- A Índia, é um país que se desenvolveu muito tecnologicamente, onde até exportando "CÉREBROS", para os paises mais desenvolvidos. Esse crescimento, fez com que acontecesse o chamado êxodo rural, com antes já uma população super-populosa, agora grande parte dela, concentrada nas cidades. Porém essa tecnologia, não conseguiu suprir o crescimento demográfico indiano, por causa dessa falta de infra-instrutura, o país sofre com a pobreza em sua grande maioria.

    3- Foi criada uma lei contra o sistema de castas, por esta causar grande preconceito dos amis variados tipos existentes.Mas o governo ainda não conseguiu coloca-la em extinção.

    ResponderExcluir
  30. 1) O fenômeno climático são as monções, onde os ventos se deslocam de áres de alta pressão(nas regiões frias) para o de baixa prssão(regiões mais quente). No inverno a terra é menos aquecida que o mar, formado na atmosfera uma zona de alta pressão que impulsiona o vento para o mar,mas no verão, a terra irradia o calor para a atmosfera, formando uma área de baixa pressão q vai atrair os ventos úmidos do oceano q irá resultar em chuvas torrenciais.

    2)No final da década de 20 a Índia iniciou uma aceleração econômica, devido a uma abertura comercial, que estava relacionado com a globalização, mas a diminuição das desigualdades sociais e o atraso da infra estrutura não foram acompanhados a essa aceleração( muita gente para pouco espaço).

    3) A sociedade da Índia foi estruturada em Castas" ,a posição social é definida pela heriditariedade.Hoje existem mais de 3 mil castas, influenciando a sociedade atual, apesar de ser proibida pelo governo a população ainda é dividida em castas.

    ResponderExcluir
  31. 1. Monções de verão. Pode ser também uma chuva orográfica.

    2. A Índia cresce mais rápido do que sua infra-estrutura, aumentando a desigualdade social. Em parte, acho que as castas também influem.

    3. Mesmo após sua abolição pelo governo, ainda é possível encontrar certas diferenças entre os indivíduos das (ex-) castas, por ainda existir barreiras sociais:
    Castas alta (15,4%)- Brâmanes; a casta sacerdotal.
    Castas atrasadas (56,6%)
    Castas regulares ou Dalits (18,1%)- (Também conhecidos como os fora das castas, intocáveis, harijan). Geralmente destituídos, subjugados e explorados.
    Tribais ou Advasi (9,5%)- Tribos suplementares que algumas vezes não são considerados parte da estrutura de castas, mas geralmente são influenciados pelo pensamento de casta.
    Outros (0,4%)- Que não são considerados parte do sistema de castas. Sirios (cristãos) e refugiados Afegãos, iranianos e outros.
    (extraído de http://www.orepelaindia.com/sistema_castas/)

    ResponderExcluir
  32. 1) São as monções de verão. Tendo como característica ventos úmidos e quentes. Os ventos partem da zona de alta pressão para a de baixa pressão, ou seja, nesse caso do oceano para o continente.

    2)A Índia é um pais superpopuloso, apesar de estar se desenvolvendo através de tecnologias (exportação de cérebros), esse desenvolvimento não consegue capital para "manter" toda essa população. Com a ajuda da desigualdade social e econômica, a população indiana tem uma qualidade de vida ainda pior.

    3)O governo indiano é contra o sistema de castas. Esse sistema não aceitava o relacionamento entre negros e brancos, ricos e pobres. "Se uma pessoa nasceu pobre, morrerá pobre", não havendo mobilidade social.

    ResponderExcluir
  33. 01)É o clima tropical de monções, que envolve o continente asiático e o oceano Indico. No verão os ventos de alta pressão saem do oceano para o continente, o que resulta em seca, já no inverno acontece o oposto do verão, os ventos de alta pressão saem do continete em direção ao mar, resultando em chuvas torrenciais.

    02)A India tem um grande problema com a população, suas cidades são extremamente populosas, devido ao êxodo rural, hoje é considerada por muitos como formigueiro humano. Sua população aumenta muito rápido, e seu desenvolvimento não é tão rápido assim.

    03)É uma divisão de característica hinduísta, no sistema de castas a posição social de uma pessoa é definida pela hereditariedade. Atualmente ela é proibida.

    ResponderExcluir
  34. 1)A imagem demonstra as monções de verão, que é característica do clima monçônico da região sul da Ásia. Esse fenômeno apresenta ventos que saem do oceano(alta pressão e temperatura menor) e atingem o continente(baixa pressão e temperatura maior), resultando em chuvas torrenciais.

    2)O que realmente dificulta um desenvolvimento melhor da Índia é sua socidade, que ainda baseia-se nas castas, aumentando a desigualdade social, e a pobreza dos indivíduos que estão na base deste sistema, enquanto os grandes empresários ficam com o maior lucro.

    3)O governo legislou uma lei em que as castas, que são classes sociais, são proibidas na Índia. Entretanto, a população ainda vive nesse conceito, pois é uma tradição da população indiana.

    ResponderExcluir
  35. 1) Esse fênomeno é as monções de verão que ocorrem no sul da Ásia.Os ventos vão da alta pressão para a baixa pressão e são úmidos e quentes.

    2) A Índia é muito populosa e sua população não acompanha o seu desenvolvimento, onde em alguns lugares existe tecnopólos e em outros tem péssima qualidade de vida.

    3)O governo proibiu as castas(classes sociais), mas a população era a favor delas por causa da religião Hinduísta. Hoje não existe mais.

    ResponderExcluir
  36. 1)Esse fenomeno é denominado Monções de verão, as monções de inverno são ao contrario, vão do continente para o oceano. Este sempre ocorre da Alta pressão para baixa pressão.

    2)A India por possuir mão-de-obra abundante, diversidades em recursos minerais.. Esses fatores ajudaram a países do mundo todo a investir na India, porém seu crescimento economico foi bem maior do que o crescimento de sua infra-estrutura. Um terço das maiores empresas do mundo procura serviços na India. Porém com toda essa capacidade econômica, ainda tem pessoas pedindo esmola na rua, ainda ocorre a desigualdade social.

    3)Castas era a classe social, hoje não existente mais. Na índia a religiosidade é um dos principais fatores social,nela temos como principal religião o Hinduismo, porém há outras religiões, e essas diferenças podem ja estão em conflito, e podem acabar causando uma guerra nuclear, pelo fato dos países nessa região possuir empresas atmicos, coisa que poderia trazer problemas para o mundo.

    ResponderExcluir
  37. 1) Esse Fenomeno é o de monções de Verão, onde as massas de ar se deslocam da zona de baixa pressão(Quente) para a de alta pressão(Frio).

    2) A india devido a grande quatidade de Materia-prima e mao-de-obra abundante e barata,atraiu investimentos de outros países.Dessa forma ela teve um cresciento rapido,porém a sua infra-estrutura não acompanhou esse crescimento,surgindo assim muita desigualdade e falta de "organização".

    3) A India é possuidora de varias religiões,e a população acabaou se dividindo em castas(clãs).Esse sistema é proibido pelo governo,porém ele ainda existe e gera vários conflitos entre a população.

    ResponderExcluir
  38. 1) Fenomeno chamado Monçoes de verão, a terra irradia o calor para a atmosfera, formando uma area de baixa pressão que atrai os ventos do oceano.

    2) A india está se desenvolvendo, mas como ainda existem as castas que gera muita desigualdade e a superpopulação, isso dificulta para acabar com o atraso.

    3) Antigamente a sociedade girava em torno das castas, mas como isso gerava muita desigualdade o governo resolveu acabar com essas classes sociais, mas atualmente ainda existem castas, que continuam gerando desigualdade.

    ResponderExcluir
  39. 1) São monções de verão, a terra irradia o calor para a atmosfera, formando uma área dde baixa pressão que atrai os ventos do oceano.

    2) A India está em desenvolvimento, mas com a superpopulação e as classes sociais(castas) gera desigualdade e atraso.

    3) As castas eram sociedades que geravam muita desigualdades, com isso o governo resolve tirar essas classes sociais, atualmente são poucos, mas ainda geram problemas.

    ResponderExcluir
  40. 1. Destacam-se as monções de verão, que representa a passagem dos ventos da alta pressão (temperatura mais baixa/ ar pesado) para a baixa pressão (alta temperatura/ar leve), do oceano para o continente; clima tropical monçonico.

    2. Embora a Índia seja um país de grande desenvolvimento (emergente) e Mumbai, por exemplo, a capital financeira, a sociedade vive em escassas condições e abaixo da linha da pobreza, sem infra-estrutura necessária. Deve-se ao fato dos ‘aspectos humanos’ não seguirem esse progresso, ou seja, a população não acompanha o crescimento tecnológico.

    3. O sistema de castas surgiu quando a Índia ainda era colônia de exploração da França e da Inglaterra principalmente. Este se caracterizava por ser uma divisão da posição social da pessoa, destacando a endogamia. Com a independência em 1947, as castas foram proibidas pelo governo, mesmo assim muitos grupos continuam com essa ideologia.

    ResponderExcluir
  41. 1)São monções de verão.Que se deslocam para o lugar de alta pressão para o de baixa pressão.

    2)A India tem mão-de-obra superqualificada e tem muitas empresas de grande porte, mais mesmo tendo empresas da India mesmo e de alguns outros países tem muita podreza.A India é muito rica mais é muito mal distribuida a renda na India por isso gera muita podreza.

    3)Antigamente antes da India ser independente era dividida em Castas.Castas é a classe social das pessoas, cada pessoa tinha sua casta e as pessoas não podiam se envolver com pessoas de castas diferente da dela e isso gerava muito preconceito, isso acabou depois da independencia da india mais mesmo assim existe muito preconceito ainda.

    ResponderExcluir
  42. 1. As monções de verão que é característica do sul da Ásia.

    2. A índia por possuir muita mão-de-obra e diversidades em recursos minerais, atrai muitos investimentos de todo o mundo, tendo assim um crescimento econômico rápido. Porém possui muita desigualdade, pois sua infra-estrutura não acompanhou o crescimento.

    3. O governo indiano é contra o sistema de castas, que a posição social era definidade pela hereditariedade, se uma pessoa nasce pobre, ela morre pobre, se nasce rica, morre rica. Hoje em dia ela é poibida.

    ResponderExcluir
  43. 1)Esse fenômeno é chamado de monção de verão, onde as massas de ar deslocam-se da zona de pressão mais baixa para a mais alta.

    2) A Índia moderna vai surgindo aos poucos, com grande desenvolvimento, mas o que predomina é uma Índia atrasada, com desigualdades sociais, que não consegue acompanhar o rápido crescimento “outra Índia”.

    3) O sistema de castas foi proibido pelo governo indiano, mas a população ainda mantém viva esta tradição.

    ResponderExcluir
  44. 1) São as monções de verão onde tem o deslocamento da massa de ar, são sempre áreas de alta pressão para baixão pressão. No verão se desloca do oceano para o continente e no inverno do continente para o oceano.

    2) A Índia moderna é um país que vem crescendo bastante economicamente e é atrasada por causa da infra-estrutura, desigualdades sociais (dinheiro na mão de poucas passoas). Em Bangalore mostra claramente essas desigualdades.

    3) O governo proibiu o sistema Castas, pois esperava diminuir as diferenças sociaias, mas a população não concordou continuando esse conflito.
    =)

    ResponderExcluir
  45. 1)a figura representa o clima de Monçoes, ou seja nas regióes frias o ar é mais pesado aumentando a pressão e nas regiões quentes o ar é mais leve.

    2)A índia não esta conseguindo acompanhar seu crescimento, já a índia moderna anda se desenvolvendo, ela possui um desenvolvimento tecnológico muito grande.embora sua relegião atraza esse seu desenvolvimento.

    3)A tradiçao religiosa dividiu a sociedade em castas, onde a posiçao social da pessoa era definida pela hereditariedade, mais foi proibida pelo governo.

    ResponderExcluir
  46. 1)São monções de verão.Que se deslocam para o lugar de alta pressão para o de baixa pressão.

    2)A India tem mão-de-obra superqualificada e tem muitas empresas de grande porte, mais mesmo tendo empresas da India mesmo e de alguns outros países tem muita podreza.A India é muito rica mais é muito mal distribuida a renda na India por isso gera muita podreza.

    3)Antigamente antes da India ser independente era dividida em Castas.Castas é a classe social das pessoas, cada pessoa tinha sua casta e as pessoas não podiam se envolver com pessoas de castas diferente da dela e isso gerava muito preconceito, isso acabou depois da independencia da india mais mesmo assim existe muito preconceito ainda.

    ResponderExcluir
  47. 1) Mostra as monções de verão onde os ventos saem do oceano (menor temperatura e maior pressão) para o continente (maior temperatura e menor pressão).

    2) A Índia esta se transformando em um centro econômico muito forte com melhorias nas tecnologias e muitos pólos industriais´ja é considerado um país em desenvolvimento junto com o Brasil mas essas melhoras não chega até a maioria da população pois vivem em péssimas condições de vida, o trânsito é caótico pois a frota de veículo é descontrolada, ou seja, ela cresce mais do que sua infra-estrutura.

    3) A população da Índia era formada por castas (hoje o sistema de castas esta proibido pelo governo mas ainda é utilizado) que são grupos sociais com suas próprias culturas indicando as classes sociais. Um exemplo de casta: Páreas

    ResponderExcluir
  48. 1.A imagem demonstra as monções de verão,caracteristica do clima monçonico do sul da Ásia.Ventos que saem do oceano(alta pressão e baixa temperatura)e atigem o continente(beixa pressão e alta temperatura),que causa chuvas torrenciais.

    2.A Índia,o que dificulta um desenvolvimento melhor e a sociedade,que aumenta a desigualdade social,a pobreza,enquanto os grandes empresários com maior lucro.

    3.O sistema de castas foi proibido pelo governo da Índia,e a população ainda vive nesse conceito,pois isso é uma tradição da população indiana.

    ResponderExcluir
  49. 1-) A imagem mostra as monções de verão, onde os ventos são do oceano para o continente.

    2-)Quando falamos de uma India moderna estamos nos referindo a Bangalore que é o maior tecnopólo do mundo. Já a India atrasada é igual a essa mostrada nesse video. Com pouco dinheiro pra a maioria e muito dinheiro pra a minoria e essa enorme diferença social entre todos. A India atrasada é muito pobre, precária e suja.

    3-)Após a guerra o governo proibe o sistema de castas, o que não foi aceito pela população que continuou com esse sistema, no qual existe até hoje.hr

    ResponderExcluir
  50. 1)O fenômeno descrito na imagem, é o fenômeno de monções, que no caso ocorre quando o continente está mais quente que o mar, gerando chuvas torrencias, causando inundanções etc.

    2 e 3)A Índia com o seu desenvolvimento acabou por tornar-se um grande centro técnologico, porém a população não acompanhou tal desenvolvimento por vários fatores, um deles é a religião e seu sistem a de castas que só permite que seja relacionado membros de uma mesma casta, diminuindo então a probabilidade de pessoas mudarem de vida. Outro fator que influência é a presença de grandes empresas que exploram cada vez mais a população devido a grande quantidade de mão de obra, as empresas se propoem a pagar um preço muito abaixo do aceitavel, gerando muita miséria.

    ResponderExcluir
  51. 1) A foto mostra as monções de verão onde no continente o calor está irradiante, formando uma área de baixa pressão que atrai os ventos úmidos do oceano, resultando em chuvas torrenciais

    2) A Índia como é um pais emergente e super populoso com alguns lugares desenvolvidos e outros não, o fato é que nos lugares desenvolvidos a populaçao não consegue acompanhar esse desenvolvimento, por isso causa essa loucura.

    3) O sistema de castas era um sistema q dividia a populaçao de acordo com as classes sociais. Atualmente esse sistema não existe mais.

    ResponderExcluir
  52. 01- A imagem mostra as monções de verão.

    02-O País apresenta o maior tecnopólo do mundo (bangalore),porém apesar da tecnologia a superpopulação e a concentração de renda nas mão de poucos gera uma grande desigualdade no local provocando grande pobreza e falta de infra instrutura.

    03-Demonstra a imagem o sistema de castas.A religião da India devide as pessoas ricas e pobres por meio da religião onde quando uma pessoa nasce em uma casta nunca poderá mudar de tal.O sistema de castas foi abolido a certo tempo porém o preconceito ainda continua.

    ResponderExcluir
  53. 01-São monções de verão.Fenomeno de deslocamento de massas de ar quentes umidas e de frias e secas.

    02-A Índia possui grande poder tecnológico além de ser exportadora de cerebros mas apresenta grande dificuldades de infra-estrutura e destribuição de renda.

    03-A Imagem representa o sistema de castas adotado para divisão de classes e qualidade de vida.Influenciava muito na qualidade de vida das pessoas pois quem nascia em uma casta jamais podia sair dela.Foi abolido a pouco tempo atrás mas ainda gera grande desigualdade.

    ResponderExcluir
  54. 1)A figura mostra o clima tropical moncônico, onde são vindas do oceano para o continente.
    2)A Índia tenta se desenvolver, mas como ela é um país populoso, existe regioes mais avançadas na infra estrutura e outras com péssima qualidade de vida.Tudo isso ocorre pois a população não acompanha esse desenvolvimento.
    3)O governo tentou proibir o sistema das Castas,pois assim acharia q acabaria com as diferencias socias,mas como a população era a favor e a maioria esse sistema continuou mantendo o governo estável.

    ResponderExcluir
  55. 1- A figura mostra as monções de verão.
    Onde a massa de ar quente se encontra com a massa de ar fria.

    2-Na India existe muita desigualdade social, pois muitas familias sofrem com a pobresa, e isso acaba prejudicando a situação do Pais.
    Ja o caos no transito, é uma questão que deve ser resolvida logo, pois as estatisticas apontam que só poderá almentar com o passar dos anos.

    3-O sistema de castas foi abolido na Constituição Indiana de 1949, escrita dois anos após a independência. No entanto, a abolição formal, ou seja, decretada por uma lei, obviamente não significou o fim do sistema de castas na Índia. Como sabemos, uma lei não modifica costumes, ela é seu reflexo. Em dezembro de 2006, o Primeiro Ministro Manmohan Singh reconheceu que ainda há discriminação contra os parias, mesmo após 60 anos de proteção constitucional contra essa atitude.
    Ainda em 2007, o sistema de castas é posto em discussão, pois as políticas econômicas da Índia não podem estar desvinculadas de suas heranças culturais e sociais que ainda permanecem.

    ResponderExcluir
  56. 1.Esse fenômeno eh chamado de monções.As monções podem ser de verão ou de inverno. A de Verão é quente e super úmida gerando chuvas que causam inundações, e a de inverno é fria e seca!

    2.A Índia moderna é Bongalore, Mumbai que são cidades atualizadas e com boa economia.Já a Ìndia atrazada è caracterizada pela péssima qualidade de vida e super população.

    3.Após a independência da Índia, o governo proibiu o sistema de castas por ser uma forma de preconceito de classes sociais. Mas as castas na verdade ainda existem fazendo com que o preconceito de classes socias distintas ainda permaneça na índia.

    ResponderExcluir
  57. 1) O fenômeno demonstrado na figura corresponde às monções de verão onde os ventos oceânicos com características úmidas e quentes e correm ao sentido do continente causando chuvas torrenciais, já na parte continental um possível efeito da desertificação onde o relevo barra a ação de chuvas.

    2) Tanto a Índia desenvolvida quanto a Índia atrasada coexistem em um mesmo local como o exemplo da cidade de Mumbai. Com a vinda do crescimento do país que excedia em mão-de-obra e mercado potencial, a parcela mais pobre da população busca melhorar suas respectivas condições nessas cidades, porém sua infra-estrutura não as comporta causando esse "caos" urbano.

    3) Mesmo sendo abolida em 1947, o sistema de castas na Índia ainda persiste aos dias atuais, mesmo sendo uma "classificação" injusta, já que não deixa de ser um traço cultural do país, pois está intimamente ligado à religião hinduísta.

    ResponderExcluir
  58. 1->A figura revela monçoes de verão
    onde a massas de ar quentes, se chocam com as massas de ar frias

    2->Na Índia ainda existe muita desigualdade social,pois inúmeras famílias sofrem com a pobreza,e isso acaba prejudicando a situação que se encontra no país.Já o caos no transito que deve ser resolvido essa questão,que estudos provam que a situação so deve se agravar cada vez mais no país

    3: O sistema de castas foi abolido em 1949 na constituiçao indiana liderada por ghandi ,dois ano depois de independência , em dezembro de 2006 o primeiro ministro manmohan singh reconheceu que ainda há no pais,descriminaçao contra parias,mesmo após 50 anos de proteçao constitucional contra essa atitude.

    ResponderExcluir
  59. 1- A imagem mostra o clima de monções do verão, onde venta do mar para o continente

    2- A população da Índia não consegue acompanhar a modernização que ocorreu, por ser um país muito populoso, com uma péssima qualidade de vida

    3- Castas é a posição social da pessoa definida pela hereditariedade, no começo existiam apenas 4 castas, mais depois passaram a existir mais de 3 mil castas, que influencia a sociedade atual mesmo sendo abolido em 1947

    ResponderExcluir
  60. 01- A imagem mostra as monções no casa são as de verão que trazem ventos umidos que provocam muitas chuvas.

    02-A Índia apresenta grande desenvolvimento tecnológico em certos lugares do país como Bangalore mas devido a superpopulação a a qualidade e estruturas básicas para a a vida são muito ruins,poucos tem muito e muitos não tem nada.

    03- O sistema de castas e uma forma de divisão na religião e nas classes sociais,geralmente quem poussia dinheiro pertencia a uma casta e quem era pobre ocupava em outra,não podia haver relacionamento entre castas diferentes pra não ter misturas entre ricos e pobres,a sistema foi abolido a certo tempo porém ainda apresenta grande influencia na cultura das pessoas.

    ResponderExcluir
  61. 1- Sao Monções de verão que se deslocam dos lugares de alta pressão para os de baixa pressão.

    2- A Índia possui uma má distribuição de renda para um país populoso e um povo com uma péssima qualidade de vida. A Índia está se indrustrializando e ficando forte economicamente só que isso não chega até as camadas pobres.

    3- O governo proibiu o uso de castas devido a descriminação e a desigualdade social. Mas o uso de castas faz parte da religião e da cultura.

    ResponderExcluir
  62. 1- A imagem mostra as monções vindas do oceano para o continente

    2-Índia é a 12a maior economia do mundo (ou a quarta maior, pelo critério PPC). Entretanto, devido à grande população, a renda per capita é consideravelmente baixa: em 2005, o FMI classificou a Índia na 135a posição em termos de renda per capita (ou na 122a posição, pelo critério PPC), dentre 182 países e territórios. Cerca de 60 por cento da população dependem diretamente da agricultura. A indústria e os serviços têm se desenvolvido rapidamente e respondem por 25 e 51 por cento do PIB, respectivamente, enquanto que a agricultura contribui com cerca de 25,6 por cento. Mais de 25 por cento da população vivem abaixo da linha de pobreza, apesar da existência de uma classe média grande e crescente de 300 milhões de pessoas.

    3-O governo tem outros motivos para ficar preocupado com os agricultores descontentes. Para a coalizão que lidera o Congresso da Índia, os subsídios agrícolas são uma muleta eleitoral crucial. Quase 70% da população vive no interior e a grande maioria dos indianos obtém sua renda direta ou indiretamente da agricultura, apesar dela corresponder a menos de um quinto da economia de quase um trilhão de dólares da Índia.

    ResponderExcluir
  63. 1) São as Monções de verão, vindas do mar para o continente.

    2) A Índia possui desenvolvimento tecnológico e também são conhecidos como exportadores de cerebros, mas sua distribuição de renda é irregular, provocando uma desigualdade social. Isso deixa precaria a situção do país, como por exemplo: super lotação das cidades (Bangalore), baixa infra estrutura.

    3)O sistema de castas é subdividido em varios grupos, cada um com suas carateristicas, e entre eles não podiam se misturar, era cada um em seu grupo. O governo tentou proibir o sistemas de castas, mais ele ainda permaneceu por um determinado tempo.

    ResponderExcluir
  64. 2º CM1

    1 - Representa a maneira como funciona o clima de monções asiático no verão, onde as massas de ar "frio" oceânicas provenientes do Índico se movem para o continente graças à diferença de pressão atmosférica.

    2 - Na realidade não existe uma Índia realmente moderna, visto que poucos são beneficiados, em razão da má distribuição de renda, desigualdade e "permanecimento" do sistema de castas. Apenas alguns pontos são desenvolvidos e recebem investimentos, ainda existe uma grande parte agrícola e muitas pessoas vivendo com baixa renda.

    3 - Embora o sistema de castas tenha sido abolido, os indianos ainda o mantém, por questões culturais, tal fator contribui para o atraso no desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  65. 1) A figura demostra o tipo de clima: tropical de monções, onde os ventos são deslocados do oceano para o continente, ocorrendo a variação da pressão atmosférica.
    2)Devido o país esta passando por uma fase de desenvolvimento. Sendo rica em população, e esta não estarem acompanhando a certa aceleração.
    3)O sistema de castas, foi um método adotado para a divisão da população, onde essa tal além de ser abolida, existe a ocorrência de preconceito em tal região.

    ResponderExcluir
  66. 01-A imagem acima mostra o ar frio que se encontra com o ar quente, e assim chamamos esses fenômeno climático de Monções.

    02-A Índia independente não encarou de frente um dos mais importantes desafios, o da transformação radical das estruturas herdadas do capitalismo colonialista, sendo assim mantém as ruas sem sinalizações onde acontece o caus do trânsito, e para ajudar ainda mais a grande parte das pessoas que estavam na zona rural foram para a cidades em busca de melhores condições.Sendo desenvolvida de um lado e de outro não.

    03-Castas são grupos religiosos, classes sociais que o governo aboliu em 1947, que gerou conflitos religiosos e étnicos e não deixando de existir.

    ResponderExcluir
  67. oiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!tudo bem?????????

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!