quarta-feira, 4 de março de 2009

Tarefa 2° ano - semana de 02 a 06/março/2009.

01. Uma das características do atual processo de Globalização da economia mundial está representado no mapa a seguir.
a) Analise o mapa e descreva o que representa a linha vermelha.
b) Você concorda com esta representação do mapa? Explique e exemplifique a sua opinião.
.
02. Veja a charge.
(Fote; Edson Takeuti - takox.blog.ipcdigital.com)
.
a) De acordo com o que estudamos sobre a economia mundial analise a charge.
.
Professor Marcelus
.

47 comentários:

  1. 1. a)A linha vermelha no mapa representa uma divisão dos países do mundo em Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido.

    b) Não concordo pois esta divisão é generalizada e não leva em conta que dentro desses grupos há diferenças. Por exemplo, a Albânia está no grupo dos países do Norte, mas tem características do subdesenvolvimento do Sul.

    2. O sistema capitalista finaceiro atual compreende um jogo de ações nas bolsas de valores aonde há muito giro de capital e muitos "altos e baixos" dos preços das ações, que se valorizam e desvalorizam rapidamente. A charge representa esta "montanha russa" das bolsas de valores, com suas "subidas" e "descidas".

    ResponderExcluir
  2. 01-)
    a-) a linha vermelha é o chamado equador econômico, que de acordo com a nova ordem mundial, divide os paísesem norte e sul. No norte estão as maiores concentrações de países ricos e desenvolvidos. Ao sul, estão as maiores concetrações de países pobres e subdesenvolvidos.
    Além disso, vemos também os três principais centros de poder do mundo atual, que caracterizam a multipolaridade, sendo eles: o japão, a união européia e os Estados Unidos. As suas respectivas áreas de influência aparecem circuladas com a cor preta no mapa.

    b-)Sim, pois o mapa mostra a atual situação de muitos países. Ao sul, estando os países subdesenvolvidos, exemplificamos com o Brasil, a Argentina, enfim a América do sul e a África. Ao norte, entre os países ricos e desenvolvidos, encontramos os EUA, o Canadá, O Japão, enfim os centros de maior poderio bélico, militar e econômico...

    02-)A charge representa a oscilação das bolsas econômics, que são regidas basicamente pela chamada lei da oferta e procura, que faz com que os valores das ações das multinacionais valorizem-se, aumentando assim o preço, ou desvalorizem-se, reduzido dessa forma o preço das ações de investimentos... Por exemplo: se muitas pessoas querem comprar ações de determinada multinacional, o preço sobe, pois a procura é alta...
    Essa oscilção das ações faz com que as bolsas de valores operem em alta ou em baixa.

    ResponderExcluir
  3. 2-a) Esta linha representa a divisão do mundo entre desenvolvido(norte) e subdesenvolvido(sul).

    b) Não, pois esse mapa realça a desigualdade social.

    3-a) Quando um pais vende mais do que compra a economia dele cresce, quando ele compra mais do que vende sua economia fica em deficit.

    ResponderExcluir
  4. 01- a) A linha em vermelho representa o equador socioeconômico, divisória entre o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido, ou seja mostra-se no mapa que o mundo foi divido em Norte rico e Sul pobre.

    b)Sim, a divisão não é perfeita, mas mostra que os países de primeiro mundo transformaram-se em Norte rico, e o terceiro mundo em Sul pobre; já o segundo mundo, a parte industiralizada ficou como norte rico, e a parte agrícola como sul pobre.

    02- a)A charge mostra um mundo divido em 1°, capitalismo desenvolvido(máquinas), e 3° capitalismo subdesenvolvido(matéria-prima), onde existia o chamado neocolonialismo, domínio de um país em relação a outro.

    ResponderExcluir
  5. 1-a) É a linha que divide os países desenvolvidos e ricos (norte) e os países subdesenvolvidos e pobres (sul).
    b) Hoje esta linha não é mais válida. Um exemplo disso é o Brasil, pois este já é um país desenvolvido que está em desenvolvimento.

    2-a) A lei da oferta e da procura.

    ResponderExcluir
  6. 1. A) Os países acima da linha vermelha, representa os desenvolvidos , e os abaixo da linha representa os paises subdesenvolvidos.

    B) Parcialmente, pois o Brasil ja está entre os 10 paises com maior PIB do mundo, entao ele ja devia sair da lista de emergentes e ser um país desenvolvido.

    2. O que mostra na charge é simples, na bolsa de valores as ações sao compradas na baixa , quando não esta redendo e vendidas ou nao na alto, o que o dono da acção tem um lucro satisfatório.

    ResponderExcluir
  7. 1. a) O mapa representa a divisão entre o Norte Rico (países desenvolvidos e industrializados) e o Sul Pobre (países subdesenvolvidos e parcialmente industrializados), de acordo com a Nova Ordem Mundial, que predomina a multipolaridade. A linha vermelha indica o Equador socioeconômico. Além de estar indicado no mapa, os três pólos econômicos EUA, União Européia e Japão e suas respectivas áreas de influência, respectivamente, América Latina, Oriente Médio- África e Ásia – Oceania.
    1. b) Não concordo com a divisão, pois nem todos os países localizados no Norte Rico são necessariamente ricos como, por exemplo a Albânia, que se localiza na Europa e tem características do Sul pobre.
    2. A charge mostra o funcionamento do mercado financeiro (da bolsa de valores) de acordo com a lei da oferta e da procura ( economia de mercado). Assim quando uma empresa apresenta ações que garantirão lucros e benefícios aos compradores, elas valorizam (sobem). Quando a ação que o investidor possui é desfavorável (implicará perdas e prejuízos), ele deseja vendê-la, entretanto, a pouca procura a desvaloriza (desce).

    ResponderExcluir
  8. 01. a) A linha vermelha é o equador socioeconômico, que representa a divisão entre o norte desenvolvido e e sul subdesenvolvido.

    b) Em boa parte sim, pois representa bem a nova ordem mundial, na qual os países desenvolvidos e ricos se encontram em uma das partes e, os demais, em outra. Mas o mapa não é totalmente correto, pois alguns países que se localizam na Europa estão ao norte, mesmo possuindo qualidades de um país do sul subdesenvolvido.

    02. a) A charge representa a incerteza no mercado financeiro, na qual as ações e demais aplicações hora estão em alta, hora estão em baixa.

    ResponderExcluir
  9. 1-a)No norte estão os países desenvolvidos e no sul os subdesenvolvidos.

    b)Não pois isso significa que os paises desenvolvidos estão sobre os paises subdesenvolvidos e nem sempre isso ocorre

    2-a)A charge fala sobre a bolsa de valores que quando está em baixa todos comprar com expectativas de subir e ter algum lucro com isso quando a bolsa entrar em alta para eles venderem suas ações.

    ResponderExcluir
  10. 1-a)O mapa esta dividido em 3 zonas. Na parte norte da linha vermelha de cada uma dessas 3 zonas estão os países ricos que exercem sua influencia sobre os demais, que estão abaixo dessa linha, que são apenas os importadores e fornecedores de matéria-prima ou sediadores de grandes multinacionais.

    b)Sim. Na minha opinião, os EUA exercem influência sobre a América Latina, com acordos econômicos (plano real). O mesmo ocorre com o Japão e Europa. O mercado de riscos também causou essa aproximação econômica, agora mais globalizada ainda. Mas para mim, o mapa não permanecerá assim durante os próximos anos. A China está crescendo e com certeza mudando a economia global.

    2-a)Quando as ações estão em baixa, muitos começam a comprá-la. As procuras passam a aumentar, aumentando o preço. Após o preço estar alto, as pessoas passam a "segurar" suas ações. As ações passam a ser vendidas com menos frequência, desvalorizando-as. E assim reinicia-se o ciclo. (Lei da Oferta e Procura)

    ResponderExcluir
  11. 1)
    a) A linha vermelha representa a separação entre países ricos e mais desenvolvidos e os países pobres, subdesenvolvidos e emergentes.
    Ela divide o mundo em duas partes: ao norte (acima da linha) se encontra as grandes potencias mundias, e ao sul (abaixo da linha) os demais países.

    b) Não concordo pois, ao dividir o mundo assim, há um certo preconceito e exclusão dos países subdesenvolvidos e emergentes. E também, há países que vem melhorando sua economia e qualidade de vida (países emergentes como o Brasil) que, ao serem qualificados juntamente com os países pobres, estão sendo classificados de maneira errada.


    2) A charge faz alusão ao mercado financeiro mundial, e as bolsas de todo o mundo. Na charge mostra como funciona as bolsas, isto é, a bolsa que vende muito, recebe investimentos de outro países e exporta está em crescimento (representado pela subida do carro azul que está subindo na montanha russa) e o que só compra, que tem mais gasto do que ganhos, está em queda na sua economia (representeado pelo carro vermelho).

    ResponderExcluir
  12. 1.
    a) A linha vermelha representa a divisão de países pobres (ao sul) e do países ricas (ao norte).

    b) Essa linha está representando os países mais ricos e os mais pobres. E por um lado essa divisão está correta pois os que estão ao norte já estão desenvolvidos e por isso exportão muito, como o EUA, e tem uma balança comercial favorável. Mas, por outro lado não está tão certo, já que o Brasil está em desenvolvimento e tem um dos melhores PIBs mundiais e um bom IDH com isso tendo condições de também estar conhecido como uma grande pontencia mundial.

    2.
    Com a crise dos EUA as bolsas de valores do mundo inteiro foram afetadas e, com isso, a cada dia que passa é uma surpresa, já que às vezes elas estão em alta e todos querem comprar uma ação como investimento, e, no outro, estão em queda e muitos investidores querendo vender para não 'perderem' dinheiro e não se prejudicarem.

    ResponderExcluir
  13. 01- a) O mapa mostra a nova divisão do mundo. Três pólos ou áreas centrais se sobressaem: EUA, Japão e UE. A linha vermelha representa o Equador socioeconômico, dividindo o mundo em Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido.

    b) Essa divisão não é perfeita, apresenta vários problemas, como a China, que emerge como uma grande potência, é o maior exportador atualmente, tem o segundo maior PIB e as maiores taxas de crescimento econômico e industrial, mas é considerada subdesenvolvida pela divisão.

    2- A charge representa bem a atual situação da economia mundial. A crise dos EUA afeta as bolsas de valores do mundo inteiro, e isso transforma a economia em uma verdadeira montanha russa, com sobes e desces diários.

    ResponderExcluir
  14. Rodolfo Belentani - 2CM1 - 12.957
    01. Uma das características do atual processo de Globalização da economia mundial está representado no mapa a seguir.
    a) Analise o mapa e descreva o que representa a linha vermelha.
    A linha vermelha mostra a divisão imaginária entre as economias. No norte, encontram-se os países desenvolvidos e no sul os países ainda em desenvolvimento.

    b) Você concorda com esta representação do mapa? Explique e exemplifique a sua opinião.
    Concordo, pois essa é a real divisão encontrada atualmente. A divisão mostra a diferença entre as economias.

    02. Veja a charge.

    a) De acordo com o que estudamos sobre a economia mundial analise a charge.
    Um exemplo é: quando uma ação de uma determinada organização está em alta, essa mesma é comprada por muitos. Quando essa ação tem indícios de que irá desvalorizar, todos que compraram querem vender e minimizar o prejuízo.


    --
    Rodolfo Belentani
    rpbelentani@gmail.com • http://applehouse.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. 1-a)A linha vermelha separa os países ricos(desenvolvidos) ds países pobres(subdesenvolvidos).
    b)Sim. O Brasil, a Africa, a Índia e muitos outros ainda são países subdesenvolvidos. Mesmo sendo emergentes como o Brasil e a China continuam sendo pobres.

    2-a) A charge quer dizer que a bolsa de valores é igual uma montanharrussa. O carrinho azul representa a bolsa quando esta em alta. A empresa esta tendo lucros, ou seja, vendendo mais do que comprando. Ja o carrinho vermelho representa a bolsa em baixa. A empresa esta tendo mais prejuízo que lucros.

    ResponderExcluir
  16. Paula Sayuri Tsugao - 2°CM

    1.
    a) A risca vermelha serve para dividir, o Norte rico (desenvolvido) do Sul pobre (subdesenvolvido), que esta dentro da proposta: a Nova Ordem Mundial

    b)Sim, concordo, pois todos os países desenvolvidos se encontram na região Norte. Porém possui alguns países pertencentes ao mesmo, como : Albânia, Macedônia, Geórgia, entre outros; que possuem características de país subdesenvolvido.

    2.
    a)A charge retrata satíricamente a oscilação da Bolsa de Valores em relação a Crise que está ocorrendo agora.

    ResponderExcluir
  17. 01.Uma das características do atual processo de Globalização da economia mundial está representado no mapa a seguir.
    a)Analise o mapa e descreva o que representa a linha vermelha.
    O mapa está dividido conforme a proposta da Nova Ordem Mundial, em Norte rico e desenvolvido, e Sul em subdesenvolvido e pobre.

    b)Você concorda com esta representação do mapa? Explique e exemplifique a sua opinião.
    De certa forma sim, pois maoria dos países desenvolvidos estão realmente no Norte e
    maioria do subdesenvolvidos no Sul, contudo, há aqueles que nao deveriam estar ao Norte como
    a Albânia, Macedônia, Geórgia, entre outros, que possuem características socioeconômicas
    de países subdesenvolvidos.

    2.Veja a charge.
    a)De acordo com o que estudamos sobre a economia mundial analise a charge.
    A charge mostra satíricamente a oscilação(sobe e desce) da bolsa de valores devido
    a crise econômica mundial.

    ResponderExcluir
  18. Fiamma Kian - 2°CM

    1)a)A linha vermelha no mapa indica a divisão dos países ricos e desenvolvidos (acima da linha vermelha) e pobres e subdesenvolvidos (abaixo da linha vermelha), não valendo para a Austrália e o Japão. Essa divisão foi adquirida depois da Guerra Fria.

    b)Não concordo, pois há países que estão subindo economicamente e fazem parte dos considerados "países subdesenvolvidos" como a China, Índia, Brasil

    2)Quando a bolsa sobe, muitos investem naquela empresa, acreditando no seu crescimento. Quando a bolsa cai quase ninguém compra ações de certa empresa.

    ResponderExcluir
  19. Vanessa Calligaris Medina Coeli 2ºCM- 1

    1- a-) Os países do norte (acima da linha vermelha) são os países desenvolvidos e os países abaixo da linha vermelhasão os subdesenvolvidos.

    b-) Sim, pois a maioria dos países desenvolvidos estão no norte e os do sul estão precisando melhorar em algum aspecto, ex: o Brasil tem uma ótima economia, mas tem um grande índice de analfabetos, alta taxa de mortalidade infantil....

    2-) O mundo está passando por uma crise economica, e uns imploram porque querem comprar um produto e outros porque querem vernder.

    ResponderExcluir
  20. 1)a- A linha vermelha mostra a nova divisão do mundo em Norte rico e Sul pobre.Podemos observar que três polos do capitalismo se sobressaem: EUA, Japão e UE.
    b- Sim. O mapa está dividido de acordo com a Nova Ordem Mundial e hoje nós observamos que esta divisão é uma realidade onde os países do hemisfério norte(segundo a divisão do mapa acima) possuem altos IDHs e ótima qualidade de vida, enquanto os países do bloco sul é composto de nações mais pobres. Podemos tomar como exemplo a influência que os EUA tem sobre os países da América Latina.

    2)A charge mostra que quando a Bolsa de Valores está em alta, os acionistas querem vender suas ações a fim aproveitarem o período de alta; já quando ela está em baixa eles procuram comprar ações para que quando a Bolsa subir novamente elas possam vendê-las e obterem lucro.

    ResponderExcluir
  21. 1)A)A linha vermelha está dividindo o mundo em duas partes: a de cima desenvolvida e a em baixo subdesenvolvida.
    B)Não, pois alguns dos países que estão como subdesenvolvido nesta divisão, estão atualmente em fase de desenvolvimento.Como os tigres Asiaticos.

    2)Esta charge simboliza que a bolsa está instavel. Quando a bolsa está em alta é época de compras, e quando está em baixo é época de economizar.

    ResponderExcluir
  22. 1)A)A linha vermelha mostra que o mundo está dividido em duas etapas, os países de cima são os desenvolvidos, e os de baixo os subdesenvolvidos.
    B)Não, porque há alguns países que estão como subdesenvolvido nestas divisões, estão todos atualmente em grande fase de desenvolvimento. Os tigres Asiaticos por exemplo.

    2)Esta charge mostra que a bolsa está instavel. Quando a bolsa está em alta é época de comprar, e quando está em baixa é época de economizar.

    ResponderExcluir
  23. 1)A mapa acima representa a divisao dos paises de terceiro mundo e os de primeiro mundo respectivamente sul e norte. Isso nao quer dizer que nao haja pais pobre no norte mais a maiora está abaixo da linha do equador.

    2)De certa forma sim pois a linha divide os paises ricos e pobres mas para o meu ponto de vista nao divia existir isto porque é desnecessario e tambem no mundo atual muitos paises estao em fase de desenvolvimento podendo no futuro se tornar um pais rico.

    3)lei d aoferta e procura quando um produto é muito valorisado seu preço sobe e o produto mesmo assim é procurado

    ResponderExcluir
  24. 1-a)A linha vermelha quer dizer o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido.

    b)Não, pois o brasil é um país emergente.

    2-É o sobe e desce da bolsa. Quando a bolsa está em baixa a tendencia é comprar para que nao hora q ela estiver em alta vender e ganhar dinheiro em cima disso.

    ResponderExcluir
  25. 1-a)O mapa acima mostra a nova ordem mundial que divide o mundo em norte (rico) e sul (pobre). A América era área de influência dos Estados Unidos, a Europa e a Africa era área de influência da UE (União Européia) e o Japao e a Oceania era área de influência do Japao. A linha vermelha mostra a divisão do mundo.

    b)Eu não concordo com o mapa, pois o mundo nao deve ser dividido em classes sociais e sim apresentar união entre os países. Com essa divisão acaba gerando mais revoltas e violências no mundo.

    2- A charge apresenta uma relaçao com a bolsa de valores, pois quando uma açao está em baixa você deve comprar porque na hora em que ela entrar em alta, você vende e ganha dinheiro. Ou seja, você deve comprar em baixa em vender em alta.

    ResponderExcluir
  26. 01-a)A linha vermelha representa a divisão dos países desenvolvidos dos subdesenvolvidos.
    b)Sim, porque a parte norte do globo como EUA,Europa e parte da Ásia são desenvolvidos, enquanto na parte sul do globo só a Oceania é desenvolvida.

    02-De acordo com a charge os que querem vender são maiores dos que os que querem comprar, o alto número de produtos produzidos não é comprado, então o capital não gira o que faz que ocorra uma crise no país.

    ResponderExcluir
  27. o1.
    a)O mapa representa o equador socioeconomico da Nova Ordem Mundial.A linha divide o mundo em dois grandes blocos:norte,formando pelos países desenvolvidos,e o sul formado por países pobres ou subdesenvolvidos,sobressaindo os países emergentes.

    b)Não concordo,o mapa apresenta contradições,pois além de nao respeitar fronteiras geográficas, nao respeita a divisao dos hemisferios norte e sul.Tal fato pode acarretar em conflitos culturais,étnicos e socioeconômicos.

    02.
    A charge retrata os altos e baixos do mercado financeiro,característico da atual economia mundial.As altas no mercado sao caracterizadas pela valorizaçao das ações,e as baixas desvalorizaçao.Na negociaçao as altas é o momento ideal para venda,enquanto as baixas da compra.Na atual economia os mercados financeiros do mundo são interligados,portanto um crise em determinado país afeta drasticamente a economia global.

    ResponderExcluir
  28. 1- a) A linha vermelha significa a divisão econômica mundial, acima dessa linha fica os paises mais ricos os de 1º mundo e abaixo fica os mais pobres, os de 3º mundo.
    b) Sim, pois os países da região norte são os mais desenvolvidos econômicamente, pois eles exportam muito e são os que tem maior economia mundial, porém alguns países da região sul, nos últimos anos vêm se desenvolvendo cada vez mais, como exemplo o Brasil.

    2- A charge representa as ações da bolsa, então quando ela tá em alta eles vendem para poder lucrar mais, e quando elas tão em baixa eles compram e esperam elas subirem pra poder venderem novamente.

    ResponderExcluir
  29. 1-a)O mapa retrata a divisão do mundo em norte os países desenvolvidos e sul os países subdesenvolvidos, chamada a linha vermelha de equador socioeconômico
    b)Não concordo, pois além de ter países do norte com caracteristicas de países subdesenvolvidos, muitos países subdesenvolvidos já estão em fase de desenvolvimento, podendo ser um país rico.
    2-A charge retrata a oscilação da bolsa de valores e os altos e baixos dos preços das ações

    ResponderExcluir
  30. 1)
    a)A divisão econômica mundial. Acima da linha vermelha os países desenvolvidos (1º Mundo), abaixo os subdesenvolvidos (3º Mundo).
    b)Sim, concordo. Pois existe esta divisão econômica, em baixo os países de 3º Mundo, e em cima os de 1º Mundo.

    2)
    a) Quando as ações "sobem", valem mais, então os acionistas venderão por um preço alto, e quando as ações estão em baixa, eles compram para poderem vender quando elas forem valorizadas.

    ResponderExcluir
  31. Diego Gava 2cm2
    1a )O mapa divide os paises desenvolvidos (norte)dos subdesenvolvidos (sul)

    b)Sim , pois o norte realmente é mais desenvolvido enquanto o sul sóa oceania é desenvolvida .

    2-A crise dos EUA afeta a bolsa do mundo inteiro , e isso transforma a economia em ma montenha russa com um sobe e desce diario.

    ResponderExcluir
  32. 1-(a) A linha vermelha representa os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos tais como norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido.
    (b) Sim concordo porque se só existissem países desenvolvidos de onde que o mesmo ia tirar a sua matéria prima para a obtenção de seus produtos.

    2 – (a) A charge mostra que o sobe e desce das ações da bolsa representa a economia mundial que quando as ações estão em baixa você compra e quando elas sobem você vende e assim por diante.

    ResponderExcluir
  33. 1- a)A linda vermelha resepresenta o Norte (com países ricos) e o Sul com países (considerados pobres), de acordo com a Nova Ordem Mundial. Mostrando três pólos ou áreas centrais do capitalismo que se sobressaem: Estados Unidos, Japão, e a União Européia. Os 'quintais' ou áreas subordinadas são, respectivamente, América Latina, Ásia e Oceania, África e Oriente Médio.

    b)Não concordo, porque nem todos os países do Norte rico, que são considerados ricos, como é o caso da Albânia.

    2- A Charge mostra como é o funcionamente da Bolsa de Valores, de acordo com a 'lei de orferta e procura', quando um ação está em alta, seu preço sobe (compra), quando ela está em baixa, seu preõ cai (venda).

    ResponderExcluir
  34. 1 - a) A linha vermelha divide o norte (rico) do sul (pobre), de acordo com a nova ordem mundial. No norte, 3 regiões se sobressaem: EUA, UE e Japão.

    b) Não, pois essa divisão de norte rico e sul pobre é meio que generalizado, pois há países do norte que são mais pobres que o do sul. Mesmo assim, generalizando, o norte é maior potência que o sul.

    2 - a) A charge mostra o sobe e desce da bolsa de valores. Quando as ações estão em baixa, todos compram e, assim, elas são valorizadas (ficam em alta).

    ResponderExcluir
  35. 1-A) Essa linha representa a divisão entre os países subdesenvolvidos(sul) e desenvolvidos(norte).

    B) Não concordo, pois a linha inclui países ao norte como coréia do norte que é um país subdesenvolvidos, e deixa de incluir os emirados árabes unidos, que é uma grande potencia mundial hoje em dia.

    2-A charge expressa o mercado de ações, se as ações aumentam o seu preço aumenta, se sua procura for menos, seu preço diminui, determinando a alta e a queda da bolsa.

    ResponderExcluir
  36. 1.a) a linha vermalha significa Norte rico e Sul pobre
    b) eu nao concordo pois acentua a pobreza do sul

    2. a charge mostra o funcionamento das Bolsas de Valores no mundo, quando o valor da açao se valoriza (SOBE) todos q a possuem querem vendelas, e quando a açao se desvaloriza (ABAIXA) todos querem comprala.

    ResponderExcluir
  37. 1-
    a)
    A linha vermelha representa a divisão entra países Desenvolvidos(ao Norte)e países Subdesenvolvidos(ao Sul)

    b)
    Não, pois os países conciderados "Subdesenvolvidos" são como tais, já que, por exemplo: o Brasil não está no mesmo nível de "subdesenvolvimento como a Etiópia, más são julgados de mesmo modo por não sermos ricos ou alguma outra coisa parecida.

    2-
    A charge representa uma cena do cotidiano nas bolsas de valores do mundo inteiro, pois diariamente existe um "Sobe e Desce" contínuo de ações q se valorizam ou despencam de acordo com a administração das empresas em questão, portanto, isso de compra e venda de ações em alta e baixa é comum, devido à procura pela valorização das ações de uma determinada empresa.

    ResponderExcluir
  38. 1A)A linha em vermelho representa a divisao entre o norte (desenvolvido) e o sul (subdesenvolvido), ou seja mostra que o mundo foi dividido em norte desenvolvida e sul subdesenvolvida.

    B)nao, pois nem todos os paises localizados no norte desenvolvido sao necessariamente ricos, albania por exemplo, fica na Europa e tem caracteristicas de sul subdesenvolvido.

    2) Se um país vende mais do que compra a economia cresce, se ele compra mais do que vende sua economia diminui, ou seja, fica em deficit.

    ResponderExcluir
  39. 1a)A linha vermelha separa o norte rico(paises desnvolvidos e industrializados)do sul pobre (paises subdesenvolvidos)de acordo com a nova ordem mundial,destacando os três tecnopolos:EUA,Europa e Japão

    1b)Sim,concordo,pois apesar de exitir algumas execões (como a Albânia)mas de modo geral no sul encontramos os paises sub desenvolvidos como o Brasil,Argentina e o continente africano,e ao norte encontramos os paises ricos e desnvolvidos como o EUA e o Japão.


    2a)A charge mostra o funcionamento de uma bolsa de valores,quando opera em alta vendemos ações,mas ja quando opera em baixa,fazemos o oposto compramos ações,mostrando o sobe e desce da bolsa de valores.

    ResponderExcluir
  40. 1 a) A linha representa o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido.
    b) Não concordo, porque existem países que não apresentam características de países desenvolvidos e estão situados no norte.
    2) Mostra como as ações são valorizadas rapidamente e como são desvalorizadas com a mesma velocidades, prejudicando assim muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  41. 1: a) A linha representa a divisão entre os paises desenvolvidos(EUA, Europa, Japão..) e os subdesenvolvidos(África, América Latina e Central..)
    b)Concordo, porém há algumas excessões dentro da linha, e a linha azul que representa a influência dos países marcados com * também é válida, pois a influência mundial está bem dividida entre europa, EUA e Japão.
    2: a)A figura representa o funcionamento da bolsa de valores, as ações ficam em alta com maior procura, porém quando a procura está baixa o preço cai, ficando em baixa.

    ResponderExcluir
  42. 1. a) Representa norte rico e sul pobre.
    b) Não, pois há vários países que estão localizados no norte que tem características de subdesenvolvidos.

    2. Ela mostra como funciona a bolsa. Com seus altos e baixos, no caso, valorizando e desvalorizando rapidamente.

    ResponderExcluir
  43. 01. a)A linha vermelha no mapa representa a divisão econômica do mundo; a parte de cima da linha vermelha é o norte rico, e a parte de baixo da linha representa o sul pobre.

    b)Concordo, pois a linha nao é passada retamente nos países dividindio o norte e sul; a parte rica também contém a Oceania que se encotra no sul do mapa mundi.

    02.A charge mostrada representa a atuação na bolsa de valores, como quando a uma ação é bem procurada o preço dela aumenta e quando não é muito procurada o preço dela abaixa.

    ResponderExcluir
  44. 1.a) Segundo a Nova Ordem Mundial a linha vermelha representa a divisão dos pias subdesenvolvidos (sul) e desenvolvidos (norte).

    b) Não concordo, pois a linha vermelha demostra a grande desigualdade entre os paises e há paises que estão classificados como subdesenvolvidos ex: brasil e outros paises que estao se desenvolvendo.

    2. a charge mostra as oscilições da bolsa de valores com altos e baixos preços conforme a procura da mercadoria.

    ResponderExcluir
  45. Achei que meu professor fosse o único que passasse atividades em blogs!

    ResponderExcluir
  46. Olá, meu nome é Victor, estudante de geografia...

    Desculpe opinar tão fortemente contra sua atividade, mas esse mapa é um lixo, não passa de uma representação de poder dos países imperialistas neo-fascistas, um poder que querem tomar pra si..

    Além do mais, esse mapa passa a relação da geografia determinista, que diz que o meio DETERMINA como o homem vai ser... ou seja, passa a abertura pra interpretação que, todos que nascem no norte são desenvolvidos, e os que nascem no sul são subdesenvolvidos... sendo que a relação de desenvolvimento - subdesenvolvimento está muito mais ligada aos interesses do capital, e a forma que ele se espacializa nos diferentes territórios mundiais...

    Bem, é mais ou menos isso!!
    Att. Victor Leal

    ResponderExcluir

Todos os comentários são livres e individuais, desta forma de total responsabilidade de seu autor!

Regras básicas:
- seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- comentários ofensivos ou de mau gosto serão excluídos;
- se quiser deixar sua URL ou seu email use a opção openID;
- aproveite e inscreva-se no blog do Geografando.

Sua opinião e contribuição são sempre importantes!!