segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tarefa - 2° ano - semana de 25 a 30/agosto/2008.

SEGUNDA, 25 DE AGOSTO DE 2008.


O Nunavut é uma região do norte do Canadá, onde 85% da população do Nunavut, de 29,3 mil habitantes, são nativos do país, a maioria deles, Inuit. Esse povo foi expulso de suas terras durante o período de colonização do Canadá. Na língua "inuktitut", Nunavut significa "nossa terra".



Os quebequenses, um povo que também vive em minoria no resto do Canadá  consideram o Quebec sua terra natal. Os quebequenses são a maior população francófona das Américas. Os laços históricos e culturais com a França fazem com que muitos considerem o Quebec seja diferente do restante do Canadá.

.
Tarefa: O Canadá possui povos que buscam uma certa autonomia dentro do próprio país. Pesquise sobre a situação atual, no que diz respeito à autonomia ou a um possível separatismo destas duas regiões do Canadá.
.
Professor Marcelus

61 comentários:

  1. *Quebec hoje é um dos maiores centros comerciais do Canadá, sendo localizado na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, abrangendo o Golfo do São Lourenço.É sensivelmente diferente do reto do Canadá pois tem como única língua oficial o Frances, e a mantiveram por causa dos quebequenses.
    *Nunavut não existe, exceto como a Implementação Nunavut Comissão (NIC) que tem o mandato de aconselhar os signatários do Acordo Político Nunavut - o governo do Canadá, o Governo do Territórios do Noroeste e Nunavut Tunngavik Inc. (NTI), o administrador da terra-Inuit alegação de liquidação (com o governo federal canadiano.

    ResponderExcluir
  2. Quebec:
    O Quebec possui vastos recursos naturais — entre elas, estão inúmeros rios e lagos, muitas florestas e atualmente, o Quebec é o maior produtor de energia elétrica do Canadá; a maior parte dessa energia é gerada em hidrelétricas e em usinas nucleares. A província produz cerca de 26% dos produtos industriais e agropecuários do Canadá. Os principais produtos são alimentos, madeira e derivados, aviões, químicos e roupas.

    Nunavut:
    Nunavut, que inclui a quase totalidade do Arquipélago Árctico Canadiano, possui uma baixíssima densidade populacional, de apenas 0,01 habitante por quilômetro quadrado. De fato, se Nunavut fosse um país independente, ele seria o país de menor densidade populacional do mundo

    ResponderExcluir
  3. Cerca de 80% da população do Quebec é descendente de franceses, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são em sua maioria descendentes de ingleses ou escoceses. A forte influência francesa torna a província sensivelmente diferente do resto do país. O francês é o único idioma oficial da província. A população de Quebec é em sua maioria católica, ao contrário do resto do país, onde protestantes são maioria. Outra característica francesa do Quebec é a arquitetura das estruturas das cidades.
    A partir da década de 1950, um movimento nacionalista começou a crescer em Quebec, que culminou com a realização de duas votações, em 1980 e em 1995, pela separação do Quebec do Canadá. Em ambas as votações, a maioria da população da província votou contra a separação.


    Os inuítes são os membros da nação indígena esquimó que habita as regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia.
    Um acordo político levou à criação de um território novo e predominantemente Inuit no norte do Canadá em 1999. O novo território chamado de Nunavut, compreende aproximadamente a parte leste dos atuais Territórios do Noroeste e tem o mesmo grau de soberania política e econômica que os outros territórios do norte desfrutam.

    ResponderExcluir
  4. Quebec:
    Hoje,possui grandes recursos naturais como suas florestas, rios, lagos etc.E agora conhecido tambem, por ser um dos maiores produtores de energia eletrica do Canada, gerada principalmente das uzinas hidreletricas.

    Nunavut:
    Se este país fosse independente , seria o pais de menor densidade populacional, ja conhecido do mundo.

    ResponderExcluir
  5. Quebec:
    O Quebec eh um forte centro comercial canadense. É o lado do país que fala a língua francesa. Além disso possui inúmeros rios e lagos , que servem de fonte de energia elétrica para todo o país.

    Nunavut:
    Nunavut, é a área menos habitada de todo o Canadá, sendo sua densidade demográfica de apenas 0,01 hab/km² .

    ResponderExcluir
  6. Os britânicos dominavam as imensas Terras de Rupert - que incluía também as atuais províncias de Alberta, Saskatchewan, Manitoba; bem como os territórios de Nunavut, Territórios do Noroeste e Yukon - criaram o Quebec Act, premitindo os franceses que continuassem a manter seu código civil e sancionou a liberdade de religião e de idioma - permitindo que a Igreja Católica e a língua francesa continuassem a sobreviver no Canadá. Com isso, os britânicos decidiram separar o Canadá em dois, criando o Canadá Superior (atual Ontário) e o Canadá Inferior (atual Quebec), além do território de Nova Brunswick.

    ResponderExcluir
  7. Quebec; após os plebiscitos de 1980 e 1995, continua seu embate político com o governo canadense na busca pela separação. A Força Libertária Quebebense, FLQ , é o principal braço desse movimento, que por meio de atos terroristas, principalmente nas décadas de 60 e 70, busca a independência da província francófona. No último plebiscito , a diferença entre votos contra e à favor dessa separação foi de magros 1,2% , que se análisarmos , não fica difícil uma futura separação.
    Esse movimento foi alimentado por questões culturais e econômicas, e as tensões regionais no Canadá não referem-se apenas ao Quebec, ocorrem também nas províncias do Oeste que acusam o governo de Ottawa de favorecer o Canadá central. Esses descontentamentos demonstram que a união do Canadá não foi bem feita.

    Fontes de pesquisa:
    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1427373-5602,00.html
    http://ceolino.blogspot.com/2006/10/30-de-outubro-1995-separatismo-no.html
    http://sul-livre.blogspot.com/2006/05/o-sul-e-o-quebc.html

    Links:
    Site oficial do Movimento de Libertação Nacional de Quebec: http://www.mlnq.net/
    Site Oficial do Partido Quebebense: http://www.pq.org/

    2)Nunavut; Considerada um pseudo-país, a província de Nunavut tem como a maior parte de sua população composta por esquimós, ou inuit, como eles preferem.
    Desde 1976 vem sendo questionado um território para os esquimós, mas só em 1993 foi concedido à eles o território que posteriormente seria chamado de Nunavut ' nossa terra ' . Os esquimós possuem participação no governo, e muitos desses esquimos que sempre foram vistos como um povo risonho e inocente, tem mudado de postura... Em um passeio pelo gélido território de Nunavut, podemos encontrar esquimós que trocaram seus rústicos trenós por ' snowmobiles ' , e os iglus por confortáveis casas de madeira... Mas o preço dessa mudança é alto ! Nunavut é uma região pobre. Só há 20 quilômetros de estradas e as comunidades mais afastadas só podem ser atingidas por avião, e as passagens são caríssimas. Há muito desemprego e criminalidade. A taxa de suicídios é seis vezes maior do que no resto do Canadá. O alcoolismo atinge 35% da população. O preço do progresso não foi pequeno.

    Fonte: http://epoca.globo.com/edic/19990412/mundo4.htm

    A primeira vez que um esquimó exigiu soberania sobre um território foi em 1976, mas só em 1993 foi promulgada a lei que criou Nunavut.

    ResponderExcluir
  8. 1- Quebec é onde se encontra hoje os maiores centros comerciais e de riquezas do Canadá, pois se encontra na dos EUA. Tem como língua oficial o francês.

    2- Nunavut possui baixa densidades populacional,e demográfica, que procura ser independente, com movimentos separatistas.

    ResponderExcluir
  9. quebec:
    possui varios recursos naturais, entre elas, varios rios e lagos, é o maior produtor de energia do Canadá.A província produz vinte e seis porcento dos produtos industriais e agropecuários
    nunavut:
    inclui o Arquipélago Ártico Canadiano, tem baixa densidade populacional.Se fosse um pais, seria de menor densidade populacional do mundo.

    ResponderExcluir
  10. O povo nativo do Cánada estão buscando cade vez mais a autonomia, fazendo de suas principais provincias independentes, já q são desenvolvidas e cada vez mais se afastam de um dependência do resto do país. Isso pode ocorrer com um plebicito, já que a lei permite, diferente do Brasil que ocorreria apenas em revoltas. Plebicitos foram feitos para a separaçao de por exemplo Quebec e só nao ocorreu a separação por uma diferença mínima de votos.

    ResponderExcluir
  11. Em relação ao Quebec a situação é um pouco diferente de 10 anos atrás quando houve um segundo plebiscito entre a população para resolver a situação política política desta região, se fosse feito nos dias de hoje com uma pequena porcentagem de votos seria escolhido a separação do Quebec das demais provincias do Canadá, isso se da priciplamente pela diferença de língua e cultura.
    Já Vunavut, território de maioria inuit, foi considreado uma província do Canadá faz pouco tempo, em 1999.Desde então Vunavut possui seu governo, sua politica, mas sempre buscando uma maior independência do Canadá.

    ResponderExcluir
  12. O Canadá possui e já possuiu muitos conflitos separatistas,desde sua colonizacão pela Inglaterra e França até hoje, porém de uma forma mais pacífica. O caso dos Inuits é um exemplo destes conflitos. Atualmente eles ocupam a parte setentrional da península do Labrador, entretanto tempos atrás foram expulsos de sua terra pelos colonizadores. Desde então a comunidade esquimó exigiu um território e governo atendeu, surgindo a região autônoma de Nunavut, onde hoje possui uma populaçao que ultrapassa 28 mil habitantes e é considera como sendo um Pseudopaís.
    Outro exemplo, mais frequente, é o caso Quebec. Província de colonização francesa abrange cerca de 28% da população total do paíse e envolve cidades como Quebec e Montreal. Historicamente, os ingleses tentaram colonizar essa área expulsando a população francesa, o que gerou uma revolta sentimental. É um movimento civil considerado não violento, pois tenta obter a separação por meio de plebiscitos, o que depende da população, que por sua vez não cede tal desejo. Para eles a região de Quebec é um país politicamente e culturamente autodependente.

    ResponderExcluir
  13. Quebec: Cerca de 80% da população do Quebec é descendente de franceses,A população de Quebec é em sua maioria católica, ao contrário do resto do país, onde protestantes são maioria. A partir da década de 1950, um movimento nacionalista começou a crescer em Quebec, que fez a realização de duas votações, em 1980 e em 1995, pela separação do Quebec do Canadá. Em ambas as votações, a maioria da população da província votou contra.
    E atualmente, o Quebec é o maior produtor de energia elétrica do Canadá. Devido ao seu tamanho, o clima do Quebec varia, de acordo com a região.mais normalmente é temperado, com quatro estações bem definidas.
    O Quebec é dividido em 17 distintas regiões administrativas,Ele também é conhecido pelas suas instituições de ensino superior de qualidade e especialmente de baixo custo.

    Nunavut : é um dos três territórios do Canadá. seus habitantes são nativos americanos, a maioria deles, Inuit.
    Se fosse um país independente, ele seria o país de menor densidade populacional do mundo, pois tem uma baixíssima densidade populacional.

    ResponderExcluir
  14. Quebec é uma das dez províncias do Canadá. Porém, desde meados do séc. XX, vem tentando se separar do país, a fim de tornar-se independente. Um primeiro referendo foi feito em 1980, mas foi em 1995, com o segundo referendo, que a situação foi mais expressiva, chegando a perder por uma pargem apertada para os federalistas.
    A maioria da população quebequense descende de franceses, o que os torna diferentes do resto do país. Em 22 de novembro de 2006, o primeiro ministro canadense, Stephen Harper, disse que reconhecerá a província como uma nação independente.
    Já Nunavut, que também fazia parte de uma das dez províncias do Canadá, localizada nos territórios do Nordeste, conseguiu separar-se no dia 1° de abril de 1999. Sua forma de governo e sua política vem ganhando significativa expressão, procurando sempre a completa autonomia.

    ResponderExcluir
  15. Quebec é um dos maiores centros comerciais do Canadá, onde falam a língua francesa, com muitos recursos naturais, e o maior produtor de energia do Canadá. Tentam a sua independencia do resto do país.

    Nunavut por ser uma provincia "nova" já é mais difícil conseguir a independencia e sua densidade demográfica também é muito baixa.

    ResponderExcluir
  16. A partir da década de 1950, um movimento nacionalista começou a crescer em Quebec, que culminou com a realização de duas votações, em 1980 e em 1995, pela separação do Quebec do Canadá. Em ambas as votações, a maioria da população da província votou contra a secessão.

    Nunavut possui baixa densidade demográfica, isso favorece a não acontecer revoltas separatistas no território. Se este tornar-se independente será o de menor densidade demográfica do mundo.

    ResponderExcluir
  17. Quebec: é um dos maiores centros comerciais do Canadá, sua lingua oficial é o frances. Em 1950 o movimento nacionalista cresceu, e em 1980 teve o movimento separatista, mas não teve sucesso.
    Nunavut: localizada no nordeste do Canadá e habitada por nativos americanos. Considerada provincia, ela possui seu proprio governo, mas procura conseguir a independencia.

    ResponderExcluir
  18. Nunavut é a mais nova das províncias e territórios do Canadá — criada apenas em 1999 —, mas determinada a marcar seu lugar no mundo, como um importante protagonista econômico e um vibrante ambiente de negócios. Sua numerosa população esquimó, cuja orgulhosa herança cultural soma milhares de anos, é especialista em frio e sobrevivência.
    Quebec é uma das dez províncias do Canadá. É a maior província do país, e a segunda mais habitada do Canadá. Cerca de 80% da população é descendente de franceses e sua maioria é católica. O Quebec possui vastos recursos naturais — entre elas, estão inúmeros rios e lagos, muitas florestas e atualmente, é o maior produtor de energia elétrica do Canadá; a maior parte dessa energia é gerada em hidrelétricas e em usinas nucleares. A província produz cerca de 26% dos produtos industriais e agropecuários do Canadá. Os principais produtos são alimentos, madeira e derivados, aviões, químicos e roupas.

    ResponderExcluir
  19. O problema de Quebec se torna cada vez mais difícil de resolver. A eleição, em 1994, do separatista Jacques Parizeau como Governador de Quebec, causa doze meses depois uma votação pública, pela independência de Quebec. O resultado foi favorável a Federação, mas como uma estreita margem, demonstrando que a província ainda está bem dividida.

    Em março de 1999, o governo de Ottawa concedeu autonomia do novo território de Nunavut ao Nordeste do Canadá, onde quase 95% da sua população (25.000 pessoas aproximadamente) são inuits. O problema principal desse território é a economia: os recursos tradicionais de trabalho, como a exportação de peles e caça de baleias, decaíram nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  20. Quebec é a parte do Canada que foi colonizada por franceses que por sua vez já te uma certa desavença com os ingleses e como o o restante do Canada em sua maioria é inglesa eles querem se separam formando um novo país pois acham sua economia desenvolvida e sua localização tambem facilita por estar perto do centro economico canadense perto tambem Grandes Lagos que fazem fronteira com os EUA.Já foram feitas algums plebiscitos mais a população ainda está bem divida e esta separação ainda não foi conquistada.

    Nunavut foi considerado uma provncia do Canada a pouco tempo mais já tem seu governo e suas leis a maioria do seu povo são Inuits ela assim como Quebec tenta ficar independente.

    ResponderExcluir
  21. Quebec: Cerca de 80% da população do Quebec é descendente de franceses, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são em sua maioria descendentes de ingleses ou escoceses. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país. O francês é o único idioma oficial da província. A população de Quebec é em sua maioria católica, ao contrário do resto do país, onde protestantes são maioria. Outra característica francesa do Quebec é a arquitetura das estruturas das cidades.

    Nunavut: Nunavut, que inclui a quase totalidade do Arquipélago Árctico Canadiano, possui uma baixíssima densidade populacional, de apenas 0,01 habitante por quilômetro quadrado. De fato, se Nunavut fosse um país independente, ele seria o país de menor densidade populacional do mundo.

    ResponderExcluir
  22. O Quebec sempre foi uma provincia bem autonoma, e quase a maioria da população quer que o Quebec se separe do resto do Canadá. O que ajuda ao Quebec querer se separar, é que a região do Quebec, é a única que fala Frances do Canadá, sendo que todo o resto do país se fala Ingles.
    O Canadá tem uma lei, em que se uma província quiser se separar, basta apenas fazer uma espécie de "eleição" para decidir se uma provincia vai, ou nao se separar. Nas primeiras "eleições" ganhou que Quebec deveria continuar sendo parte do Canadá, mas isso ja esta mudando, as ultimas dizem que o Quebec esta quase para se tornar independente.

    O Nunavut, é uma provincia canadense vem autonoma, tem seu proprio governo, politicos etc. Mas mesmo assim, quer a independencia. A independencia do Nunavut é um pouco mais complicada, pois é uma provincia nova do Canada. Ha muito tempo os esquimós querem uma terra "só deles" mas apenas em 1999 conseguiram, Nunavut significa, na lingua deles, "Nossa Terra".

    ResponderExcluir
  23. Quebec é uma província que a sua maioria é de descendência francesa que tem religião Católica , diferente das outras províncias que foram colonizadas por ingleses com religião protestante.Na década de 50 começaram a parecer um nacionalismo que deram inicio as votações pela separação de Quebec com o Canadá , as duas votações foram a favor do povo de Quebec a se separar do Canadá mais até hoje eles não tomaram nenhuma atitude a esse respeito.

    Os navuts foram expulsos de seus territórios com as chegas de colonizadores. Eles vivem bem no norte com o estilo de vida “primitiva” ainda saem para pescar na neve e fazem suas próprias roupas,( a grande maioria) . A província dos nanuvts conseguiram sua independência em 1999 eles tem seu estilo próprio de governar com suas próprias leis o Canadá não interfere em nada.

    ResponderExcluir
  24. Quebec: Possui vastos recursos naturais,trabalhadores qualificados,baixos custos operacionais,a grande quantidade de rios, lagos e terrenos acidentados em geral assim propiciou a criação de diversas grandes hidrelétricas ao longo da província assim sendo o maior produtor de energia elétrica do Canadá.

    Nunavut:O mais novo território do Canadá criada apenas em 1999.Os portos do território, com grande quantidade de recursos, proporcionam oportunidades sem precedentes em setores que vão da mineração à pesca comercial e ao ecoturismo Nunavut também é um local ideal para exploração científica .

    ResponderExcluir
  25. Se Nunavut fosse um país independente, ele seria o país de menor densidade populacional do mundo.

    Quebec é uma província,que devido à colonização francesa, apresenta muitas diferenças em relação ao resto do país. Atualmente há um movimento civil que busca a separação da região por meio de plebiscitos.

    ResponderExcluir
  26. 1)Quebec: Cerca de 80% da população do Quebec é descendente de franceses, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são em sua maioria descendentes de ingleses ou escoceses. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país. O francês é o único idioma oficial da província. A população de Quebec é em sua maioria católica, ao contrário do resto do país, onde protestantes são maioria. Outra característica francesa do Quebec é a arquitetura das estruturas das cidades.

    2)O Nunavut: é uma provincia canadense vem autonoma, tem seu proprio governo, politicos etc. Mas mesmo assim, quer a independencia. A independencia do Nunavut é um pouco mais complicada, pois é uma provincia nova do Canada. Ha muito tempo os esquimós querem uma terra "só deles" mas apenas em 1999 conseguiram, Nunavut significa, na lingua deles, "Nossa Terra".

    ResponderExcluir
  27. nunavut é um território esquimó que recebeu sua emancipação política e econômica do governo canadense, é o mais novo território do Canadá.

    Quebec é um dos maiores centros comerciais do Canadá e abrange o rio São Lourenço, sua língua oficial é a Francesa. Possui trabalhadores qualificados.

    ResponderExcluir
  28. Os Nunavut teve um território próprio em 1 de abril de 1999. Hoje em dia eles já trabalham em muitos setores da economia, outra fonte é o turismo e muitos complementam sua renda com a caça. Esculturas e entalhos de madeira são outra opção.
    Em Quebec eles estão tentando a separação durante muito tempo e parecem estar perto de consegui-las. Ostenta uma das maiores economias do Canadá.

    ResponderExcluir
  29. Quebec: A sua situação de querer ser independente à sua atual Federação, é muito delicada, pois apesar de realizarem os plebiscitos para a sua separação, a população mostra que está bem dividida, apesar de sair 2% de diferença dos votos (51% contra, 49% a favor da independência).

    Nunavut: Estado em que já foi concedida certa autonomia, mas que é precária a economia do "pseudo-país".

    ResponderExcluir
  30. nunavut:se fosse um país, ele seria de menor densidade populacional do mundo.É um lugar ideal para exploração científica.

    quebec:província(colonização francesa), apresenta muitas diferenças em relação ao resto do país.É o lugar de maior produtividade de energia do territorio canadense.

    ResponderExcluir
  31. Nunavut:
    Nunavut, que inclui a quase totalidade do Arquipélago Árctico Canadiano, possui uma baixíssima densidade populacional, de apenas 0,01 habitante por quilômetro quadrado. De fato, se Nunavut fosse um país independente, ele seria o país de menor densidade populacional do mundo.

    Quebec:
    É a maior província do Canadá. Cerca de 80% da população do Quebec é descendente de franceses. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país, que possui ingleses/escoceses.A população de Quebec é em sua maioria católica, ao contrário do resto do país, onde protestantes são maioria.

    ResponderExcluir
  32. se Nunavut se tornasse independente, seria o país de menor densidade populacional do mundo.

    Quebec é uma província, que graças a colonização francesa, possue muitas diferenças quando comparada ao resto do pais. Observamos atualmente um movimento civil busca a separação da região por meio de plebiscitos.

    ResponderExcluir
  33. Nunavut é um território de baixa densidade demográfica, caso ocorra essa independencia, ele será o menor país de densidade demográfica do mundo.

    Quebec é território colonizado por franceses, por esse motivo existe um movimento civil não violento, que busca a separação por meio de plebiscitos.

    ResponderExcluir
  34. Sarah Costa Zuim ~2°CM1

    Nunavut é considerado um pseudo-país , e tem sua população formada por esquimós(inuit) que em sua maioria são primitivos e possuem péssima qualidade de vida;COnsiguiram sua autonomia em 1993, e muitos tem começado a evoluir,deixando de lado os iglus e a vida de seus antepassados.

    Quebec foi a parte Canadense colonizada por Franceses,Têm a vários anos , tentado o separatismo,querendo se tornar um país independente , fizeram plebiscitos, e a cada um a margem de oposição foi diminuindo.

    ResponderExcluir
  35. QHEBEC

    Com a derrota esmagadora do partido separatista Parti Québécois (PQ) nas últimas eleições, os ideais de separatismo-federalista da política canadense podem virar coisa do passado.

    No lugar do PQ está o novo partido Action Démocratique du Québec (ADQ) e o pedido pela autonomia da província. A ascenção do ADQ pode reconfigurar o mapa político do Canadá, favorecendo o primeiro-ministro Stephen Harper, conservador e federalista.

    O líder do ADQ Mario Dumont nega ser separatista ou federalista e afirma buscar autonomia para a província: Québec continuaria no Canadá, mas com maiores poderes.

    Nunavut

    Pelo acordo de cessão de terras, o maior da história do país, os esquimós, ou inuit, como eles próprios preferem, ganharam a autonomia na região de Nunavut, uma planície de gelo e neve cuja temperatura máxima no verão raramente passa de zero grau centígrado. Obtiveram também direito exclusivo à exploração da caça, pesca e prospecção do subsolo de uma reserva de 348 mil quilômetros quadrados incrustada no território recém-adquirido. Receberam, ainda, US$ 1 bilhão a título de indenização por não poder explorar o subsolo de 80% de seu território. O Canadá reservou para si esse direito por achar que existe petróleo em Nunavut.

    ResponderExcluir
  36. QUEBEC
    Fatores do conflito:
    Esta região historicamente foi colonizada por franceses que passaram a desenvolver atividades produtivas e culturais diferente do restante do país colonizados pelos ingleses.
    Essa comunidade e seus descendentes lutam peta preservação de sua cultura, pela igualdade de direitos no Canadá e, eventualmente, pela autonomia política.
    Essa situação propiciou o surgimento, nos anos 60, da Frente de Libertação do Quebec (FLQ), organização terrorista que foi desmantelada em 1970, quando o governo
    do Canadá em 1969 tornou o pais oficialmente bilíngüe.
    Situação atual do confllito:
    Hoje essas duas étnias que habitam no quebec convivem de certa forma hamônica, pois os franceses que lá residem passaram a ter uma certa autonomia, e no final da
    decada de 1990 ocorreu um plesbicito no qual a maioria decidiu ficar unida ao canadá .No entanto esse mesmo plebiscito decidiu que antes do final da primeira decada do seculo XXI ocorrerá um novo plebiscito para decidir se essa província se torna independente ou não do canadá.

    NUNAVUT
    O governo do Canadá cedeu uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados - maior que todo o Nordeste brasileiro - a uma comunidade de 27 mil pessoas . O gesto, na verdade, era o desfecho de uma luta de mais de 20 anos travada entre esquimós e governo.
    Pelo acordo de cessão de terras, o maior da história do país, os esquimós, ou inuit, como eles próprios preferem, ganharam a autonomia na região de Nunavut, uma planície de gelo e neve cuja temperatura máxima no verão raramente passa de 0 °C . Obtiveram também direito exclusivo à exploração da caça, pesca e prospecção do subsolo de uma reserva de 348 mil quilômetros quadrados incrustada no território recém-adquirido. Receberam, ainda, US$ 1 bilhão a título de indenização por não poder explorar o subsolo de 80% de seu território.

    ResponderExcluir
  37. Quebec foi colonizada por franceses onde 80% da sua populaçao é descendente dos mesmos,essa influencia francesa fez com q Quebec se considerasse diferente do restante do Canada,eles sao contra a miscigenaçao entre as duas culturas(francesa e inglesa),por isso querem se tornar uma provincia independente.

    Nunavut possui baixíssima densidade demografica,sua populaçao é constituída de esquimós,cuja expectativa de vida nao passa do 40 anos de idade,se ele fosse um pais independente seria um pais com a menor densidade demográfica do mundo.

    ResponderExcluir
  38. QUEBEC:

    região colonizada por franceses, que lutam pela preservação de sua cultura, pela igualdade de direitos no Canadá e, eventualmente, pela autonomia política.
    Os conflitos são resolvidos civilizadamente através de plebiscitos.

    NUNAVUT:

    O Canadá já concedeu certa autonomia aos inuts ao doar-lhes uma parte do território e também direito exclusivo à exploração da caça e pesca de sua região.

    ResponderExcluir
  39. Quebec: É um dos maiores centros comerciais do Canadá, localizado na diisa com os Estados Unidos. É uma província diferente das outras do Canadá, pois tem como língua oficial o francês.

    Nunavut: Possui uma baixa densidade populacional. É uma província que quer muito ser independente, hoje, tem seu próprio governo e sua própria política.

    ResponderExcluir
  40. Nunavut:
    O Governo de Nunavut é altamente descentralizado, e enfrenta enormes desafios, sendo que o de reestabelecer a auto-suficiência do território nas próximas gerações não é um dos menores. O governo deve trabalhar para gerar oportunidades de emprego, aumentar os níveis de educação e de renda e conviver com um custo de vida que é duas ou três vezes mais alto que aquele enfrentado pelos canadenses do sul.

    Quebec :
    A economia de Québec é diversificada e representa o segundo maior PIB do Canadá. Atualmente mais de 70% de seu PIB baseia-se na área de serviços.

    ResponderExcluir
  41. Nunavut: significa "nossa terra" na língua do povo Inuit (antigamente conhecido como Esquimó). É considerado como um quinto das terras canadenses. A criação de Nunavut marca uma mudança profunda no modo como o Canadá se relaciona com seus povos indígenas. Os Inuits, é a maioria da população de Nunavut, estão dando forma ao governo para que seus costumes, e aspirações sejam mantidos e respeitados. Hoje em dia principalmente o governo Nunavut, vem sofrendo graves problemas, como a dificuldade de gerar empregos e educação destacável.

    Quebec: de grande importância por ser um ponto estratégico quanto à abundância de recursos minerais. É classificado como uma das economias inovadoras do Canadá, pela pesquisa e desenvolvimento em vários setores de alta tecnologia. Hoje em dia, vivem em surto de progresso.

    ResponderExcluir
  42. Quebec:
    O Partido Quebequense realizou um plebiscito em 1980, e pediu aos eleitores que votassem a favor da separação do Quebec do resto do Canadá. Esta secessão seria somente política, e a província continuaria unido ao Canadá economicamente. Na votação, 60% dos eleitores votaram contra a secessão.

    Em 1981, o Parlamento do Canadá votou a favor da instituição de diversas mudanças à Constituição canadense. Várias destas mudanças não agradaram aos quebequenses, que acreditavam que estas mudanças não ajudariam a preservar a língua francesa no Canadá

    Nunavut:
    O Partido Quebequense realizou um plebiscito em 1980, e pediu aos eleitores que votassem a favor da separação do Quebec do resto do Canadá. Esta secessão seria somente política, e a província continuaria unido ao Canadá economicamente. Na votação, 60% dos eleitores votaram contra a secessão.

    Em 1981, o Parlamento do Canadá votou a favor da instituição de diversas mudanças à Constituição canadense. Várias destas mudanças não agradaram aos quebequenses, que acreditavam que estas mudanças não ajudariam a preservar a língua francesa no Canadá

    ResponderExcluir
  43. NUNAVUT;
    O Nunavut é um dos três territórios do Canadá. O Nunavut era anteriormente parte do Territórios do Noroeste, separando-se em 1 de abril de 1999. 85% da população do Nunavut, de 29,3 mil habitantes, são nativos americanos, a maioria deles, Inuit. Em inuktitut, Nunavut significa "nossa terra".


    QUEBEC;
    É a maior província do país, e a segunda mais habitada do Canadá. Cerca de 24% da população do Canadá vive dentro dos limites da província. A maior cidade de Quebec é Montreal, que é também a segunda maior do país. Sua capital é a Cidade de Quebec.
    Cerca de 80% da população do Quebec é descendente de franceses, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são em sua maioria descendentes de ingleses ou escoceses. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país. O francês é o único idioma oficial da província.

    ResponderExcluir
  44. No extremo norte do país, a comunidade de esquimó, exigiu um território, que é a região de Nuvanut, e o governo atendeu. Mas o caso mais famoso é Quebec, província de colonização francesa abrange. Essa área resistiu a posterior ocupação inglesa, que tentou desalojar a população francesa, gerando uma revolta sentimental, é um movimento considerado não violento, pois tenta obter a separação por meio de plebiscitos, mas a decisão de permanência no Canadá ganha com pequena margem de votos, o que preocupa o governo central.

    ResponderExcluir
  45. No dia 1º de abril de 1999 o mapa do Canadá mudou com o nascimento do novo Território de Nunavut(que na língua Inuktitut significa "nossa terra").Trata-se de um vasto território que compreende um quinto das terras canadenses, localizado ao extremo norte na parte setentrional da península do Labrador.
    As terras de Nunavut compreendem o que antes eram as porções central e oriental dos Territórios do Noroeste (NWT). Para os Inuits(povo dominante na região), esta terra, o lar de seus ancestrais por milhares de anos, sempre foi Nunavut.A idéia da criação do território com um governo próprio foi articulada por líderes Inuits na década de 1970; porém, a sua condição de região autônoma apenas foi aceita no final da década de 1990, após o reconhecimento pacífico do governo canadense.
    Apesar da variedade étnica-cultural e da sua adaptação ao longo do tempo a um dos climas mais inóspitos do planeta, este território ainda apresenta diversos problemas como a baixíssima densidade populacional, a baixa expectativa de vida (56% da população tem em torno de 25 anos) e as condições sociais precárias.

    Em relação à maior província do país, Quebec, que abrange do Grande Norte ao Sudeste(grandes lagos) do Canadá no vale do São Lourenço(em minha homenagem.. hehe); a forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província diferente do resto do país(este com maior influência inglesa). Cerca de 80% de sua população são descendentes de franceses, sendo este também seu idioma oficial. Além disto, a maioria também é católica, o que contrasta com a religião canadense dominante: a protestante, herança da colonização inglesa.
    Possui uma região altamente rica em recursos naturais e minerais e industrializada, com duas importantes cidades: Montreal e a capital Cidade de Quebec. Quebec é também a maior produtora de energia elétrica do Canadá, a maior parte gerada em hidrelétricas e usinas nucleares.
    Em sua colonização, os ingleses tomaram a província primeiramente colonizada por franceses, no ano de 1763.A partir da década de 1950, um movimento nacionalista começou a crescer em Quebec, que culminou com a realização de duas votações, em 1980 e em 1995, pela separação do Quebec do Canadá. Em ambos plebiscitos, a maioria da população da província votou contra esta separação, porém a vitória com pequena margem de votos preocupa o governo central.

    ResponderExcluir
  46. Quebec: é a maior província do Canadá, com cerca de 80% da população descendente de franceses e também é o maior centro comercial. Essa região vive uma situação delicada, porque no seu último plebiscito para a separação a população estava bem divida (51% a 49%).


    Nunavut: é uma região que possui baixa densidade populacional, nesse Estado já foi concebida uma certa autonomia. Tem seu próprio tipo de governo mas ainda é pertencente ao Canadá, mas como o Estado de Quebec, os inuits também querem ficar independentes.

    ResponderExcluir
  47. Quebec
    Há dez anos, o Governo nacionalista do então primeiro-ministro de Quebec Jacques Parizeau (Partido Quebequense - PQ), perguntou a cada eleitor da província: "aceita que Québec deve ser soberana após fazer uma oferta formal ao Canadá para uma nova associação econômica e política?" O resultado não pôde ser mais dramático. Apenas 54 mil votos decidiram pelo fracasso do referendo separatista, em que 50,6% dos eleitores rejeitaram a separação. Foi o segundo plebiscito realizado em relação à questão, ocorrendo depois do convocado em 1980 pelo líder histórico do nacionalismo de Québec, René Lévesque.
    Após a apertada derrota, o PQ, que então governava a província, se comprometeu a realizar um novo referendo independentista tão logo reunisse "condições para a vitória", diante do temor que o fracasso em uma terceira consulta significasse o abandono definitivo do sonho de independência.
    Tais condições nunca foram atingidas durante os anos em que o PQ se manteve no poder após o referendo de 1995.
    Entretanto, nos últimos meses, o apoio ao movimento pró-soberania cresceu até o ponto em que várias pesquisas deixaram claro que a situação em Québec é pelo menos similar à de 1995.
    "Continuamos na mesma situação em que há dez anos", garantiu Jean-Marc Leger, diretor de uma das maiores empresas de pesquisas do país e que examina de forma minuciosa as tendências na província francófona.
    Uma das diferenças entre a situação hoje e a de uma década atrás é que o PQ está na oposição na província que agora é governada pelo Partido Liberal de Québec, uma legenda decididamente federalista e oposta à noção de um referendo sobre a separação.
    A outra diferença é a "Lei da Clareza" que o Parlamento de Ottawa aprovou em 2000.
    A lei estabelece que o Parlamento de Ottawa debaterá, 30 dias antes do plebiscito, se a pergunta que o Governo de Québec formula a seus cidadãos estabelece claramente que o objetivo da consulta é a divisão do Canadá.
    O texto legislativo também outorga ao Parlamento nacional a faculdade de decidir se os votos obtidos pelos independentistas - caso vençam o plebiscito - são suficientes para indicar que a população da província quer a independência, estipulando que a maioria simples não é suficiente.
    Mas a lei não estabelece qual é o número que Ottawa considera "suficiente" para declarar o resultado do referendo válido.
    Apesar da "Lei da Clareza", o movimento independentista não deixou de trabalhar. Hoje e durante os próximos três dias, centenas de membros do PQ se reunirão em Montreal para realizar um convenção focada na obtenção da soberania.
    Apesar dos números apresentados pelas pesquisas, Denis Coderre, um dos membros de maior destaque do Partido Liberal de Québec, considera que o movimento pró-soberania não poderão vencer um novo referendo.
    "A questão de criar um país em Québec é completamente inoportuna", afirmou Coderre na véspera do aniversário.
    Possivelmente, como publicou hoje (29/10/2005) o influente jornal "The Globe and Mail", "a relação de Québec com o resto do Canadá pode não ser de amor mas é conveniente" para a província francófona."
    http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI731736-EI294,00.html
    Como o texto descreve, o Partido Quebequense ainda procura pela separação de Quebec. Já tentaram antes em 1980 e 1995 (http://www.geocities.com/ayorius/magia34_.htm).


    Nunavut
    "Em março de 1999, o governo de Ottawa concedeu autonomia do novo território de Nunavut ao Nordeste do Canadá, onde quase 95% da sua população (25.000 pessoas aproximadamente) são inuits. O problema principal desse território é a economia: os recursos tradicionais de trabalho, como a exportação de peles e caça de baleias, decaíram nos últimos anos.
    Além disso, a mineração e as industrias de petróleo afetaram as formas de subsistência da cidade. A administração de Igaluit, a capital de Nunavut, conhecida como Baía Frobisher, espera que o eco-turismo diminua a atual dependência das subvenções do governo federal."
    http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/canada/historia-do-canada-3.php

    "Os inuit foram levados para o extremo norte do Canadá na década de 50 pelo governo do país, preocupado em estabelecer uma população no local para garantir sua soberania. Era o auge da Guerra Fria, e o território era considerado estratégico. Ao longo do tempo, os esquimós foram ampliando a área que ocupavam. A primeira vez que um esquimó exigiu soberania sobre um território foi em 1976, mas só em 1993 foi promulgada a lei que criou Nunavut. Nesse meio tempo os esquimós deixaram de lado a imagem de povo risonho que vive em iglus, alimenta-se à base de carne crua e só anda de trenó. Hoje eles dirigem veículos especiais para a neve chamados snowmobiles, reservando os trenós para ocasiões especiais, como a caça à foca. Os iglus foram trocados por confortáveis casas de madeira, com aquecimento central, água corrente e eletricidade. E a dieta à base de carne crua de mamíferos marinhos - que lhes rendeu a alcunha de "esquimós", ou comedores de carne crua, na língua dos índios americanos - vem perdendo espaço para as carnes importadas de frango, boi e porco. Cozidas.

    Mas a mudança de hábitos também trouxe sérios problemas. Nunavut é uma região pobre. Só há 20 quilômetros de estradas e as comunidades mais afastadas só podem ser atingidas por avião, e as passagens são caríssimas. Há muito desemprego e criminalidade. A taxa de suicídios é seis vezes maior do que no resto do Canadá. O alcoolismo atinge 35% da população. O preço do progresso não foi pequeno." ('acidentalmente' extraído do mesmo site de Luiz Carlos Alves)
    http://epoca.globo.com/edic/19990412/mundo4.htm

    ResponderExcluir
  48. Nunavut significa nossa terra o território habitado por esquimos e com baixa densidade demográfica a partir de 1990 ganhou certa autoridade e liberdades para reger as leis de alguns conceitos do local.O local se encontra ao norte do Canada e os habitantes enfrentam baixissimas temperaturas gerando problemas quanto a expectativa de vida e meios de sobrevivencia.

    Quebec e a parte Francesa do Canada conolizado em parte por ingleses e outra por franceses Quebec quer se separar do Canada pois apresenta maneira e custumes diferentes da do resto do pais até mesmoquanto a religião onde apresenta maioria católica sendo que no canada sua maioria é protestante.O ultimo plebicito que foi votado pela população mostra que a a parte que não deseja se separar é de apenas 1% em relação a que deseja a emancipação.È claro que como todo meio de separatismo apresenta certo grupo de rebelde terrorista mas não de apavoramento para a população do local que se move pelas leis corretas da democracia.

    ResponderExcluir
  49. Quebec: ja tentou se separar do resto do país
    através de plebiscito o último foi realizado
    em 1995 e 50,6% dos eleitores foram contra a separação
    o Partido Quebequense prometeu fazer novo referendo
    caso volte ao poder
    Em 1995 e 1996, o Parlamento do Canadá aprovou novas emendas cujo objetivo era promover a união canadense reconheceu o Quebec e sua única linguagem, cultura e leis civis. e o poder de veto sobre mudanças à constituição canadense.

    Nunavut fazia parte dos territorios do noroeste
    e se separou em 1999..a unica importância dessa
    área são suas riquezas minerais
    pois a população desse lugar é muito pequena
    e a maioria inuit.

    ResponderExcluir
  50. Quebec é a parte Francesa do Canada que deseja se separar do Pais,de tempos em tempos se faz um plebicito no local para ver qual a vontade da população...no ultimo plebicito a diferença entre votos foi de somente 1% a mais contra a separação.

    Nunavut é uma provincia que apartir de 1990 adiquiriu uma independencia do Canada.Sendo regida por esquimos apresenta certos custumes e certas leis eles memsmos fizeram e tem certo controle sobre o local.O nivel da idade media da população pe baixo devido ao intenso frio e a densidade demografica menor ainda.

    ResponderExcluir
  51. Quebec é o maior produtor de energia do Canadá, um dos maiores centros comerciais do mesmo, onde predomina a língua francesa. Sua densidade populacional é muito pequena. Ocorreram plebiscitos para se tornar independente, todos não deram certo e Quebec continua dependente. É possível uma separação desse região.

    Nunavut possui uma economia precária e possui uma densidade populacional muito baixa. Se Nunavut tornar um país, seria o país com menor densidade populacional do mundo.

    ResponderExcluir
  52. Nunavut é um território canadense de maioria Inuit, ou seja, uma população de origem americana indígena do ártico podendo ser chamada também de esquimó. Possui baixíssima densidade demográfica sendo que se considerando o fato da independência do restante do país, representaria o país de menor densidade demográfica, cerca de 0,01 habitante por quilômetro quadrado.

    Quebec é a maior província canadense e a segunda maior em número de habitantes sendo sua capital, a cidade de Montreal. A maior parte da sua população é de origem francesa, cerca de 80%, tendo também fortes traços dessa cultura como catolicismo e a predominância do idioma francês em contraste com o restante do país que representa cultura inglesa. Nos primórdios da colonização chegou a ser chamada de Nova França e hoje luta pela independência por ser diferente do Canadá no qual integra a província.

    ResponderExcluir
  53. O Canadá é constituído por dez províncias e por três territórios. Cada uma das províncias possui um certo degrau de autonomia em relação ao governo federal. Os territórios possuem um degrau de autonomia menor do que as províncias. Cada uma destas subdivisões, por sua vez, possui seus símbolos provinciais/territoriais.

    Nunavut
    Como o mais novo parceiro da federação, Nunavut é o mais recente desenvolvimento do processo de construção da nação canadense. Todos os canadenses podem ficar orgulhosos da importante façanha que a criação deste território representa. O Canadá redesenhou seu mapa pacífica e democraticamente.
    A criação de Nunavut marca uma mudança profunda no modo como o Canadá se relaciona com seus povos indígenas. Os Inuits, como maioria da população de Nunavut, estão dando forma ao governo territorial para que sua cultura, tradições e aspirações sejam mantidas e respeitadadas.
    O Governo de Nunavut é eleito por todos os residentes do território, não importando sua orígem. Todos os cidadãos têm direito ao voto e direito a concorrer para as eleições. Empregos no serviço público do governo de Nunavut estão abertos a todos os residentes.

    Quebec
    Quebec é um estado dentro do Canada, onde a maioria da população é de origem francesa, sendo responsáveis por uma parcela considerável da economia canadense, destacando o setor elétrico.

    ResponderExcluir
  54. Nunavut é uma região dada pelo governo canadense para território dos esquimós. Os mesmos querem a separação do resto do país. Tem a sua própria politica, governantes esquimós. Um outro fator que ajuda a separação é o fato de o mesmo o governo autorizar a separação de um estado através de plebiscito.


    Quebec tem origemn francesa o que favorece o memo a separação já que se diferencioa pela cuiltura do resto do país

    ResponderExcluir
  55. Quebec: um dos maiores centros comercias do Canadá, onde foi adotada a língua francesa. É rico em rios e lagos, aspecto geográfico que permite a construção de grandes usinas hidrelétricas para a geração de eletricidade por esse motivo é o maior produtor de energia do Canadá.
    Tentam a independência do resto do país.

    Nunavut possui uma baixíssima densidade populacional, de apenas 0,01 habitantes por quilômetro quadrado.
    O que ajuda a não ocorrer revoltas separatistas em seu território. É uma província 'nova' naqual é mais difícil de conseguir sua independência.

    ResponderExcluir
  56. QUEBEC
    - É um dos maiores centros comerciais do Canadá.
    - Tem o francês como língua oficial, e também possui uma cultura francesa.
    - Possui vários recursos naturais(muitos lagos,rios e florestas).
    - è o maior produtpor de energiado Canadá.

    NUNAVUT
    - Possui baixa densidade populacional.
    - è uma nove província,possui um próprio governo, mas ainda não é totalmente independente!

    ResponderExcluir
  57. Nunavut: é um dos 3 territórios do Canadá .inclui a quase totalidade do Arquipélago Árctico Canadiano, possui uma baixíssima densidade populacional, de apenas 0,01 habitante por quilômetro quadrado. De fato, se Nunavut fosse um país independente, ele seria o país de menor densidade populacional do mundo.

    Quebec:
    maior província do país, e a segunda mais habitada do Canadá. Cerca de 24% da população do Canadá vive dentro dos limites da província. A maior cidade de Quebec é Montreal, que é também a segunda maior do país. Sua capital é a Cidade de Quebec.

    ResponderExcluir
  58. O Canadá é uma Federação, ou seja, o poder de atuação do estado é muito mais limitado ao Governo Federal do que em uma Confederação, isso dificulta que movimentos separatistas ganhem mais força. Até hoje as províncias de Quebéc (francesa) e Nunavut (esquimós) fazem parte do país ainda existindo focos de movimentos separatistas mas sem grandes consequências.

    ResponderExcluir
  59. QUEBEC:Cerca de 80% da população do Quebec é descendente de franceses, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são em sua maioria descendentes de ingleses ou escoceses

    NUNAVUT:Durante a época pré-colombiana da história mesoamericana, algumas línguas maias eram escritas usando a escrita hieroglífica maia.

    ResponderExcluir
  60. Existe no Canada,duas regioes separatistas que ha anos vem lutando por sua independencia,como as provincias de Quebec (predominio frances)e Nunavut( predominio de esquimos ,onde possui seu proprio governo,porem essa regiao ainda nao conquistou sua total independencia)

    ResponderExcluir
  61. Nunavut é um território canadense, que possui uma baixa densidade demográfica, e que a maioria é Inuit. Luta pela indepência, e se fosse indepentente seria o país com menor densiade demográfica do mundo.

    Quebec é a maior província canadense, sendo sua capital, Montreal. A maior parte da população é de origem francesa, sendo o francês a língua falada nessa região. Hoje, essa região luta pela independência.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!